Mais 10 fatos extraordinários sobre os sonhos

Por , em 15.10.2009

Você já deve ter visto a nossa primeira lista sobre sonhos aqui, mas as descobertas sobre este incrível fenômeno do corpo humano não param, e as curiosidades sobre os sonhos são praticamente infinitas. Confira mais dez fatos extraordinários sobre os sonhos!

10. O cérebro permanece ativo enquanto a pessoa sonha

Estudos mostram que existe muita variação na atividade cerebral durante o sono, que tem cinco estágios: os estágios 1 ao 4 e o estágio final, conhecido como sono REM. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, cientistas descobriram nos anos 90 que algumas áreas do cérebro ficam extremamente ativas durante o sono REM, mais do que quando a pessoa está acordada. Pesquisas mostraram que algumas áreas visuais do córtex cerebral, além do sistema límbico do cérebro, trabalham intensamente durante os sonhos.

9. Os animais e os sonhos

Durante os sonhos uma área do cérebro é responsável por paralisar o nosso corpo, para que não representemos o sonho com nosso corpo. Pessoas que tem problemas nesta área do cérebro tendem a machucar-se muito durante o sono, chegando ao ponto de terem que ficar isoladas de noite em um quarto sem móveis.

Alguns experimentos realizados em gatos e cachorros, em que esta área do cérebro foi removida, mostra os animais atuando como costumam fazê-lo quando estão acordados, caçando e brincando.

8. A maconha e os sonhos

Muitas pessoas que usam maconha afirmam não ter sonhos, mas depois que param de usar a droga afirmam ter sonhos extremamente vívidos e intensos. Isto também ocorrem com fumantes quando param de fumar. Um experimento realizado em 1975 comparou o padrão de sono entre usuários de maconha e não-fumantes. Os resultados mostraram que, sob o efeito de THC, a substância ativa da maconha, os usuários têm menor movimentos nos olhos e menos sono REM. O estudo também mostrou que, quando o efeito do THC acaba, o sono REM é intensificado.

7. Sonhos épicos

Os sonhos épicos são extremamente vívidos e podem até mudar a vida de uma pessoa. Eles são tão realistas que muitas vezes mudam a perspectiva da pessoa sobre várias coisas. Pessoas que tiveram este tipo de experiência muitas vezes afirmam que o sonho tem uma “trama” contínua completamente diferente da sua vida real.

6. Diferenças nos sonhos de homens e mulheres

Vários estudos mostram as diferenças dos sonhos de homens e mulheres: já foi provado que mulheres costumam sonhar com pessoas dos dois sexos normalmente, mas os homens costumam sonhar com 67% mais homens do que mulheres. Os sonhos femininos costumam ser mais longos e incluem conteúdos mais emocionais, enquanto os masculinos incluem mais violência, carros e estradas. A média é que 8% dos sonhos de ambos sexos envolvam atividade sexual. É claro que todos estes estudos são realizados com porcentagens aproximadas e não são verdadeiros para todas as pessoas.

5. Paralisia do sono

Esta condição afeta muitas pessoas, e é diretamente relacionada ao estágio de sono REM. As pessoas que têm esta experiência acordam durante o ciclo REM, mas seu corpo continua paralisado. A pessoa fica semi-consciente, mas não consegue se mexer, e permanece sonhando. A paralisia do sono deixa a pessoa ciente do que acontece, mas sem ação, e pode ser acompanhada por fortes alucinações e sensação de perigo. Antigamente as pessoas costumavam alucinar com demônios que sentavam em seu peito e não deixavam se mexerem, hoje muitas histórias de abduções alienígenas são explicadas como casos extremos de paralisia do sono.

4. Pesadelos vs. terror noturno

O pesquisador estadunidense Ernest Hartmann é especializado em pesadelos. De acordo com suas pesquisas, o tema mais comum de pesadelos são perseguições. Esse tipo de sonho é mais comum em crianças entre três e quatro anos ou sete e oito anos. Aproximadamente 5 a 10% das pessoas têm pesadelos uma vez por mês ou mais freqüentemente. Segundo os estudos de Hartmann, os pesadelos geralmente têm ligação com atividades diárias e indicam medo ou ansiedade.

O terror noturno, por sua vez, é muito diferente do pesadelo. Ele acontece durante as primeiras horas do sono, antes do estágio REM. A pessoa que sofre com o terror noturno costuma gritar e destruir coisas, tem dificuldade para acordar e não lembra muito do sonho que estava tendo. Crianças de dois a seis anos costumam ter maio propensão a sofrer com o terror noturno, que afeta aproximadamente 15% das crianças.

3. Sonhos famosos

Mary Shelley criou o personagem Frankenstein depois de um sonho com o monstro. Elias Howe, criador da máquina de costura, afirmou ter tido a ideia da invenção depois de um sonho em que um grupo de canibais tinham lanças com buracos na ponta. O cientista Friedrich August Kekulé descobriu a aparentemente impossível estrutura química do benzeno (C6H6) depois de ter um sonho em que uma cobra comia o próprio rabo.

Em 1953, James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, e Watson depois afirmou que a ideia surgiu após um sonho com uma série de escadas em espiral. Por fim, outro assombroso sonho famoso é o do ex-presidente estadunidense Abraham Lincoln, que contou à sua esposa que teve um sonho em que um caixão era velado por centenas de pessoas. No sonho, alguém lhe disse que o presidente havia sido assassinado, isso poucos dias antes de Lincoln ser assassinado, em 1865.

2. Ronco crônico pode causar problemas do sono

O ronco é problema para milhões de pessoas, e pode até causar distúrbios durante o sono. Muitas pessoas que sofrem com o ronco crônico também têm problemas durante o sono REM. Durante este estágio do sono, o corpo fica com a respiração irregular, a pressão sanguínea aumenta, e o corpo é afetado com sonhos vívidos e paralisia. As pessoas que sofrem com o ronco costumam sofrer com um distúrbio durante o sono REM, em que não ficam paralisados durante os sonhos, e por isso reagem fisicamente aos sonhos. Não é incomum que essas pessoas falem, gritem, chutem e dêem socos durante o sono e não lembrem de nada no dia seguinte.

O ronco crônico também causa diversos problemas de saúde a longo prazo como aumento de chance de desenvolvimento de algum tipo de demência e problemas cardíacos.

1. Sonhos vividos ajudam no aprendizado

O sono REM começa quando sinais são enviados pela base do cérebro para o córtex cerebral, que é responsável pelo aprendizado e pela organização de informações. O sono REM ativa as partes do cérebro que utilizamos para aprender, o que pode explicar por que crianças têm um sono REM muito mais longo que adultos. Além disso, este estágio do sono aumenta a liberação de proteínas no cérebro, e estudos já demonstraram que as pessoas aprendem e lembram de mais coisas quando têm o estágio REM durante o sono.

Estudos comprovam que geralmente sonhamos sobre as atividades do dia, mesmo que não lembremos de tais sonhos. Os sonhos interconectam as memórias sobre as atividades recentes, misturando imagens análogas com coisas similares que já conhecemos permitindo que, no dia seguinte, melhoremos nossa performance durante aquele tipo de tarefa.

[Fonte: Listverse]

30 comentários

  • Thamiris Medeiros:

    O que eu falei “sonho vivido” eu tive isso,eu estava na minha cama mas nao pude me mexer,e como se alguma coisa estivesse me segurando e ouvi as vozes dos meus pais na cozinha,logo depois vi duas luzes brancas e acordei.
    Foi muito estranho.

  • Thamiris Medeiros:

    Uma vez eu ja tive sonhos vividos e dejavu.
    Dejavu e uma coisa que voce ja viveu,voce olha para algumas coisas e sente algo familiar,como se voce ja estivesse ali antes.Entenderam?

  • Guilherme Goes:

    uma vez eu sonhei q parecia estar em uma vida passada e era muito real no outro dia vi uma foto de um campo na irlanda igualsinho ao q eu tinha sonhado

  • Natália:

    Já tive por 2 vezes “Paralisia do sono” Tentava me levantar e não conseguia,ouvia pessoas andando na casa e me chamando no portão. E quando acordei,muito nervosa,tudo normal.

    • Mike:

      e fantasma zuera isso acontece comigo tambem acho normal

  • Bruno:

    Alguém ja teve um sonho em continuação? Sonhar uma parte do sonho uma noite e ser interrompido e na outra noite continuar o mesmo sonho?

    • juliana:

      Sim, eu ja tive sonhos que continuaram depois.

    • Amanda:

      Eu tenho um sonho que se repete há anos, me lembro de sonhar com isso desde 8 anos, só não lembro sobre o que era

    • Fábio Martins:

      já tive sim.. mts e continuo telos.. so que pararam por uma epoca e voltou no dia do tiradentes por aI com mais frequencia..

  • fernanda stefane de oliveit:

    muito enteresante

    • Karen Furuzawa:

      Enteresante? Não deveria ser interessante ?

  • Pedro:

    Artigos sobre o misterioso mundo dos sonhos sempre são interessantes =D

  • Matheus:

    Viu só ? pra que escola se existe o sono REM ?

  • Jorginho:

    Às vezes eu acordava metendo porradas na minha esposa…Tanto é que eu dormo ao contrário dela. Pois ao menos as porradas nos pés doe bem menos que nos peito e cara. Palavras dela.rs
    Já sonhei que ganhava na mega sena e era tão real…
    Ao acordar a grande decepção.
    Sonhei que estava correndo de uns caras. Imagina o desepero…. fiquei a noite todinha fugindo…nesse dia nem fui pro trampo de tão exausto que fiquei!
    Uma vez sonhei que tinha um gato na minha cama e acordei agarrando o travesseiro como que inforcando o bichano e isso aos gritos!
    Certamente todos nos temos sonhos estranhos.
    Já dormi num apartamento com um colega que o cara quase todas as noites falava… algumas vezes até entendia que ele dizia. Também vi uma ex-chefe que dormia numa rede e derrepente o cara deu um grito e não parou por aí; pelo os gritos que ele dava, parecia um porco diante de seu cruel assassino e depois de um tempo, ele acordou assustado dizendo que havia um tremendo de um negão agarrado em seu pescoço. Imagina o sofrimento do cara!
    Eu parei com esses tipos de ãções , mas ainda dormo ao contrário… Vai saber?

  • delson pereira de souza:

    NA PRIMEIRAIRA PARTE DESTA MATERIA OS 10 PRIMEIROS TOPICOS…EU DEIXEI UM COMENTARIO SOBRE UM CHA QUE INDUZ AOS SONHOS….CHAMA DAIME SANTO DAIME…VAI LA E LE…E SE QUIZER ME CONTACT….

  • stephan:

    Eu conheço este Christian

  • paulo Stéffano:

    sofro de sonhos épicos, sempre, uma vez estava muito estudando sobre a 1ª guerra mundial e assisti varios filmes sobre essa guerra precisva me aprofundar no assunto para estudar na escola, ai fui durmir, tive um sonho que demorou na minha mente semanas, lembro de cada segundo, de cada dia, dos horrores, vivi a guerra, e vi meus amigos da vida real morrerem nessa, guerra eu tive uma compreensão sobre como horrivel é uma guerra, vi sangue, tiros na cabeça, pessoas cotadas ao meio, foi uma experiencia assustadora e tambem de aprendizado, foram muitos dias, vividos em sua totalidade, meu grande medo é de eu ter uma sonho que dure anos, a sensação é tão real, no dia seguinte quando acordei abracei toda a minha familia e estava com saudades, isso me ajudou a dar valor as coisas que realmente importam, eles não entenderam por que eu estava com tanta saudade e depois eu expliquei a eles, as vezes esses sonhos são lindos as vezes assustadores, mais sou feliz por ter isso, e como entrar em um filme, meu e-mail é : [email protected]

  • Dinho:

    Tive paralisia do sono aos 14 anos, e desde então esses fenômenos vieram com mais frequência, na minha ultima além de ver vultos e vozes, apanhei do vulto, ele me batia e ria o tempo todo, eu tentava gritar de dor e nao conseguia. A cama sacodia e ele me esmurrava, e ria debochando. Até que com muito custo consegui virar e da uma soco com a parte externa do braço o jogando na parede, levantei e liguei a luz, mas não vi nada ao meu alcance.

  • José:

    A história do sonho de Lincoln é bobagem. O sujeito vivia numa pressão danada e com um monte de gente a sua volta querendo ver sua caveira (literalmente falando), e nada mais normal que sonhar com sua própria morte. Infelizmente o sonho se concretizou. Mas não teve nada a ver com premonição. Ele apenas sonhou com o óbvio. Seria como um jogador de futebol sonhar que fez um gol.

  • Alex:

    Poderia também falar sobre sonhos lúcidos. Uma referência sobre esse tipo de sonho é Stephen LaBerge. Parabéns pela matéria!

  • nazir nhomela:

    ya! por acaso sonhar e interessante, saber um pouco mais dos sonhos torna ainda mais interessante. eu tenho sonhado a voar, ou se alguem me perseguir, enquando caminho pela estrada, e quando estiver quase me alcancando, logo me vejo no ar a voar, isso acontece sempre. e tao frequente que, se fico uma semana sem sonhar, fico com saudades. mas, eu nao sei como interpreitar este “fenomeno”!!!

  • Valdomiro:

    Excelente matéria. Acho q vou dormir e sonhar um pouco, essa “realidade” tá me matando, rsrsrsrs!!!

  • Alvaro Falleiros:

    Tenho sonhos “consientes” com muita frequencia. Como por exemplo sonhar que estou em perigo e ainda no sonho ter consiencia que estou sonhando e perder o medo. Ou sonhar que queria voar, me dar conta que estou sonhando e sair voando, com a consiencia que no sonho posso tudo. é incrivel.

  • Edmilton Ribeiro:

    Muito bem! Parabéns. Divulguem tudo o que tiverem sobre essa parte fascinante e de suma importância para todos nós. Valeu!

  • Deep:

    Excelente Equipe do Hype, h[a algo os sonhos “conscientes”???
    Relatos de pessoas q “acordam” em seus sonhos, visitam lugares intencionalmente, etc… Poderiam fazer um complemento… Q tal?

    Sucesso!

  • Christian:

    a da maconha é verdade

  • joao batista tozzi:

    o sonho de abrahan lincoln chama se sonho pre’ cognitivo, ele sonhou com o futuro, teve asseso ao q se chama holomemoria, viajou para o futuro, mais detalhes visite o site de WALDO VIEIRA

  • daniel:

    muito bom o post! Gostaria de sugerir um outro artigo, falando mais sobre o sono rem, seus benefícios, como atingí-lo, etc.

  • Waldecir Vicente:

    Muito boa a matéria, sobre a parte 5(paralisia do sono), eu já tive isso algumas vezes quando estava estressado com o vestibular pelo que eu li uma das causas dela é o stress. Hoje em dia nunca mais tive essa coisa, dá uma sensação de desespero incrível quando isso acontece porém você não consegue fazer nada, muito ruim.

  • Juliano:

    MEUS PARABENS, MUITO BOA A MATÉRIA!!!

Deixe seu comentário!