Os 10 ganhadores mais importantes do prêmio Nobel

Por , em 10.10.2009

Alfred Nobel — o industrial sueco que inventou a dinamite em 1963 1863 e ficou riquíssimo com o explosivo — decidiu distrair a imprensa da grande quantidade de mortes que eram causadas pela sua invenção e decidiu criar os prêmios Nobel.

Os ganhadores do prêmio Nobel deste ano foram anunciados no início de outubro. O prêmio, criado em 1901, reconhece o trabalho de especialistas em várias áreas do conhecimento, e é considerado o mais importante do mundo da ciência. Apesar de ter um crescente reconhecimento na área da ciência, o Brasil nunca ganhou um prêmio Nobel.

Apesar da falta de ganhadores brasileiros na premiação, muitos outros cientistas, escritores, economistas, médicos e físicos, entre outros, ganharam os prêmios como símbolo de reconhecimento pelo seu trabalho. Confira os dez mais importantes ganhadores do Nobel:

10. Marie Curie
nobel

Componente de uma família que levou cinco prêmios Nobel de Física e Química, Marie Curie também é notável por ser a primeira mulher a ganhar o prêmio, em 1903. Naquele ano ela foi reconhecida, ao lado de seu marido e outro cientista, pela sua pesquisa no campo da radiação. Em 1911, ela se tornou a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel, quando levou para casa o reconhecimento pela sua descoberta e pesquisa sobre dois novos elementos químicos: o rádio e polônio. Infelizmente o final da vida de Marie não foi tão feliz, tanto que ela faz parte de outras duas lista aqui no Hype a dos 10 Inventores mortos por suas criações e dos 10 Cientistas ‘destruídos’ por seus próprios experimentos.

9. Martin Luther King Jr.
nobel

O ativista pelos direitos civis nos Estados Unidos foi a pessoa mais jovem a ser reconhecida pela Fundação Nobel. Ele ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1964, aos 35 anos, pelo seu trabalho para combater a discriminação racial por meios não-violentos.

8. Albert Einstein
nobel

Sem dúvida um dos cientistas mais famosos do mundo, Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921, em reconhecimento ao seu trabalho na área da física teórica, principalmente pela sua descoberta sobre o efeito fotoelétrico.

7. Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins
nobel

Os três cientistas levaram para casa o prêmio de Fisiologia ou Medicina em 1962, pela sua descoberta da fita dupla do DNA, feita nove anos antes. A premiação sofreu com controvérsias contra o reconhecimento, pois Rosalind Franklin, colaboradora de Wilkins, morreu quatro anos antes do prêmio, e as regras do Nobel estabelecem que não podem ser feitas premiações póstumas, o que significa que Wilkins não foi reconhecida oficialmente como merecedora do prêmio.

6. Jean-Paul Sartre
nobel

O filósofo, escritor e crítico literário francês foi a primeira pessoa a recusar o prêmio em 1964, quando ganhou o Nobel de Literatura. Mesmo assim, ele é reconhecido pela fundação Nobel como o ganhador daquele ano.

5. Sir Alexander Fleming
nobel

Fleming dividiu o prêmio de Fisiologia ou Medicina de 1945 com Ernst Chain e Sir Howard Florey, pela descoberta da penicilina e o seu efeito curativo em doenças infecciosas. Fleming fez a descoberta “acidentalmente” observou que algumas de suas amostras estavam contaminadas com um fungo que matava as bactérias da cultura.

4. Hermann Muller
nobel

Muller ganhou o mesmo prêmio que Fleming em 1946, pela sua descoberta dos efeitos da radiação de raio-x sobre as mutações no corpo humano. Quando as discussões sobre armas nucleares se tornaram constantes, Muller se tornou uma importante figura política contra o uso deste tipo de armamento.

3. Aleksanrd Solzhenitsyn
nobel

O escritor russo, dissidente do regime comunista, foi condenado a ficar em um campo de trabalho forçado soviético depois de escrever cartas que criticavam o governo. Ele ganhou o prêmio Nobel de literatura em 1970 pelos seus livros, que expunham a brutalidade dos campos de trabalho na União Soviética.

2. Comitê Internacional da Cruz Vermelha
nobel

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é o maior ganhador de prêmios Nobel. Ele já foi reconhecido pelo prêmio em 1917 e em 1944, pelo seu trabalho durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, e novamente em 1963, como prêmio pelos cem anos da organização.

1. Sir Clive Granger
nobel

O economista galês recebeu o prêmio de Ciências Econômicas de 2003 em reconhecimento ao seu método para analisar estatísticas econômicas, que revolucionou a interpretação de dados financeiros por especialistas da área. Granger dividiu o prêmio com Robert Engle III, que fez uma pesquisa em uma área semelhante.

Bônus – Carlos Chagas
nobel

O brasileiro que chegou mais próximo a ser laureado com o prêmio foi o médico e sanitarista Carlos Chagas, em recebeu indicações ao prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1921 e 1925. Chagas descobriu a doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto barbeiro e causador da doença que levou o nome de seu descobridor.

Foi a primeira vez que alguém estudou detalhadamente e documentou o ciclo de vida de um parasita como o T. cuzi que tem fases diferentes da vida em hospedeiros distintos. Ele começou a estudar o sangue de pessoas com uma doença misteriosa que ficavam com os olhos inchados por causa da picada do barbeiro. Ao estudar as fezes do barbeiro ele identificou o mesmo parasita contido no sangue das pessoas com a doença hoje chamada de Chagas. Ele foi o primeiro a fechar o ciclo de uma doença deste gênero.

Chagas descreveu o ciclo completo da doença, mas não levou o prêmio por questões políticas. Na época, o Brasil tinha pouca representatividade no comitê do prêmio, e outros médicos brasileiros rejeitaram as descobertas do sanitarista. [Telegraph]

45 comentários

  • Henrique Santos:

    Pra mim é uma vergonha pro Prêmio Nobel não ter nenhum brasileiro na lista

  • Marcelo Rodrigues:

    Com toda certeza essa lista teria mais sentido se tivesse o economista Milton Friedman.

  • Lucas:

    Como alguém pode achar a literatura mais importante que qualquer descoberta das ciências exatas, experimentais e naturais?
    O mundo gira em torno da eletricidade, da tecnologia e principalmente das exatas. Todas as coisas são, no seu extremo princípio, números.

    • Joéliton Sueldo Araújo:

      Lamento profundamente seu cientificismo! Talvez vc não saiba que grandes cientistas são grandes apreciadores das criações literárias…

  • CRISTINA:

    MUITO LEGAL O COMENTÁRIO DO DAVIDSON, O MAIS IMPORTANTE É QUE A HUMANIDADE GANHA, MAS TEM QUE TER UMA CABEÇA MUITO BOA PRA PENSAR ASSIM, GOSTARIA MUITO DE VER UM BRASILEIRO OU BRASILEIRA ENTRE ELES, PORQUE TEM MUITA GENTE MERECEDORA DE FATO AQUI.

  • judielson:

    cadê o isac newton?

  • Ramon Gomes:

    a pergunta que fica: “se carlos chagas fosse indicado nos dias atuais, ele seria laureado?” na minha opnião, sim.

  • Marcelo:

    Eu acho que o laureado mais importe, ou melhor, a laureada mais importante foi Marie Curie, o principio do intendimento da matéria como temos hoje foi devido ao ponta pé dela nas descobertas da radioatividade. Fora que as condições precárias de estudo e o machismo da época não permitiram ela ter ido muito além disso, o que já foi muito. Na minha opinião ela é a mais foda dessa lista!

  • Wesley Guedes:

    Na verdade, o primeiro a recusar o prêmio nobel não foi o J.P. Sartre, e sim o escritor Boris Pasternak em 1958, por pressão do governo soviético.

  • Lucas Rodmo:

    Sou só eu qye torço muito pro Nicolelis levar esse prêmio, pelo menos em 2012?

  • Franca:

    CONCORDO!

    Dom Hélder foi também indicado ao Prémio Nóbel nos anos 70 por sua luta engajada pelos direitos humanos; e injustamente boicotado pela Academia Sueca. A despeito disso, foram quatro indicações ao Nóbel da Paz. acredita-se que isto se deva ao fato da interferência do governo militar junto aos EUA.

    que vergonha!!

  • japonês:

    Primeiramente , tem que se verificar os históricos que envolviam aquela época onde houve a determinada contribuição para a humanidade e consequentimente o Prêmio Nobel. O brasil só não ganhou um Nobel ainda ,por causa da educação pública precária e a falta de investimentos por parte do governo para mudar esse quadro.
    O povo brasileiro é muito esforçado , porém possui menos conhecimento sobre diversas coisas , comparado a população dos outros paises.
    Presumo que dentre algumas “décadas” , alguém vai se sobresair e mostrar dos somos capazes.

    • Marcelo:

      Concordo em partes com seu comentário. Não acho que o povo brasileiro “possui menos conhecimento sobre diversas coisas, comparado a população de outros países”. E também, a escolha de um Nobel é a pessoa, não o seu meio, não o povo de sua nação. Como bem disse o texto a cima “Chagas descreveu o ciclo completo da doença, mas não levou o prêmio por questões políticas. Na época, o Brasil tinha pouca representatividade no comitê do prêmio”

  • Karinne:

    Acho que não adianta tantas pessoas ficarem reclamando que nenhum brasileiro ganhou o prêmio Nobel, todos somos brasileiros,é mais fácil cada um fazer sua parte para ter um Brasil melhor. Se o Brasil não é reconhecido por nada importante, é culpa de todos os brasileiros que fazem escolhas absurdas.

  • capixaba:

    Legal Gúria vc expor o que pensa, mas nao é vergonha não termos um representante brasileiro.

  • Edson A Tomaz:

    OS Brasileiros não ganharam, nenhum Prêmio Nobel, por uma questão politica descriminatória, o Presidente do E.U.A mal foi eleito Presidente e ganhou um Nobel, sem ter feito nada. enquantos muitos Brasileiros de destacaram e não trouxeram o Nobel para o Brasil.
    O dia que o Novel, voltar a ser um Prêmio dado aqueles que realmente contribuiram com algo para melhoria da sociedade em que vivemos, será interesssante termos um representante brasileiros, entre os poucos que realmente contribuiram com algo para a melhoria da convicência de nosso grande planeta.

  • carla fernanda:

    não gotei desses caras que ganharam o premio nobel porque eles são todos velhos

  • gúria:

    É uma vergonhaaa para nos brasileiros nao ter um para ganhar pelo brasil!
    É uma pena que nenhum brasileiro conseguiu ganha-lo

  • George H.:

    Eu sei que o Brasil nunca ganhou nenhum prêmio Nobel por falta de patrocinadores, e etc. Só que isso não deixa de ser uma vergonha.

  • Davidson Lima:

    Nossa, alguns comentários só criticam a falta de um Nobel brasileiro. Será que ninguém aprendeu com Perelman? Não importa se o verdadeiro inventor do rádio foi o padre Landell de Moura, nem que o “pai da aviação” seja Santos Dumont, e muito menos o que melhor descreveu uma doença do tipo, Carlos Chagas; na verdade, a pura e simples contribuição para a humanidade já é um prêmio.

    Gostei muito do artigo, Cezar Ribas, parabéns!

    • Osvaldo Moreira:

      Sobre o Padre Landell, na minha opinião o maior merecedor de prêmio nobel pelo Brasil encontrei isto na Wikpedia:
      “jornal La Voz de España, (editado em S. Paulo), no dia 16 de dezembro de 1900, que diz:
      quantas e que amargas decepções experimentou Padre Landell ao ver que o governo e a imprensa de seu país, em lugar de o alentarem com aplauso, incentivando-o a prosseguir na carreira triunfal, fez pouco ou nenhum caso de seus notáveis inventos.”

  • Futuro cientista:

    Só não entendi Marie Curie em décimo.
    Uma mulher que se sacrificou pelo mundo e pela ciência da forma que ela fez , merecia com sobras o primeiro lugar.
    P.S No bônus faltou o físico brasileiro César Lattes , descobridor do Mésom-pi

    • Robson Andrade:

      No mundo sub-atômico o méson-pi é considerado uma sub-partícula. Lattes merecia pelo menos um sub-Nobel.

  • cristiano:

    primeiramente, nao vou crticar o Brasil por nao fazer parte dessa lista, mais vou dizer que o governo deve investir mais na eduçao do que em esporte,ta certo que o esporte tira muita criança das ruas e das drogas, pois devia gastar menos com esporte, por que uma sociedade educada e civilizada tras mais recursos,talves se investisse um pouco mais na educaçao nao teriamos que ver nossos atletas entrar no mundo das drogas. Uma ultima, deveriam voces ministros e responsaveis pela educaçao brasileira recolocar nas escolas que alunos que nao estudar pode repetir de serie. Para mim o motivo de um cidadao brasileiro nao fazer parte desta lista é por causa disto, e acredito que daqui a uns trezentos anos um brasileiro ira ter seu nome nesta lista.

  • juliana:

    é uma vergonhaaa para nos brasileiros nao ter um para ganhar pelo brasill

  • rodrigo carvalho:

    É uma vergonha para o brasil não ter nenhum brasileiro que tenha ganhado o prêmio nobel. O brasil deveria investir mais nessa aréa Carlos chagas chegou perto mas não ganhou. Olha só quantos prêmios os EUA ganhou e obrasil nada devemos mudar a cara do brasil.Creio em Deus que mais algum tempo vou mudar essa história sou jovem e tem muita coisa para acontecer ainda vou ter fé em Deus para dar um nome ao brasil.

    atesiosamente: Rodrigo

  • Juliano Rondinelli:

    Os brasileiros nunca levaram o Nobel porque no Brasil nao existe patrocinadores capazes de levar adiante projetos magníficos que muitos de nossos cientistas produzem. Lembre-se que Santos Dummont só foi considerado realmente um baluarte da história da aviacao porque morou na Franca, ao invés de ter sido o contrário, pois já que brasileiro, o invento deveria ter sido consolidado e firmado na terra do Pelourinho. Desculpe-me, mas enquanto houver cabecas como essas que governam o nosso país, jamais receberemos um Nobel.

  • Juka:

    Para esclarecer ao claudio: Na premiação de Albert Einstein, nota-se mais uma vez como o prêmio é mais uma questão de política do que de reconhecimento de méritos de fato (pelo menos em algumas situações). Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não foi Einstein que formulou a teoria da relatividade, em tempo: antes do cientista concluir seus estudos, haviam várias “teorias da relatividade”; cada cientista que pesquisava sobre o assunto “bolava” a sua “própria teoria”, por assim dizer. O crédito dado ao cientista austíaco é por ter provado – matematicamente – e explicado de uma maneira que as pessoas comuns pudessem entender (ja que as hipóteses de seus contemporâneos somente eram compreendidas por eles mesmos, tamanha a confusão de idéias). Portanto, Einstein apenas dissipou as muitas hipóteses sobre relatividade, daí o motivo de sua premiação ser pelas pesquisas com o efeito fotoelótrico. Abraços.

  • Wanderson:

    @Aukland;

    Sobre Madre Teresa,bem.Pelo menos ela fez alguma coisa pelas pessoas mais do que a maioria de nós que vivemos um vida egoísta e edonista.
    Sobre Gandhi,pasmem…É estranho.Vou pesquisar mais sobre isso.

    Obrigado pela informação.

  • Wanderson:

    O prêmio Nobel não é mais aquele.Hoje é um prêmio mais político do quê idealista.Apezar de badalado,muitos humanistas passaram batidos pelo prêmio com Mahathma Gandhi e Madre Teresa de Caucutá,entre outros.

    Bem que o Sociólogo e Ex-Presidente Fernando Henrrique Cardoso poderia ser indicado ao Nóbel de Economia por ter tirado esse país de uma mega inflação de décadas e ter criado a moeda que temos hoje.

    Obs:

    >O país que mais levou Prêmios Nobel até hoje foi os EUA.

    No total, segundo uma contagem da AFP, os Estados Unidos forneceram até agora 93 prêmios Nobel de Medicina (de um total de 195), 82 de Física (de um total de 186), 61 de Química (de um total de 156) e 45 de Economia (de um total de 64).

    Nas disciplinas científicas, o peso dos Estados Unidos ficou ainda maior depois da Segunda Guerra Mundial, com 89 Nobel de Medicina, 74 de Física e 58 de Química.

    A dominação é menor nas outras categorias, com 21 Nobel da Paz (de um total de 120) desde 1901, e 11 de Literatura (de um total de 106).

    >Outro brasileiro que foi indicado para o prêmio Nobel foi o médium mineiro Chico Xavier,isso mesmo.
    Ele foi indicado ao Nobel da Paz pelo trabalho humanitário que fez com milhares de pessoas durante toda sua vida na cidade de Uberaba,no triângulo Mineiro.Que pena que poucas pessoas sabem disso.

    • Auckland:

      Wanderson, Gandhi era racista, odiava negros. Madre Teresa não ajudava, dava um lugar para as pessoas morrerem, normalmente de doenças aliadas com desnutrição e desidratação.

  • fabian fernandes:

    E tudo ia bem até o Barack ganhar e bagunçar tudo. Não se fazem nada como antigamente. Mas…

  • Yuichi:

    Não é tão assim não, no testamento, Nobel não deixava nenhuma das suas 32 milhões de coroas aos seus herdeiros diretos.

    Ele determinou a criação de uma instituição à qual caberia recompensar, a cada ano, pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade, nos campos da paz ou da diplomacia, literatura, química, fisiologia ou medicina e física. O testamento estabelecia também que a nacionalidade das pessoas não seria considerada na atribuição do prêmio.

    Ele era apenas um cientista, e criou o PÓ PARA SEGURANÇA DO USO do explosivo, ou seja, nem o explosivo em si(a nitroglicerina) foi ele quem descobriu, ele criou o dispositivo para seu uso.

    Ele não pode ser responsabilizado por todas as barbaridades que outros fizeram usando isso. Até porque a dinamite também tem outros fins que não bélicos, por exemplo construção, escavação de minas.

    No final provou ter seu caráter e deixou todo dinheiro que ganhou com a patente para ser usado no incentivo à educação e ao desenvolvimento das ciências.

  • claudio:

    Muito complicado fazer uma lista dessas, pois todos os nobels são extremamente relevantes e é difícil elencar. Claro que Einstein estaria mesmo entro os maiores, mas seu prêmio nobel foi devido ao efeito fotoelétrico, que está longe de ser sua maior descoberta…
    Os descobridores do DNA em meados de 50, cuja descoberta permitiu avanços nessa que é a área mais promissora da biologia molecular e medicina poderiam constar, entre outros tantos.

  • MAURO MELO:

    infelizmente durante a recolução nosso DOM HELDER CAMARA -O DOM AMOR – era candidato ao premio da PAZ e os militares imbecilmente – que governavam o país impediram que a comissão escolhesse-o.

  • Rubens Lima:

    Gostei da Lista mas o médico e sanitarista Carlos Chagas só não ganhou pois era brasileiro e na época õ Brasil não significava nada no mundo, é uma pena porque ele merecia muito.

  • Carlos Nishida:

    Um dos meus sonhos de crianca era ganhar um dos premios nobel, ao ler o artigo e descobrir o verdadeiro motivo de sua criacao, vi que meus objetivos nao passavam de uma meta tacanha. Hoje em dia ate Barak Obama ganha Nobel pelo simples fato de dizer HOPE, mas ninguem contestou o fato de tantos abortos serem incentivados pela sua politica. Outra decepcao nao foi Carlos Chagas ter perdido o premio Nobel, mas sim os medicos brasileiros que nao acreditaram nele, o Brasil e o unico pais no mundo que tem potencial e se diminui, enquanto alguns paises que nada mais tem alem de duas ou tres bombas se acham os donos do mundo, que o meu Brasil exalte seus talentos!!!!

  • Romenil:

    Dou meus parabéns pela matéria ,mais acerte a data da invenção da dinamite. vocês são ótimos, sempre agradeço as boas noticias e matérias ,gosto de boa informação e fotos geniais e só vejo aqui. grande abraço.

  • wilson:

    Não sei o porque de não laurear postumamente alguns cientistas e também inventores como Santos Dumont(talvez por não o reconhecê-lo com inventor do avião)!O prêmio dado ao Obama foi premeditado e político!
    Realmente o premio Nobel não tem mais aquela importancia do começo;virou algo como a Academia Brasileira de Letras que tem “intelectuais”como Sarney e Paulo Coelho e deixou de fora um gênio com Mario Quintana!

  • Diego Dosansil:

    A data de invenção da dinamite, no título do artigo, está errada:

    “o industrial sueco que inventou a dinamite em 1963”

    A dinamite foi inventada no século XIX, como poderia o prêmio ter sido criado em 1901 e a dinamite ter sido inventada em 1963!

  • tatu:

    Alfred nobel criou a dinamite por volta de 1863, e não em 1963. Existe outro brasileiro que quase levou o nobel, o físico César Lattes pela descoberta da partícula píon.

  • César Westin:

    Por favor confiram a data da descoberta da DINAMITE .
    Cordialmente,
    César Westin

  • Luis:

    Acho que não existem os dez “mais importantes” ganhadores. Todos os ganhadores do Nobel tiveram sua importância.

    “O brasileiro que chegou mais próximo a ser laureado com o prêmio foi o médico e sanitarista Carlos Chagas, em recebeu indicações ao prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1921 e 1925.”

    Engraçado, pensei que tivesse sido o físico Cesar Lattes.
    Mas enfim…

  • Petsha Marlow:

    É interessante este premio,
    É uma pena que nenhum brasileiro conseguiu ganha-lo

    • leochacha:

      Esse Premium é pura sacanagem, até Obama já ganhou, só falta agora o capeta

Deixe seu comentário!