Cientistas criam pilha feita de papel e sal

Publicado em 8.10.2009

pilha de sal e papel
Estas, obviamente, não são pilhas de sal e papel

Cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, criaram uma pilha elétrica feita de papel e sal, que chega a ter até um volt de eletricidade. De acordo com os pesquisadores, a intenção final da pesquisa é criar uma bateria simples, com sensores biodegradáveis.

A bateria é fina como um pedaço de papel comum, mas é feita de várias camadas de celulose banhada em um polímero condutivo de 50 nanômetros de espessura, colocadas entre camadas de um papel-filtro. A bateria inteira, que tem poucos milímetros de espessura, é enrolada em plástico.

» Carregue suas pilhas com energia solar

O protótipo original da bateria gera apenas um volt de energia, mas seus criadores acreditam que, ao colocar mais baterias juntas, elas podem fornecer mais energia. Quando comparada a outras baterias como o lítio, cobalto ou níquel, a nova criação tem uma performance mais fraca, mas a sua energia é carregada mais rapidamente.

Segundo os criadores da nova bateria, ela não apenas produz um lixo biodegradável, mas também ajuda a resolver um problema ambiental. Ela utiliza celulose criada a partir de uma alga marinha que causa muitos problemas ambientais, como entupimentos em ancoradouros. Esta alga produz celulose com uma superfície de contato 100 vezes maior que aquela criada a partir de plantas terrestres.

» Nova minúscula bateria pode ser impressa

Os componentes ecológicos usados na produção da bateria devem ser utilizados em tecidos aquecidos ou em sensores remotos que monitoram a temperatura ou umidade. A bateria ainda passará por vários testes antes de começar a ser utilizada em escala comercial. [MSNBC]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Ao pessoal que não tem o que fazer e gosta de criar caso e criticar os outros:dicionário OXFORD ESCOLAR, ed 2000, pg 532, a piece of paper: um pedaço de papel, etc, etc, etc.

    Thumb up 1
  2. Só uma observação: apesar de isso não atrapalhar a compreensão do texto, saiba-se que volt é unidade de tensão, e não de energia.

    Parabéns aos autores pelo site.

    Abraço

    Thumb up 3
  3. Parabén pelo site.
    Sempre encontro coisas muito interessantes!

    Só uma dica:

    Pepper = Pimenta
    Paper = Papel

    Abraço

    Thumb up 2
    • Mário, obrigado pelo elogio.

      Sobre a dica: Dã!

  4. Comentário sobre a bateria de papel.
    Foi feito um barco miniatura com uma bateria feita de papel cobre, ferro e papel como dieletrico, foi solto no mar em santos em 1986 pelo meu mano joão e foi embora até hoje sem notícias.
    viva a nova bateria de papel e sal e contatos é claro.
    abraços,
    vitor

    Thumb up 1
  5. É uma gande idéia. Falta saber é a corrente eletrica que ela é capaz de fornecer.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
obama-grande
Sentar ereto aumenta a confiança em si mesmo

Pessoas sentadas com...

Fechar