Vacina contra o câncer de mama que poderia salvar gerações é testada

Por , em 22.10.2018

A Clínica Mayo, uma organização sem fins lucrativos da área médica sediada em Jacksonville (Flórida, EUA), está testando uma vacina contra o câncer de mama que poderá salvar milhões de pessoas um dia.

Os primeiros resultados são promissores. A vacina parece estar funcionando com poucos efeitos colaterais negativos.

Gene

Stacy Hanson, que luta contra o câncer de mama triplo-negativo, é uma das participantes do estudo. Seu objetivo é ajudar os médicos a fazer progressos que salvariam futuras gerações, como sua filha Lucy.

Dois anos depois do nascimento de Lucy, Hanson descobriu que tinha câncer. Depois de vencê-lo uma vez, o tumor retornou como um câncer de mama metastático triplo-negativo estágio 4.

“Eu estava morrendo de medo. Minha filha tinha 5 anos e eu achava que não conseguiria vê-la começar o jardim de infância”, conta.

O pai de Hanson tinha o gene do câncer de mama, e ela foi a única da família a herdá-lo. “Minha mãe, meu irmão e minha irmã testaram negativo [para o gene]”, explica Hanson. “Isso significa que a única pessoa em risco na minha família agora é minha filha, Lucy”.

Contra a reincidência

Felizmente para Lucy, há esperança. A ideia da vacina da Clínica Mayo é semelhante às vacinas contra infecções, como sarampo e gripe.

De acordo com o Dr. Saranya Chumsri, a injeção auxilia o sistema imunológico do corpo a impedir que o câncer volte.

“É para pacientes que já tiveram câncer de mama, mas em estágio inicial, e o tumor já foi retirado. Então podemos vacinar o paciente para ajudar a reduzir o risco de recorrência”, esclarece.

Esperança

Os relatórios da Clínica Mayo apontam que menos de 5% dos adultos com câncer se inscrevem em estudos clínicos, e esse é um problema que a área da saúde enfrenta ao testar tratamentos.

Como o Hanson já está no último estágio do câncer, essa vacina não funcionaria para ela. A razão pela qual a paciente participou do estudo é sua filha: “Eu quero que ela tenha uma vida sem câncer. Eu não quero que ela tenha que se preocupar com isso”.

Hanson está em um teste clínico diferente agora. No momento, seu tumor é do tamanho de um grão de arroz.

A Clínica Mayo tem várias outras vacinas contra o câncer de mama em fase de teste clínico, além de mais de 300 ensaios clínicos para outros tipos de câncer. Para saber mais sobre como se inscrever, você pode visitar a página www.mayo.edu/research/clinical-trials. [Kare11]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votos, média: 4,74 de 5)

Deixe seu comentário!