7 pensamentos que podem fazer mal para a saúde

Publicado em 10.07.2010

Nossas personalidades fazem mais do que determinar o nosso círculo social: o temperamento de uma pessoa pode afetar sua saúde física. Cientistas afirmam que uma pessoa altamente neurótica pode deteriorar-se mais rapidamente do que as outras. Mas nem todos os traço do seu caráter vão lhe matar; alguns podem até aumentar a sua vida útil. Confira sete pensamentos que podem lhe prejudicar:

1. Cinismo

Pessoas que suspeitam e desconfiam dos outros, um traço de caráter que os cientistas chamam de hostilidade, podem aumentar os riscos de desenvolver doença cardíaca. Indivíduos hostis geralmente experimentam mais stress, e isso pode causar picos de uma proteína do sistema imunológico chamada C3 que tem sido associada a várias doenças, incluindo diabetes.

2. Falta de sentido na vida

Um estudo com idosos descobriu que aqueles que indicaram ter grandes propósitos na vida faziam parte das estatísticas boas: representavam metade das probabilidades de não morrer durante o período de estudo, que durou até cinco anos. Outros estudos têm sugerido que pessoas com maior senso de propósito e objetivo na vida podem ter diferentes níveis de hormônios do estresse, melhor saúde do coração ou melhoria do sistema imunológico. Ainda é necessário mais pesquisa para confirmar essas informações.

3. Neura

Pessoas que são altamente neuróticas, estão sempre preocupadas e ansiosas e tem tendência a depressão, em média, morrem mais cedo. Um estudo recente também sugere que em parte é porque os neuróticos são mais propensos a fumar.

4. Falta de autocontrole

Pessoas que não conseguem se controlar podem viver menos. Uma revisão de mais de 20 estudos revelou que as pessoas que são conscientes, organizadas e disciplinadas vivem entre 2 e 4 anos a mais do que outros. Isso pode ser atribuído ao fato de que indivíduos altamente conscientes são menos propensos a fumar ou beber em excesso, e vivem de forma mais estável e menos estressante.

5. Ansiedade

O nervosismo pode lhe pôr sobre tensão. Os indivíduos com um comportamento mais calmo são menos prováveis a desenvolver demência, que pode ser causada pela doença de Alzheimer e outras enfermidades. A afirmação é baseada em um estudo que acompanhou mais de 500 idosos por cinco anos. Entre os extrovertidos, o risco de demência foi de 50% mais baixo.

6. Pessimismo

A pessoa pessimista e inibida não está apenas em desvantagem social, mas também física. Um estudo com mais de 180 pacientes portadores de doença arterial periférica (acúmulo de placas nas artérias) mostrou que os participantes mais propensos a experimentar emoções negativas tinham maiores chances de morrer mais cedo.

7. Estresse

O estresse prolongado pode ser mortal. O estresse no trabalho pode aumentar suas chances de doenças cardíacas, vírus da gripe, síndrome metabólica e pressão arterial elevada. Mesmo uma promoção no trabalho pode ser prejudicial: pesquisadores britânicos descobriram recentemente que, quando as pessoas são promovidas, sofrem em média 10% mais tensão mental e são menos propensos a achar tempo para ir ao médico. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

55 Comentários

  1. Não vi nenhuma novidade nisso. População urbana mundial inteira então está dizimada!

    Thumb up 3
  2. Tenho todos os sintomas, mas nada que um bom terapeuta, livros, bons filmes não resolvam. O ruim não é ter problemas, o ruim é não saber o que fazer com eles.Se morrer antes, depois dos outros, tanto faz, desde que eu tenha conseguido fazer pelo menos uma parte das coisas que me dispus a realizar!

    Thumb up 4
    • OI Vanessa, numa foto em cima de uma moto, nao poderia ser assim. Acho que o ideal era vc pegar a moto e fazer mais passeios. Assim todos os sintomas acima desaparecem!!

      Thumb up 8
  3. TEnho muita parte lado ao pessimismo!!!!
    quando eu vejo ja estou sendo meu maior inimigo!
    Isso vem de adolescencia quando vi meus amigos verdadeiros!!
    de principio eu achava so que estava sendo normal a não confiar de mais.
    Mas depois vi que eu estava preocupado com intuitos sem valores algum !!!
    ate pensei em procurar um psicanalista mas acho que o remedio esta na mesma formula que o veneno intão e caprichar e acreditar em coisas melhores mas…
    eu acho que ser pessimista tambem tras vantagens pois pode ser seu instinto de alerta lhe alertando sobre coisas que podem sim ser reais!!!
    as vezes o stress e grande que a vontade mano por Deus do céu e matar todos os inimigos!!!
    mas isso acabaria de vez com minha liberdade e seria o fim pra um cara que se sente preso por seus proprios fantasmas !!!
    acredite num dia em que todos estarão livres e unidos sem competições e jogos insanos!!!
    pra esses males todos eu tenho e não lhe vendo a informação de como aniquilar de vez esses atos i nuteis e pesados !!!!
    ta ai a dica de gratis !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    AME MAIS TODOS QUE VOCE PUDER AMAR!!!
    e os que não tiver como deseje-lhes o perdão ea paz !!!!!!!!
    TAI falei e assino embaixo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 5
  4. Putz,acho que vou morrer daqui a uma hora,pois tenhoquase todos os pensamentos… Adios mundo cruel.

    Thumb up 15
    • Eu também….to ferrada! Tomara que de para criar as crianças pelo menos! kkkkkkkkkkkkkk

      Thumb up 0
  5. Well, a neurociência já provou e descobriu que os nossos neurônios criam caminhos cada vez mais aprofundados em nossas sinopses neurais, gerando assim, nossos comportamentos em nosso dia a dia. Cada vez que praticamos algo ele se solidifica cada vez mais, mesmo os que você tenha que superar. Assim, podemos romper barreiras com a nossa determinação pessoal também! Ou seja, ao repetimos quaisqueres hábitos este será parte de nós até quando quisermos. Pois o caminho da construção também pode ser desfeito com o mesmo caminho para sua desconstrução.
    Processo PIA
    1º Pensamento;
    2º Intenção e,
    3º Ação

    É também assim que funcionamos.
    Tudo esta na mente humano. NA SUA MENTE AMIGO (A)
    TUDO!

    Thumb up 6
  6. caramba, eu vou morrer cedinho! acho que eu tenho todas as características citadas!! adeus mamãe…

    Thumb up 3
  7. modelador de pessoas? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Thumb up 4
  8. Caro lucas e demais interessados:
    Em 18 de agosto de 2010 13:50, HypeScience escreveu:
    There is a new comment on the post “7 pensamentos que podem fazer mal para a saúde”.
    http://hypescience.com/7-pensamentos-que-podem-fazer-mal-para-a-saude/

    Author: Lucas
    Comment:
    Caro Edilson Lima (técnica PIVIMAM),

    O senhor poderia me dizer, utilizando a fórmula de Rydberg, qual é o comprimento de onda dos fótons emitidos após a desintegração, eliminação e pulverização “em nível quântico” dos meus pensamentos? Estou muito curioso para saber se será energia suficiente para que eu não precise acender as lâmpadas de noite.

    Obrigado!
    A fórmula de Rydberg (fórmula de Rydberg-Ritz) é utilizada em física atômica para determinar todo o espectro da luz emitida pelohidrogênio, posteriormente estendida para uso com qualquer elemento pelo uso do princípio de combinação de Rydberg-Ritz.
    O espectro é o conjunto de comprimentos de onda dos fótons emitidos quando o elétron pula entre níveis de energia discretos, “camadas” ao redor do átomo de um certo elemento químico. A descoberta posteriormente promoveu motivação para a criação da física quântica. A fórmula foi inventada pelo físico sueco Johannes Rydberg e apresentada em 5 de Novembro de 1888.

    Fórmula de Rydberg para o hidrogênio

    Onde
    λvac é o comprimento de onda da luz emitida no vácuo,
    RH é a constante de Rydberg para o hidrogênio,
    n1 and n2 são inteiros tais que n1 < n2.
    Deixando n1 igual a 1 e fazendo n2 percorrer de 2 até o infinito, as linhas de espectro conhecidas como série de Lyman convergem em 91 nm. Da mesma maneira:
    n1 n2 Nome Converge para
    1 Série de Lyman 91 nm
    2 Série de Balmer 365 nm
    3 Série de Paschen 821 nm
    4 Série de Brackett 1459 nm
    5 Série de Pfund 2280 nm
    6 Série de Humphreys 3283 nm
    Apenas a série de Balmer está na faixa visível do espectro luminoso. A série de Lyman está na faixa ultravioleta, e as séries de Paschen, Brackett, Pfund, e Humphreys, na infravermelha.
    [editar]Fórmula de Rydberg para qualquer elemento semelhante ao hidrogênio

    A fórmula acima pode ser estendida para qualquer elemento químico semelhante ao hidrogênio.

    onde
    λvac é o comprimento de onda da luz emitida no vácuo;
    R é a constante de Rydberg para esse elemnto;
    Z é o número atômico;
    n1 e n2 são inteiros tais que n1 < n2.
    è importante notar que esta fórmula pode ser aplicada apenas para elementos semelhantes ao hidrogênio, também chamados átomoshidrogênicos, isto é,.átomos com apenas um elétron na orbital mais externo. Exemplos destes incluem o He+, Li2+, Be3+ etc.
    veja mais na aulas de fisica de sua cidade…

    Thumb up 4
  9. Caro Edilson Lima (técnica PIVIMAM),

    O senhor poderia me dizer, utilizando a fórmula de Rydberg, qual é o comprimento de onda dos fótons emitidos após a desintegração, eliminação e pulverização “em nível quântico” dos meus pensamentos? Estou muito curioso para saber se será energia suficiente para que eu não precise acender as lâmpadas de noite.

    Obrigado!

    Thumb up 3
  10. Caros amigos e amigas,

    A técnica PIVIMAM, desintegra, elimina, pulveriza em nível quântico e em curtíssimo tempo e, definitivamente todos estes e os demais pensamentos e sentimentos randômicos reativos,negativos, baixo astral… em nosso dia a dia. Total de 112 pessoas até esta semana! Todas,tratadas com 100% de resultados. Desde 2004.

    Lembremos: Temos mais de 5.000 mil pensamentos por dia! Analisar e descobrir as suas verdadeiras origens, se faz necessário um auto conhecimento e /ou ajuda de profissional das ciências do comportamento humano. Que têm a visão completa: A quadrimensionalidade humana: Bio Físico; Bio espiritual; Bio material e; Bio psicológico. Na prática de sua aplicação. Perceber e reconhecer cada unidade de de problema e apresentar a solução para todos que estão “vivendo este instante.” PIA – é um processo da mente humana: Pensamentos – Intenção e Ação.Em dados momentos prático, transpassa e vai complementar a neurologia, psiquiatria, neurociência, e a psicologia atual. O P e o I, são sutís em sua maneira de se relacionar com cada um de nós. E, para com os outros seres e coisas do planeta.

    Difícilmente, as pessoas percebem toda esta sutileza estratégica da mente humana, por ainda não estarem treinadas e educadas neste tipo de expressão e linguagem humana. porém , se faz uso todos os dias.

    A – Somos medidos por este nível de comunicação. A Ação. As nossas ações é definitivo de 80% a 100%, em nosso dia a dia! O campo P e I, por não termos tanto acesso, domínio… acabamos por abandonar e ignorá – los. Analisemos: Por dia cada um de nós: Temos mais de cinco mil pensamentos, entorno de 10 a 50 intenções por dia e de 01 a 100 ações diariamente. Conforme o nível de educação, cultura, regras, condutas, ditames, normas, leis , arquétipos, traumas, decepções, rejeições e frustrações que absorvemos, aceitamos e que convivemos. Em nível do supra, sub e consciente humano.

    1º Qual as origens reais dos sentimentos, intenções e ações que temos em nosso dia a dia?

    2º Como controlar 100% nosso impulsos emocionais? ( somos 93% emocionais e , 7% racional. Competências profissionais: 80% emocionais e 20 técnico).

    3º Onde se encontra as técnicas para ampliar as possibilidades de meu potencial mental, emocional integral e sistêmico Bio humano realmente?

    4º Para que me servirá a eliminação, desintegração, pulverização de minha PIA reativas, associados aos meus traumas, decepções, rejeições e frustrações?

    5º Quando teremos acesso simples, objetivo, direto e claro desta nobre, necessária, futurista, real e eficiente tecnologia desintegradora de tantos problemas e , nos tornam pessoas bem mais consciente, felizes e superadores de desafios existenciais, agora! Click: edilsonselfmanagement.blogspot.com

    Muito Agradecido por
    Você sempre existir
    Edilson Lima
    Modelador de Pessoas
    Educador & Consultor Corporativo
    ” Seja VIP – Virtude, é o mais Importante nas Pessoas”
    Click: edilsonselfmanagement.blogspot.com

    Much Grateful for
    You always exist
    Edilson Lima
    Modeler People
    Educator & Corporate Consultant
    “Be VIP – Virtue is the Most Important in People
    Click: edilsonselfmanagement.blogspot.com

    Thumb up 1
  11. Nossa!!!

    minha saudade então esta !!! kkkk
    qe dó de mim…
    só tenho a lamentar, por incrivel qe pareça tds os artigos citados acima se encaixam cmg… snif snif
    bjo cherry, bye bye

    Thumb up 1
  12. Não concordo com nada q foi escrito, acredito q outros fatores como alimentação, poluição, genética e alguns habitos é q causam a longevidade. Minha avó morreu com 83 anos, minha mãe tem 76 e todas são nervosas ao extremo. Meu pai morreu com 80 e quando uma pessoa me ve pela 1º vez acha q tenho 30 anos, sendo q na verdade tenho 50.
    Vamos levar muito tempo ainda estudando para podermos compreender essas relações tão enigmáticas

    Thumb up 4
  13. Todo ser humando tem pelo menos 3 desses “pensamentos” e ou sentimentos. Ninguém nasce assim. Vivemos numa sociedade assim.

    Thumb up 1
  14. É pena que esses artigos até são lidos por muitas pessoas
    que se enquadram nos quesitos abordados, porém uma grande
    maioria não procura pelos menos seguir os conselhos, para
    melhorarem de vida.
    Mas é sempre válido…parabéns pelo artigo

    Thumb up 1
  15. gostei,mas faltaram quisitos como;carencias,egoismos,chatisse,aborrecimento,superioridade e inferioridade.realmente é de matar qualquer um.

    Thumb up 1
  16. 1 – Esses são os motivos ou os sintomas das doenças?

    2 – Acho que o título deveria ser outro. Não localizei um “pensamento” sequer nesses itens.

    3 – “Cinismo” é suspeitar e desconfiar dos outros? Definição do iDicionário Aulete:
    sm.
    1. Fil. Doutrina filosófica grega que pregrava as vantagens de uma vida simples e natural, valorizava a busca da virtude no autocontrole e autonomia individuais, desprezando convenções sociais
    2. Atitude ou ação de quem e cínico; falta de vergonha, impudência; ATREVIMENTO; DESCARAMENTO; DESPUDOR; IMORALIDADE; OBSCENIDADE
    [F.: Do gr. kynismós lit. 'ref. ou semelhante a cão'.]

    Thumb up 2
  17. bacana mas,c você não tem DEUS contigo voce viverà 100 anos ou 50 e depois o capiroto te espera essa vida aqui é passageira se tiveres Jesus no teu coração não teras todas aqueles itens citados e ainda viveras uma eternidade com DEUS

    Thumb up 1
  18. Obrigado por me informar mais acerca da genetica e dos habitos e costumes humanos do nosso dia a dia. mais quero saber quais sao as bases e fundamentos ideais para se fazer chegar a esta situaçao?
    deste modo penso que nos os humanos seguindo os vossos conselhos podemos viver mais tempo.

    Thumb up 0
  19. ESTE TRABALHO DE PESQUISA, TEM QUE SER DIVULGADO EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES, TEM MUITAS PESSOAS CARENTES DESTAS INFORMAÇÕES. OBRIGADO POIS EU PARTICULARMENTE ESTOU APRENDENDO MAIS E MAIS..

    Thumb up 0
  20. tenho 73 anos, e embora tenha tido sempres todos esses tipos de pensamentos sempre ptocurei trabalhar e ainda trabalho. Sou geólogo e comemoro este ano 50 anos de formado

    Thumb up 0
  21. Se isso estiver correto, sou demente, vou morrer cedo e tenho depressão(isso tenho mesmo)

    Thumb up 0
  22. Além do que foi citado, o sistema hormonal feminino parece ser a base do seu comportamento. O fato é que depois da menopause, a mulher é um ser diferente…………nem melhor, nem pior, apenas diferente o que, em paticular, é a causa de muitos divorcios.

    Thumb up 0
  23. Hum… Uns dizem que você é o que você come, outros dizem que você é o que você escuta, outros dizem que você é o que você faz, e outros dizem que você é o que você pensa, outros dizem que você é segundo com quem convives e outros dizem que você é mas que nunca vai saber a verdade acerca da sua própria essência, e outros dizem que não à essência nem alma, outros dizem que não há relação fisiológica entre mente e corpo, e outros dizem que há relação entre mente e corpo.
    Esta matéria não me convenceu.

    Thumb up 0
  24. Como é bom andar pelo sitío ver as árvores, observar as galinhas de capoeira com os pintinhos, brincar com os gatos e cachorros, ver a beleza da natureza, rir com coisas engraçadas da vida, boa conversas com as pessoas, dar e ter carinhos com a família, andar descalço com contacto com a terra, sintir o vento na sua passada, trabalhar no que gosta, e principalmente falar com o CRIADOR e manter a paz com D´US e com os outros isto é que gostoso e não stressante.

    Thumb up 3
  25. Eu tenho todos esses problemas e num grau bem elevado,com 16 anos…
    Mas acredito que seja uma fase…
    Bom, pelo menos assim espero… para o meu próprio bem!

    Thumb up 0
  26. Somos o que pensamos,isto é fato!Necessário procurar ter o controle metal,evitando assim ou minimizando muito destes males!!!

    Thumb up 0
  27. Tenho todos estes problemas.Já consegui chegar aos 45 anos.Nem sei como ainda estou vivo. rsrs.

    Thumb up 0
  28. Tenho os 10…
    Tenho 20, Vou morrer aos 30 quando ganhar uma promoção???
    O.o (medo)

    Thumb up 0
  29. Também tem o outro lado-
    Cinismo- Neura- falta de autocontrole- ansiedade-
    “Pessoas que suspeitam e desconfiam dos outros, um traço de caráter que os cientistas chamam de hostilidade, podem aumentar os riscos de desenvolver doença cardíaca.”
    Pessoas cínicas e malvadas, crueis mesmo, tendem a ter muita adrenalina e ocitocina, prazer em provocar maldade nos outros, portanto são muito felizes assim, e seu organismo precisa disto, infelizmente, vivem por muitos anos azucrinando a humanidade.Conheço muitos e muitas assim, e tentei conviver, mas é muito sofrimento.
    já o objetivo na vida, é essencial- tem que se ocupar prazeirosamente, descobrir coisas que além de proporcionar alegria e bem estar, enriqueçam com crescimento espiritual, tem que garimpar atividades assim, não é fácil, mas se procurar bem acaba encontrando- Sair do oba oba e buscar relacionamentos eficazes- Fugir do insensato- da rotina- do tédio- buscar crescimento, autoconhecimento, independencia- alimentar amizades que também pensem assim- grupos de mente aberta- pessoas de boa índole.
    Alimentação equilibrada, atividades físicas- tudo isto certamente traz benefícios e uma vida muito serena e produtiva.
    Esta é minha idéia a respeito.

    Thumb up 0
  30. É bom de vez quando, depararmos com algo do genero, para nos acordar do erro que cometemos contra nós mesmos.Pois tento, despegar-me do trabalho, quando saio, mas até agora, nada.Sei também que a força do pensamento é direccionada nos dois sentidos, conforme pensares atrairás bons ou fluidos.dizem que está na força de vontade, mas é terrivel não conseguir controlar os pensamentos, até porque muitas vezes, o meio em que o ser está inserido, muitas vezes acaba por dificultar.Ultimamente a minha pressão alta está dificil de controlar, devido ao excesso de trabalho e sei que a culpa é toda minha, porque o sofrimento é meu.

    Thumb up 0
  31. Tudo isso é muito certo,mas não é tudo. Há variadissimos factores que podem influenciar a longevidade: a miséria,a incerteza de poder pagar as contas ao fim do mês.o ficar sem casa por falta de pagamento, o desemprego , um mau governo, um péssimo sistema capitalista, etc., etc. ……

    Thumb up 0
  32. Parabéns pela materia.Mais para acabar com tantas doenças psicologicas é preciso mudar habitos rotineiros aos que a pessoa já esta acostumada,talvez até por anos de sua vida.
    Abraços, a todos vocês.
    Dra.Ivanete

    Thumb up 0
  33. A vida e pautada por nossa carga genetica combinada com nosso pensamentos. E logico voce afirmar que pensamentos influem diretamente em nossa saude, mas nao e o principal motivo pelo qual ficamos propensos a ter doencas instaladas em nosso corpo. Estatiscas a parte, a pesquisa serve como parametro para nossa qualidade de vida. Parabens pelo trabalho.

    Thumb up 0
  34. Acredito que todos esses pensamentos fazem parte de nossas vidas e os temos mais acentuados em determinadas fases de nosso crescimento, só que algumas pessoas os vivênciam com maior ou menor intensidade, alguns sabem superá-los e outros não.
    Bem, com base nos dados “desta” matéria, eu vou viver por muitos e muitos anos. :-)

    Thumb up 0
  35. Excelente! Não é de hoje que se fala sobre isso. Mas parece que ninguém acredita. Temos que nos treinar a melhorar nossa mente.

    Thumb up 0
  36. Tudo que nós pensamos afeta diretamente o nosso corpo físico,Portanto, se se estamos doente mentalmente , estamosdoente também fisicamente.

    Thumb up 1
  37. Muito bom, os seres humanos poderiam viver mais se fossem mais cuidadosos com a saúde. Meu pai está completando 86 anos de vida,ele mora em São Paulo e eu moro na Bahia, já completei 63 anos, meu pai está muito bém de saúde, e eu me considero ainda jovem, não tomo nenhum tipo de remédio, sou muito saudável. Quer saber a receita? curioso hem? aprendi com meu pai; trabalhar até se cansar, dormir cedo, acordar cedo, isentar-se se qualquer tipo de droga; não fumar, não beber, não andar com más companias, amizades saudáves, viver bém com a família e estar em paz com Deus!

    Thumb up 0
  38. Não somos escravos de nossa genética, mas não podemos cessar completamente esses comportamentos negativos. Podemos, no entanto, evitar que eles predominem. É uma questão de encarar a vida de forma mais positiva.

    Thumb up 0
  39. Vocês esqueceram de dizer que esses traços psicológicos são em grande parte influenciados por fatores genéticos, sociais ou mesmo pela aparência física. Uma pessoa não pode simplesmente acordar e dizer “agora eu não tenho mais ansiedade, sou otimista e tenho auto-controle!”. Aliás, é praticamente impossível achar alguém sem nenhum desses atributos que vocês descreveram.

    Thumb up 0
  40. Não se esqueçam, tudo são estatísticas (médias)

    Ta louco, isso depende MUITO de pessoa para pessoa.

    Meu Avô: tem 72 anos, fuma a 41, tem uma saúde de leão e corre mais rápido que eu, 21 anos!!!!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
justica-t
Advogado Grátis, como conseguir um?

Não é só em filmes q...

Fechar