Cegos têm uma audição mais aguçada. Mito ou realidade?

Por , em 30.09.2009

demolidor
Detalhe do cartaz do filme Demolidor de 2003

A afirmação de que cegos têm a audição mais aguçada que pessoas que têm a visão normal é muito comum. Até Hollywood já tomou proveito da crença, transformando em filme a HQ “Demolidor”, em que o protagonista é um super-herói cego com os outros sentidos mais acentuados. Mesmo assim, um estudo recente mostra que isso é mais realidade que fantasia.

» Conheça os super-heróis da vida real

Cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, testaram pessoas cegas e com a visão normal para analisar a sua habilidade para localizar sons. Seguindo a lógica da crença, os cegos tiveram maiores pontuações nos testes, mas os cientistas perceberam que a idade em que a pessoa ficou cega afetou sua performance na experiência.

Aquelas que nasceram cegas tiveram a melhor performance, e aqueles que ficaram cegos quando eram crianças ficaram só um pouco para trás. As pessoas que perderam a visão depois dos dez anos tiveram uma colocação semelhante à das pessoas com a visão normal.

Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque o cérebro de uma criança pode se reestruturar para que as áreas do cérebro usadas para o processamento visual sejam usadas para outros propósitos.

Uma evidência disso são imagens dos cérebros das pessoas cegas que tiveram a melhor habilidade para localizar os sons. De acordo com os cientistas, o cérebro dessas pessoas trabalha com as áreas visuais e auditivas do córtex. Os cegos que tiveram menores pontuações tinham pouca ou nenhuma atividade no lóbulo visual, assim como as pessoas com a visão normal. [NY Times]

4 comentários

  • Pessoas cegas possuem audição mais aguçada – TVRSUL:

    […] tinham pouca ou nenhuma atividade no lóbulo visual, assim como as pessoas com a visão normal. [NY […]

  • HAROLDO OSÉIAS DE ALMEIDA:

    ISSO É UMA PLENA VERDADE, ALEM DE SENTIREM O CHEIRO DA PESSOA, EU MESMO JA CONHECI ALGUNS QUE ATE CONHECEM AS PESSOAS PELO CHEIRO, MAS ISSO TODOS NOS JA FIZEMOS, OS CIENTISTAS AFIRMAM QUE NÓS QUANDO NASCEMOS TEMOS UMA VISÃO MUITO PEQUENA, ENTÃO RECONHECEMOS NOSSOS PAIS PELO CHEIRO, SÓ PERDEMOS ESTA CAPACIDADE PQ USAMOS OS OLHOS PARA FAZER ESTE RECONHECIMENTO.
    ISSO EU COMPROVEI COM O MEU SOBRINHO
    http://www.youtube.com/watch?v=-fCDQe_WqTo

  • alison santos gomes:

    eu achei muito interessante mais eu queria saber como aguçar os outros sentidos

  • Bravo Neto:

    É verdade. O cérebro procura adaptar o organismo para as necessidades do individuo se houver vontade individual para tal claro. Se o individuo não se preocupar com isso ou não tiver necessidades, a adaptação não acontece. Já vi uma criança sem braços “segurar” uma colher com o pé e alimentar-se sem dificuldades maiores.

Deixe seu comentário!