Ansiedade pode causar envelhecimento precoce

Publicado em 15.07.2012

Todo mundo fica ansioso. Afinal, não é sempre que conseguimos manter a calma enquanto esperamos por algo, ou diante de situações que podem fugir do nosso controle. É normal. O problema é que, em excesso, esse sentimento pode causar problemas de saúde, inclusive envelhecimento precoce.

Estudo realizado recentemente por pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital (BWH), vinculado à Universidade de Harvard (Estados Unidos), apontou uma possível ligação entre transtornos de ansiedade e envelhecimento precoce em pessoas de meia-idade.

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram amostras de sangue de 5.243 mulheres com idade de 42 a 69 anos e comparam com respostas dadas pelas participantes em um questionário sobre ansiedade.

Aquelas que relataram sintomas de transtorno de ansiedade apresentavam envelhecimento celular precoce – era como se suas células tivessem envelhecido seis anos a mais do que o normal.

Essa descoberta foi feita através da avaliação de estruturas celulares chamadas telômeros, responsáveis por proteger os cromossomos (que armazenam nosso código genético). Conforme as células envelhecem, os telômeros se tornam mais curtos e os riscos de se desenvolver câncer, doenças vasculares, cardíacas e outras aumenta.

“O estudo mostrou uma conexão entre uma forma comum de estresse psicológico e um mecanismo plausível de envelhecimento precoce”, resume a pesquisadora Olivia Okereke, do Departamento de Psiquiatria do BWH. “Contudo, esse tipo de estudo não pode provar qual dos problemas veio primeiro, a ansiedade ou o encurtamento dos telômeros”.[Science Daily]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. O envelhecimento precoce é um ditúrbio celular que assola milhares de pessoas.Como educador percebo tal progresso na fisionomia dos colegas de profissão.Lhe dar com crianças e adolescentes é uma árdua tarefa.

    Thumb up 0
  2. Os mecanismos pelo qual atua a ansiedade seriam outros também, além dos telômeros:
    - Aumento de cortisol, epinefrina, noradrenalina, glucagon
    - Aumento da oferta de glicose com picos em pessoas desconectadas com a energia cósmica, devido a compulsão alimentar
    - Originalmente o modelo stress-ansiedade desencadearia respostas de luta, ou fuga, mas no nosso meio social acabamos ficando parados resultando num comodismo estático, isto é, um desinteresse pelas atividades físicas, o que também resulta em envelhecimento acelerado.

    Thumb up 11
    • Não duvido, meu caro, em qualquer item apontado. Tenho sentido na pele esses últimos 3 meses a ansiedade por motivo conhecido e temporário. Ela causa muitas alterações no nosso corpo, mente e espírito que podemos sentir e, a longo prazo, são certamente desencadeantes de doenças.

      Thumb up 0
  3. Encurtamento dos telômeros é apenas uma das formas pelo qual a ansiedade pode levar ao envelhecimento, outros fatores seriam:
    - Aumento de radicais livres
    - Vasoconstrição com diminuição da circulação periférica
    - Mau humor gerando desconexão com a energia vital universal, traduzido como energia cósmica, Prana, ou Chi
    - Desinteresse sexual ou diminuição da libido
    - Aceleração cardíaca mesmo durante momentos de relaxamento
    - Perda da qualidade do sono
    - Fome compulsiva
    - Envelhecimento pelo sobrepeso
    - Síndrome metabólica em casos crônicos

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
freeimages.co.uk medical images
Medicamento para calvície pode causar impotência permanente

Parece que a vaidade...

Fechar