‘Vibrações fantasma’ são sentidas por usuários obsessivos de smartphones

Por , em 16.01.2012

Os smartphones são tão viciantes que muitos usuários sentem “vibrações fantasmas”, já que estão desesperados para receber novas mensagens.

Os smartphones foram feitos para ajudar as pessoas a se manterem conectadas com o trabalho, por exemplo, em situações fora do local apropriado. Mas de acordo com um novo estudo, elas podem ficar tão obcecadas em checar as contas de email e redes sociais que estão ficando cada vez mais estressadas.

Alguns estão tão presos aos aparelhos que começam a experimentar vibrações “fantasma”, imaginando que seus celulares estão vibrando quando não estão.

Os pesquisadores aplicaram questionários e testes de stress em mais de 100 voluntários, incluindo estudantes e empregados de várias profissões. Os resultados revelaram que o uso do smartphone está ligado ao nível de stress, mas não ao tipo de trabalho.

O stress se mostrou diretamente ligado ao número de vezes que a pessoa checa o celular, e aqueles com maior nível de stress eram atormentados pelas vibrações mesmo quando não estavam recebendo mensagens.

Os pesquisadores afirmam que na maioria das vezes as pessoas adquiriram os smartphones para manter o trabalho ao máximo. Mas após começar a usar o aparelho, os benefícios na quantidade de trabalho tonam-se uma pressão maior para que se mantenham ligados em mensagens, emails e sites sociais.

O estudo demonstrou que isso se tornou um ciclo vicioso, em que quanto mais estressados, mais compulsivos em checar o celular.

O líder do estudo, Richard Balding, afirma que os empregadores deveriam considerar seriamente as amarras que os smartphones colocam nos trabalhadores. “O uso do smartphone está aumentando rapidamente e provavelmente vamos ver um aumento de stress causado pelo convívio social virtual”.

“As organizações não vão ganhar nada se os trabalhadores estiverem estressados, independente da fonte do stress, então é do interesse deles encorajar os empregados a desligar os telefones, cortar o número de emails enviados e reduzir a tentação das pessoas em checar seus aparelhos”. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • Leandro Pereira:

    tinha uma época, há muito tempo atrás, que eu era muito viciado em videogames. Eu ouvia o barulho do Sonic ou do Alex Kidd pulando à noite, antes de dormir (eu ainda sei bem o som, pq é muito repetitivo). Às vezes, ouvia os demônios do Doom gritando comigo à noite. Eu era muito viciado. Realmente… isto explica porque eu sinto o celular vibrar, mesmo não estando com ele na calça.

  • Michaella Enguel:

    Meu chip da Tim já virou fantasma há muito tempo!

  • lucas:

    eu fico ouvindo o meu celular tocar o tempo todo, quando eu estou longe dele

  • José Calasans:

    Quero saber se por acaso acontecer uma tempestade muito violenta ou outra coisa que,seja lá o for,provoque um apagão nessas frágeis redes do sistema de telecomunicações,o que essas pessoas fariam?.

    • Bruno L. Rocha:

      Extermínio em massa ou, suicídio em massa. Essa ultima ainda é rara.

  • Rodolfo:

    queria saber o que Karl Marx diria.

    • Bruno L. Rocha:

      Kalr era um cara rico, podre, cheio da grana, metido a pai dos pobres. Além de ser anti capitalista, era anticientificista.

  • oberdanorris:

    Toque de msn fantasma aqui é constante.

  • Deco:

    Quem não ouvia o “Ô-ôu” (Som de chegada de mensagem) do ICQ a todo momento?

    • Lulu:

      Só pra piorar o Ô-ow é o meu toque de chegada de SMS hahahaha

  • Lulu:

    Ixi…. super normal isso! hahaha

  • Vixi!:

    Ih! Eu tenho esse sintoma das “vibrações fantasmas” só que não é muito frequente

  • josemar silva dos santos:

    Eu já tive várias vezes a certeza de que o celular estava tocando, quando na realidade não estava, eu ouço tocar e quando vou ver nada!! o que esta acontecendo?,é possivel que o cerebro capte estas chamadas a distancia?

    • Deco:

      Sei que o cerebro tem um mecanismo de completar sons… as vezes basta uma nota parecida, e ele completa…

      Mesmo que seja um som do ambiente, que se pareça com o seu toque, ele completará com a música… não sei qual o nome desse mecanismo.

      mas sei que uma vez saiu uma reportagem explicando o pq das pessoas que utilizavam tanto o ICQ, costumavam ouvir o som da da chegada de mensagens, mesmo com o computador desligado.

    • Nice:

      Podem ser os amigos falecidos brincando com vc!Acredite se quiser!!! Eles podem!

  • Hugo:

    Trabalho muito com vendas e gestão dos clientes da minha empresa, logo celular é fundamental. Só ando com 2 celulares de 2 chips cada, um de cada operadora . Fico agoniado quando não estou sentindo eles no bolso e boto eles na pia do banheiro quando vou tomar banho rsrs. Apesar de não sentir “vibrações fantasmas”, de 5 em 5 minutos checo os dois celulares. Mas não me considero stressado, acho que os outros também não…

    Sei que é nóia, mas uma nóia necessária. Quando já estiver tão rico e não precisar mais trabalhar, jogo os dois no lixo.

    • Chicxulub:

      O problema é se você só se considerar “rico” e achar que não precisar mais trabalhar quando estiver perto da hora de você próprio “ir pro lixo”! Tém muita coisa mais importante na vida do que dinheiro…

Deixe seu comentário!