7 truques para esquecer a fome – e manter uma barriguinha sarada

Publicado em 25.03.2011

Bom seria se, para emagrecer, tudo o que bastasse fosse comer menos. Mas não podemos esquecer de um pequeno problema: é difícil comer menos. Seu estômago inevitavelmente protesta, urrando até que você desista e coma mais. Mesmo quando você está restringindo a quantidade de alimentos ingeridos de propósito, seu corpo entende uma falta de vitaminas, e libera mais “hormônios da fome” para forçar você a comer. Calma: não é só porque você é biologicamente anti-dieta que está condenado a continuar comendo que nem louco. Confira esses truques para dar à barriguinha sarada uma chance:

1) Acorde com proteínas

Os nutricionistas alertam que a proteína magra satisfaz mais que outros nutrientes, e seu corpo leva mais tempo para digeri-la e absorvê-la. A melhor hora para comer proteínas magras (como lombo canadense, clara de ovo, ou iogurte desnatado), entretanto, é no café da manhã, que lhe mantém satisfeito por mais tempo do que se as consumisse os mesmos alimentos em outros momentos do dia. A recomendação é de, pelo menos, 30 gramas de proteínas no café da manhã.

2) Coma batatas

Elas têm fama de vilões da dieta, mas podem realmente ter superpoderes de matar o apetite. As batatas contêm um tipo especial de amido que resiste a enzimas digestivas. Como demora um pouco para se quebrar, permanece no intestino mais tempo, atrasando o início da fome. Comer uma batata cozida no jantar (uma batata média tem apenas 100 calorias) ou, melhor ainda, comer salada de batata feita com vinagre em vez de maionese, vai lhe ajudar a controlar a fome. É claro, batatas fritas e chips ainda são ruins para sua barriga; descarte.

3) Consuma um pouco de gordura

Tirar toda a gordura da sua dieta pode não ser bom. Ácido oleico, uma gordura insaturada encontrada no azeite de oliva, nozes e abacate, ajuda a suprimir a fome. Durante a digestão, ele é convertido em um composto que desencadeia indiretamente sinais para o cérebro reduzir a fome. Cuidado com as porções: as gorduras insaturadas devem constituir cerca de 20% do seu consumo calórico total. Por exemplo, duas colheres de sopa de manteiga de amendoim natural ou um quarto de um abacate são ideais.

4) Vá para a academia

academia

Se exercitar não só queima calorias, como também ajuda a consumir menos delas. 60 minutos de exercício de alta intensidade pode reduzir o apetite por até duas horas depois. O exercício aeróbico reduz os níveis do hormônio da fome grelina, e aumenta a quantidade de um hormônio que suprime o apetite. Para maximizar esse efeito, adicione intervalos a seu treino (períodos de descanso entre atividades intensas).

5) Água antes das refeições

academia

Um estudo recente analisou 55 voluntários que tinham sobrepeso. Eles estavam em uma dieta de baixas calorias e metade do grupo devia tomar dois copos de água antes das refeições. No fim do estudo, o grupo que bebia água havia perdido mais de 7 quilos, em média, enquanto o outro grupo perdeu 5 quilos, em média. Em 2008, outro estudo mostrou efeitos similares em pessoas que bebiam um copo de água antes de tomar café da manhã.

6) Mastigue um chiclete

As pessoas que mascam chiclete durante uma hora pela manhã consomem 67 menos calorias no almoço, e não compensam isso comendo mais no final do dia. Uma teoria é que o ato de mascar estimula os nervos no maxilar ligados à região do cérebro responsável pela saciedade. Escolha uma goma sem açúcar, que pode manter a fome longe e ainda queimar 11 calorias por hora enquanto você masca.

7) Dê uma cheirada

Cheirar alimentos pode enganar o seu cérebro para pensar que você já comeu. Um estudo descobriu que as pessoas que inalaram um aroma de hortelã a cada duas horas comeram 2.700 calorias a menos por semana do que normalmente comeriam. Cheiros de banana, maçã verde e baunilha tiveram efeitos semelhantes. Quanto mais vezes você cheirar esses aromas, mais peso você vai perder. Os pesquisadores sugerem que você acenda algumas velas com aroma de baunilha em sua casa, por exemplo. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

48 Comentários

  1. Antes de ler essa matéria eu imaginei que mascar um chiclete iria me ajudar,porque sempre depois do almoço sinto vontade de comer algo,mas não é fome,sempre que estou assistindo tv ou no computador que acontece isso.Se eu tiver muito ocupada nem sempre lembro de comer,mas depois do almoço eu tenho que descansar um pouco e é aí que mora o perigo.

    Thumb up 1
  2. Sou professora, tenho magistério, pedagogia e me preparo agora pra fazer um mestrado. Peço desculpas pela minha ignorância mas nunca vi uma “toranja” na minha vida. É lógico que deve existir, mas não deve ser acessível para 90 % da população. Acredito que a melhor dica para emagrecer seja comer menos e se exercitar mais. Tem muita dica “milagrosa” por aí, funciona por um tempo e depois a pessoa engorda tudo novamente. Tem que aprender a comer. Se os milagres para perder peso funcionassem mesmo, não haveriam mais obesos no mundo e todos seria felizes para sempre . . .

    Thumb up 14
  3. Dieta é coisa séria. Criança não pode ficar fazendo dieta sem consultar um nutricionista, adulto também. Depois disso, 3 regras para diminuir a barriga: Comer a metade, andar o dobro e rir o triplo.

    Thumb up 35
  4. As dicas são boas, mas não por muito tempo.
    mascar chicletes atiça a fome mais ainda, assim como ficar cheirando algo, uma hora vai acabar traindo seus objetivos.

    Beber um suco de grape fruit depois de umas horas de trabalho todos os dias funciona. O difício vai ser pegar a fruta, cortar..e quando estiver fora de casa? Melhor achar uma latinha do suco de preferência que vem com os gominhos da fruta.

    Por mais que se esforce para seguir dicas e esquecer a fome, não funciona, dá mais vontade de comer.

    Thumb up 9
  5. -Bom!
    Gostei dessas Dicas, más, eu acho que vou ficar só “CHEIRANDO,!”
    …vai ser bem melhor…..kkkkkkkk….
    Achei muito engraçado, esse Negocio de Cheirar as Coisas!
    rs, rs,….

    Thumb up 15
  6. Carolziinha, não é aconselhável você ficar longos períodos sem se alimentar, o ideal é que se alimente de três em três horas, ou de quatro em quatro, ao se alimentar opte por alimentos menos calóricos, como frutas, você pode levar seu lanche de casa para a escola, tome sucos, coma frutas, saladas, prefira alimentos integrais, coma iogurtes e leite desnatados, para que emagreça de forma saudável. Procure praticar atividade física também, mas não de forma exagerada. Você ainda é bem jovem, se se alimentar de forma saudável e praticar atividade física, conseguirá emagrecer.

    Thumb up 6
  7. Olá, meu nome é Carolina, eu to passando por um momento muitoo dificil ! eu to tentando emagrecer, pois sou gordinha, mas o problema é que eu tenho só 12 anos e minha mãe naun quer me levar no nutricionista, então eu to fazendo um regime muito louco ! eu quase naun como nada e outro dia comecei a tremer sem motivo nenhum ! ( imagino que seja pela falta de comida ), mas o problema é que eu tenho muita vontade de comer tudo oque eu vejo na minha frente e por isso já cansei de pedir pra minha mãe fazer coisas que eu naun gosto de comer para o almoço , ou jantar e ela faz coisas que eu gosto ! e com as minhas comidas preferidas bem na minha frente eu naun consigo resistir e quando me toco já estou comendo demais novamente e depois me arrependo muitoo e paro totalmente de comer denovo, ontem eu fiquei 16:30 sem comer absolutamente nada ! eu vi todas as minhas amigas lanchando na escola e fiquei morrendo de vontade de lanchar tbm, mas consegui me controlar, peguei o celular da minha amiga e comecei a jogar joginhos, e com isso o recreio acabou comigo jogando no celular e isso me ajudou muito a parar de pensar em comida, e no cheiro dos lanches da cantina ! eu preciso ser forte e aguentar !!!
    NÃO TEM NADA NO MUNDO QUE EU QUEIRA MAIS DO QUE SER MAGRA !!!

    Thumb up 16
    • Tem um vegetal(árvore) conhecido popularmente de “Chico Magro”. Tmoar o chá de sua entre-casca ajuda assim como tomar constantemente a água diária curtida com uma lasca de uma madeira conhecida, também, popularmente de “Pau-Ferro”.
      Não pode ficar sem alimentar como você está fazendo, principalmente se estuda. Leve para escola barras de cereais e cada uma hora coma uma. Faça isto durante todo o dia e durante todos os dias.Isto ajuda.
      Perder peso não é como perder um ennte querido que de uma hora para outra morre. Perder peso precisa de vigilância, persuação, atitude e regras desde que tudo isto não prejudique essencialemnte naquilo que o corpo precisa.

      Thumb up 7
    • Olha eu não sou nenhum especialista, mas posso afirmar que esses regimes NUNCA vão lhe ajudar! Só vai lhe fazer sofrer, pode te deixar com problemas de saúde e falta de nutrientes Essenciais pro teu Organismo (ainda mais nessa idade)e ainda após o termino do regime você voltará ao peso novamente isso se não piorar!!!
      Me desculpe, mas é muita idiotice da sua mãe no te levar á uma Nutricionista, pois somente ele vai te passar uma dieta Correta, que além de saudável vai te emagrecer sem problemas. Eu, meus pais, meu irmão, meus tios e avó passaram por Nutricionistas e foi a unica solução SAUDÁVEL onde emagreceram!!!! Insista pra sua mãe te levar a uma nutricionista que é a melhor opção e pare com essa bobagem de Regime que pode te deixar doente, paranoica com Bulimia ou ainda Anorexia…
      Espero ter ajudado!

      Thumb up 10
    • Oi, Carolina. Me chamo Karolina e sou graduanda de Nutrição. E posso lhe afirmar, com toda a certeza que ficar sem comer só vai lhe prejudicar. Dietas radicais como a que você diz estar tentando seguir são um passo para desencadear transtornos alimentares, tais como Bulimia, Anorexia, etc. O ideal é você convencer sua mãe a encaminhar-lhe a um nutricionista o quanto antes. Ela, como adulta, como mãe, deve estar ciente dos riscos que o sobrepeso e as dietas malucas (que é comum a gente tentar seguir nessa idade) trazem. Se sua mãe ainda assim não quiser lhe encaminhar, procure ajuda de uma tia, uma avó, do seu pai, de qualquer parente, ou até mesmo de pessoas na escola (professores ou diretores) para que consigam iniciar um acompanhamento correto para o que você deseja alcançar.
      Porém, enquanto isso, posso tentar ajudar com algumas dicas. Alimente-se a cada 3 horas. Mas evite excessos. O ideal é um café da manhã rico em proteínas (de preferencia de origem vegetal). Sempre que bater aquela fominha, coma uma fruta ou tome um suco natural sem ou com pouco açúcar e tenha refeições sempre equilibradas e não “pule” nenhuma delas. Quando o nosso organismo fica muito tempo sem comer, a primeira refeição que fizermos após esse longo tempo, se torna reserva energética e vira aquelas temidas gordurinhas.

      Espero ter ajudado!
      Um abraço!

      Thumb up 4
    • Carol leve uma fruta no lanche da escola pode ser:banana,ou maçã,laranja,ou pera não tem muitas calorias é gostoso e vc não sentirá tanta fome quando for almoçar ou jantar.

      Thumb up 1
    • Carol, hoje vc deve estar com 15 anos certo?
      A reeducação alimentar é sempre o melhor remédio.
      Procure seguir uma alimentação regrada e saudável e em breve vc alcançará seu obejtivo. Digo por experiência própria sou adpta da dieta dos pontos, onde posso comer de tudo mas sem exageros e tem dado muito certo, antes meu peso era 65 kilos e hoje 57,5 kilos que venho mantenho a uns 3 anos.
      Não desista! ♥

      Thumb up 0
  8. Olá! Já tinha conhecimento desta fruta, fui procurar aqui em floripa e não encontrei, para alguns acharam que estava falando besteiras e riram. Não tive sucesso para encontrar a fruta aqui. Pena se alguém puder endicar onde posso encontrar aqui em florianópolis ou SC. obrigada e sucesso a todos!

    Thumb up 3
  9. RIDÍCULO!
    quer dizer que comer mais gorduras, e ingerir mais carboidratos emagrece?
    reduzir o apetite ingerindo óleos e gorduras engorda ainda mais!

    Thumb up 11
    • Ali aconselha ingerir MODERADAMENTE, o bastante pro seu organismo saciar-se e o suficiente pra não lhe fazer mal.

      Thumb up 8
  10. pelo amor de deus, se cheirar emagresse o boby marley teria morrido de anorexia !!!! kkkkk

    Thumb up 17
    • q engraçado! nossaa… cada criatividade q vou te contar!!!

      Thumb up 5
  11. comer toranje e pastilhas de estomago vazio é a melhor forma de danificar o estómago e arranjar mais problemmas.

    Thumb up 26
    • concordo com vcs é muito bom mascar chiclete antes das refeiçoes bjss

      Thumb up 2
    • Desse jeito emagrece mesmo, né….

      Thumb up 1
  12. Um médico homeopata disse p comer batatas no lugar de arroz e 6 folhas de boldo maçeradas em um copo americano de água morna em jejum q além de ficar c o fígado saudável, as gordurinhas a mais vão embora. Minha amiga fez e tbm tirou as frituras, emagreceu 18k em 4 meses e a barriga ficou tanquinho. Realmente funciona, mas sem alimentos ácidos como a toranja. E se vc tiver muita gordurinha, terá q comer uma gelatina diet inteira de manhã e uma a noite.

    Thumb up 17
    • Luciene;
      Alimentos amargos, chás e outros líquidos tem seus benefícios, porém, tem seu malefícios também. O excesso de amargos podem diminuir a libido em ambos sexos.
      Quanto à batata, ela substitui muito bem o arroz. Estive em Portugal no final do ano passado e notei que a batata é um dos alimentos mais preferido daquele povo. Também, predomina naquele país a carne suína e frutos do mar. N’alguns restaurantes provei vários pratos típicos e muitos vêm nadando de azeite de oliva. Na minha bagagem, levei alguns Imosec mas, graças à Deus, não foi preciso usá-los.

      Thumb up 5
  13. Dá uma cheirada!!!Não confundam;é cheirar alimento;não vão sair cheirando outra coisa por aí…

    Thumb up 35
  14. A toranja ou toronja (Citrus x paradisi) é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus x sinensis). Este fruto também é conhecido pelos nomes de jamboa, grapefruit, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã entre outras denominações.

    Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência similar à da laranja e possui muitos dos mesmos benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflete a cor da sua casca (amarela ou amarelo rosado) mas a cor da sua polpa.

    As toranjas costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, com algumas variedades contendo sementes, e outras não. De sabor agradável, como seu nome em latim, Citrus paradisi já o diz.

    A árvore da toranja é subtropical, cultivada pelo seu amargo fruto que, originalmente, foi nomeada de “fruta proibida” em Barbados [1].

    Estas árvores têm geralmente cerca de 5–6 m (16-19 pés) de altura, embora possam atingir 13–15 m (43-49 pés). As folhas são verde escuras, longas (até 150 mm, ou 6 polegadas) e magras. Produzem flores brancas de quatro pétalas, com 5 cm (2 polegadas. A fruta tem casca amarelo-alaranjada de formato esférico-achatado. A carne é segmentada e ácida, variando em cores, dependendo do cultivo, que inclui brancos, rosados, tintos e polpas de diferentes doçuras.

    Beneficios Medicinais

    * Afecções Cardiovasculares
    * Anginas de Peito
    * Enfarte do Miocárdio
    * Excesso de Ácido Úrico (gota, cálculos, artrite úrica)
    * Curas Depurativas
    * Infecções
    * Obesidade

    Thumb up 30
  15. TORANJA É UMA TIPI DE LARANJA QUE CONSUMÍ MUITO EM MINHA INFÂNCIA;MAIS DELICIOSA QUE A LARANJA COMUM JÁ QUE É UM TIPI DE LARANJA ! É MUITO DIFÍCIL ENCONTRÁ-LA HOJE MAS EM ALGUNS HORTFRUTIS PODERÁ SER SER ENCONTRADA !

    Thumb up 2
  16. alguém pode me explicar o que é uma toranja?
    como no comentário acima deve se tratar de tomate com laranja,TO RANJA…

    Thumb up 17
  17. Ola me chamo Ester gostaria de saber que fruta de nome engraçado e aonde encontro me respondam beijosss

    Thumb up 6
    • Penso que a Ester mora no Brasil, aí eu não sei. Em Portugal, podemos compras em quase todos os supermercados e nas frutarias.

      Quanto ao fruto:

      É um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus x sinensis). Este fruto também é conhecido pelos nomes de jamboa, grapefruit, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã entre outras denominações.

      Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência similar à da laranja e possui muitos dos mesmos benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflecte a cor da sua casca (amarela ou amarelo rosado) mas a cor da sua polpa.

      As toranjas costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, com algumas variedades contendo sementes, e outras não. De sabor agradável, como seu nome em latim, Citrus paradisi já o diz.

      A árvore da toranja é subtropical, cultivada pelo seu amargo fruto que, originalmente, foi nomeada de “fruta proibida” em Barbados.

      Estas árvores têm geralmente cerca de 5–6 m (16-19 pés) de altura, embora possam atingir 13–15 m (43-49 pés). As folhas são verde escuras, longas (até 150 mm, ou 6 polegadas) e magras. Produzem flores brancas de quatro pétalas, com 5 cm (2 polegadas. A fruta tem casca amarelo-alaranjada de formato esférico-achatado. A carne é segmentada e ácida, variando em cores, dependendo do cultivo, que inclui brancos, rosados, tintos e polpas de diferentes doçuras.
      (fonte: Wikipédia)

      Thumb up 1
  18. ALGUÉM PODE ME DIZER ONDE ENCONTRO SUCO DE TORANJA RSRSS
    É MISTURA DE TOMATE COM LARAJA=TO-RANJA

    Thumb up 24
  19. Há muita fantasia nessas “dicas” aí. Isso de respirar por uma narina para matar a fome é de apagar o cachimbo. Academia, nem pensar, só de saber que teria que suportar aquela barulheira infernal, diabólica e imbecil, já causa estresse e ansiedade e… fome. E onde existe tortanja? Mais seriedade, façam o favor!

    Thumb up 4
  20. Cheirar comida não funciona… Quando eu faço isso me dá mais fome ainda.
    Fico pensando: “-Uhm…se o cheirinho tá bom, o gosto deve estar melhor ainda!”
    E em toda minha vida eu nunca vi uma toranja!

    Thumb up 85
  21. Bobagem isso… Veja algo bem nojento ou algum bichinho tipo barata no seu alimento que duvido que comera algo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 21
  22. Parabens, são destes temas, que nós, leitores ¨Famintos¨ansiamos para deglutir sem moderações. Obrigado.

    Thumb up 25
  23. Sempre dizia: “Só faltam cobrar pelo ar e o cheiro”, mas agora estou preocupada…
    Amei as dicas, principalmente do chiclete.

    Thumb up 10
  24. Algumas dicas podem até ser boas, mas é preciso procurar um nutricionista para nao fazer ‘merda’, desculpando-me a expressão. Pois mascar chiclete faz com que a longo tmpo vc tnha uma úlcera gástrica, por estar estimulando o estômago a liberar acidez para a digestão sendo que nao chega alimento nenhum la. O melhor mesmo é procurar um profissional que com certeza vai lhe dar as dicas CORRETAS(y)

    Thumb up 21
  25. As proteínas são constituídas por aminoácidos. Estes são como tijolos proteicos, em torno de 20 tipos de aminoácidos. Ovos constituem o único tipo de alimento que contém todos os aminoácidos para a fabricação das proteínas, que formam, entre outros órgãos, os músculos do corpo. O único nutriente que o ser humano necessita diariamente e não está presente nos ovos, é a Vitamina C, facilmente encontrada nas frutas cítricas: limão, laranja, acerola, kiwi.

    Thumb up 64
  26. Kara Qnd Eu Lí A N°7..Na Hora Jah Pensei Besteira e Não Konseguí Deixar D Rir…(mente poluida é sinistro)..kkk
    A N°4Deve Ter Exceções,Pois,Eu Malho P Ganhar Massa,E Sempre Qnd Termino A Fome Vem D Imediato.
    E Qnd Não Malho Nem Nada,Qnd Não Gasto Energia,Pratikamente Não Sinto Fome Durante O Dia Todo.(mt gnt é assim tbm)

    Mas Essas Dikas São Interessantes…Gostei…

    Thumb up 15

Envie um comentário

Leia o post anterior:
coracao_real
Bebê chinês nasceu com o coração fora do corpo [vídeo]

O bebê chinês Xin Xi...

Fechar