8 mudanças no mundo provocadas pelo aquecimento global

Publicado em 12.09.2012

Nos últimos 100 anos, as temperaturas globais tem aumentado de 0,74°C em média. Esta mudança parece mínima, mas está acontecendo muito rapidamente – mais da metade desde 1979, de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudança Climática.

Apesar de ainda ser difícil determinar o papel das mudanças climáticas sobre qualquer evento meteorológico, as mudanças estão, sem dúvida, acontecendo. Veja aqui como o planeta, as pessoas e outros seres vivos estão respondendo ao aquecimento global:

8 – Movendo os exércitos para o norte

Conforme o gelo ártico se abre, o mundo se volta para os recursos da região. De acordo com o U.S. Geological Survey, 30% do gás natural ainda não descoberto e 13% das reservas de óleo não descoberto mundiais estão no Ártico.

O resultado direto é que as ações militares na região estão esquentando, com os Estados Unidos, Rússia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Canadá mantendo conferências sobre a segurança regional e problemas de fronteira.

Várias nações, incluindo o EUA, estão também fazendo exercícios militares no extremo norte, preparando-se para um aumento nas atividades de controle de fronteira e resposta a desastre, em um Ártico mais agitado.

7 – Alteração nas estações de acasalamento

Conforme as temperaturas se alteram, os pinguins estão mudando suas estações de acasalamento também. Um estudo em março de 2012 descobriu que os pinguins-gentoo estão se adaptando mais rapidamente a um clima mais aquecido, por que eles não são tão dependentes do gelo marinho para acasalamento como outras espécies.

E não são só os pinguins que parecem estar respondendo às mudanças climáticas. Abrigos de animais nos EUA notaram um aumento no número de gatos de rua e filhotes, devidos a estações de acasalamento mais longas para os felinos.

6 – Mudanças em regiões altas

Uma diminuição na queda de neve no topo das montanhas está permitindo aos alces se alimentarem em locais mais elevados no inverno todo, contribuindo para um declínio nas plantas sazonais.

Os alces têm destruído árvores como os carvalhos silvestres e faias, o que leva a um declínio nas aves canoras, que dependem destas árvores para habitat.

5 – Alterações nos lugares prediletos de Thoreau

O escritor Henry David Thoreau documentou de forma lírica a natureza em Concord, Massashussets e arredores. Lendo os diários, os pesquisadores constataram o quanto a primavera foi alterada no último século.

Se comparado com o final dos anos 1800, as datas das primeiras floradas para 43 das espécies mais comuns de plantas na área tem se adiantado uma média de 10 dias. Outras plantas simplesmente desapareceram, incluindo 15 espécies de orquídeas.

4 – Mudanças na alta-estação de parques naturais

Qual é a época do ano mais movimentada para ver o Grand Canyon? A resposta tem mudado com o passar das décadas, conforme a primavera tem começado cada vez mais cedo.

O auge das visitas nos parques nacionais dos EUA tem se adiantado mais de quatro dias, em média, desde 1979. Atualmente, o maior número de visitantes ao Grand Canyon acontece no dia 24 de junho, comparado com o dia 4 de julho em 1979.

3 – Mudanças genéticas

Até mesmo as moscas das frutas estão sentindo o calor. De acordo com um estudo de 2006, os padrões genéticos das moscas das frutas normalmente encontradas em latitudes mais quentes estão começando a aparecer com maior frequência em latitudes maiores.

De acordo com a pesquisa, os padrões genéticos da Drosophila subobscura, uma mosca das frutas comum, estão mudando de forma que as populações estão parecendo um grau mais próximas do equador do que realmente estão.

Em outras palavras, os genótipos estão se deslocando de forma que uma mosca no hemisfério norte tem um genoma que se parece mais com uma mosca de 120 a 161 quilômetros mais ao sul.

2 – Afetando ursos polares

Filhotes de ursos polares estão sofrendo para nadar distâncias cada vez maiores em busca de icebergs estáveis, de acordo com um estudo de 2011.

A rápida perda de gelo ártico está forçando os ursos a nadarem às vezes até mais de 12 dias de cada vez. Os filhotes de ursos adultos que tem que nadar mais de 48 quilômetros têm uma taxa de mortalidade de 45%, comparados com 18% dos filhotes que têm que nadar distâncias menores.

1 – Mais espécies móveis

Espécies estão se dispersando de seus habitats nativos a uma taxa sem precedentes: 17,6 km por década, em direção aos polos.

Áreas onde a temperatura está aumentando mais têm as maiores dispersões de espécies nativas. O rouxinol de Cetti, por exemplo, tem se mudado para o norte nas últimas duas décadas mais de 150 km.[Live Science]

Autor: Cesar Grossmann

Formado em Engenharia Elétrica, é funcionário público, gosta de xadrez e fotografia. Apesar de se definir como "geek", não tem um smartphone, e usa uma câmera fotográfica com filme (além da digital).

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. … ” Todos os comentários são válidos e até alguns, inteligentes,de blogueiros que transparece ler algo,mas,enquanto nós não encara-mos que temos uma ligação direta com o Universo,[vida etérea],a qual define tudo,iremos passar por constrangedoras mudanças de cima pra baixo.O que estamos fazendo com o mundo espiritual é,o principal acionador de tudo isto.Pensem:O canalhismo político,Judiciário [baseado nas leis descumpridas],a ganância, a corrupção, os lavamõs do: dá cá toma lá,a mentira, a qualidade da música nas camadas mais pobres:Invocação da coisa ruim,a aparência nas classes altas,a qualidade do estar na família,a qualidade de programas gerado por essas TV’s sem escrúpulos algum,a aderência da população no geral>à tudo que modismo,a correria desenfreada pelo dinheiro,o racismo notório> cotas nas Universidades[racismo federalizado,a falsidade entre as pessoas,a falta de Amor,o ódio nas torcidas,a cumpadaria nos políticos,a lei peqando só os pequenos,as pessoas jogadas nas ruas e praças,as morrendo nos hospitais por neglicência médica e a falta de piedade nos chefes de Estado,os desvios das verbas sociais,as mentiras por trás das promessas,o descaso alimentício,a indústria da farmácia enriquecendo em cima da notória ordem dos iluminatas,o assédio provocado pela própria mulher,a venda do corpo feminino estampado em jornais e revistas em todos os seguimentos,a interpretação de Jesus abafada com o medo e a colheita fantástica de dinheiro ilícito de certas Igrejas,o fanatismo religioso por trás das ameaças do inferno,o goísmo nos ‘cristãos’,a falta de caridade,a falta e a omissão de esclarecimentos pedagógicos nas escolas,os filhos criados sem pais,professores tratados com veemência sem poder ter critérios e sem salários dígnos, policiais arriscando a vida em cima de salários medíocres e arriscam a vida a procura de maus elementos e a justiça não garante a integridade desse policial e termina sendo assassinado pelo próprio bandidi que prendeu,enfim;enquanto o Homem não enxergar-se ao seu próprio sentido o mundo físico e avassalador trará e envolverá tudo o que for de relativo ao que se faz.Estamos no fundo do poço com o arbítrio escancarado e cada vez mais nos misturemos nessa oferta de grandeza onde os Ídolos de Pano se sufocam, sufocam o mundo, o universo e ao seu próprio fôlego.Ficaremos ou já estamos na era jurássica conteporânea.Isso tudo é causador de tudo isso. Abss…

    Thumb up 6
  2. Então… já li matérias (muitas) que dizem sobre o Aquecimento Global, e outras as desmentindo… e devo admitir que ambos apresentam Fatos e argumentos que comprove a veracidade de suas teorias. Mas pra mim que sou desentendido e Leigo, ainda não sei dizer sobre nem escolher qual é mais propícia á realidade atual!!
    Alguém, que saiba de ambas teorias, poderiam me explicar(nem que resumidamente) sobre e opinar que faz mais sentido?? Obrigado!!

    Thumb up 4
    • Murilo, infelizmente, eu também estou nessa mesma situação; é de ‘dar nó na cabeça’ mesmo!

      Mas, não se preocupe; não somos só nós leigos que estamos em dúvida, acho que a maioria da população e, inclusive, muitos cientistas. Basta ver meus dois comentários anteriores!

      Mas, se você ainda não viu, assista esse dois vídeos:

      Esse famoso vídeo do AL GORE defendendo a hipótese do aquecimento global:

      http://www.youtube.com/watch?v=vgcVxyJkehM&feature=related

      E a interessante palestra de um CLIMATOLOGISTA DA USP contra a hipótese do aquecimento:

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oJTNJBZxX6E

      São muito esclarecedores sobre as duas hipóteses, mas o difícil mesmo é saber que está dizendo a verdade.

      A única certeza nisso tudo é que ambos não podem estar corretos, alguém aí tem que estar mentindo ou redondamente enganado! Mas, somente o tempo e mais investigações científicas poderá mostrar quem estava certo e quem estava errado.

      De qualquer forma, acho que é sempre bom defender o meio ambiente (desde que não se prejudique o ser humano e a soberanias dos países) e implementar novas tecnologias verdes; pois, neste caso, nós e a mãe Terra não temos nada a perder, só a ganhar!

      Thumb up 3
    • Murilo, é uma questão de bom-senso. A grande maioria dos especialistas em clima aceita a teoria do aquecimento global causado por CO2 antropogênico. Eles são os especialistas. Para um leigo como eu, a atitude mais correta é não tomar a hipótese contrária como verdadeira.

    • É que a um tempo atrás, assisti no Programa do Jô, um cara, apresentando Muitos (e bons) argumentos á respeito do efeito estufa ser uma farsa… Acabei ficando com uma grande dúvida quanto a isso!!! Eu, assim como você, tento não dispensar a hipótese do efeito estufa! Mas também não vou deixar de lado a ideia de ser uma farsa!!

      Thumb up 0
  3. 8 mudanças no mundo causadas pela superpopulação mundial:

    1) aquecimento global
    2) aquecimento global
    3) aquecimento global
    4) aquecimento global
    5) aquecimento global
    6) aquecimento global
    7) aquecimento global
    8) aquecimento global

    Solução: reduzir drasticamente a superpopulação mundial.

    Thumb up 2
    • Ou seja, solução Impossível!!!

      Thumb up 2
    • Impossível não!

      Elimine a população da faixa norte do planeta (EUA, UE e Japão), onde se concentram os 10% dos consumidores responsáveis por TODO esse aquecimento global!

      Viu como fica mais fácil?

      Thumb up 0
    • Nossa, para salvar a Humanidade da morte, devemos matar metade dela então??
      E boa sorte Eliminar os EUA, Russia, Japão, China, etc. kkk’

      Thumb up 4
    • Rússia e China não consomem tanto como EUA e UE, camarada!

      Aliás, na China o povo “escravo” não tem o que consumir! E a Rússia tá entregue ás máfias.

      Metade da população do planeta não tem acesso nem a um telefone (segundo o Discovery Chanel). Matá-los não vai diminuir em nada o problema de emissão de gases de efeito estufa.

      Thumb up 0
  4. ainda acho que a ideia de jogar o planeta um pouquinho pro lado para ele esfriar seja uma solução, o problema é que seria uma alternativa quase instantânea e o clima foi mudando aos poucos talvez até seja pra ele mudar mesmo nós é que temos que nos adaptar a um novo planeta e não fica pedindo pelo velho talvez isso seja fundamental para a evolução da nossa especie da mesma forma que outras especies tem sofrido mutação genética, quem sabe com mais calor venham super poderes kkkkk

    Thumb up 0
  5. São fatos assustadores e quando os “líderes” mundiais tem a chance de fazer alguma coisa, perdem esta oportunidade em nome da economia. Esquecem, porém, que estamos todos no mesmo barco e o que afetar o pobre vai afetar o rico, pelo menos em termos ambientais. É uma pena que a humanidade não tenha uma “consciência coletiva”, voltada para o bem de todos e o resultado é este, um mundo futuro muito pior para nossos filhos e nossos netos …
    Como lí uma vez, algém disse que “A experiência Humana na Terra não deu certo” … Infelizmente, é a verdade !
    Abraços a todos !

    Thumb up 8
  6. E ainda há grupos de cientistas tentando fazer com que o povo acredite que o aquecimento global é só uma consequência passageira de uma grande atividade solar, cíclica!

    Outros grupos acreditam que o clima mundial está esfriando ou que há prenúncios de uma nova era glacial.

    Para esses grupos, tudo isso não passa de “lobby” de empresas interessadas na mudança da matriz energética global.

    Coitadas das empresas de petróleo, que tem que se defender desses “predadores ambientalistas”, não é mesmo? Justamente agora que “descobriram” (????) que o petróleo é fonte inesgotável…

    Thumb up 6
  7. Cesar,

    confesso que sou meio avesso à teorias da conspiração; embora goste de lê-las e ver os argumentos de ambos os lados, prefiro acreditar na história e na ciência oficial.

    Mesmo porque, tais teorias tão difundidas na internet têm causado muito mal à sociedade, à ciência e à religião; gerando muita desconfiança e desinformação.

    Mas, ultimamente, vi uns documentários bem estranhos que me deixaram um pouco intrigado.

    Quando são somente malucos e charlatães que divulgam essas teorias da conspiração: como a de que o homem não foi à Lua, do Código Da Vinci, Zeitgeist e companhia limitada, do Santo Sudário, dos Illuminati, da Nova Ordem Mundial, do Climagate, dos OVNI’s, dos Reptilianos, do 11 de Setembro e tantas outras, a gente dá até um desconto e fica fácil desacreditá-las diante da versão oficial de cientistas e especialistas.

    Agora, quando especialistas e cientistas de verdade passam a apoiar tais idéias supostamente conspiratórias, fica difícil para nós leigos saber qual é a verdade!

    Vejam, por exemplo, o caso do aquecimento global. Como que mais de 30 mil cientistas negacionistas rejeitam a ideia de que ele seja provocado unicamente pela ação humana?

    Agora, PAREM AS MÁQUINAS!!!

    Alguém aqui acredita que a destruição dos prédios do World Trade Center no famoso 11 de Setembro pode ter sido planejada pelo próprio Governo Americano?

    Difícil acreditar, não? Pelo menos para mim, essa era uma das teorias da conspiração mais absurdas que já tinha ouvido falar e uma das mais fáceis de ser refutada.

    Então, quem ainda não viu (já que é uma notícia até meio antiga), veja a BOMBA:

    “Mais de 1.500 arquitetos e engenheiros e mais de 12 mil outros, incluindo muitos cientistas, assinaram uma petição pedindo por uma investigação científica sobre a destruição das Torres Gêmeas e do prédio WTC 7″.

    Pois, esses duvidam que dois aviões conseguiram fazer aquele estrago todo em três prédios e gerar calor suficiente para derreter as estruturas de aço. Principalmente, depois que um artigo de um físico americano (publicado em revista especializada com peer-review e tudo) comprovou que as amostras de poeira do desabamento dos prédios do WTC continham grande quantidade de nano-termita, um poderoso explosivo capaz de derreter aço como manteiga!

    Gostaria até que o Cesar e outros mais entendidos de ciência e tecnologia aqui dessem uma olhada nesses videos e dessem a sua opinião a respeito:

    http://www.youtube.com/watch?v=9M-UtYEhlGs&feature=player_embedded#!

    http://www.youtube.com/watch?v=kxhUVRgm6p0&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=bEurK4_fQSs&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=urz1rpASIig&feature=relmfu

    http://www.youtube.com/watch?v=Ddz2mw2vaEg

    Estranho é que não vi nenhuma notícia a respeito disso nos veículos oficiais de comunicação daqui, mesmo após a TV pública do Colorado ter feito um polêmico documentário sobre o assunto!

    E agora? Em quem acreditar?

    No Tio Sam ou nesses especialistas e cientistas ‘malucos’ e nos teóricos da conspiração?

    Thumb up 5
    • Pesquise também sobre PEARL HARBOR e como foram “incompetentes” e “ingênuos” ao concentrarem quase todos os navios da Marinha americana (menos os 4 porta-aviões) num lugar só!

      Foi mesmo apenas e tão somente o ataque japonês que fez o povo americano entrar na II Guerra Mundial???

      O caso do WTC segue a mesma tática, embora em época diferente.
      Mas o que me pasma é o “olhar condescendente” da Rússia e China que deixaram os EUA perambulando por lá, na boa!!!

      Thumb up 1
    • Concordo com vc DR
      No link os 1500 engenheiros com legendas
      http://www.youtube.com/watch?v=iMhTJfntbAM

      No R7 notícias esta foto do pentágono, buraquinho mixuruca para ser feito por um ENORME BOEING 747. Não tem turbina, não tem asa, não tem rodados, não tem asa, não tem cauda. Isso foi um míssil.

      http://noticias.r7.com/internacional/fotos/atentatos-de-11-de-setembro-completam-hoje-11-anos-20120911-18.html#fotos

      Não entendi porque aterraram o gramado do pentagono pouquíssimos instantes depois do “avião”.
      Como o avião passou aquele monte de postes de aço e acertou o andar térreo. e não deixou marcas de asas na parede. Porque foi um míssel.
      E se foi um míssel, então…..

      Thumb up 0
    • Aguiarubra e Valdeir, puxa vida!

      E eu na esperança de que alguém aqui nos informasse que esses especialistas já foram refutados.

      Só falta, daqui há pouco, começar a aparecer cientistas de verdade afirmando que o homem nunca foi à Lua, ou que existem OVNI’s mesmo, etc.

      Se isso for verdade mesmo, o escândalo de Watergate e o assassinato de John Kennedy vão ser ‘roubo de trombadinha’ perto disso.

      É de arrepiar todos os pelos do corpo!

      Thumb up 0
    • Vc deveria ler “O Principe”, de Maquiavel, para deixar de acreditar que governos não fazem conspirações horrorosas com o povo.

      Quanto ao homem não ter ido à Lua, isso é perfeitamente demonstrável como ridiculamente falso.

      E sobre OVNI’s, aí a coisa é mais séria: onde há fumaça, há fogo, camará!

      Thumb up 0
    • De um lado, temos os especialistas que coletaram amostras, que analisaram as amostras em laboratório, que estiveram no local, que fizeram medições, fotografaram, e apontam que a hipótese de uma explosão controlada não faz sentido nem à luz das evidências, nem de qualquer outra forma.

      Do outro lado, temos os “especialistas” que viram os vídeos e chegaram à conclusão que era uma explosão controlada.

      Eu não sei, mas vocês estão dando crédito demais a quem nunca foi no local. E tem gente falando besteira quilométrica por aí, como a de que o prédio teria que ter caído para o lado, que a queda vertical é coisa de explosão controlada, e só de explosão controlada… E não é esta a única besteira.

      Pior, este está virando mais um caso como a ufolatria, tem gente produzindo provas falsas. Fraudes mesmo. Em nome da verdade, se mente? Sei…

  8. Como o assunto é bastante polêmico, gostaria de repetir um comentário meu sobre o assunto:

    Esse negócio do aquecimento global acho que a maioria concorda que ele está ocorrendo; o que os cientistas céticos (e são bons cientistas) não acreditam é que seja provocado pelo homem e sim por causas naturais; como, por exemplo, o aumento das explosões solares.

    O que realmente agravou o problema foi a divulgação por hackers dos e-mails dos cientistas do IPCC que pareciam ter dados comprometedores com fortes evidências de manipulação dos dados.

    Depois do ‘CLIMAGATE’, muitos governos deixaram de acreditar no aquecimento global antropologicamente provocado.

    Vejam, por exemplo, os artigos aqui do próprio HYPESCIENCE para ver quanta controvérsia há sobre o assunto:

    http://hypescience.com/cientista-da-hipotese-gaia-volta-atras-em-suas-previsoes-alarmistas-sobre-o-aquecimento-global/

    http://hypescience.com/aquecimento-global-e-real-e-perigoso-mas-sua-origem-nao-e-so-o-co2/

    De qualquer forma, se isso não for usado como desculpa para o controle da população mundial e da soberania dos países, acredito que é até positivo para o mundo o incentivo do uso e desenvolvimento de tecnologias verdes e da preservação do meio ambiente.

    Realmente, como é difícil saber a verdade!

    Quem será que está certo, os pró aquecimento global ou os contra?

    Chega a ‘dar nó’ na cabeça; pois, cada um fala um coisa e ‘puxa a sardinha’ para o seu lado.

    Vejam, por exemplo, o vídeo do AL GORE sobre o aquecimento global:

    http://www.youtube.com/watch?v=vgcVxyJkehM&feature=related

    E depois a palestra de um CLIMATOLOGISTA DA USP sobre o mesmo tema:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oJTNJBZxX6E

    E tentem descobrir quem está mentindo e quem está dizendo a verdade!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
menina-comendo-24209
Adolescentes acima do peso nem sempre consomem mais calorias

Será que basta comer...

Fechar