25% dos mamíferos estão em perigo de extinção

Por , em 13.11.2011

De acordo com uma nova avaliação de biodiversidade feita pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), cerca de um em cada quatro espécies de mamíferos estão em risco de extinção.

Na última atualização de dados, os pesquisadores avaliaram o estado de 61.900 espécies de plantas e animais.

Recentemente, o rinoceronte negro da África ocidental foi oficialmente declarado extinto. As reavaliações de espécies de rinocerontes mostram que a subespécie da subespécie do rinoceronte branco na África central – chamado de rinoceronte branco do norte (Ceratotherium simum cottoni) está atualmente à beira da extinção e foi classificado como “possivelmente extinto em estado selvagem”.

Uma subespécie do rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus annasmiticus) também está provavelmente extinta, após a caça do que provavelmente era o último animal no Vietnã em 2010. Enquanto isso não significa o fim do rinoceronte de Java, reduz as espécies a uma única população em declínio na ilha de Java.

A avaliação também mostrou que alarmantes 40% dos répteis terrestres de Madagascar estão ameaçados. Das 22 espécies de Madagascar atualmente identificadas como criticamente em perigo, encontram-se camaleões, lagartixas, lagartos e cobras, que representam agora um desafio para conservação.

Novas áreas de conservação designadas em Madagascar devem ajudar a preservar uma proporção significativa destas espécies criticamente ameaçadas, como o camaleão de Tarzan (Tarzan Calumma), o camaleão de nariz bizarro (Calumma hafahafa) e uma espécie de lagarto chamada limbless skink (Paracontias Fasika).

Outras descobertas incluem:

• Uma arraia que se pensava ser uma única espécie é, na verdade, duas: a arraia do recife (Manta Alfredi) e a arraia gigante (Manta birostris), ambas classificadas como vulneráveis. Considerada a maior arraia viva, a gigante pode crescer em mais de 7 metros de diâmetro;
  • Cinco das oito espécies de atum estão nas categorias ameaçadas ou quase ameaçadas;
  • Vinte e seis anfíbios foram recentemente adicionados à Lista Vermelha da IUCN, incluindo os sapos venenosos Ranitomeya benedicta, listado como vulnerável, e Ranitomeya summersi, atualmente classificado como ameaçado de extinção;
  • As plantas estão ainda sub-representadas na Lista Vermelha da IUCN. O trabalho atual em andamento para aumentar o conhecimento de plantas inclui uma revisão de todas as coníferas, com resultados mostrando que a Glyptostrobus pensilis, por exemplo, passou do estado de ameaçada ao de criticamente ameaçada, sendo a principal causa disso a perda de habitat conforme a agricultura se expande.
  • [LiveScience]

• Andrearuth:

O homem contribui direta e indiretamente para a extinção das espécies, sem lotar ele que nós seres humanos estamos indo para o mesmo caminho e quem sera o responsavel é o proprio homem

• Issamu Matsumoto:

Os protetores da Natureza visitem:
    dreamforanimalfreedom.blogspot.com
    ou pelo nome acima e depois avalie abaixo.

os seres humanos também estão ameaçados pelas degradações imorais(tb somos mamíferos).

Iram
    Em uma guerra, não se olha direitos humanos, é uma ação radical. Não há leis. Mata-se pela necesidade de matar. Seja inocentes ou não. Somente no caso de situção eminente é que se vê atitudes mais drásticas. Agora, seria desumano fazer certas coisas. Mas para evitar que sejam feitas o melhor é começar agora. Permissão do aborto é uma delas. O mundo inteiro já pratica este ato salvador da miséria. Poucos paízes, dominados pela religião, não seguem esta prática e enchem o país de miseráveis, mendigos, assaltantes, etc. Singapura, era um país dominado por outro país tirano que cultivava uma população de miseráveis. Se libertou e impos uma politica para salvar o país e conseguiu em cerca de 40 anos ser o pais de melhor qualidade de vida e o mais rico. A china, o paiz mais populoso do mundo, conseguiu, de maneira muito radical,limpar sua população em cerca de 20 anos, a custa da pena de morte, aborto obrigatório, infantissidio, etc. Só assim, apresentou uma copa do mundo com muitos elogios num pais sem a máfia chinesa, assustando o mundo com seu progresso. O Brasil um pais bonzinho fará em breve uma carnificina, por não ter começado em tempo de maneira mais amena. Qualquer coisa que se faça, sem eliminar os marginais, volta tudo ao que era. Sejamos inteligentes pelo menos uma vez na vida. Temos que começar agora, embora tarde demais, a consertar este país, se possível de maneira menos radical.

• fabricio:

todos nos somos culpados pela extinção dos animais,por favor parem de caçar esses animais tão adoráveis:rinoceronte,leão,búfalo,elefante,etc… pois devemos os tratar bem como eles merecem

• Gisele:

Somos os grandes destruidores do planeta, uma verdadeira praga! As próximas gerações pagarão pelos nossos excessos e a raça humana chegará ao sem fim, em um futuro não muito longinquo!

Extinção. O homem tambem entrará em extinção. Tudo será extinto um dia. Isto poderá ser retardado e não evitado. O importante é administrar a vida, para que ela permaneça por mais tempo possível. Como é possível se fazer isto? Atravéz de seleção. É isto mesmo. temos que selecionar quem deve viver e quem deve morrer. Isto a primeira vista é muito injusto, mas necessário. De que adianta criar marginais, mendigos, deficientes mentais, etc. Com uma seleção adequada teremos uma população seleta, que alavancará o progresso, afim de que possamos conquistar outros planetas. Temos que mudar as leis, os costumes e ter a consiencia de que todos tem que ter os mesmos direitos e uma qualidade de vida melhor. Temos que combater os pensamentos religiosos, que só servem para superlotar o mundo, gerar miséria e sustentar a igreja. Cada um deve continuar este pensamento, para chegarmos a um termo comum.

• Iran:

Deveriamos arranjar algum geito de avançar sem prejudicar os outros.
      Em primeiro plano, seria até aceitavel a teoria da seleção mas imagina a revolta que isso faria? O mundo está praticamente perdido as pessoas não teriam cabeça para aguentar isso.

É triste a realidade de ver tantas notícias de espécies ameaçadas. Sem fugir da verdade, também gostaria de mais reportagens com espécies sendo salvas, mais notícias do projeto TAMAR, mais notícias de sucesso por parte do pessoal ambientalista. Isso nos daria mais motivação e esperança, de potencialidade pra salvar as espécies ameaçadas.

• Tiago Moah Weimer:

Querendo ou não, todos temos culpa nesse processo.
    E não é só a culpa do tal consumismo. O consumismo é apenas uma da fração.
    Incluam aí:
    Falta de educação, conscientização, comprometimento e pensamento.
    Não adianta evoluir apenas tecnologicamente, precissa-se evoluir mentalmente também.
    Apoio ás idéias pequenas também valem.

Reciclagem, pratiquem essa idéia!!!

• Davi:

É uma pena que todos esses animais estão em extinção ou extintos,nós temos que parar com essa caça para que no futuro existam ainda animais para nossos filhos,netos …..verem!

• daniel:

infelizmente para o ser humano progredir outros animais tem que morrer,so se voltarmos para a idade das cavernas para eles voltarem a viver, pelo bem do planeta deveriamos ser extintos