O universo em um clique

Manga pode prevenir e deter o câncer

manga propriedades

Pouco se sabe ainda sobre a manga, esse fruto consumido em larga escala no mundo todo. De acordo com o National Mango Board (dos Estados Unidos), a maior parte das mangas consumidas nos EUA são produzidas no México, Equador, Peru, Brasil, Guatemala e Haiti. Originárias do sudeste asiático e da Índia, ela é produzida em climas tropicais e foi introduzida nos Estados Unidos no final do século 19. Na tentativa de determinar seu real valor nutricional, a organização já encomendou vários estudos para diversos cientistas americanos.

Pesquisadores da Texas AgriLife Research descobriram recentemente uma importante propriedade especial da manga: ela é capaz de prevenir e deter algumas células de câncer de mama e do cólon. Eles chegaram a esse resultado após analisar as cinco variedades mais comuns nos EUA: Kent, Francine, Ataulfo, Tommy/Atkins e Haden. O estudo foi liderado pela dra. Susanne Talcott e pelo seu marido, o dr. Steve Talcott.

Com um poder antioxidante bem menor do que outros alimentos (como o açaí e a romã), muitos poderiam não dar muita importância para a manga. “Ela tem uma capacidade antioxidante por volta de quatro a cinco vezes menor do que uma uva média para vinho, e mesmo assim se mantém muito eficaz na atividade anticâncer. Se você olhar para ela do ponto de vista fisiológico e nutricional, levando tudo em consideração, ela estaria no alto do ranking de supercomidas”, diz a pesquisadora. “Seria bom incluí-la na dieta regular”, completa.

Os Talcotts testaram extratos de polifenol (substância natural das plantas associada à boa saúde) da manga in vitro em células cancerosas do cólon, da mama, dos pulmões, de leucemia e da próstata. Foi obtido algum resultado com a leucemia e os cânceres de próstata e de pulmão, mas a manga foi mais efetiva nos tipos mais comuns de câncer de mama e do cólon.

E o melhor: os doutores testaram a manga também nas células normais do cólon, e estas não foram detidas pelo polifenol. Significa que esse importante alimento pode ser usado sem medo de que as células boas sejam danificadas. “Essa é uma observação geral para qualquer agente natural: eles visam apenas as células cancerígenas, não mexendo com as saudáveis, ou pelo menos as deixando em concentrações razoáveis”, explicou a dra. Talcott.

Os cientistas avaliaram os polifenóis e, mais especificamente, os gallotannins, como sendo a classe de compostos bioativos responsáveis por prevenir ou deter células cancerosas. Tannins são polifenóis que são frequentemente amargos ou secos, e encontrados em sementes de uva, no vinho e no chá.

O estudo constatou que o ciclo celular foi interrompido. Isso é fundamental, diz Suzanne Talcott, pois indica um possível mecanismo de como as células cancerosas são prevenidas ou impedidas.

O próximo passo seria testar a descoberta em humanos, e não mais somente in vitro. Os Talcotts esperam fazer uma pequena prova clínica com indivíduos que aumentaram a inflamação em seus intestinos, apresentando um risco de câncer maior. Segundo a doutora, se houver alguma eficácia comprovada, então seria feito um teste maior para identificar qualquer relevância clínica. [Science Daily]

10 comentários

  1. marcos /

    bem…não sabia que a manga tem poder se consumida por muito tempo,até de curar alguns tipos de cãncer…só sei que amo manga e qdo li o comentário acima que diz que a manga tem que ser consumida de manhã…kkkkkkkkk…eu consumo a manga de manhã…meio dia…tarde e noite sem problemas pq gosto muito do fruto.So que agora no mês de outubro o precinho dela é meio indigesto,mas mesmo assim não fico sem ela.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  2. ROSE /

    EXELENTE MATÉRIA ADORO MANGA PORQUE FAZ BEM AO MEU INTESTINO, ALEM DE SACIAR A FOME GERALMENTE É BOM CONSUMI-LA NA PARTE DA MANHÃ.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. esta combinação de leite com manga é muito bom ,eu tomo tbm com iogurte experimente vai gostar abraços.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. paulo /

    caramba, descobri por uso frequente na época das mangas tipo ESPADA, ROSA ou até as pequenas COQUINHO, que o intestino funciona melhor do que com uso de mamão papaya… e viva a manga..!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  5. Estou entusiasmado… tenho 3 mangueiras em casa… as crianças não gostam… nem minha esposa…. só eu mesmo as saboreio. Acho que vou consumir mais ainda.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  6. Interessante… fico imaginando o que os cientistas ficam fazendo no tempo livre… literalmente testando coisas…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  7. Caramba, beem que minha mãe dizia que manga faz bem…
    =)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  8. Clement /

    Bem, eu como médico especialista em ortomolecular, homeopatia e medicina chinesa, digo o seguinte:
    -É TEMERÁRIO ALGUÉM QUERER SE CURAR POR CONTA PRÓPRIA USANDO SOMENTE UM ÚNICO ALIMENTO OU PLANTA, porém:
    -É falso o conceito de que planta medicinal seria só aquela que teria uma ação farmacologicamente ativa, o que se traduziria em dizer que somente plantas venenosas produzem algum efeito que levaria a cura ou ao tratamento.
    -Para cada substância ou associação existe uma resposta favorável de cada pessoa para cada período, a certeza de qual a melhor associação só ocorre através de testes de resposta individual, o que é diferente de se testar “in vitro”.
    -Mas, há relatos cientificamente comprovados de que ao se ter uma alimentação sem refinados e sem carnes, favorece em muito a progressão à cura do câncer
    -Ainda que a resposta seja bem lenta, vamos supor que somente 1% das células de defesa venham a se beneficiar e que somente 1% das células tumorais venham a morrer, o fato é que se as outras condições estiverem favoráveis, a longo prazo pode haver uma evolução muito favorável, possibilitando a cura…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  9. Wanderson /

    Falando em superstição,me lembro que aqui no nordeste há um mito sobre se vc comer uma manga e beber leite,vc morre!
    Não sei de onde surgiu isso mas é bem comum por aqui.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  10. A pricípio, acredito que isto seja superstição. Lembram-se do Ipê roxo? É necessário mais pesquisas. Existe caso de concer que se curam sozinho.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

Comente usando seu Facebook