Quatro mentiras ridículas das festas de fim de ano

Por , em 23.12.2009

Fim de ano é uma época ótima: férias, natal e festas de ano novo. O problema é que muitas pessoas acreditam que a comilança dessa época pode causar problemas. Confira aqui a derrubada de quatro mitos:

1. Açúcar deixa as crianças mais ativas
mentira fm de ano

Parece difícil de acreditar, mas o excesso de açúcar não tem culpa nenhuma sobre a hiperatividade das crianças na época de fim de ano. É mais provável que elas fiquem animadas com as festas, e não por causa da comida. Dezenas de estudos mostram que não há relação entre excesso de doces e as crianças correndo pela casa o dia inteiro.

Entretanto, um estudo feito em larga escala e publicado neste ano mostra que crianças de quatro anos e meio que têm uma alimentação baseada em junk food e comidas pouco saudáveis têm mais chances de serem hiperativas aos sete anos. Porém, isso pode ser resultado de desequilíbrios alimentares de longo prazo ou simplesmente pouca educação recebida dos pais.

2. Você pode ganhar até três quilos nas festas
mentira fm de ano

Tudo bem que nessa época todo mundo exagera na comida, mas ninguém engorda tanto assim. Estudos publicados recentemente mostram que o ganho de peso médio entre o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, e o ano novo é de no máximo meio quilo. O estudo mostrou que em alguns participantes obesos o ganho de peso era próximo a três quilos.

O feriado de Ação de graças acontece em meados de novembro, então no Brasil, em que as datas comemorativas começam no fim de ano, pode-se acreditar que o ganho de peso possa ser menor ainda. Mas lembre-se que algum peso acumulado durante as festas pode durar o resto do ano se os hábitos alimentares não mudarem durante o ano seguinte.

3. O álcool evapora quando cozido
mentira fm de ano

O álcool se mostra perigoso de várias maneiras durante as festas de fim de ano. Uma crença infundada é que o álcool presente em receitas irá evaporar quando cozido. A substância evapora a cerca de 80 graus, e não sai completamente da comida em grande parte dos pratos que levam bebida alcoólica.

Além disso, é importante tomar cuidado com as bebidas durante esta época, pois o álcool tem efeito mais intenso quando o corpo está cansado – e sempre estamos cansados ao fim do ano. É importante também tomar cuidado com o tamanho das doses utilizadas no fim de ano. Copos baixos e mais largos levam as pessoas — mesmo garçons experientes — a servir até 20% mais bebida, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal em 2005. Por todos estes motivos, é bom tomar cuidado durante as festas, para não passar o fim de ano de ressaca!

4. Você tem que comer até explodir
mentira fm de ano

Enquanto você se levanta da cadeira para se servir do segundo prato de comida no natal, pare para pensar se aquele primeiro prato cheio já não era suficiente. Com as comidas de fim de ano, é ainda mais comum que as pessoas peguem porções maiores de cada alimento – e geralmente são várias as opções.

Porções de carnes, farofas e acompanhamentos podem facilmente passar da quantidade recomendada, e a essa altura você ainda nem chegou na sobremesa. Tudo bem que nós afirmamos que o ganho de peso não é tão grande durante esta época do ano, mas também não precisa abusar da sorte e nem ficar estufado durante todo o fim de ano. Aproveite e veja as 50 dicas para reduzir as calorias de sua dieta. [Live Science]

7 comentários

  • Jean Vitor De Oliveira Gomes de Mattos:

    A primeira não deixa de ser verdade, dar doces as crianças deixa elas agitadas sim, pode até não ser culpa do açúcar, mas elas ficam hiperativas principalmente por causa dos corantes que vêm nesses doces (corantes vermelhos e rosas principalmente) que já li a respeito em outras matérias.

  • Atilada!:

    A número 2 não é mentira não… Em um fim de semana desregrado, pode-se engordar até 2 kg… Pelo menos comigo já aconteceu.

  • Zevino:

    Não quero nem saber, ja tou com + de 100kg e vou comer até bufá kkkkkkk

  • Wanderson:

    Acho que faltou a quinta mentira aí:O hábito que alguns hipócritas tem de desejar feliz ano novo aos outros depois de passar o ano inteiro na maior falsidade,ou seja,de que todo mundo fica bonzinho no final de ano se abraçando e se beijando no revellion como se tudo fossem flores.

    Quer mentira mais ridícula do que essa?

  • Misabel:

    Nem sempre, né Diego! É uma pena que nem todos tenham essas opções.

  • José Roberto P Cavalcante:

    Normalmente no final de ano as pessoas comem mais em função das diversas festas e confraternizações existentes. Aquelas que engordam além do normal, são exatamente às que já tem uma tendência natural para aumento de peso.

    Roberto

  • Diego:

    ” Com as comidas de fim de ano, é ainda mais comum que as pessoas peguem porções maiores de cada alimento – e geralmente são várias as opções.” Quem dera!

Deixe seu comentário!