Micróbios ajudam grávidas a proteger os filhos contra alergias

Por , em 6.01.2010

Mulheres grávidas que se expõem a micróbios podem ajudar a proteger os filhos de desenvolverem alergias, de acordo com pesquisadores da Universidade de Marburg, na Alemanha. Segundo o estudo, a exposição a bactérias comuns no ambiente leva a uma resposta inflamatória que faz com que os filhotes de ratos estudados sejam mais resistentes a alergias.

O crescente número de pessoas com alergias nas últimas décadas geralmente é atribuído a uma tendência a manter as crianças em um ambiente muito limpo. De acordo com esta teoria, chamada de “hipótese da higiene”, crianças pequenas que se expõem a micróbios desenvolvem um sistema imunológico mais forte para tolerar micróbios e alergias quando crescem. Estudos mostram, por exemplo, que crianças que são criadas em fazendas desenvolvem menos alergias que aquelas criadas em cidades ou em regiões rurais sem costumes de fazenda.

Entretanto, o novo estudo aponta que a exposição das crianças pode não ser tudo que importa para este tipo de proteção, cujo mecanismo ainda é um mistério. O novo estudo, publicado no início de dezembro, aponta que ratas grávidas que foram expostas a micróbios tiveram filhotes mais resistentes a alergias. A exposição liberou uma resposta inflamatória leve nas mães, que tiveram uma maior produção de moléculas imunológicas chamadas de citocinas. A resposta no corpo das mães tem um papel primordial na resistência dos filhotes, mas o processo pelo qual isso acontece ainda é desconhecido, e os cientistas ainda tentam descobrir se a reação se estende a outros tipos de fatores alergênicos, como alimentos. [Science Daily]