Treine poses no espelho e fique mais confiante

Publicado em 6.10.2010

Segundo uma nova pesquisa, quando uma pessoa mantém uma pose que abre o corpo e ocupa espaço, isso altera seus níveis hormonais e faz com que ela se sinta mais poderosa e confiante.

O mesmo vale para o oposto: posturas fechadas diminuem o sentimento de poder e a autoconfiança.

Essa pesquisa é primeira a ligar posturas do corpo com estado mental e níveis hormonais. O estudo é parte de um campo de pesquisa psicológica chamada personificação. A ideia básica é que a relação entre mente e corpo não é de sentido único, onde apenas a mente dá ordens para o corpo. Pelo contrário, o corpo também influenciaria a mente. Por exemplo, outros estudos indicam que uma expressão facial simples, como um sorriso, pode realmente alterar o humor, mesmoq ue você não sinta vontade de sorrir no início.

42 pessoas participaram do estudo – 26 mulheres e 16 homens. Eles tiveram que, aleatoriamente, assumir e manter uma postura considerada de grande ou baixa “energia”.

As pessoas que fizeram poses de grande energia passaram um minuto sentadas em uma cadeira em frente a uma mesa, com os pés sobre a mesa e as mãos cruzadas atrás da cabeça, e um minuto inclinando-se sobre a mesa, com os braços esticadas para fora e as mãos apoiadas nela.

Em ambas as poses, os participantes tomaram o espaço, uma expressão de superioridade que não é exclusiva do mundo humano. Por exemplo, pavões abrem a cauda para atrair uma companheira e chimpanzés estufam o peito para afirmar sua posição hierárquica. Segundo os pesquisadores, essas poses estão profundamente entrelaçadas com a seleção evolucionária que diz quem é o “alfa”, o líder.

O grupo das poses de baixa energia sentou-se por um minuto com as mãos cruzadas sobre as coxas e as pernas juntas, e um minuto com os braços cruzados e pernas cruzadas.

Após esse tempo, os participantes receberam 3,38 reais com a opção de mantê-lo ou apostá-lo em jogos de azar, onde poderiam dobrar seu dinheiro ou perdê-lo. Os indivíduos também foram solicitados a classificar o quão “poderosos” e “dominantes” eles se sentiam. Seus níveis hormonais foram medidos antes e após as poses.

Os níveis de testosterona das pessoas com postura “poderosa” aumentaram, enquanto os níveis do hormônio do estresse, cortisol, diminuíram. A testosterona é associada com dominação e tende a aumentar antes de uma competição e depois de uma vitória.

As pessoas da postura “poderosa” foram mais propensas a arriscar o dinheiro: 80% delas apostaram, em comparação com 60% das pessoas da pose de pouca energia. Eles também relataram sentirem-se fortes e dominantes mais vezes.

Entre os resultados, não houve diferença de gênero. Em outras palavras, as poses fazem tanto a mulher quanto o homem se sentirem mais confiantes.

O fato de que os sujeitos assumiram as posturas enquanto isolados, sem mesmo um espelho para se olharem, foi fundamental para os resultados. Segundo os pesquisadores, o efeito da pose não é sobre como outras pessoas estão percebendo a sua postura, inclusive a presença de observadores poderia ter produzido resultados diferentes já que o que é considerado socialmente aceitável pode variar entre homens e mulheres, e entre culturas.

O que acontece, segundo os pesquisadores, é que manter uma postura sem ninguém por perto pode afetar as interações da pessoa mais tarde. Ou seja, talvez seja o caso das pessoas se prepararem antes para uma situação em que precisem estar confiantes, treinando posesde maior “energia”

Para os cientistas, os resultados são extremamente satisfatórios e funcionam, pois muitas pessoas relataram mais tarde que graças a esse conhecimento se saíram bem em entrevistas de emprego, reuniões e outras situações. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Ué, mas o parágrafo 12 contradiz o título ao dizer que a ausência de um espelho foi fundamental para o sucesso do teste. :/

    Thumb up 0

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!