Anestesia: sono ou coma?

Publicado em 21.03.2011

Pesquisadores dizem que, em vez de um sono profundo, a anestesia geral é mais como um coma induzido reversível, ou um coma farmacológico.

Os cientistas passaram três anos explorando as semelhanças e diferenças entre anestesia, sono e coma. Eles disseram que, enquanto médicos e pacientes geralmente descrevem a anestesia geral como “dormir”, há diferenças significativas entre os estados, com apenas um pouco de sobreposição entre os estados mais profundos do sono e as fases muito mais leves da anestesia.

O sono geralmente envolve mover-se através de uma série de fases. Na anestesia geral, os pacientes são normalmente levados a uma fase ou estado específico, e mantidos lá durante a cirurgia. Esta fase mais se assemelha com o coma. O cérebro se torna muito, muito tranquilo. A atividade dos neurônios vai sendo umedecida dramaticamente, o que também ocorre no coma.

Um especialista em recuperação de coma disse as duas lesões no cérebro não são parecidas, mas estudar o modo como as pessoas saem da anestesia pode ser usado como um modelo para prever as etapas de sair de um coma. A recuperação da anestesia é muito mais rápida, mas existem indícios de que alguns dos mecanismos desse circuito têm alguma sobreposição com o coma.

Isso poderia conduzir a ferramentas de monitoramento e diagnóstico para avaliar o estágio de recuperação de uma pessoa em coma, o que poderia ser usado para desenvolver novas estratégias para ajudar os médicos a trazer pacientes de volta à consciência.

O estudo também deve dar uma nova visão sobre a compreensão da anestesia geral. Os anestesiologistas sabem como manter a segurança de seus pacientes nos estados de anestesia geral, mas a maioria não está familiarizada com os mecanismos do circuito neural que lhes permitem desempenhar as suas funções de suporte de vida. [Reuters]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. O meu esposo fez uma cirurgia na coluna os medicos não sabem pq ele não voltou da anestesia pq a cirurgia foi tudo bem , so que a mais de 20 dia ele esta em coma indusido e nada… acho triste se tudo foi muito bem!!!

    Thumb up 5
  2. esta havendo uma grande confusão aqui sedacão e anestesia são coisas diferentes não ha oque comparar entre uma leve e agradavel sedacão utilizada em uma endoscopia e uma anestesia geral utilizada em uma cirurgia de grande porte oque envolve inclusive necessidade de intubacão do paciente a sedacão da endoscopia não é nada é como um passeio ao parque é agradavel sim porque não é nada, já a anestesia geral é uma viagem rumo ao desconhecido e muitas vezes não tem volta.

    Thumb up 1
  3. Adorei a ” viagem” proprocionada pelo uso de anestesia em uma endoscopia. Foi o sono mais gostoso que ja experimentei

    Thumb up 1
  4. Anestesia é como morrer por algumas horas. Já fui anestesiada algumas vezes. Diferente do sono, quando somos anestesiados perdemos o tato, não se sente nada. Também não sonhamos. Quando eu voltava ao normal era como se tivesse “nascido” de novo. Sensação única e muito estranha.

    Thumb up 4
  5. Alx, fale por você. Eu também acho anestesia uma experiência interessante.
    Da última vez que recebi uma anestesia geral eu fiquei bem consciente até dormir e antes de apagar eu disse “Vou lá. Tchau.” a médica =P
    E quando acordo eu já acordo bem. As vezes que lembro que fiquei meio fraco foi mais por hipoglicemia já que era uma endoscopia e tinha de ser feita em jejum.

    Thumb up 0
  6. Alegria? Normalmente demora umas 4horas depois q acorda pro corpo começar a recuperar do processo affffffff. Ja fui anestesiado algumas vezes,acho q 4,umas por agulha,outras atraves de comprimido q da um apagão geral. Sente o sono inicial,mais ninguem ver quando dorme,nem sonha com nada e vc derrepente acorda como se nem tivesse dormido por 4 a 8 horas da cirurgia,muito interessante isso

    Thumb up 1
  7. Já fui anestesiado duas vezes, vou ter que passar pela terceira, a gente fica apagado por completo; a maior alegria é quando termina tudo e volta ao normal, se é sono ou coma eu não sei, só sei dizer que o negócio é preocupante!

    Thumb up 1
  8. Confesso que acho legal logo quando a anestesia começa a fazer efeito. A visão começa a ficar turva, a audição fica abafada, e a gente apaga. O ruim é depois que a gente desperta… :P

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
asianflush
“Rubor asiático” aumenta risco de câncer de esôfago

Pessoas de descendên...

Fechar