,

Pessoas sonolentas culpam os outros por tudo

Por , em 24.07.2011

A próxima vez que seu chefe te repreender por causa da sua baixa produtividade e afirmar que tem todas as razões para não te dar um aumento bem merecido, ele pode não estar sendo injusto. Ele pode estar só com sono.

Um novo estudo mostra que quando as pessoas estão com sono, eles são mais propensos a pensar sobre como os eventos poderiam ter sido diferentes e ponderam quais situações poderiam ser melhores. Dependendo do resultado, eles podem culpar os outros e até mesmo buscar a vingança. Os pesquisadores chamam esse pensamento sonolento de “contrafactual”.

Mau humor, irritabilidade e lamentações são características já bem diagnosticadas como efeitos colaterais de sonolência, mas o novo estudo parece ser o primeiro a explorar a forma como as pessoas realmente pensam quando estão com sono.

Segundo os pesquisadores, é preciso perceber que a privação do sono é debilitante e faz com que as pessoas tanto sofram acidentes de carro, como façam maus julgamentos. Se você quer que seu supervisor lhe dê uma promoção, não é aconselhável fazer esse pedido quando ele estiver com sono. Eles podem dizer que as vendas trimestrais caíram no mês passado e que a culpa disso foi sua.

Agora é possível imaginar o quão importante é entender como a falta de sono afeta as pessoas, o impacto que isso tem nos casamentos, e na maneira como os colegas se tratam nos locais de trabalho.

Culturas como as latinas, dizem os pesquisadores, parecem compreender o que a cultura americana ainda não entendeu: ter uma boa noite de sono é vital para se ter qualidade de vida. Em alguns países da América Latina, as pessoas tem períodos de sestas, o que nos EUA é visto quase como coisa de criança preguiçosa.

Os resultados desse estudo estão levando os pesquisadores a dedicar mais atenção às pessoas que trabalham em profissões que, muitas vezes, as privam de dormir. Se a falta sono pode afetar a coordenação motora e pode ser tão perigosa quando dirigir sob a influência de álcool, motoristas de caminhão, pilotos de avião e médicos em plantão precisam de cuidados redobrados.

Afinal, não há tolerância para alguém embriagado no trabalho, mas os sonolentos só são chamados de preguiçosos.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Vincius gabriel:

    eh mentira, a culpa eh dos otro que faz bobagem

  • Cleme:

    Esta relação sono&humor é bem estabelecida, mas ela é bem mais ampla na medida em que envolve outros fatores como a desadaptação, o estresse, o nível de escolaridade e religiosidade de cada um, além das relações afetivas, a alimentação e o trabalho, bem como o local de permanência maior.
    Daí que temos também pessoas que dormem a mais do que o necessário, mas nem por isso tem um humor menos hostil.

  • Ezio José:

    Os policiais que tiram plantões em escalas loucas e injustas são propensos à atitudes violentas e impensadas. Taí uma justificativa para que o Estado criei seus cães de guardas da forma como acharem melhores.

  • Tábata:

    Adorei a reportagem, é realmente verdade, meu marido fala que eu fico insuportável quando estou com sono… vou mandar o texto pra ele.

Deixe seu comentário!