AVISO IMPORTANTE: Sua inscrição para o newsletter será cancelada devido a atualizações no sistema. Por favor, recadastre-se clicando aqui.

       
Bem vindo! Aproveite e receba nossos novos artigos gratuitamente no seu email:
Compartilhe
ANDRÉ MARQUES em 25.10.2009 as 22:41 e atualizado em 27.10.2009 as 1:07

peter criss cancer de mama

Peter Criss, membro-fundador da banda de rock Kiss, sabe que muitos dos seus fãs masculinos são machões. Então, ele está engrossando o coro para contar a eles que mesmo roqueiros como ele podem sofrer de uma doença usualmente associada às mulheres: o câncer de mama.

Ele, que foi o baterista da banda desde sua fundação (em 1972) até 2004 e vocalista em alguns dos seus mais queridos clássicos, incluindo “Beth” e “Hard Luck Woman”, disse que muitos homens não buscam tratamento e pensam que o desconforto no peito vai passar sozinho.

» Sintomas do câncer de mama

Mas Criss, que descobriu um nódulo em seu mamilo esquerdo em dezembro de 2007, disse que os homens precisam superar essa ideia de que a doença é só para as mulheres.

“Pode acontecer com você, e quando acontecer, se você não lidar com isso imediatamente, com sua pompa e seu jeito metal de ser e suas tatuagens, você vai para o caixão e aí nós vamos reparar em você”, contou Criss durante o Mês de Prevenção Nacional contra o Câncer de Mama.

Com 63 anos, ele passou por uma cirurgia em fevereiro de 2008 e por uma mastectomia no mês seguinte, sob os cuidados do dr. Alex Swistel, diretor do Weill Cornell Breast Center, em Nova Iorque, e sempre se sentia estranho como o único homem na sala de espera.

Apesar de o câncer de mama entre os homens ser cem vezes menos comum do que entre as mulheres, também pode ser mortífero. A Sociedade Americana do Câncer estima que o ano de 2009 fechará com 1.910 novos casos de câncer de mama masculino nos EUA, e cerca de 440 homens estadunidenses vão morrer neste ano devido à doença.

Criss, que agora está livre do câncer, reconhece que o tratamento não foi agradável. “Quem quer que tenha inventado (as máquinas de mamografia) devem tê-lo feito nos tempos medievais”, disse, acrescentando que era quase impossível fazer com que uma pequena mama masculina entrasse na máquina. Ele classificou a dor como “insuportável”, mas lembrou que vale a pena pagar esse preço para conquistar a saúde.

» Como prevenir câncer de mama

Ele está agora trabalhando em sua autobiografia e em um novo álbum, e disse que sua luta contra o câncer tinha afetado seu modo de escrever canções. “Minhas letras não são tão profundas e sombrias”, explicou. Uma das faixas do novo álbum, esperado para o próximo outono, se chama “Hard Rock Knockers”, algo como “Peitos de roqueiro” e tradução livre.

Criss disse que espera que suas credenciais para o heavy metal ajudem a atenuar o estigma em torno do câncer de mama nos homens. “Você não é mais viril do que eu”, disse. “Eu cresci no Brooklyn”, completou. [Reuters]


Creative Commons License
Alguns direitos reservados: Você pode copiar este, contanto que inclua dois links: O primeiro, exato para esta página em que está neste momento e outro para a página inicial do nosso site. Violadores destas serão legalmente acionados.

Mais artigos sobre: , ,

2 Comentários »

  1. Cara!!!! O assunto é sério.
    Pensei na época que iríamos perder um de nossos ídolos.
    O Criss é macho pra caramba para poder enfrentar isso tudo de peitos abertos.

  2. valeu ………….Criss

Deixe a sua opinião

Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:

ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.