10 mitológicas criaturas metamórficas

Publicado em 28.10.2009

A metamorfose é um tema comum na mitologia e no folclore: muitas criaturas mitológicas têm esta habilidade, que permite que enganem e possam ferir ou até matar humanos. Pela história, muitos assassinatos foram atribuídos a essas criaturas, e na época do Halloween, nada melhor que uma lista com essas criaturas fascinantes.

Se gostar desta lista não deixe de ler a Nossos 10 monstros favoritos e 10 dicas para sobreviver em um filme de terror.

10. Leshy

criaturas mitológicas

O Leshy é uma criatura masculina da mitologia eslava, e acredita-se que ele protege animais selvagens e as florestas. Eles geralmente aparecem como homens altos, mas têm a habilidade de mudar de tamanho e sofrer uma mutação para qualquer forma de animal ou até como plantas. Leshies têm a barba feita de grama, e geralmente têm rabos, cascos e chifres. A criatura tem a pele pálida e olhos verdes escuros, e são os reis da floresta. Quando está na sua forma humana, o Leshy parece com um camponês comum, mas tem os olhos mais brilhantes. Eles podem se diminuir até a altura da grama ou ficarem do tamanho da árvore mais alta. Acredita-se que essas criaturas podem fazer com que as pessoas se percam ou que fiquem doentes, e até mesmo fazer com que elas morram. Os Leshies não são sempre malvados, mas gostam de enganar os humanos.

9. Selkie

The_Selkie_by_yaamas

Selkies são criaturas encontradas na mitologia irlandesa, escocesa e islandesa. Eles têm a capacidade de se transformarem de focas em humanos, retirando a sua pele de foca. uma atividade arriscada, pois depois têm que colocar a pele de volta para voltar à sua forma original. As histórias que envolvem estas criaturas geralmente são tragédias românticas, pois eles só podem entrar em contato com os humanos por pouco tempo antes de terem que voltar ao oceano.

Em muitos casos, pessoas se apaixonam por Selkies sem saber que são as criaturas, e não humanos. Em outras histórias, humanos escondem a pele da criatura, o que impede que ela volte à sua forma normal. Selkies do sexo masculino são muito bonitos na forma humana, e têm grande poder de sedução sobre as mulheres. Se um homem encontra e esconde a pele de uma Selkie do sexo feminino, ela fica sob seu controle, e muitas vezes é forçada a se tornar sua esposa.

8. Berserker

criaturas mitológicas

Os Berserkers são parte de um grupo de guerreiros noruegueses. Eles são humanos, mas, em batalha, entram em um estado de fúria que causa transformações em lobos, ursos e touros selvagens. Acredita-se que os Berserkers usavam a pele de ursos e lobos ao entrar na batalha, e podiam se transformar completamente, se fosse preciso. Eles são caracterizados como tendo olhos intensos, força extrema e resistência.

7. Kitsune

criaturas mitológicas

No folclore japonês, o Kitsune é um ser mágico e inteligente. A criatura é uma espécie da raposa japonesa, cuja força aumenta com a idade, sabedoria e experiências de vida. Eles têm a habilidade de assumir a forma humana, e são conhecidos por enganar os humanos. O Kitsune pode ter até nove rabos, e pode voar, ficar invisível e muitas vezes criar relâmpagos e trovões. Essas criaturas podem se manifestar nos sonhos das pessoas e criar ilusões tão elaboradas que parecem a realidade.

6. Púca

criaturas mitológicas

A púca é uma criatura do folclore celta, principalmente na cultura irlandesa, no oeste da Escócia e no País de Gales. A criatura é uma fada mitológica, muito boa em mudar de formas, podendo se transformar em cavalos, coelhos, cabras, goblins e cachorros. Porém, independente da forma que a púca assuma, sua pelagem é sempre escura, e são muitas vezes representados como cavalos pretos com olhos alaranjados. Eles têm o poder da fala humana e são conhecidos por dar bons conselhos, mas também gostam de confundir os humanos. Púcas gostam de charadas e são muito sociáveis, e também gostam de pregar peças em pessoas distraídas e crianças.

5. Wendigo

criaturas mitológicas

O Wendigo é uma criatura que aparece na mitologia dos povos da antiguidade. As descrições variam pelas culturas, mas ele é geralmente descrito como uma enorme besta semelhante a um cão. O Wendigo é uma criatura maléfica e canibal, e seres humanos podem se transformar na criatura se tiverem práticas com canibalismo. A pessoa se torna possuída pelo espírito demoníaco da criatura durante o sonho, na maior parte das vezes. Quando possuída, a pessoa se torna violenta e fica obcecada para comer carne humana. Os Wendigos são criaturas extremamente violentas, gulosas e gananciosas, sempre procurando por novas vítimas.

4. Aswang

criaturas mitológicas

A Aswang é uma criatura mítica muito difundida da cultura filipina, e é descrita como uma mistura de vampiro e bruxa. A criatura geralmente aparece em forma feminina, e é canibal e devoradora dos mortos. São capazes de se transformar em enormes cães pretos ou em javalis. Acredita-se que cabeças de alho, água benta e outros objetos sejam capazes de repelir a ação da Aswang. Muitas histórias contam que as criaturas comem crianças e fetos. Na forma humana, são quietos e tímidos, e só se transformam na temida forma assassina à noite.

3. Boto encantado

criaturas mitológicas

Esta criatura do folclore brasileiro é ainda muito comum na região do Rio Amazonas. O Boto teria a habilidade de se transformar em humano, saindo da água após a meia noite para seduzir mulheres em festas. A criatura também teria grande talento musical e usa um chapéu com um buraco na parte de trás para respirar, como o Boto. Além de seduzir as mulheres, a criatura também teria a capacidade de engravidar mulheres e depois abandoná-las, e também vira barcos que tem mulheres em seu interior. Para evitar isso, as pessoas que vivem nos arredores do Amazonas passam alho nos barcos, para disfarçar o cheiro feminino.

2. Vampiros

criaturas mitológicas

Estas famosas criaturas praticamente não precisam de apresentação. Os vampiros se alimentam do sangue de humanos e animais, mas é difícil fazer uma única definição dos vampiros, já que suas características mudam em diferentes culturas. Eles mudam de forma e podem aparecer como humanos e como morcegos. A partir do século XIX, a literatura de ficção passou a retratar os vampiros como magros e pálidos.

Vários assassinatos já foram atribuídos à existência de vampiros, e um dos mais conhecidos é o da garota de 19 anos Mercy Brown, em 1892. Vários membros da sua família morreram de uma “doença misteriosa” (que depois especialistas descobriram que era tuberculose, ainda sem tratamento e muito comum na época) e as pessoas da sua cidade atribuíram a morte à garota, cujo cadáver ainda tinha sangue no coração após dois meses da sua morte. Pesquisadores atribuem a conservação do corpo da garota ao clima extremamente frio na época da morte, que conservou seus órgãos como um freezer. Ainda assim, pessoas deixam oferendas no túmulo da garota.

1. Licantropos

criaturas mitológicas

Os licantropos ou lobisomens são criaturas mitológicas humanas que se transformam em lobos. Podem infectar os humanos com uma mordida e a sua transformação é ligada à lua cheia. A mitologia dos lobisomens teve início na Europa, mas muitas histórias semelhantes são encontradas na antiguidade. Os seres teriam força e olfato sobre-humanos, muito mais intensos que o do homem e dos lobos. Até o início do século XX, muitas mortes eram creditadas a ataques de lobisomens na Europa.

[Fonte: Listvese]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

55 Comentários

  1. Existe uma série LOST GIRL, que aborda sobre mitologia. Cada episódio é uma criatura nova. Já passaram a maioria dos seres e muitos outros citados aqui. Tem valkíria, sucubus, lobo, etc… Muito bom. =D

    Thumb up 3
  2. Se algumas dessas criaturas são canibais, não deveriam devorar humanos. Devorar humanos seria antropofagia

    Thumb up 6
    • Mas ele cita o wendigo como canibal porque a princípio, mesmo que esteja possuído, é um humano que sente vontade de comer carne humana e assim o faz, daí o canibalismo…

      Thumb up 0
  3. Uau adorei nunca vi assim nada e espantoso estava a procura de informaçao sobre isso. Gosto dovosso site.

    ! !
    .
    \—-/

    Thumb up 6
  4. Nossa, adorei. gostei de conhecer essas criaturas ou de saber um pouco mais das que eu conhecia. vocês deviam colocar um pouco mais de variedades. Fica a dica.
    Eu adorei, estava presisando saber um pouco desse assunto para uma coisa que pretendo fazer.
    Muito obrigado.
    Vocês me ajudaram muito.
    beijos.

    Thumb up 4
  5. Faltou o deus da transformação, e dos sonhos, MORFEU. Daonde acham que vem a palavra transmorfo (que muda de forma)?

    Thumb up 9
    • Simples, porque ele é o número 1 dos seres transmorfos, o mais famoso. Encontramos o mito do lobisomem até em culturas anteriores às européias, incluindo os indígenas sul americanos, mesmo antes dos europeus chegarem ao continente.

      Thumb up 17
  6. Então foi do Kitsune que veio a raposinha…quer dizer a raposa de nove caudas do charuto… quer dizer Naruto!’-’

    Thumb up 16
  7. EU ADOREI A SELKIE É PARECIDO COM A DA SEREIA E É NOJENTO!!!!!!!!!!!!! AGORA EU TO TRAUMATIZADO COM O BERSEKE VALEU

    Thumb up 3
  8. devia ter mais coisas como os faunos,as gorgonas,monstros marinhos,etc.,mas o resto esta perfeito,mas o do lobsomen poderia melhrar

    Thumb up 14
    • Bem, o título do artigo é “10 criaturas metamórficas”, ou seja, que mudam de forma. Faunos são faunos sempre, os monstros marinhos q mudam de forma estão aí. A não ser que vc considere o pokemon Ditto como uma criatura mitológica, acho q n falta muitos não…

      Thumb up 1
  9. Como folclore, tá ótimo. Mas, vampiros são gays,

    Thumb up 7
  10. “kitsunes também podem ser kyubi ou nezumi (rato)”
    não, kitsune e nezumis são coisas extremamente diferentes

    *kitsune é especificamente toda e qualquer raposa, que conforme passa o tempo e adquirem conhecimento e experiencia adquirem uma nova cauda(visto que nascem com uma cauda e adquirem uma extra a cada 100 anos, e o maximo de caudas é 9 ), além disso kitsunes podem ser tanto boas quanto más(pronuncia-se kitsunê)

    *nezumis São todos os ratos, estes não criam caudas extras e são necessariamente malignos(pronuncia-se nezumí)

    *há também os tanukis(guaxinins) que não foram citados, que além de sua propriedade metamorfica tem a caracteristica peculiar de roubar moedas e sakê, mas apenas fazem isso para divertirem-se

    obs:há diversas criaturas metamorficas na mitologia japonesa e levaria horas para serem citadas

    Thumb up 37
  11. aew esse wendigo, pensei q era um mendigo, com esses montes de beaço pedindo esmola.

    Thumb up 2
  12. Ta loco as mentiras que eu conto de criaturas mitologicas sao muito mais boas muda isso tio PUCA parese aquele desenho animado que da na disney ta loko

    Thumb up 2
  13. Pow, muito legal o artigo. A imagem do berserker é sim a do gears of war, Eduardo, mas também, não dava pros caras conseguirem a foto de um de verdade.

    Embora o boto entre na categoria, não gostei, podia postar mais criaturas de outras culturas…

    Fica aí minha sugestão a equipe do site!!!!!!!!!!!

    Thumb up 5
  14. carlos, o artigo não poderia ter citado os outros folclores do Brasil pq é um artigo sobre criaturas metamorficas, e somente o boto se encaixa na categoria. Muito bom o artigo, já foi citado o wendigo na serie supernatural.

    Thumb up 11
  15. Muito show! O melhor é que a matéria mostra seres de culturas diferêntes. Eu curti a maioria, da até pra pregar uma peça numa festa qualquer lá no Amazonas rsrsr

    Thumb up 2
  16. alguns fatos: leshys são conhecidos como ents (xamãs protetores dos vales, licantropos como as crias de júpiter e os vampiros como as crias de saturno, aswangs também são conhecidos como diabretes doopelgangers, kitsunes também podem ser kyubi ou nezumi (rato), podiam tamém ter colocado os behemoths (homen e serpente voadora gigante ou leviathan e as harpyas (mulher e corvos gigantes).

    Thumb up 7
  17. Boto encantado! Essa é sacanagem das pu… que ficam dando pra todo mundo depois não sabe que é o pai e fica pondo a culpa em quem não tem dada a ver com o caso.

    Thumb up 5
  18. Os vampiros, claro, são os mais legais. Muito gostosa a vampira da foto. Parabéns.

    Thumb up 3
  19. Olá; Caso alguém queira saber mais sobre o desenvolvimento das lendas e mitos no processo histórico da humanidade, recomendo os livros dos historiadores Carlo Ginzburg e Robert Darnton. Do primeiro, destaco “História Noturna” e do segundo, “O Grande Massacre de Gatos”. Boa leitura a todos e parabéns (novamente) pelo site. Forte abraço

    Thumb up 4
  20. O Brasil tem uma quantidade de 100 criaturas folclóricas pelo menos citaram uma que é o boto cor de rosa.

    Porém Faltou o Savi, Mula sem Cabeça, Curupira e tantos outros.

    Thumb up 2
  21. véi esses monstros são bem lokos meu.
    menos o boto encantado.
    mais o Berserker eo wendigo… babei muito loko

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
limpeza-grande
Cheiro de limpeza promove comportamento mais ético

As pessoas são incon...

Fechar