Amlexanox (Aphthasol®): o remédio que emagrece sem exercícios

Publicado em 13.02.2013

Amlexanox remédio para emagrecer

Uma medicação comum, que já está no mercado há 15 anos, chamada amlexanox (Aphthasol®) e usada para tratar aftas, pode ser a droga que vai ajudar as pessoas a emagrecer sem fazer exercícios ou dieta.

Amlexanox para emagrecer sem dieta e exercício

Pelo menos funcionou assim com ratos. O estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) injetou amlexanox nos amimais enquanto eles mantinham uma dieta hipercalórica e estavam obesos. Mesmo sem fazer exercícios (seus movimentos foram rastreados com laser para se certificar que não estavam se exercitando), os ratos perderam peso.

Se o amlexanox funcionar em humanos, e isso significa um grande “se”, o Dr. George Braid da Divisão de Obesidade Clínica e Metabolismo no Centro de Pesquisa Biomédico Pennington, da Universidade do Estado de Louisiana (EUA), diz que será uma história como a do viagra – uma droga inicialmente usada para tratar uma condição, a dor no peito, que acabou se revelando efetiva para tratar outra condição, a disfunção erétil.

E como funciona o amlexanox nos ratos?

Um dos problemas das dietas, segundo o pesquisador Dr. Alan Saltiel, principal autor da pesquisa na Universidade de Michigan, é que o organismo ajusta o metabolismo para a nova entrada de calorias da dieta, tentando “proteger o peso” adquirido.

O amlexanox parece alterar essa resposta metabólica, fazendo o rato consumir mais energia, alterando o mecanismo da termogênese e gerando um pouco mais de calor.

Os testes em humanos devem começar no fim do ano e responder a dúvidas como se a nova droga vai funcionar conosco e se será segura para consumo humano. Também, preocupações como as consequências do aumento na temperatura corporal para nossos órgãos internos devem ser estudadas.

Um outro aspecto indesejado da droga é que quando os ratos paravam o tratamento, ganhavam peso novamente, o que sugere que, se ela for efetiva para seres humanos, será parte de um tratamento para a vida inteira. [CNN Health]

Autor: Cesar Grossmann

Formado em Engenharia Elétrica, é funcionário público, gosta de xadrez e fotografia. Apesar de se definir como "geek", não tem um smartphone, e usa uma câmera fotográfica com filme (além da digital).

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. …Eu nunca tomei remédio pra emagrecer, mas seria uma solução para a pessoas que hoje são obesas, pois a obesidade é um alto risco de vida, e o remédio poderia, amenizar esse risco.
    Mas para as gerações futuras o ideal,sempre é a educação alimentar, pois seria a melhor opção de evitar a obesidade.
    Não estou muito acima do peso, mas eu morro de medo de uma cirurgia para emagrecer, prefiro mil vezes sofrer fazendo um regime forçado, do que encarar uma mesa de cirurgia ;).

    Thumb up 2
  2. Emagrecer é difícil! Sei bem como é o sofrimento. A briga maior é com o PSICOLÓGICO: é tentar inibir a fome, e superar os “efeitos colaterais” durante o período do regime. No ano de 2005 eu emagreci 30 quilos em 3 meses, foi uma experiência não muito agradável. EU fui radical reduzi 70% do que eu era acostumado a comer, e fazia exercícios. As primeiras duas semanas foram as piores, senti Dor de cabeça, fome, cansaço, fraqueza, Irritabilidade, mas consegui emagrecer por vontade própria. Mas no ano seguinte engordei tudo que eu havia perdido. Hoje estou com pressão alta e tento emagrecer novamente.. é difícil de mais :(…

    Thumb up 7
    • Calma. Ainda será testado em seres humanos. Vai levar um tempo pra chegar ao mercado se for seguro utilizá-lo.

      Thumb up 2
  3. Outro dia, na Rádio CBN, um médico renomado, do Hospital das Clínicas de SP, num debate sobre medicamentos para emagrecer, defendeu que os pacientes necessitam tomar remédios a vida toda.

    Thumb up 15
  4. Os melhores especialistas no assunto dizem que o melhor remédio mesmo é ” costurar a boca”. Ai vc acaba emagrecendo mesmo sem efeitos colaterais.

    Thumb up 44

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lake-whillans-antarctica-9
Existência de vida em lago subglacial da Antártida é confirmada

Cientistas dizem que...

Fechar