Noites sem dormir encolhem o seu cérebro

Publicado em 28.02.2010

cerebro homer

Quando você está rolando na cama, tentando dormir, contando carneirinhos e, mesmo assim, ficando preocupado com o relatório que precisa entregar no dia seguinte, o seu cérebro está encolhendo. Depois dos resultados dessa pesquisa, você se sentirá ainda mais pressionado a cair no sono – ou então não irá conseguir dormir mesmo, de tanta preocupação.

Pela primeira vez, cientistas conseguiram captar imagens do cérebro de alguém passando a noite em claro e perceberam que o cérebro da pessoa em questão encolhe levemente – principalmente em áreas do cérebro relacionadas à tomada de decisões.

O estudo comparou o cérebro de pacientes que sofrem de insônia com pessoas normais. Os que sofriam de insônia severa possuíam a maior perda de matéria cerebral – independentemente da quantidade de tempo em que eles possuíam o problema. O mistério agora é descobrir se é a insônia que causa o encolhimento do cérebro ou se é a perda de massa cinzenta que causa a insônia.

Agora sabe-se que a incapacidade de tomar decisões rápidas pode estar associada à noites sem dormir.

Enquanto mais estudo é necessário, os especialistas dizem que os resultados atuais já podem ajudar na formulação de um tratamento médico para pessoas com insônia. [Telegraph]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

18 Comentários

  1. nossa então em alguns anos estarei sem cerebro nenhum, passo noites completas sem dormir

    Thumb up 7
  2. não tem nada a ver..se fosse assim, meu avô que dorme só 4 horas por dia demoraria até pra dizer o nome, mais na vdd eu considero ele um sabio…^^

    Thumb up 4
    • Não confunda. Dormir 4h por dia é muito diferente de fazer como os adolescentes fazem, que chegam 6h da balada e 7:30 ~ 8h tem que estar no colégio. Muitos não dormem ou têm no máximo 2h de sono.
      Há pessoas que com 4h de sono já se sentem revigoradas, sem falar que conforme passam os anos, a necessidade de horas de sono diminui. Um idoso com 4h de sono está ótimo, mas um jovem que precisa dormir 8h acabar tendo 2h de sono é pedir pra ter doenças degenerativas e até demência na idade avançada.
      Não sei se você sabe, mas neurônio não se regenera.
      Perdeu não volta mais.

      Thumb up 5
  3. eu gostei da ideia,pq eu sofro de insonia e pelomenos para mim…quando to 3 da madruga por exemplo estudando n consegui prestar muita atençao msm n estando com sono
    mas ja parei de fazer isso :p

    Thumb up 2
  4. A gente nem usa toda capacidade do cerebro mesmo… nem vai sentir se ele diminuir… rsrsrsrs

    Thumb up 0
    • Só pode estar de sacanagem, não é possível…
      Essa história de não usar toda a capacidade cerebral é mito.
      A não ser que você esteja falando dos frequentadores assíduos de facebook, orkut e leitoras de revista capricho. =P

      Thumb up 5
  5. não quer dizer que vc fique mais burro ¬¬!
    para algumas pessoas que leem e não sabem ao certo ¬¬!

    Thumb up 2
  6. Caso essa pesquisa seja comprovada científicamente, acho que o cérebro humano precisaria mais de 300 anos para ficar do tamanho de uma bola de gude !

    Thumb up 1
  7. Não faz sentido algum !!

    Pq se pensarmos dessa forma como poderiamos explicar que o cérebro de homens como o Físico Albert Eisnten que passava varias noites de sono perdidas tentando aprimorar as suas fómulas para comprovar a física quantica , as fórmulas sobre a teoria da relatividade, da atimatéria entres outras teoria da fisica?. Sabemos também que ele não descobriu da noite para o dia , durou alguns anos ! para tomar como mais um exemplo Karl Marx o fundador da doutrina comunista que também perdeu varias noites sem conseguir dormi para provar as suas ideias.

    Acho sim que podemos comprovar que as noites mal dormidas possam prejudicar o corpo humano de outras formas como ex: dores de cabeça , cansaço fisico, estres, dores musculares , envelhecimento precoce… etc

    Thumb up 4
    • Ainda acho que é bem diferente passar uma noite em claro trabalhando em algo com afinco do que ter a insônia, propriamente dita, em que a pessoa está exausta, que ela quer realmente dormir mas não consegue.

      Thumb up 0

Trackbacks/Pingbacks

  1. Distúrbios do sono « Cirúrgica Zona Sul Online - [...] então os pesadelos e o medo de dormir juntamente com o stress acabam formando um ciclo vicioso. » Noites sem …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
crianca tocando piano
Tocar música aumenta a capacidade intelectual das crianças

Crianças que tocam i...

Fechar