Anestesia: sono ou coma?

Pesquisadores dizem que, em vez de um sono profundo, a anestesia geral é mais como um coma induzido reversível, ou um coma farmacológico.

Os cientistas passaram três anos explorando as semelhanças e diferenças entre anestesia, sono e coma. Eles disseram que, enquanto médicos e pacientes geralmente descrevem a anestesia geral como “dormir”, há diferenças significativas entre os estados, com apenas um pouco de sobreposição entre os estados mais profundos do sono e as fases muito mais leves da anestesia.

O sono geralmente envolve mover-se através de uma série de fases. Na anestesia geral, os pacientes são normalmente levados a uma fase ou estado específico, e mantidos lá durante a cirurgia. Esta fase mais se assemelha com o coma. O cérebro se torna muito, muito tranquilo. A atividade dos neurônios vai sendo umedecida dramaticamente, o que também ocorre no coma.

Um especialista em recuperação de coma disse as duas lesões no cérebro não são parecidas, mas estudar o modo como as pessoas saem da anestesia pode ser usado como um modelo para prever as etapas de sair de um coma. A recuperação da anestesia é muito mais rápida, mas existem indícios de que alguns dos mecanismos desse circuito têm alguma sobreposição com o coma.

Isso poderia conduzir a ferramentas de monitoramento e diagnóstico para avaliar o estágio de recuperação de uma pessoa em coma, o que poderia ser usado para desenvolver novas estratégias para ajudar os médicos a trazer pacientes de volta à consciência.

O estudo também deve dar uma nova visão sobre a compreensão da anestesia geral. Os anestesiologistas sabem como manter a segurança de seus pacientes nos estados de anestesia geral, mas a maioria não está familiarizada com os mecanismos do circuito neural que lhes permitem desempenhar as suas funções de suporte de vida. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)
Curta no Facebook:

9 respostas para “Anestesia: sono ou coma?”

  1. O meu esposo fez uma cirurgia na coluna os medicos não sabem pq ele não voltou da anestesia pq a cirurgia foi tudo bem , so que a mais de 20 dia ele esta em coma indusido e nada… acho triste se tudo foi muito bem!!!

  2. esta havendo uma grande confusão aqui sedacão e anestesia são coisas diferentes não ha oque comparar entre uma leve e agradavel sedacão utilizada em uma endoscopia e uma anestesia geral utilizada em uma cirurgia de grande porte oque envolve inclusive necessidade de intubacão do paciente a sedacão da endoscopia não é nada é como um passeio ao parque é agradavel sim porque não é nada, já a anestesia geral é uma viagem rumo ao desconhecido e muitas vezes não tem volta.

  3. Anestesia é como morrer por algumas horas. Já fui anestesiada algumas vezes. Diferente do sono, quando somos anestesiados perdemos o tato, não se sente nada. Também não sonhamos. Quando eu voltava ao normal era como se tivesse “nascido” de novo. Sensação única e muito estranha.

    • Fofa eu nunca senti uma anestesia geral, mas pode me dizer se o “tempo passa rápido ” quando estamos anestesiados? Como no sono?

  4. Alx, fale por você. Eu também acho anestesia uma experiência interessante.
    Da última vez que recebi uma anestesia geral eu fiquei bem consciente até dormir e antes de apagar eu disse “Vou lá. Tchau.” a médica =P
    E quando acordo eu já acordo bem. As vezes que lembro que fiquei meio fraco foi mais por hipoglicemia já que era uma endoscopia e tinha de ser feita em jejum.

  5. Alegria? Normalmente demora umas 4horas depois q acorda pro corpo começar a recuperar do processo affffffff. Ja fui anestesiado algumas vezes,acho q 4,umas por agulha,outras atraves de comprimido q da um apagão geral. Sente o sono inicial,mais ninguem ver quando dorme,nem sonha com nada e vc derrepente acorda como se nem tivesse dormido por 4 a 8 horas da cirurgia,muito interessante isso

  6. Já fui anestesiado duas vezes, vou ter que passar pela terceira, a gente fica apagado por completo; a maior alegria é quando termina tudo e volta ao normal, se é sono ou coma eu não sei, só sei dizer que o negócio é preocupante!

  7. Confesso que acho legal logo quando a anestesia começa a fazer efeito. A visão começa a ficar turva, a audição fica abafada, e a gente apaga. O ruim é depois que a gente desperta… 😛

Deixe uma resposta