Arca de Noé encontrada? Talvez não

Publicado em 3.05.2010

Ultimamente vários sites têm dito que a Arca de Noé foi, finalmente, encontrada. Esses anos todos ela estaria sob o monte Ararat, na Turquia. A expedição que teria encontrado o artefato é um grupo de evangélicos que diz ter 99% de certeza que a estrutura de madeira encontrada ao lado da montanha é a Arca que abrigou inúmeros casais de animais e a família do profeta. Ela teria sido usada há 4800 anos durante uma enorme inundação, que afetou todo o planeta.

Mas especialistas vêem a descoberta com muito ceticismo. Eles estudam a região há anos e para eles é impossível que a Arca de Noé tenha sido encontrada. Alguns até mesmo usam a expressão “caco velho” para se referir à estrutura.

A busca por artefatos bíblicos acontece desde que a bíblia foi escrita. No livro, Deus pedia a Noé que construísse uma enorme arca (seria maior do que um campo de futebol) para abrigar animais enquanto uma inundação tomaria conta do planeta. Estudiosos da Bíblia afirmam que os montes Ararat seriam a parada final da arca, mas não há nada específico sobre qual dos montes seria o destino final.

O lugar se tornou um verdadeiro parque de diversões para caçadores da arca perdida, que, de tempos em tempos, dizem terem descoberto evidências do artefato. A penúltima foi em 2007, quando disseram ter encontrado a arca dentro de uma caverna estranha sob os montes.

Segundo os descobridores, testes de carbono mostraram que a madeira realmente data de 4800 anos atrás. Além disso, na estrutura havia alguns compartimentos com feno, o que sugere que poderiam abrigar animais.

Como não havia evidências de que a área era habitada, a explicação para a existência da estrutura logo virou a Arca de Noé.

E então, o que você acha? Será que a Arca de Noé realmente foi encontrada? Confira um vídeo sobre as evidências abaixo [MSNBC]:

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

220 Comentários

  1. A semente da fé é plantado da seguinte forma, primeiro entra em seu quarto senta em sua cama faça uma oração A deus peça esclarescimentos sobre as suas dúvidas e dê um tempo para que isso ocorra, Não esqueça de direcionar a oração ao pai e pedir ou agradescer tudo em nome do seu filho Jesus, quando alguem trouxer a ti algo a respeito não despreze, converse em secreto com Deus sobre novo acontecimento se este é o que o levará a conhecê-lo se isso for o que pediu terá progresso.

    Thumb up 6
    • Você deveria pedir para tirar suas duvidas de ortografia

      Thumb up 12
  2. Existe outro caminho, só um conduz a salvação, quem o encontrar jamais se disfará dele, Jesus disse: ainda que morra a salvação pertence aqueles que desfalecem na fé, o poder infinito de Deus pode retornar de volta a vida todos os que não o renegar nesse primeiro ciclo, a morte não é uma barreira para quem crê, estamos vivendo nos principios da alto realização por meio da fé; um curso nescessário para que refinamos nos caminho da salvação e ao mesmo tempo servimos para limpar a honra e o nome daquele que foi prejudicado na sua moral integridade o próprio criador, pois o homem imaginando ser dono de todo o conhecimento buscou se alienar da fonte principal de toda sabedoria e poder, fazendo mal uso do livre arbitrio assim como fez aquele anjo desertor que tomava conta do Édem, o tempo será um forte aliado para que as coisas entram novamente no curso natural o qual nunca deveria ter saído, o reino de Deus é a ferramenta usada para esse fim, perdido no início em que Deus colocou os dois primeiros seres humanos na terra, o poder da decisão é individual a cada pessoa, os relatos biblicos são infáticos quanto a isso, exemplo: “Estando dois trabalhando em um moinho um será levado e o outro deixado pra trás” pessoas de hábitos e obrigações as quais um não consegue se sair nelas sem o outro, não pode garantir que se salvarão juntas, os pais perderão os filhos o esposo a sua amada desde que não vivem na mesma fé, em contra partida os que seram salvos encontraram aconchego e uma familia muito maior no novo reino e com infinita felicidade e coisas a fazer e a aprender a cerca do nosso altíssimo soberano criador ele disse: a cerca do que aprender sobre mim nunca terá fim

    Thumb up 7
  3. Há.. para retificar uma falha de envio em resposta ao “Rômulo” os benefícios do sacrifício de cristo o filho de Deus como salvador somente cobrirá os que buscarem a salvação disponível a todos para isso terá de exercer fé, Ele disse: “Todo aquele que tiver fé não perecerá, mas alcançará a vida eterna” vida infindável em um mundo totalmente novo com ambundancia de paz e felicidade.

    Thumb up 2
    • ele só não disse a forma e de o modo de como exercitar a Fé. Também não disse em quem.

      Thumb up 2
    • Ele não exigiu como exercer a fé, mas disse que só há um Nome dado aos homens. Jesus.

      Thumb up 1
    • É! O inferno deve estar cheio. Antes de Jesus morreram muitos. Ah! Ainda morrerão para disputar uma vaga no fogo eterno porque ainda existem tribos na selva amazônica que não conhece toda cultura religiosa cristã.

      Thumb up 5
    • Antes de Cristo, Deus justificava os homens (salvava) de outras maneiras (embora sempre por Graça). Somente Jesus pode expiar nossos pecados na nova aliança, agora, como ele faz isso é um mistério (vide descrição da Graça abaixo). Uma forma de garantirmos seria crendo nEle (é necessário ter ouvido falar previamente) e aceitando-O como salvador, no entanto, não seria justo com aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de aprender. Para isso, “cada um será julgado conforme seu conhecimento” e a lei de Deus, que é o Amor, está posta no coração de todos os homens. Ainda, e mais abrangente, encontramos na Bíblia a descrição da “multiforme Graça” de Deus, a qual não segue uma regra “evangélica” usual (professar-se cristão).

      Thumb up 4
  4. Rômulo:
    Então o fato das escrituras declararem que Deus é onisciente e, portanto, conhecer o fim da história e saber quem será salvo, atribui a Deus a decisão dos homens??

    Cadê o Deus Justo e Misericordioso? Não são os homens lívres para escolher seu destino? Não foi o sacrifício de Cristo Jesus capaz de predestinar TODOS os homens à salvação?

    A confusão mental é a prova cabal do pouco conhecimento, “Deus é fiel” esta frase ja é bem conhecida, ele apenas determina que seja necessário julgar e dependendo da questão dar o veredicto cabe a cada um escolher de antemão qual veredicto merece, visto que no dito popular o homem é racional, embora eu tenha as minhas dúvidas, mas até onde sei ,ele sabe sim todas as besteiras que faz. Nada tem a ver com ferir a identidade de justo juiz que ele carrega não nem tão pouco ele se mostra uma má entidade, o que ele determinou é que td que no mundo há, é de propriedade dele, então decide ele qual fim dar a cada coisa baseado nas suas leis imutáveis universais se é que me entende, e também ele não fere a condição do livre arbítrio porque ele diz qual caminho devemos seguir e se por ventura trilhar-mos por outro qual será as conseqüências sofridas, e cita como ele a única fonte de poder e sabedoria absoluta, dado o poder acima da compreensão humana que possui se sou de fato inteligente não ousaria desafiá-lo, então porque devemos escolher seguir outro caminho se cujo caminho nos leva fatalmente ao exagero e perdas drásticas? Em contra partida o correto nos fornece o premio de vida eterna se tão somente buscá-lo como única luz da verdade e vida. Qual tolo trocaria uma fortuna por migalhas de pão? Qual cego buscaria outro cego para servir-lhe de guia? A mente humana tende a fornecer informações as quais nos agradam mais ao invés de buscar o conhecimento, queremos nos sentir apenas donas de nós mesmos e de fato somos tanto que escolhemos o nosso próprio futuro, pense por um instante se não servir a Deus:
    ®Não precisarei prestar o correto serviço sagrado.
    ®Não dedicarei meu tempo ócio ás orações.
    ®Não precisarei carregar um amigo o qual não posso ver e tocar.
    ®Não preciso dedicar tempo a prender e a ensinar.
    ®Supostamente posso cometer atos ilícitos e não sobrecarregar a minha consciência etc, etc ,etc
    Existe uma relativa vantagem em não servir a nenhum Deus
    Mas como ter uma vida realmente feliz se nos distanciamos da maior fonte de sabedoria e provedora da salvação, na concepção ninguém na sua sâ consciência pode viver
    caso escolha este lado viverá eternamente atormentado, quando digo eternamente não é porque ele será merecedor de vida eterna e sim porque o eterno para ele é enquanto vida tiver, pois para os que crêem a vida só de fato começa após a volta do Cristo.

    Thumb up 0
    • Então concordamos que a escolha da salvação cabe ao homem e não a Deus.

      Thumb up 3
  5. A questão hoje esta no dinheiro, quanto se da pela salvação, o dinheiro não salva, portanto não emprego o meu com esse intuito de me safar da condenação problema é de quem por livre e espontânea vontade faz isso, a discussão sobre de quem é a razão esta no mesmo patamar de antes, ou seja, ninguém sede terreno, ciência e religião ninguém prova nada a ninguém e esta td bem, já citei isso antes e volto a dizer, entre estar enganado por defender a existência de um supremo e debater e travar uma luta contra a existência de forma cega obsessiva, eu fico com a primeira afinal o que eu perco com isso, já que adotar a segunda opinião pode perder e muito, pois se opõe de forma sistemática e o pior que trava uma luta incansável ainda que em vão para provar o contrário em ambos os casos, com todo o avanço do homem, ainda assim nunca jamais será possível de convencê-lo de que caímos nesse mundinho por acaso ou trazido por um cometa, como já disseram, em igualdade de debate não existe tréguas, ninguém se convence e nem convence.A maior causa das guerras é a ignorância as armas de defesa é quem impõe respeito de um país contra o outro, mas a discussão religiosa ou científica é livre de sanções, o resultado disso é um debate incansável sem sucesso, eu aconselho a maioria que já fadigou-se desse debate inútil que se reserve para debates mais produtivos, cada cabeça a sua sentença cada qual escolhe o seu fim, e não existe nada que os façam mudar de opinião quando isso ocorrer já será muito tarde, não havendo tempo para arrependimentos aos endurecidos de coração, cada qual decide o seu fim, e não podem culpar a ninguém por isso,a não ser a si próprios pela decisão que tomaram por si. Já é relatado que Deus determina os vasos da destruição e os da salvação, então isso significa que ele já esta ciente de quantos serão destruídos e essa realidade não será mudada coletivamente, se assim fosse os evangelhos não seriam fidedignos, aquilo que esta assentado por escrito terá o seu cumprimento para testificar a verdade, o importante é que nos somos provedores das nossas sentenças, e ninguém mais pode receber parte da culpa ou mesmo integral, nem nossos pais nem esposas, nem filhos, nem avós nós sentenciamos a nós mesmos quer seja pela salvação quer pela destruição, uma vez escolhido e não retroceder e morrer na omissão de si mesmos, nem Deus recebe culpa ao executar o julgamento que é o de morte eterna, talvez esses nem mesmo poderão receber o dom de ressurreição para serem julgados, pois nem todos serão dignos deste privilégio.serem julgados segundo as suas obras sem experimentar o gosto de reviver novamente pela segunda e última vez.

    Thumb up 2
    • João Paulo,

      Então o fato das escrituras declararem que Deus é onisciente e, portanto, conhecer o fim da história e saber quem será salvo, atribui a Deus a decisão dos homens??

      Cadê o Deus Justo e Misericordioso? Não são os homens lívres para escolher seu destino? Não foi o sacrifício de Cristo Jesus capaz de predestinar TODOS os homens à salvação?

      Deus conhece todos os possíveis fins das veredas de sua criação e interfere quando necessário.

      Deus não determina quem vai pra onde! Deus oferece salvação gratuita a todos. Cabe, sim, aos homens escolher seu fim, embora Deus já o saiba. Há tempo e o tempo é sempre agora.

      Thumb up 5
    • Deus não determina quem vai pra onde! Deus oferece salvação gratuita a todos. Cabe, sim, aos homens escolher seu fim, embora Deus já o saiba. Há tempo e o tempo é sempre agora.
      ——————-
      Pôxa! Não determina quem vai pra onde, mas já sabe de antemão a escolha que fizeram.
      Pôxa eu ofereço delicosos sucos de frutas naturais aos meus filhos. Cabe, sim, a eles escolherem se quer de laranja, limão, carambola ou outros, embora eu sei que eles preferirão Coca-cola.
      Que bela oferta estou fazendo. Acho que eu deveria pegar um cinto e dar umas boas no lombo de meus filhos e fazê-los engolir meus sucos goela abaixo e bem antes de oferece, pois, se sou conhecedor dos gostos deles por que lhes oferecia algo que eles não aceitam?

      Thumb up 4
    • Os homens não são filhos de Deus, são filhos dos homens. Têm em si o inerente pecado original. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
      portanto, todos os homens são apenas criaturas degeneradas de Deus. Tornar-se filho de Deus implica aceitar o Nome e tornar-se co-herdeiro dEle.

      Deus é antes misericordioso e tardio em aplicar sua justiça (lê-se: escreveu não leu pau comeu), mas precisará ser justo a fim de galardear aqueles que amaram verdadeiramente.

      A onisciência de Deus conhece a escolha que tu irás fazer. Se em direção a Ele, Ele mesmo honrará a escolha. Caso em rebeldia tu continuares em teu futuro, continuarás como sempre esteves, livre. Embora Ele te dê novas chances todos os dias (misericórdia) para que percebas que Sua graça ainda está sobre ti, mas um dia você desfalece. Mesmo no dia em que, enfim será imputada a Justiça, Deus será justo contigo. Pois tu irás seguir a eternidade sem Ele, assim como tu escolheste durante toda tua vida.

      Na sua analogia, troque a “Coca-cola” por “Cicuta”. Acho que eu preferiria umas “cintadas”…Nossos “gostos” têm sua importância, mas não devem subverter a razão. Amor é razão e não sentimento.

      Ezio, tu tens filhos? Tu educas eles como? Teu pai o fez como contigo? Como que tu sugeres que um pai deva advertir seu filho para que o mesmo não se torne um corrupto, por exemplo? Ou não vale a pena ser idôneo?

      Thumb up 2
    • Muito inteligente seus argumentos e parabenizo por isto.
      Primeiramente, o homem não é filho de Deus, é filho do homem. Concordo plenamente, porém a Alma é de Deus e à Ele voltará quando purificada.
      Tenho um filho com vinte e quatro anos. Educo-o com exemplos diante dele. As coisas que não gostaria que ele fizesse não faço para que ele saiba. Uso a minha experiência de vida, meus erros e acertos e cobro dele responsabilidades pelos atos dele. Nunca assumí e nunca assumirei broncas que ele venha cometer e os sucessos que ele venha obter é crédito dele e jamais retirarei os seus méritos. Nuca fiz isso nenhuma vez na vida dele e nunca farei. Por outro lado tenho um filho que não me tráz problemas. Se não me ajuda com soluções, pelo menos não me tráz problemas. Sempre conversamos de igual para igual como seres humanos respeitadores. Também sigo os métodos que fui educado pelos meus pais que nunca me puniram e nunca os dei motivos para isto.
      O Deus que venero não é dogmático. Não é ditador e tão pouco falso. Não é um Ente de duas faces. Eu sou responsável pelos meus atos e as consequências não vêm de Deus e sim das Leis Universais.

      Thumb up 6
    • Ézio.
      Tens razão em venerar um Deus não-dogmático, pois Ele não o é. Deus é muito maior que a Bíblia, consequentemente, muitíssimo superior ao que os homens dizem que Ele é, quando se baseiam apenas na letra da Bíblia. Sua maior revelação é Cristo Jesus, o Nome. Tão somente “importar” Sua sabedoria leva qualquer homem ao conhecimento do supremo poder, a saber, o Amor. Crer nEle e em suas palavras tratam da justificação individual (purificação da alma).

      É verdade. Somos absolutamente responsáveis pelos nossos atos, assim como dignos por direito. O resultado tanto de um como do outro (consequências dos erros e méritos pelos acertos) são imediatamente dispensados (leis universais). A salvação, contudo, é eterna.

      Com Deus é 8 ou 80. Ele é luz e nEle não há trevas. A descrição bíblica tem apenas uma mensagem central: “se por um homem entrou o pecado no mundo, também por Um, todo o pecado foi extirpado” (Rm). Contudo, esta mensagem foi revelada aos poucos e ela era praticamente incompreensível para os bárbaros povos do antigo testamento. Estes, por sua vez, a compreenderam também aos poucos, o que justifica determinadas inconsistências (duas faces) do caráter de Deus, como frases ou intensões registradas que não condizem com o verdadeiro caráter dEle(revelado apenas por Jesus).

      Minha compreensão bíblica começou a ser adquirida quando tinha um ano a mais que seu filho e são agora 6 anos de confrontação de valores. O melhor exemplo que tive sobre como a mensagem foi revelada foi imaginando “um pai se agachando para falar com seu filho sobre um assunto muito complexo enquanto o filho toma nota”.

      Ézio, por fim, também parabenizo-o pela educação de seu filho (sou apenas um pouco mais velho que ele), nada mais contundente do que o exemplo. Do praticar provém a autoridade, por isso ele te respeita. Também te parabenizo por honrar teus pais naquilo que tu consideras correto de sua educação.

      O Senhor te abençoe.

      Thumb up 6
  6. meu amigo respeito sua fe mas seu comentario e sem fundamento procure se informar a respeito de especies de animais atualmente ja foram catalogadas 8,7 milhoes de especies de animais e esse numero pode ser maior ainda
    vc acha que as proporçoes da arca seriam suficientes para tantos animais so de insetos sao mais de 10 milhoes segundo a biblia a arca tinha 200 metros de comprimento 30 de altura e 26 de largura , para colocar todos os animais do planeta seria necessario uma arca maior

    pense bem
    e vai estudar

    Thumb up 5
    • Pra que estudar? Pra que ler a Bíbilia? Eu pago dízimo pra quê? Não é pro pastor me orientar? Sou ovelha e tenho lã e nem que no inverno tenha eu que passar frio, doarei minhãs lãs para a igreja. Assim ensinou o Filho de Deus, assim seguirei me depilando e dilapando meus bolsos. O que o pastor falar, vou seguir!

      Thumb up 7
    • Olá Alisson,

      Tanto eu como o Rômulo escrevemos muitos comentários aqui dando nossa explicação. Se este site não tivesse excluído nossos comentários (de forma inexplicável) eu pediria para você olhar alguns deles.
      Sei que não pareçe fazer sentido algumas coisas, mas acredite que é possivel.
      Peço que você apenas pare um pouco para ver o outro lado moeda.
      Confere isso: http://www.youtube.com/watch?v=ZcjuPnhcCTo
      http://www.drdino.com/noahs-flood-points/ (Em inglês)
      ou http://www.answersingenesis.org/get-answers#/topic/noahs-ark(idem)
      De uma olhada, vale a pena!

      Até mais!

      Thumb up 1
    • [Irony on]
      Dãããã….. Eu sou um jumento, preciso estudar…
      Milhões de insetos…. dãããã…

      Sim, pastor! Pegue meu dinheirinho, pegue minha lãzinha também…

      [Irony off]
      Desculpe, Prof. Helton. Sei que é digno teu trabalho de tentar desfazer o estereótipo do “crente” atual, mas eu não estou mais com paciência para esses amados do nosso Pai.

      ô! Alisson Estudado. Que que tu tens lido que eu não saiba? Procuraste ler tudo que já foi discutido aqui?

      PS.: acho que os nossos comentários anteriores estão aí ainda, não estão?!?!

      Thumb up 4
  7. Pois bem, pessoal.

    Poderíamos finalizar com estes 200 comentários, lembrando o que foi o dilúvio descrito na Bíblia (procure também por comentários meus abaixo):

    1) Tal evento é aludido na história de aproximadamente 150 civilizações antigas: sempre referindo-se a uma grande inundação, um grande barco e uma família de sobreviventes.

    2) O dilúvio não foi ocasionado por chuvas! Mas sim, por um gigantesco cataclisma sem paralelo na história deste planeta. A Bíblia descreve que “romperam-se as fontes do abismo (águas subterrâneas) e abriram-se as janelas do céu (precipitação secundária)”. Portanto, tal evento modificou o relevo do planeta com diferentes intensidades em regiões distintas. Há muitas evidências, lembro-vos dos continentes que submergiram (relevo submarino compatível com a presença de rios) e das cordilheiras que se levantaram (fosseis marinhos em muitos picos, inclusive Everest), das evidências geológicas (petróleo e carvão em grandes jazidas soterradas por lama com presença de fósseis de animais – inclusive pegadas de dinossauros, e vegetais – inclusive árvores inteiras; do Grand Canyon que obviamente não foi escavado pelo Colorado; das camadas de sedimentos que obdecem à reologia e não apresentam sinais de erosão entre elas) e acrescento a informação que ainda há MUITA quantidade de água sob o leito dos oceanos, rios (inclusive Amazonas) e continentes (há um “reservatório” sob a Ásia Oriental do tamanho do Oceano Artico).

    3) Como a arca foi construída (com quê engenharia? talvez a mesma que conseguiu erguer pirâmides), como ela resistiu, se está preservada, se já foi ou será encontrada, se Noé precisou levar insetos para dentro, sementes de árvores, peixes e todas as espécies conhecidas HOJE, como os carnívoros sobreviveram (pergunto: os carnívoros sempre foram carnívoros? pesquise por felinos vegetarianos descritos e répteis tidos como carnívoros, mas que, ao sofrerem isolamento geográfico tornaram-se vegetarianos), ou se TODA a vida foi exterminada com o dilúvio em TODA a Terra… enfim, quanto a tudo isso, poderíamos levantar uma série de cenários plausíveis ou obstáculo para tais.

    Thumb up 5
  8. amigos.

    A lenda do dilúvio bíblico foi criada para apagar os supostos vestígios de uma lenda anterior: do paraiso do Edem…

    Assim é a bíblia, principalmente no velho testamento: cria-se uma lenda mais recente para apagar as supostas provas de existência de outra anterior,

    E assim vai-se enganando os povos, gerações após gerações… fazendo com que se perca tempo discutindo o sexo dos anjos ao inves de pesquisar o real.

    Thumb up 2
  9. Opa! Acabei de ser informado por um Pastor,(desses menos radicais e idiota), via telefone quando já postava meu comentário, que Noé usou betume.
    Discuti com ele que o betume foi usado apenas para calefetação e não para preservação da madeira. Nóe não sabia quanto dias permanceria flutuando em sua nau. Tanto que se soubesse não teria soltado a rola para ver se ela trazia alguma prova incontestável de terra firme.
    Cabral foi mais inteligente. Mandava alguém como castigo pro caralho com uma luneta.

    Thumb up 3
  10. ARCA OU BAÚ DE NOÉ….
    Noé quando coonstruiu a Arca, usou um tratamento especial na madeira para que, no tempo, ela permenecesse conservada. Num sonho que tive, pude ver Noé gastanto seus últimos tostões na aquisição dos preservantes CCA (Arsenato de Cobre Cromado) e CCB (Borato de Cobre Cromato), ambos hirdossolúveis.
    O CCA é composto de CrO3 (Cromo), CuO (Cobre) e o As205 (Arsênio).
    O CCB ou sais de Wolman é composto com os igredientes ativos como o Cr03 (Cromo), o Cu0 (Cobre) e o B (Boro).
    Não precisei durante o sonho quanto pesava a Arca, mas acredito que Noé tenha gasto muito com esses preservantes, pois, para madeira que ficar soterrada o norma é que se use 9,5 Kg de qualquer desses produtos por metro cúbico de madeiras.
    Se Noé estivesse usado a madeira de Pinus, por exemplo, sem esses produtos químicos, ela duraria menos de um ano. Refiro ao Pinus por ser uma madeira muito leve e assim flutuaria bem com tantos casais de animais. Talvez tenha usado outro tipo de madeira e aplicado, também, esses produtos químicos e que não conseguí identicar no sonho, mas de qualquer forma, mesmo com o tratamento recebido poderia ser avaliada pela intensidade dos ataques biológicos e as interpéries da natureza.

    Thumb up 3
  11. A simbologia da arca esteve sempre ligada ao feminino e à fecundidade regeneradora do Universo, tanto no que diz respeito à Arca de Noé, na tradição judaico-cristã, como também relativamente à mitologia hindu, em que o peixe Vishnu salva numa arca flutuante o legislador do ciclo anual Manu. Os nomes hebraicos referentes à Arca da Aliança, tebah – caixa ou edifício de teto plano ou barco – e aron – baú de madeira ou caixão -, dão uma ideia, embora de dimensões variáveis, do recetáculo onde estariam guardados objetos sagrados dos quais alguns diziam ser as duas tábuas da lei, a vara de Aarão e um vaso cheio de maná que alimentaria o povo hebreu no deserto. Segundo a Bíblia, a arca era tão poderosa que chegava a provocar a morte daqueles que a tocavam e até dos crentes pelo simples facto de a olharem. Por essa razão, Deus decidiu abandoná-la no tempo de Jeremias, ordenando que todos se esquecessem dela e proibindo a construção de qualquer outra arca. Uma lenda diz ainda que a Arca da Aliança foi escondida por Jeremias e que voltará no começo de uma nova era. Associado à Arca da Aliança estava o assento da piedade, chamado em hebraico de kapporeth, que era uma espécie de prato dourado que se colocava na tampa da arca e que servia para aplicar a justiça.
    A Arca da Aliança da Bíblia foi inspirada nos santuários em forma de arca dos egípcios, dos acádios e dos caldeus, transportados por varas que eram enfiadas nos seus anéis laterais, e que eram utilizados para guardar símbolos ou fetiches sagrados de natureza sexual. O nome sânscrito para arca era argha, uma espécie de barco da lua, de conotação feminina, que guardava as sementes da vida durante o percurso da passagem de um universo para outro, ou seja, da desorganização do caos para o cosmos recriado. A Arca de Noé também tinha a mesma simbologia de fecundidade, de encerrar em si a semente da vida durante o período do dilúvio purificador e de recriar o universo. Segundo as escrituras gnósticas, Norea, a filha de Eva, lançou o seu sopro quente sobre a primeira arca construída por Noé, queimando-a.
    A arca é um dos símbolos mais ricos da tradição cristã. É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja. De alguma forma, representa também o cofre onde são guardados os tesouros do conhecimento e da vida na sua conservação e regeneração cíclicas.

    Arca – (Porto Editora, 2003-2011)

    Thumb up 6
  12. Para essas pessoas que acham que tudo a ciência explica, ou seja os que se dizem ateus, gostaria de ver qualquer um deles numa situação de extremo perigo de morte qual seria a reação deles, o que passaria na cabeça de um comedor de feijão que acha que Deus não está no controle de tudo e tenta explicar o inexplicável, creio em Deus e na sua palavra pel fé racional e inteligente e vivo muito bem, sou de bem com a vida e não me considero menos inteligente sendo evangelica.

    Thumb up 1
    • O que você faria numa situação de extremo perigo de morte? Como você reagiria? Prometeria que colocaria seu dízimo em dia para o pator abastecer o carango?
      Pelo visto os evangélicos não morrem; torna-me gnomos de jardins de igrejas.

      Thumb up 8
    • Ezio,
      não seja como Mais um daqueles que aparecem por aqui falando do que não entende e fazendo afirmações preconceituosas.

      leia os evangelhos e visite algumas igrejas sérias como a presbiteriana ou a Batista, não pense que todas são como a universal.

      Em relação a sua pergunta, é lógico que se tivermos discernimento não dariamos nosso dinheiro para oportunistas que fazem mau uso do dinheiro de uma igreja. Eu sou evangélico, porém só dou o dizimo na minha comunidade porque eu tenho visto ele sendo aplicado de forma honesta e para os fins certos. Se não eu meteria a boca no trobone e rasgaria o verbo contra a safadeza que eu visse.

      Thumb up 4
    • Somente um falso cristão teria a pretensão de barganhar com Deus.

      Todos morreremos, mas alguns morrerão sem Paz.

      Eu apenas clamaria ao Nome, se Ele achasse pertinente, eu seria poupado, se não, não seria.

      Thumb up 11
    • Quero ver se alguem da sua familia estivesse em grande perigo e muito doente correndo risco de morte,o que vc faria,iria só orar ou levaria ela num médico,provavelmente vc levaria no médico e ia orar,pra dizer q foi deus ,mas faz o teste se alguem de sua familia prescisar mto ,só ore e veja o q vai aconteçer.AH e podem negativar a vontade q isso não ira diminuir a sua ignorancia

      Thumb up 4
    • Renan,

      Cristãos não acreditam nos médicos? Ou na Aspirina? Poupe-me o senhor desta ignorância.

      Thumb up 6
  13. ta me explica uma coisa irmaos do darwin ..se nois viemos do evolucionismo homosapiens aquela coisarada toda porque que depois que evoluimos do macaco para o ser humano isso parou. nao era pra sermos mais evoluidos que isso?o ser humano é o fim da evoluçao??estranho né …ha e se nos viemos do macaco porque eles ainda existem ..nao era pra eles virarem humano tambem??

    Thumb up 5
    • Fique atenta se viver até daqui uns mil anos e verás que não haverá seres humanos que não seja robôs.Já podemos saber de algunsque realizam até cirurgias.
      A evolução da espécie caminha para o ser mecanizado e quando isto acontecer os humanódesserão os macacos.
      Com certeza as vacas estarão pulando de galho em galho e o galo cantando na madrugada para tirarleite de coelhos.

      Thumb up 10
  14. A expedição era composta por pesquisadores sérios.
    Encontraram uma estrutura de madeira com data equivalente com o que a tradição Judaica-Cristã afirma.
    Devido ao tamanho e estrutura do achado, seria bastanteeee coicidencia,além do mais pelo fato da suposta arca esta localizada a grande altitude, em um lugar inabitável, gelada e geograficamente perigosa.
    Também foram encontradas cordas e muito feno. sem falar que as divisões do achado nos lembra compartimentos.

    Sobre a epopéia de Gilgamesh, gostaria de dizer que de fato existem vestigios arqueológicos muito mais antigos do que fragmentos da Torá Judaica. Mas todos estudioso do Antigo Testamento sabem que a narrativa passou muitos séculos na tradição oral antes de ser transcrito para os pergaminhos.
    E a tradição oral hebraica era bastante rígida na época.
    De fato, a TRANSCRIÇÃO de uma narrativa diluviana mais antiga que conhecemos é a sumeriana.

    Acredito que o relato Judaico é mais antigo

    Lembro também que na maioria das mitologias dos mais variados povos ao redor do mundo voce poderá encontrar relatos sobre um díluvio que nos lembrará da narrativa de Gênesis. Isso me faz pensar na real possibilidade de todas essas versões terem derivação de um só lugar: O Dilúvio como o judaísmo e o cristianismo vêem (Que além do mais é o mais detalhado, pode ler).
    Defendo plenamente e racionalmente a historicidade desta narrativa. Pena que poucos estudiosos da Bíblia sabem e defendem isso em meio a um historicismo metido a neutro, laico e imparcial (Que muitas vezes pareçe ser ateista e não assim).

    Sobre a expedição vejam o site especial da equipe
    http://www.noahsarksearch.net/eng/release.php

    Thumb up 3
    • Aonde, professor, que grupos de pessoas que se esforçam para provar absurdos são pessoas sérias? Nem profissionais são, porque estes tem código de ética e honra, e moral. Mas, quem aidan está preocupado com estas besteiras bíblicas, por certo em nada evoluiu, parou no tempo de Noé, de seu “dilúvio” e de sua continuada pedagogia da EUGENIA. A bíblia é um mistério… Para aqueles que acreditam ainda em papai noel, voelhinho da páscoa, cosme e damião, saci-pererê, cobra-sem-cabeça e deuses como o de Moisés que é traiçoeiro, vingativo, perverso, confuso, enganador, intimidador, ameaçador, covarde, mentiroso, promíscuo, assassino e mandante de vários holocaustos… E ainda querem condenar Hitler, é mole? Agora imaginem um professor desses em sala-de-aulas, o que ensinará?

      Thumb up 10
    • Primeiro José Alfredo: Não parta para o lado pessoal, pois você esta me ofendendo. Aproveito para perguntar se você sabe mesmo o que é “código de ética, moral e honra”, pois se você entendesse isso e praticasse sempre não faria comentarios desses.

      Segundo, você não sabe muita coisa sobre a Bíblia. Aposto que lê raramente e que nunca pesquisou direito para saber o porque destas questões que de fato parecem inquietantes. Convido a procurar saber mais sobre essas questões polêmicas em relação ao Antigo Testamento e o Velho Testamento
      dá uma olhada nos link abaixo:
      http://logoshp.6te.net/apoloq1.htm
      e se você puder leia um livro chamado “não tenho fé suficiente para ser ateu”, vale a pena, é um livrasso que vai valar só sobre essas questões dificeis em relação a Bíblia. o autor é o filosofo Norman Geisler.

      Terceiro: Sobre a expedição, peço para você ler melhor os meus comentários anteriores.

      Agora, após ler minhaa explicações contidas nos meus comentários, pergunto a você: ENTÃO O QUE VOCÊ ACHA QUE FOI ESSE ACHADO. Se você algo absurdo eu não daria crédito. sei do que estou tratando, pois sou historiador e teólogo, e aprendi a ser crítico. Se fosse besteirol eu não daria crédito para uma expedição dessa a qual acompanho desde o ano passado.

      O Deus da ciência, do amor e da justiça te abençoe ricamente!

      Thumb up 3
  15. Author: Chico Lobo
    Comment:
    Se não houvesse religião, crenças em deuses lendários, sacerdotes, bíblia, igrejas para atrapalhar, os seres humanos já estariam viajando no cosmo extra estelar e colonizando outros planetas alem do sistema solar. – VIDE A LOUCURA COMETIDA PELOS CRISTÃOS NA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA POR VOLTA DO ANO 400 DC

    Sr.Chico lobo, vc conseguiu bater o recorde de besteiras neste site, ate hoje nao tinha conseguido ouvir algo do genero.

    Thumb up 4
    • querido João Paulo.

      Qual a besteira que disse? – sobre a história da biblioteca de Alexandria? ou da perseguição que os sacerdotes cristãos fizeram contra cientistas como Giordanno Brunno, galileu e milhares de outros menos famosos???? das mulheres que estudavam fitoterapia e eram queimadas vivas em fogueiras nas praças??? ou do engodo dos pastores da TV?

      Thumb up 1
    • Não foram os cristãos, foram os membros da religião romana, que, apesar de professar Cristo, nunca foram cristãos.

      Thumb up 8
  16. Coloquei um comentário expondo minha opinião completa nessa página. Tentei postalo três vezes mas o moderador simplesmente não “deixou passar”. Não coloquei nada de conteúdo impróprio. Simplesmente o que acho. Não sei se foi por causa dos meus argumentos…

    Mas site parcial é assim mesmo…Infelizmente.

    Thumb up 5
  17. Se não houvesse religião, crenças em deuses lendários, sacerdotes, bíblia, igrejas para atrapalhar, os seres humanos já estariam viajando no cosmo extra estelar e colonizando outros planetas alem do sistema solar. – VIDE A LOUCURA COMETIDA PELOS CRISTÃOS NA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA POR VOLTA DO ANO 400 DC.

    – Depois dessa barbárie cometida por aqueles que creem num deus de “amor” contra os cientistas da época e o conhecimento científico acumulado naquela biblioteca, a humanidade caiu na escuridão por 1.200 anos, até que um martir de coragem (Giordanno Brunno) ousou dizer coisas que contrariava a biblia e seus sacerdotes… a partir de então A LUZ SE FEZ de fato – e hoje, a ignorância que ainda perdura nas mentes entorpecidas pela religião dogmática tenta banalizar o conhecimento científico para tentar comprovar as lendas da religião já tão desmistificados pela ciência.

    Thumb up 9
    • Religião não é futil. Seguir os passos e os preceitos de Jesus leva a verdadeira justiça, ética e harmonia.

      Thumb up 6
    • CORRIGINDO: religião É FÚTIL. MAS SEGUIR OS PASSOS E OS PRECEITOS DE JESUS LEVA A VERDADEIRA JUSTIÇA, ÉTICA E HARMONIA.

      Thumb up 5
    • Deus é Deus de amor sim, e Ele nunca falha.
      Os religiosos que falham se aproximando da religiosidade vazia e barata e ao mesmo tempo se afastando de Deus.

      Sorte que meu referencial não é a igreja mas sim Jesus. Só nele posso me espelhar.

      Vale lembrar que muitos cristãos contribuiram bastante para o desenvolvimento da ciência. ver http://dialogue.adventist.org/articles/07_3_clausen_p.htm

      Thumb up 8
  18. Não precisa ser engenheiro para comprovar que fisicamente e arquitetonicamente, com os materiais que a lenda bíblica descreve a construção da tal “arca”, elasequer pararia em pé montada, quanto mais navegar e abrigar a quantidade de animais que a lenda conta ter levado consigo. – Outro detalhe é a quantidade de espécies animais existentes no mundo somado aos já extintos desde aquela “época”… pelo menos 1 milhão e meio de espécies só de mamíferos, – esse número de animais e essa condição de construção naval não cabe na cabeça de uma pessoa sensata. Mas cabe facilmente na cabeça fantasiosa e viciada dos que em biblia acredita.

    Ora, senhores da fé… estamos no século XXI, parem de repetir as fantasias do passado e olhem onde os senhores colocam seus pés para não cairem no ridículo.

    Thumb up 12
    • Caro Professor Helton – Religião é um negócio muito rentável, baseado na fantasia psico-somatica das pessoas, rentável principalmente aos sacerdotes e absorvida pelas pessoas por conta de suas carências emocionais e em explicações que os antigos não conseguiam dar aos fenômenos a muito desvendados pela ciência.
      1 – Aos quem defendem a existência de deus, respondam-me que provas concretas tem de sua existência.

      2 – Li muito um livro de fábulas chamado de biblia para chegar as conclusões que cheguei hoje.

      3 – Encontrei nesse livro ctantas contradições que hoje eu considero o melhor livro de anedotas que já li em toda minha vida.

      4 – será que a bíblia está certa quando diz que tudo foi “criado” num passe de mágicas?

      5 – Será que antes do dilúvio a luz não se decompunha nas gotículas dágua das nuvens para formar o arco-iris?

      6 – Como posso explicar a origem do petróleo baseado nas fábulas da bíblia?

      7 – que engenharia é essa que permite que uma nau das dimenções da arca de Noé conseguisse parar em pé com seu peso de madeira atada apenas com a rudimentar amarras de cipó e betume? – Me parece que ainda não havia a fundição de metais na época.

      8 – Como é que Noé conseguiu colocar na arca 1,5 milhões de casais só de mamíferos, isso sem contar com outras espécies de animais como aves, repetis, anfíbios e outros que totalizam 14 milhões de espécies animais, fora os que já se extinguiram.

      9 – Onde foi parar toda a água do dilúvio que cobriu o monte mais alto da terra (everest)

      10 – de onde veio toda essa água?

      O que mais me parece absurdo é que todas as coisas não explicavéis dentro da lógica, são facilmente atribuidos a milagres também inexplicáveis.

      11 – Por que será que hoje não acontecem mais tais fenômenos que se explicam só com a mão fabulosa e lendário de um deus imaginário???

      O amigo é capaz de me explicar isso?

      Estou aqui para ouvir atentamente suas expolicações.

      Um carinhoso e fraterno abraço ateu. – Afinal, ateus não são do mal como dizem os sacerdotes, pois não matamos em nome de nenhum deus como fazem os crentes em deus.

      Thumb up 9
    • Chico, você está bastante desinformado.

      1: A vida. O dia que alguém me contar como a mais ridícula e primitiva célula “surgiu” através de quailquer lei natural já teorizada passo a considerar a AUSÊNCIA do Criador (nem preciso exigir tanto, basta uma estrutura celular; ex., ribossomos, DNA, membrana seletiva…).

      2: Mas não foi autorizado através de um coração contrito.

      3: Não procuraste ao menos entender como, por quem, em que contexto e para quê os textos foram escritos. As tuas supostas contradições seriam sanadas por uma boa pesquisa. Mas não acredito que sejas capaz. Melhor procurar ajuda, rapaz.

      4: A Bíblia não diz que tudo foi criado num passe de mágica, mas sim, que foi a Palavra (logos, ordem, verbo = curiosamente, Cristo é o verbo divino) de Deus que criou. Como criou? Não sei, mas imagino com muita inteligência e capacidade. Você consegue montar uma célula viva? Deus consegue.

      5: Sim, decompunha-se. Mas depois do dilúvio, o arco-íris foi ELEITO o sinal de que dilúvios como aquele não ocorreriam mais. Mas este planeta sofrido (por nossa culpa) ainda terá seu fim. Mas, Glória a Deus, será refeito ainda mais maravilhoso!

      6: Pelo dilúvio, o qual foi um imenso cataclisma que destroçou o planeta soterrando muuuuuuuita matéria orgânica.

      7: Muito boa, talvez mais eficiente que a atual. Vide as pirâmides egípicias construídas após a Torre de Babel, foram os decendentes de Mizraim (= egípcio) que levaram a tecnologia ao Egito. Ou você viu em algum lugar que foram os ET’s?

      8: PRIMEIRO: entenda que quem descreveu o evento possuia apenas as informações que lhe foram transmitidas. Assim, Moisés recebeu por tradição oral a narrativa. Contextualmente, as pessoas da região não teriam como saber se tooooda a Terra sofreu os mesmos efeitos. Na perspectiva deles, parecia apenas uma forte chuva e águas que subiam, como o efeito final de um tsunami. Hoje, vemos evidências geológicas que o evento foi global e que houve variação de intensidade. Portanto, muitas espécies podem ter sobrevivido de formas diferenciadas. SEGUNDO: O termo “espécies” de hoje não abrange o mesmo da época (ainda mais de línguas distintas e separadas por mais de 3.500 anos). Referia-se a “tipos básicos (= barin). Pense na variabilidade fenotípica dos cães de hoje… agora lembre-se que todos eles foram domesticados e selecionadamente cruzados por homens num período não muito superior a 2.000 anos. Olha quanta diferença temos!! A vida é extremamente plástica. Também não se esqueça que os insetos, peixes, muitas aves sobreviveram por si (ou com a ajuda de Deus) sobre escombros, em bolsões de salinidade variada, etc…

      9: Tolinho… O Everest não existia, ué! O relevo pré-diluviano era outro. Ou não existiu o Pangea? Ou as Rochosas, o litoral brasileiro, as cadeias sub-atlânticas e o litoral africano não te sugerem nada? Ou não existem continentes interamente submersos (faça uma pesquisinha na net)? Ou o sertão já não foi mar? Ou não existem fósseis marinhos em diversas montanhas pelo mundo (inclusive Everest)? Grande parte do relevo atual é resultante do rápido deslocamento da crosta terrestre (ou você faz regra de 3 simples usando a velocidade atual, e não a desaceleração, das derivas continentais para “medir” o tempo em que o Gondwana se separou?

      10: você ainda acha que foi uma chuvinha?…

      11: Deus raramente aje fora das leis que Ele criou. Mas à época em que Ele desejava inspirar homens para o registro de Seu poder, o fez com liberdade. Mas agora, meu caro, Ele apenas está sendo cavalheiro… Isto é, Ele está sistematicamente se retirando até o dia final, onde “enfim”, seremos totalmente livres de sua mão. Pessoas como você existem aos milhares, algumas disfarçadas de falsa piedade, mas que necessariamente não desejam a presença de Deus. Agora Ele está se retirando… Ou o mundo, com toda nossa capacidade e tecnologia está melhorando? Ou as pessoas estão melhores? Não querem o Amor, não aceitaram o perdão, então…. sejam “felizes” sem Ele.

      Thumb up 9
    • Romulo, querido.

      Embora esse site seja cientifico e democrático, eu te aconselho a não perder seu tempo aqui para não ser alvo de comentários a seu respeito. vide sua avaliação de aceitação aqui.

      Eu jamais seria inoportuno num site de religiosos para defender a ciência. Cada um na sua…

      O que você defende é dogma, e aqui a gente discute ciência.

      Tenho absoluto respeito pelo seu pensamento e jamais questionaria seu cabedal de conhecimento como V.S. fez comigo que sequer conhece minha formação.

      Falando em perder tempo, não vou perder o meu, mas com certeza algum colega da lista pode fazer isso por mim, e até com as palavras que você merece ouvir… mas mão de minha boca.

      Não vou pedir para V.S. estudar, pois seu tempo é precioso em fazer usar da ciência para tentar provar suas convicções. Coisa própria dos fundamentalistas.

      O cientista sempre reconhece seus equívocos, e retoma suas pesquisas para aprimorar suas conclusões, mesmo que isso venha contrariar suas teses.O dogmático não. Sempre se baseia nas mesmas meia duzias de palavras escritas naquele seu livro de fábulas.

      Um super abraço respeitoso…

      Thumb up 4
    • Chico, amado de meu Pai.

      Algumas de suas questões foram puramente filosóficas/metafísicas.

      Nas demais, aonde faltei com a ciência experimental?

      Para a questão no. 1, a meu ver a essencial, tenho titulação (mestrado em biociências em pós federal nível 5 pelo CAPES e experiência suficiente com micro-organismos) e arcabouço para respondê-la. Apenas sei, e totalmente alicerçado na razão, que há um Autor da Vida, pois uma célula é demasiadamente complexa para vir a existir através de quaisquer processo natural conhecido.

      Imagino que devas ser biólogo, já que não quiseste relatar e, quem sabe, algum colega seu (que tenha tempo) resolva me falar sobre Muller-Urey e experimentos dos “tijolinhos da vida”.

      Realmente não é próprio de minha formação falar sobre geologia e história, mas quem sabe algum colega seu resolva refutar as hipóteses que levantei. Quem sabe algum venha me dizer que o Grand Canyon levou milhões de anos para ser escavado pelo Colorado e etc. etc. através das “regrinhas de 3″ dos adeptos do dogmático “uniformitarismo”.

      Falando em dogma, defina aí, a TE (transmutação das espécies ou teoria da evolução) fora do conceito dele. Quem sabe a TE tem evidências sólidas (literalmente) dos cachorros que viraram baleias (acho que esta é a sua área, não é)? Ou tenha a árvore dos ancestrais da sequencia amorfo-molécula-membrana-molicutes-molusco-mula-moleira-Amor.

      Eu aceito “o Deus Criador da Vida” a priori = sou dogmático. O Chico não aceita “o Deus Criador da Vida” a priori = não é dogmático!!!!! Eita! Esse negócio de religião dos outros é mesmo complicado…

      Aliás, Chico… “minha avaliação de aceitação aqui no site”?!?!?! Que valor tem ela contra a Verdade?

      Thumb up 7
    • Olá Rômulo,
      gostei dos seus comentários,
      Você possui algum blog? Tens Facebook?

      Thumb up 0
    • Não tenho blog…
      Facebook, sim, mas não pretendo expô-lo num site público.

      Um abraço.

      Thumb up 0
    • Chico.
      Vamos ver a que me referi sobre falsa piedade (reply abaixo):

      “Romulo, querido.”
      [quão íntimo e acalentador]

      “…eu te aconselho a não perder seu tempo aqui para não ser alvo de comentários a seu respeito. vide sua avaliação de aceitação aqui.”
      [quanta piedade… muitíssimo agradecido pelo seu generoso conselho, vá que eu me constranja com os polegares para baixo ou palavras de lisonja sobre minha pessoa]

      “…e até com as palavras que você merece ouvir… mas mão de minha boca.”
      [que moço polido e contido]

      “Não vou pedir para V.S. estudar…”
      [mais piedade… tá bom, tá bom, eu sou um asno mesmo…]

      “Um super abraço respeitoso…”
      [ufa! pensei que não viria nenhuma palavra de afeto]

      Ainda bem mesmo que este site é “…cientifico e democrático…”, pois assim eu posso expressar um pouco do que sei sobre a Verdade ou as possibilidades dEla.

      Mas pensando bem… vá que você seja amigo do moderador…

      Thumb up 6
    • Desculpe, Romulo.

      Não vou entrar no seu jogo. Conheço as artimanha dos criacionistas.

      Há duas espécies de “cientistas”:

      o primeiro é o que estuda, pesquisa, avalia, compara, mensura, e acima de tudo reconhece seus enganos e volta para sua prancheta e começa tudo de novo.

      o segundo é aquele que vive no meio acadêmico para aprender a terminologia e os logismos da ciência para buscar dentro do “cientificismo” as comprovações dos dogmas que acredita.

      Apenas um deles é confiável.

      Tenha um bom fim de semana.

      Thumb up 0
    • Você não precisa entrar no meu, pois você já está no seu.

      A ver pelo seu comentário abaixo, quem, de fato, até agora não defendeu suas idéias foi exclusivamente você.

      Vejamos todos os comentário relacionados:

      1) Você questionou IDÉIAS, excelente.

      2) Eu respondi COM IDÉIAS NOVAS (ao menos nesse espaço), mas confesso que sobrepujei teu conhecimento. Peço-te perdão.

      3) Você, por sua vez, não comentou absolutamente nada sobre minhas ou suas IDÉIAS. Pelo contrário, “polidademente sugeriste” que eu me retirasse do debate, pois não tinha know-how (sou um dogmático, lembra-se?) e somente usou argumentos “ad homini” para me rebaixar.

      4) Mesmo não obtendo de ti qualquer indagação sobre minhas NOVAS IDÉIAS, adiantei-me em assegurar-te minha formação acadêmica de onde obti arcabouço para questionar a “vox populi” da ciência moderna. Ainda, acrescentei NOVAS INFORMAÇÕES às minhas NOVAS IDÉIAS. Ao final, dei-te uma pista (“Aliás, Chico… “minha avaliação de aceitação aqui no site”?!?!?! Que valor tem ela contra a Verdade?”) para que não continuasses a seguir com teu jogo.

      5) Foi aí que descambei… Além de expôr o uso da falsa piedade, exagerei no “[irony on]”. Peço perdão novamente.

      6) Mas aí vêm você (desculpe: o senhor) dizendo que uso de artimanhas (para pegar quem?) e ainda me dá exemplos do cientista idôneo e do “aproveitador dos inocentes erros da ciência”.

      Pôxa, Chico, fala aí sobre as MINHAS e as SUAS IDÉIAS. Não quero um psicólogo a me enquadrar como “lobo mau”.

      Thumb up 6
    • desculpe, senhor Rômulo.

      Pelo conteúdo do seu texto acima, notei que a sua intenção não é defender suas idéias, mas sim derrubar a imagens das pessoas que tem conceitos diferentes do seu. – Coisa característica de quem perdeu os argumentos ou dos fundamentalistas que querem destruir quem não compactue com suas idéias.

      Thumb up 0
    • Ó! Tá vendo?!

      Que coisa… Então você notou minha intenção? Agraceço por mais um aviso.

      Pelo conteúdo de todos os seus textos, desconfiamos que não há argumentos…

      [irony on]
      Agora, cuidado! Pelo que eu ouço dos fundamentalistas eles estão a sequestrar aviões e a explorir bares!

      [irony off]
      NOVAS IDÉIAS, por favor!

      Thumb up 6
    • De fato Rômulo,
      nosso colega Chico parece ser craque em arrudiar assuntos. Porém ele não esta discutindo os fatos.
      Enquanto somos mais um daqueles criacionistas abestalhados então acho que ele deve ser mais um daqueles ateus fundamentlistas e militantes ou algo do tipo.

      GOSTARIA DE PERGUNTAR O MOTIVO PELO QUAL BOA PARTE DOS MEUS COMENTÁRIOS (QUE TRATAVAM DE FATO DA DESCOBERTA NA TURQUIA) SIMPLESMENTE FORAM DELETADOS DE ONTEM PARA HOJE? ME PARECE ESTRANHO QUE UM SITE TÃO “DEMOCRÁTICO” TENHA EXCLUIDO MEUS COMENTÁRIOS. É MUITO ESTRANHO.

      por fim, ACABO COM MEUS COMENTÁRIOS NESSA POSTAGEM POR AQUI, POIS ESTOU PERDENDO O MEU TEMPO EM DISCUTIR COM ALGUNS CABEÇAS DURAS. JÁ ARGUMENTEI O BASTANTE,E SE MEUS COMENTÁRIOS FORAM EXCLUIDOS MISTERIOSAMENTE ENTÃO NÃO INSISTIREI EM ABRIR A BOCA ONDE NÃO SOU BEM VINDO. JÁ ARGUMENTEI BEM, E NÃO SOU NENHUM IGNORANTE OU ALIENADO QUE POSSUI UMA FÉ CEGA. EU USEI ATÉ AQUI APENAS ARGUMENTOS QUE ACHEI RELEVANTES E NENHUM MOMENTO SAI DA RACIONALIDADE.

      PELO QUE ESTOU VENDO, DE FATO A INTOLERANCIA E A TEIMOSIA ESTA BEM PRESENTE NESSE ESPAÇO.

      SÓ ME RESTA UMA COISA:
      BATER A POEIRA DO MEU TÊNIS E CAIR FORA. POIS COM PESSOAS QUE NÃO SABEM OU NÃO ESTÃO DISPOSTAS A DISCUTIR O QUE ERA PRA SER DISCUTIDO E DENTRO DE UM ESPAÇO TÃO “DEMOCRÁTICO” COMO ESSE EU NÃO DIALOGO MAIS.

      FUI…

      Thumb up 6
    • Sim, Helton.

      “Game over”

      Já cumprimos a função de atalaias.

      Alguns vão pensar seriamente no assunto, mas a maioria, se não a quase totalidade, terá medo de ir “contra à maré” da psicose coletiva moderna.

      Thumb up 5
  19. Para todo seu justo, mas demasiado cansativo comentário, retribuo-te a pergunta:

    Como, através da macroevolução naturalista filosófica dogmática (não confunda com a visível adaptação das espécies, fruto de um hiperplástivo genoma), como esta teoria explicaria o “aparecimento” de qualquer espécie em ilhas isoladas? E da mesma espécie em diversas ilhas? A MESMA COINCIDÊNCIA EM CADA UMA DELAS?

    Por exemplo, um peixinho como o lambari (tem vários outros nomes coloquiais): como ele pode estar presente em tantas CABECEIRAS de rios cheios de quedas e em tantas regiões geográficas não relacionadas? A MESMA RÍDICULA COINCIDÊNCIA EM VÁRIOS LOCAIS??????

    Imagino que você possa explicar, MAS NÃO CIENTIFICAMENTE.

    Thumb up 5
  20. Dizer que a “Arca de Noé” existiu, ou pior, dizer que ela foi encontrada é simplesmente ridículo. Basear-se na bíblia é outra coisa ainda mais ridícula. Todos os argumentos cristão são baseados em dizer que “Deus é Deus”, que ele é dono de tudo, que nós ateus vamos pro inferno, entre outros. A bíblia conta de forma deturpada várias histórias reais, transformando-as em estórias. Um exemplo real é o “milagre” onde “Deus” abre o mar vermelho. Se observarmos o caminho percorrido pelos hebreus, onde o mar supostamente se abriu, havia uma rota comercial, e o acesso era livre. Pesquisem as estórias da bíblia e parem de viver o fantasioso. Procurem pesquisar a quantidade de espécies animal existem, a quantidade de espécies que (infelizmente) hoje estão extintas mais existiam na época e pondere que mesmo com o suposto tamanho absurdo da “arca” não poderia comportar os animais. Sem considerar o fato de que as grande parte das espécies eram agressivas ou eram pragas de insetos. É impossível que Noé tenha conseguido alimentar todos aqueles animais por tanto tempo, o que causaria um caos dentro da “arca”. Não me venha com argumentos de que “deus é deus”, essa conversa é velha e vencida. Se vocês querem viver do fantasioso comprem um livro de verdade. Algum que conte qualquer estória com magicas mais legais e vilões com propósito. “Deus” não exite, foi criado como arma pra manutenção da moral e da ética. Assim como todos os deuses das outras tantas sociedades no mundo. Se querem algo pra manter a moral e a ética, se fiscalizem dentro da constituição e das legislações.

    Thumb up 9
    • Cara você não sabe nada de Teologia, Arqueologia Bíblica e Critica Textual da Bíblia e fica falando besteiras, baseado num ateismo fundamentalista e preconceituoso, falando de coisas que você não sabe. Que a maioria dos cristãos(e não estou falando de cristãos nominais) não sabem explicar muitos desses assuntos isso é fato. Mas não ache que todos são assim.
      Baseado em que PROVAS você afirma que Deus não existe? No fato de você não compreender o que tudo sobre determinado assunto?
      Aconselho conhecer bem determinado assunto antes lançar julgamentos tão rígidos.
      Se você voluntariamente coloca uma venda nos seus olhos será evidente que você não vai enxergar nada. Então abra a cabeça! não seja tão rígido e preconceituoso.

      E falando de constituição e legislação você sabia que a bíblia foi uma das fontes mais influenciadoras na formação de nossas leis?

      Te aconselho ler um livro chamado “Não tenho fé suficiente para ser ateu” de um pesquisadr chamado Norman Geisler, é da Editora Vida. Se puder compre. E também Cristianismo puro e Simples, de C. S. LEWIS, EDITORA mARTINS fONTES

      Thumb up 4
    • Tantas leis inspiradas na bíblia que em alguns países chega ser rídículas.

      Thumb up 7
    • exemplo?

      Thumb up 1
  21. Vc neto colocaria culpa no professor por um aluno desinteressado ou no próprio aluno por não ter se esforçado? deste jeito me parece que vc culpa o professor que se esforçou em chegar até onde chegou com sua dedicação, isso é apenas uma comparação, nãoé pessoal.

    Thumb up 4
  22. Encontrei a arca de noé antes mesmo dela ser encontrada pelos cientistas, fé é assim, crer e depois ver, no entanto, quem se diz ateu ou mesmo cético vive a vida inteira apontando o dedo para o céu tentando explicar que Deus não existe, mas se Deus não existe nas suas óticas, então por que todo esse esforço?
    Por que então se preocupar com uma descoberta brilhante que pode interferir nas suas mesquinhas formas de ver a vida, os acontecimentos no mundo e também sobre a palavra de Deus, se na verdade vocês não creem em nada disso?
    Vale lembrar que a ciência é mais nova do que a bíblia, então quando as ciências históricas, arqueológicas, linguisticas ou qualquer outra tiver mais ou menos 3000 anos de estudos e pesquisas voltamos a conversar sobre o fé… ok?
    O mais engraçado disso tudo é que a bíblia nunca foi mudada pela ciência, mas ocorre sempre o contrário a ciência tenta fazer o caminho contrário da fé e dos textos bíblicos e no fim chegamos ao consenso de que a bíblia é verdadeira.
    Que tipo de ceticismo é este que vive tentando explicar que algo que este cético não crê, também não existe? Poxa bastava não crer e pronto, por exemplo, eu não creio em vida em outros planetas, por isso não preciso passar a vida inteira provando isso, basta minha crença e está tudo certo.
    Parece retórico o que vou afirmar, mas não deixa de ser mesmo, então lá vai: Deus existe criou por intermédio de sua palavra os céus e a Terra, deu vida aos animais e fez o homem com suas próprias mãos, a bíblia merece crédito no seu contexto geral e as histórias contidas nela serão provadas até pelos céticos e pelos próprios ateus que vivem buscando razões para sua pequena vida meramente terrena!!!
    apologeticaearte.blogspot.com

    Thumb up 4
    • A Bíblia tal qual temos acesso hoje nãoé a bíblia escrita originalmente. As igrejas manipularam textos, adulteraram e fizeram tudo de acordo com o interese particular de cada um. Ainda temos aqueles que a interpretam conforme suas culturas e seus meios.

      Thumb up 9
    • Caro Ezio,
      Essa afirmação não tem fundamento histórico. Existe algo chamado crítica textual da Bíblia, procure saber sobre. E sem falar que temos manuscritos da época que confirmam a “pureza do texto”.
      Vou lhe sugerir assistir no youtube a entrvista do Dr. Rodrigo Pereira da Silva no Jô Soares, assista as três partes. Ele é um grande arqueólogo e teólogo e nesse programa ele esclareceu muita coisa sobre o assunto.

      Vale a pena conferir.

      Até mais!

      Thumb up 3
    • A Bíblia original nã tem, por exemplo, o versículo: “Pedro, tu és uma pedra e em ti edificarei a minha igreja”. Isto foi acrescentado pela Igreja Romana para justificar a fundação da Igreja Católica. Aliás, Jesus, o Cristo, não fundou nenhuma igreja ou religião.

      Thumb up 6
  23. A Arca de Noé é uma metáfora para explicar o inexplicável. Só que nossa ignorância cheia de fábulas, de Cahpéuzinho Vermelho, Lobo Mau e etc não deixa-nos entender o verdadeiro sentido da história.

    Thumb up 9
    • O verdadeiro sentido da Biblia é não ter sentido. Pra começar, a tradução… existem varias, chegando até a discordar totalmetne uma da outra…. Não precisamos de biblia para provar que Deus não existe, vai se acostumando com a idéia que Deus não existe, uma hora essa biblia cai por terra,,,

      Thumb up 9
  24. [b][u][i]A biblía ñ faz esforços em provar q há Deus.Ela concidera o fato evidente por si mesma, os própios arquiólogos com suas descobertas provam q há um Deus e q a bilia é veridica

    Thumb up 2
    • A Bíblia é Verdade, lógico!
      O seu conteúdo que na maior parte é distorcido e irreal. Foi escrito por homens e bem depois que os fatos passaram de boca em boca, somando que foram retirados outros tantos históricos e em sua maioria foi traduzida de forma a atender os princípios de cada era.
      Continuando, podemos ver hoje que cada um a interpreta a sua maneira e sempre com fins de enganar os outros ou para tomar os bens de quem é ignorante.

      Thumb up 12
    • É ignorância generalizar circunstâncias pontuais.

      “Há manipuladores que visam seus próprios interesses.” seria a verificação de um homem sábio.

      No entanto, dizer que “cada um a interpreta a sua maneira e sempre com fins de enganar os outros ou para tomar os bens de quem é ignorante.” já revela a capacidade de quem escreveu.

      Thumb up 5
  25. Convido voçês ateus a acessar os blogs de lucabi brasil sobre sociologia ateísta e me auxiliarem com idéias !

    Thumb up 1
  26. Sei não!

    Pesquisem sobre a Epopéia de Gilgamesh. É muito mais antiga que a história bíblica.

    Thumb up 7
  27. Deus é Deus… Deus abençoei esses pesquisadores, Jesus esta voltando e quer salvar vossas vidas, vc que é espírita, católica,budista,macumbeiro, Jesus quer te salvar, basta repetir comigo agora: SENHOR JESUS, EU TI ACEITO COMO MEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR DA MINHA VIDA, ESCREVI MEU NOME NO LIVRO DA VIDA, PERDOÁ MEUS PECADOS E ME FAZ ALCANÇAR A SALVAÇÃO.Deus abençoei vc que repetiu esses palavras, agora vc esta livre pra entrar na presença de Deus assim que desejar. A PAZ SEJA CONVOSCO!!!!!!!

    Thumb up 9
    • Buscai ao Senhor enquanto se pode achar!!!!

      Thumb up 8
    • Ele está no MEIO de vós. Não está nas Igrejas e nem um outro lugar, Ele está no MEIO de vós.
      O coração fica mais ou meos no meio e se não nos encontramos conosco mesmo como podemos encontrar o Senhor?

      Thumb up 10
    • Quem dera uma simples oração feita uma vez na vida salvasse alguém. Esta é uma das maiores heresias entre os crentes de hoje.

      Thumb up 12
  28. Legal este espaço na internet. Encontrei fazendo pesquisas, bem interessante.

    Vamos lá!

    Brenda, minha querida, se for escrever num espaço que fala sobre assuntos científico, faça bem feito.

    Eu não acredito no velho testamento. É um livro muito precário de informações e com várias traduções.
    Acredito que muitas das suas histórias são “lendas do deserto”.

    No mundo, há vários relatos de dilúvios em muitos povos.

    Cabe a cada um acreditar na melhor história.

    Thumb up 6
  29. Há duas ipóteses para a formação de petróleo, uma é resultado da fossilização existe uma recente descoberta que segerem ter sido uma provável forma de surgimento, isso foi questionado devido a grande quantidade extraída ate o momento para ser tudo resultado dos fosseis, tentei procurar na rede mas não obtive exito mas assistir um reportagem sobre o assunto, é algo relacionado com algum tipo de cristais, ao que me parece.

    Thumb up 0
    • O chato é ter que encontrar vez ou outra uma árvore ou restos de animais em gigantescas turfas.

      Thumb up 7
    • Você sabe a origem das pedras?

      Thumb up 8
    • Ezio, não precisa ser geólogo para saber que as pedras tem origem magmática oriundas da formação do planeta terra por partículas deixadas pelo nascimento do sol que por sua vez é fruto da concentração de poeira cósmica deixada por seu antecessor que morreu a mais de 9 bilhões de anos atraz. – quer que eu te explique alguma coisa sobre cosmogenia também?

      Thumb up 3
    • O Dilúvio, que foi um imenso cataclísma (um maremoto e não uma chuvinha) soterrou com muita lama, florestas inteiras. Fácil explicar não?
      Quero ver você explicar através de eventos de soterração localizados,reservas carboníferas/petrolíferas com quilômetros de extensão e profundidade.

      Vocês sabiam que já é possível sintetizar carvão mineral 100% equivalente ao encontrado na natureza. Basta a fórmula mágica: um pedaço de madeira, muita pressão, muito calor e …. água.

      Vocês ainda acham que crente é aquela caricatura que pintam na TV? Exelentes cientistas em todas as áreas são criacionistas e são muito mais capazes cientificamente que qualquer um que esteja comentando aqui (inclusive eu).

      Thumb up 5
  30. Nossa mais que coisa não é mesmo ? mais sera mesmo que é a arca?! bom pode até ser e ai esta mais uma vez a prova que biblia é exata! ela sempre foi exata deis da vinda de jesus antes mesmo dele chegar a terra a biblia tinha predito que ele viria, a mesma coisa sobre o formato da terra la ela diz que é redonda naum com essas palavras mais dis antes mesmo do homens descubrir que a terra era redonda! eu não sei mto dessas coisas mais creio bastante em Deus e sei que se demoraram pra acha a arca é pq issu é um sinal! auhsahusa … mais inquanto a gente naum sabe se é real ou não vamos ficar na espequitativa!

    Thumb up 1
    • Brenda!
      No seu pré-zinho, aliás, no seu pézinho não têm borracha, não?

      Thumb up 2
  31. ”Mas especialistas vêem a descoberta com muito ceticismo. Eles estudam a região há anos e para eles é impossível que a Arca de Noé tenha sido encontrada” meu amigo aí está para Deus não há o impossivél !!

    Thumb up 1
  32. Gostaria de saber o que tantos cristãos (ou fanáticos) estão fazendo num site de Ciência. Por acaso os ateus vão nas igrejas ofenderem os cristãos? Não!

    Esse é o defeito dos evangélicos (ou religiões em geral): apenas eles estão certos e ninguém mais. “Tua crença é errada, siga a minha!!!”.

    Thumb up 1
    • Se liberte dessa raiva meu querido, vc hj é uma pessoa vazia e triste, mas Jesus veio pra ti dar vida e vida com abundância, Deus quer t mostrar que vc tem valor e quer ti da a vida eterna.Deus ti abençoei!!!!

      Thumb up 1
  33. A ignorãncia a qual se submete a raça humana continua a ser uma vergonha e aceitar que a suposta existencia de uma suposta arca, de um suposto diluvio é outro dos grandes absurdos a se tentar validar mentiras !
    É o desespero das religiões, agora estão a forjar provas!
    Mais mentiras, mais ilusão!

    Thumb up 2
  34. Um arqueólogo que visitou o Monte Ararat com a equipe da expedição chinesa e turca diz que tem mais razões para acreditar que a“descoberta” da Arca de Noé é falsa. Ele afirma que tem provas que a descoberta não é real.
    Entre as provas estão as fotos do interior da Arca, que mostram teias de aranha nos cantos das vigas. “Algo que simplesmente não é possível nestas condições”, disse.
    “Tudo isso é relatado para ser uma farsa”, informou Dr. Randall Price, presidente do Ministério Mundial da Bíblia, em um e-mail para os adeptos do seu ministério, após o anúncio da semana passada da descoberta da Arca.
    No último domingo, uma equipe da expedição da Arca de Noé Ministério Internacional (NAMI, na sigla em inglês), que explorou o monte Ararat anunciou que as amostras de madeira recuperadas no ano passado a partir da “grande estrutura de madeira” são datadas com 4800 anos de idade. Data que se aproxima da época do dilúvio.
    Apoiados por funcionários do governo turco e seu próprio grupo de especialistas, Yuen Man-fai, representante NAMI, disse: “Nós acreditamos que a estrutura de madeira é a mesma estrutura registrada em relatos históricos”.
    Dr. Randall Price, no entanto, diz que foi informado por um parceiro local na aldeia, no sopé do Monte Ararat, que dez trabalhadores curdos foram contratados para orientar a equipe da expedição no final do verão de 2008 para o transporte de madeira e colocar grandes vigas de uma velha estrutura na região do Mar Negro no Monte Ararat.
    Além de ser o presidente e fundador do Ministério Mundial da Bíblia, Price é o diretor-executivo e professor emérito de Estudos Judaicos da Universidade da Liberdade.
    Price tem formação acadêmica da Universidade Estadual do Texas, em Dallas no Seminário de Teologia e na Universidade do Texas em Austin. Ele também é membro da Sociedade Evangélica Teológica, a Sociedade de Literatura Bíblica e da Sociedade Arqueológica Oriente.
    Traduzido pelo Gospel+ do Christian Post
    http://tvoevangelho.com/portal/?p=364
    http://noticias.gospelmais.com.br/foto-arca-de-noe-falsa.html
    ____________________________________________________________________________________________________
    É preciso muito mais do que uns vídeos e fotos pra comprovar a existência dessa “arca”. Qualquer um com um mínimo de inteligência saberia.

    Thumb up 2
  35. Luan, não estou me referindo as traduções novas, e sim os textos antigos do A.T, que datam de mais de 2000 anos.

    Thumb up 1
  36. Pelo titulo da matéria, pensei que a Luciana ia nos apresentar uma teoria que refutasse a arca descoberta, mas não vi nada aqui que provasse o contrário. Rodrigo, se Ararat no tempo bíblico era uma planície por que a bíblia a chama de monte? e outra, essa arca tem as mesmas medidas a mesma e idade e esta no mesmo local que a bíblia se referi, se essa não é a arca de noé então não sei se eu sou eu e se quem escreveu essa matéria é a Luciana. =S

    Thumb up 0
  37. 1º Não existe água suficiente para cobrir os 5.137 m do monte Ararat, nem na atmosfera, nem nos lençóis freáticos, nem nas geleiras

    2º Esse monte ganhou esse nome recentemente, na época de Noé Ararat era uma planice

    3° Esse vídeo pode perfeitamente ser montagem ou alguém ter levado algumas coisas la pra cima

    4º Como os animais desceram o monte se é difícil até pros alpinistas ? e como eles e a familia de Noe não morreram de frio ?

    Uma estrutura de madeira supostamente encontrada no meio do monte Ararat não prova que uma história da bíblia plagiada da Epopéia de Gilgamesh seja verídica.

    Thumb up 4
  38. O ARTIGO COMEÇOU ERRADO:

    Quem fez a desoberta foi um PASTOR DE OVELHAS, e quem investigou foram CIENTISTAS CHINESES – e na China não há cristãos, é proibido.

    As pessoas tem mania de deturpar tudo… :-/

    Thumb up 3
  39. Toneto, ela foi bastante influenciada, mas ‘plágio’ já é sensacionalismo.haha

    Thumb up 0
  40. Vamos usar a lógica: Supondo que existiu a arca, quem garante que o povo daquela época não a usou pra fazer algumas contruçoes como casa, curral, fogueiras entre tantos outros.. madeira era o q não faltava. Eu acredito q a arca existiu, só tenho dúvidas se é possivel encontra-la nos dias de hoje.

    Thumb up 2
  41. Inri, você sabia que a bíblia que você sita é um plágio de escritos muito mais antigos e de várias regiões e culturas diferentes que não têm nada em comum com o cristianismo?

    Thumb up 2
  42. A reportagem é clara ” será que a Arco foi encontrada”.
    Creio que não…Mas creio que uma arca existiu assim como um dilúvio global como esta registrado na Bíblia.
    Vejo que temos muitos internautas preconceituosos contra os Evangélicos. Mas lembre-se que foram os evangélicos que buscaram a LIVRE interpretação, sem o jugo da Igreja Católica, que deram os primeiros passo para a ciência buscar as explicações dos fenômenos da natureza…isto é, no Mundo Ocidental…
    Creio que devemos buscar mais os aspectos históricos, melhor dizendo estudar mais, para termos uma idéia mais aprimorada dos acontecimentos que hoje vivemos.
    Amem

    Thumb up 4
  43. Nossa que reportagem sinistra.. evangelicos?? eles são cientistas! e desde quando se tem evangelicos na china? kkk ..
    muitos jornais no mundo todo e tvs noticiaram o fato com imparcialidade e sem dar descredito colocando teorias evolucionistas para desacreditar a descoberta. Se bem tem gente que so gosta de ser enganado, quanto a isso nao posso fazer nada mas as imagens nao mente.Penso eu.

    Thumb up 5
  44. O que buscou foi uma saida estratégica e não argumento válido, vc sabe o que eu quiz dizer isto é que importa, saída tangentes, é para espertos e não sábios.

    Thumb up 1
  45. Joao Paulo,

    “Uma pequena ilustração para reflexão, duas pessoas, uma é cega das duas visão, o outro completamente normal quem será que guia quem? neste caso é dispensado respostas.”

    A quem tem visão tem 5 anos e a cega já é adulta e cega desde nascença. Quem guia quem?
    Enfim…nada a ver sua ‘moral da estória’.

    Thumb up 3
  46. _Uma pequena ilustração para reflexão, duas pessoas, uma é cega das duas visão, o outro completamente normal quem será que guia quem? neste caso é dispensado respostas.

    Thumb up 2
  47. Joao Paulo,
    “Acredita relmente que o tal livro é de data anterior a biblia? Então eu lhe digo que o seu conhecimento é apenas para encher o seu égo. é como um pastor fanático e jactancioso, se defende tal ponto de vista.”

    Eis nossa diferença… Eu não acredito. Eu sei.
    Basta estudar um pouco que você saberá que a bíblia não é, de longe, a escritura mais antiga com relatos de homens vindo do barro, diluvios e deuses. Nem ao menos é a primeira escrita impressa, como muitos pensam.
    Além dela ser um retalho de varios outros livros aceitos, ter negado varios outros para fazer parte desse retalho, ela é cheia de erros grotescos e ela mesmo se contradiz e ainda ‘chupinhou’ a cultura de outras religiões na maior cara-de-pau.

    Thumb up 5
  48. Ou seja: Você está ‘chutando’ sua teoria, pois não têm a mínima idéia do que está dizendo.

    Thumb up 2
  49. O simples fato de não defender um mentor por tras dos acontecimentos por si só, reforça a idéia do acaso, se é que entende.

    Thumb up 1
  50. E em qual artigo, revista, ou entrevista de cientista diz que as coisas aconteceram por acaso?

    Thumb up 0
    • Rapaz…
      Se ninguém “apertou o start” para o surgimento do universo então teria sido por acaso.
      Ou foi por acaso ou foi propositalmente.

      Thumb up 1
  51. Toneto, isto é um problema pessoal só seu, O criador não pensa da forma como o homem terreno, pois é um ser perfeito não cheio de falhas, e prepotente assim com o homem é, e assim é bom pois ele não busca os próprios interesses passando por cima de td como fazem os políticos, mas da conselhos antes de agir pois tambem não aje precipitado e nem por impulso, a justiça é seu alvo o direito de julgar e condenar esses pertence a ele, independente do seu ou o meu ponto de vista vc terá que prestar contas ,pois não há previlégios e ele não faz acepção de pessoas, assim ele é não importa o ponto de vista que temos, o homem não mudará o curso natural das centensas Divina mesmo que busque em toda tecnologia que puder.

    Thumb up 0
  52. -Acredita relmente que o tal livro é de data anterior a biblia? Então eu lhe digo que o seu conhecimento é apenas para encher o seu égo. é como um pastor fanático e jactancioso, se defende tal ponto de vista.

    Thumb up 0
  53. Senhores para que se possa chegar a um denominador lógico, necessário é que se esteja a debater em busca de uma verdade e não de uma aceitação repetitiva fundamentada em ilusões de fé e de crença do tipo tá escrito , jesus disse, se assim for tá escrito, maomé disse, ou tá escrito ganecha disse ou tá escrito buda disse ou tá escrito krichna disse ou ou ou papai noel disse!
    A misantropia psicológica é uma doença que acomete pessoas que acreditam na existência de deus-es , provas temos de sobra!

    Thumb up 1
  54. João, é melhor você estudar mais para saber a idade da sua bíblia, não seja um crente cego, mas um crente cético (isso existe) antes de afirmar alguma coisa, procure por você mesmo as respostas.

    Thumb up 1
  55. Veja João Paulo, eu não sou deus, não sou onipotente, onisciente nem onipresente, muito menos infinito em bondade, mas tenho um filho, e por ele faço qualquer coisa e jamais faria barganha com meu filho para lhe dar alguma coisa.

    Minha avó sempre me disse o seguinte, quando estamos no fundo do poço só temos duas soluções, ou somos soterrados ou tentamos subir. Em nosso desespero nas nossas vidas isso é muito evidente. Só que alguns se apegam a seres invisíveis e mágicos.

    Me responda uma coisa, se eu te disser que a minha lesma sagrada que cuida de mim o que vc acharia? Me diria que sou louco, que ela não existe, que é fruto de minha necessidade de acreditar nela. Em que o seu deus e a minha lesma diferem? Em nada, minha lesma cuida de mim, ela é onisciente e onipresente, e sempre que peço ela me atende. Quando estive internado com uma apendicite suporada e com infecção quase generalizada, foi nela que encontrei forças, quando meu filho ficou internado aos 2 anos, foi nela que encontrei esperança. Me diz, como vc pode provar que ela não existe? Eu a sinto, eu a vejo, ela é real, tanto quanto o seu deus.

    Então como eu já tinha dito a Isa, não venha pregar, aceite a sua fé e seja feliz, mas não tente impor algo que nem vc, no fundo, tem certeza.

    Thumb up 1
  56. Joao Paulo

    “… a biblia tem idade o suficiente para gerar todos os outros livros paralelos como vc diz”

    Seu fanatismo lhe cega. Aonde você leu que a bíblia é mais antiga que epopéia de Gilgamesh ou os Vedas, por exemplo?

    “e ela não se resume única e somente na vida de noé, se é que entende existe outras citações, mas dentre todos os livros ditos sagrados foi o que mais foi perseguido com intuito de destruição”
    Novamente você não sabe o que diz. O cristianismo destruiu grandes livros da humanidade e acabou com diversas religiões ditas ‘pagãs’. Você está com mania de perseguição.

    O resto do seu comentário foi só uma pregação de um religioso como de qualquer outra religião.
    Assuma os erros de lógica, de continuidade, de fatos cientificos em que ela (a bíblia) mesma se contradiz em diversos trechos e procure pelo fatos mais corretos. Não tente defender o diluvio sem antes conhecer um pouco de outras religiões bem mais antigas que o cristianismo.

    A mesma convicção que você têm, pessoas que conheço que são Hare Krishnas, Judeus, e budistas têm sobre suas crenças.

    Quanto a ‘atrever-se a criar paralelos’, isto não existe pois os fatos estão ai para qualquer um que buscar a informação. Na verdade nem existe os paralelos que citei, pois qualquer teólogo sério sabe que a bíblia adaptou diversas lendas, contos e parabolas de antigas religiões.

    Simples assim!

    Thumb up 0
  57. _Everton, a sua comparação é no minimo tosca grosseira, e prova o quão vazio esta o seu raciocinio, por não dar vazão a lógica, vc por não ter nenhum conhecimento do que diz, a biblia tem idade o suficiente para gerar todos os outros livros paralelos como vc diz, e ela não se resume única e somente na vida de noé, se é que entende existe outras citações, mas dentre todos os livros ditos sagrados foi o que mais foi perseguido com intuito de destruição, e mantido longe do alcance por eras dos predadores e de seus interessados de conhece-lo, devido aos recursos de cópias fidedignas, com auxilio das prensas rotativas e tradução para as diversas linguas, se espalhou de forma ambundante, hoje é conhecido como o livro mais divulgado na terra, mesmo religiões que não pregam baseado no artigo correto assim mesmo a possui, provando mais uma vez que ninguem pode atrever em fazer um paralelo distinto que tivesse a mesma abragencia deste livro, ainda assim ousam desafiar sua autenticidade por puro preconceito sem motivo aparente, talvez por motivo de ter o dedo do homem na sua concretização, mas a promessa de Deus é que seu poder manifestaria nas coisas que aparentemente não mereça muita atenção, porque o poder absoluto pode se manisfestar em qualquer circunstancia, pois ele faz chover no deserto do Saara, muda todas as estrelas do lugar quando bem entender faz toda matéria reagir segundo a sua vontade.

    Thumb up 0
  58. Tudo o que vocês citam no seu livro sagrado (bíblia) têm paralelos em outros livros sagrados e mais antigos. Inclusive a estória da arca de nóe existe.
    Se a bíblia é a prova da existência da arca de noé, os gibis são as provas da existência do Super-Homem.

    Thumb up 0
  59. _Isa parabéns pela postagem, muito bonita, mas Isa não se importe com isso, pois o criador não pode realmente existir pras pessoas que não lhe da créditos, ele se fez real na minha vida no momento crítico em que eu mais precisei, ajoelhei e orei fervorosamente, pedi humildemente sua magnífica intervenção, pois estava em um desespero só, e ele bondosamente me atendeu, tudo isso porque eu creio piamente em sua existencia e sabedoria, se não eu não pediria que intervice e consequetemente não me beneficiaria, então como pode alguem que não crê pedi por socorro no momento de aflição? infelizmente esses não irão ao seu auxilio simplesmente porque não crê no poder supremo, mas tem de ser assim, o que podemos fazer para mudar este conceito prepotente e equivocado, que tem por puro objetivo tirar toda esperança do próprio descrente por falta da fé, mas é importante frisar-mos que a grande maioria tem motivos de sobra para crer, e isto é bom pois reafirma as nossas convicções de que podemos dizer que para nós ele não é um mito e sim um fato em espirito e verdade, conforme descrito nas escrituras, quem nele cre tem de aceita-lo como espirito e verdade.

    Thumb up 0
  60. Isa, eu queria saber como posso ter certeza da existência de algo que não existe.

    Pregar aqui não vale, seja objetiva.

    Fé é algo pessoal, alguns acreditam em duendes, outros em espíritos, outros em cristais, energia, e outros em deus(es).

    Thumb up 2
  61. Sabe o que é mais triste para aqueles que são ateus???

    Que quando tem aquele sentimento de gratidão por algo muito bom que aconteceu, eles não tem á quem agradecer!!!

    Nós temos as digitais de Deus, assim como na natureza, e tudo que Ele fez!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=NiMM2l3F1A0

    “Como duvidar de um Deus tão poderoso, de um Deus tão detalhista,que pintou o mundo com suas mãos. Como duvidar de um Ser que me faz respirar, comanda os planetas e se importa com as palavras que eu falar, como duvidar???”

    Ta ai, agradeça por estar vivo, pois é Deus que te sustem o fôlego.

    Thumb up 1
  62. Eu freqüento a igreja, sou uma pessoa espiritualizada e acho importante a religião na vida de uma pessoa. Entretanto respeito quem não a tem e leva uma vida digna e respeitosa mesmo não professando nenhuma religião. Acreditar em mitos é algo irracional. Tenho dedicado parte de meu tempo para estudar notícias e comentários a respeito da Biblia e seus mitos. As pessoas que acreditam cegamente falam(como muitos comentários deste blog) de provas incontestáveis, confesso que procuro ver estas provas e facilmente vejo inúmeras falhas. Evangélicos que para provar que a Terra é antiga desmoralizam técnicas de datação. Entretanto quando acham uma suposta arca recorrem a elas. Acreditem em Deus, sejam boas pessoas, tolerantes e honestas, e como dizia Santo Agostinho: ‘vivam acreditando que Deus existe, caso não exista você não vai se arrepender de ter vivido corretamente’. Tomara que eu esteja errado, mas é muito difícil aceitar Terra Jovem, inundação global, torre de Babel.

    Thumb up 0
  63. MARCIO ALEXANDRE,

    “Nunca a ciencia nunca concordará com os fatos bíblicos,devido a maioria dos cientistas serem ateus. ”

    Besteira! Você está sendo preconceituoso e afirmando algo que você não sabe. Mesmo se a maioria fosse ateistas, concordar ou não com a bíblia não influencia a fé na ciência.Somente fatos comprovados.

    “Porém, se dessem o trabalho de ler e analisar (não contestar como em muitos comentários que li aqui hoje), veriam que ela contém a verdade.”
    Qual verdade? Que insetos têm seis patas ou morcego é uma ave e que dragões existiram?

    ” Muitos neste site julgam-se inteligentes, porém só usam a “inteligência” para aquilo que lhes agrada.”
    Vou usar minha inteligência com algo que não me agrada? Isto seria falta de inteligência…

    ” Deus não está preocupado se a ciência tenta negar Sua existência, até porque a preocupação é um sentimento humano…”
    Deus te falou isso, que ele não está preocupado? Em que livro, artigo ou teoria científica você leu de algum cientista tentando provar que deus, deuses, deusa ou saci-pererê não existe? Mostre um link de algum cientista ou faculdade séria com este estudo que você insisti em afirmar que existe.

    “nós cristãos é que nos preocupamos até nos indignamos com a ignorãncia do homem, por isso nos empenhamos em pregar o envangelho, por amor, para que enxerguem a verdade, ou seja, saibam quem é Deus e quem é você.”

    Não é ‘ignorãncia’ e sim ignorância;
    Não é ‘envangelho’ é evangelho;

    Você, como boa parte dos cristãos (deixo claro que nem todos, pois alguns são razoáveis) só se preocupa em empurrar sua ‘verdade’. Você não está interessado, como você disse, em pregar o amor. Você quer que todos se convertam, aceitem o SEU deus e ponto final. Que se dane a ciência com suas vacinas, métodos de produção de alimento, energia mais limpa. O que importa é que três seres mágicos viram em cavalos mágicos para destruir a Terra.

    Thumb up 1
  64. Nunca a ciencia nunca concordará com os fatos bíblicos,devido a maioria dos cientistas serem ateus. Porém, se dessem o trabalho de ler e analisar (não contestar como em muitos comentários que li aqui hoje), veriam que ela contém a verdade. Muitos neste site julgam-se inteligentes, porém só usam a “inteligência” para aquilo que lhes agrada. Deus não está preocupado se a ciência tenta negar Sua existência, até porque a preocupação é um sentimento humano, nós cristãos é que nos preocupamos até nos indignamos com a ignorãncia do homem, por isso nos empenhamos em pregar o envangelho, por amor, para que enxerguem a verdade, ou seja, saibam quem é Deus e quem é você.

    Thumb up 1
  65. Só acreditar quando a Razão bater o martelo da prova! sem receio de dar sentenças justas e definitivas!
    Sou mais que ateu, sou soldado da razão!
    lucabi brasil

    Thumb up 0
  66. Cálculos da Universidade Harvard feitos em 1987 estimavam a existência de algo em torno de 5 milhões de espécies de organismos vivos no planeta. Estudos mais recentes mostram que a biodiversidade global deve se estender a até 100 milhões de espécies. Destas, apenas 1,7 milhão já foram catalogadas.
    No Brasil:68 mamíferos, 191 aves, 172 répteis e 294 anfíbios.
    Estão falando serio, alguem ai acredita no mito da arca de Noe…

    Thumb up 4
  67. “Eu escolhi os hulmides para humilhar os SÁBIOS”.

    “A sabedoria dos homens é loucura para DEUS, e sabedoria de DEUS é loucura para os homens”

    Assim diz o Senhor.

    Thumb up 7
  68. Se o “Deus biblico” existir, todos os outros contos de fada também =)
    Você fala que acredita em Jesus e se eu digo que acredito em Hórus, ai você vai dizer que acredito numa mentira. Viram como é simples? Vai dizer que os outros deuses são mitologicos, é por isso que me sinto no direito de dizer que esse dai também não passa de UMA MITOLOGIA õ/

    Thumb up 9
  69. Ricardo A rodrigues

    Cara, isso foi uma piada não é?

    Você sempre foi ateu e agora está acreditando em deus? (tenho de rir muito)

    O inverso sim, é aceitável.
    Outra, um ateu jamais acreditará em deus, se ele algum dia acreditar é que ele nunca foi ateu, no máximo um agnóstico cheio de dúvidas.

    Thumb up 4
  70. Bom galera irei falar uma coisa sou ateu !!!!!!!!!!! so que o seguinte onde morava tinha um velho russo ex militar que sempre contava uma historia que tinha visto a arca de noe eu ate zuava com o velhinho ele tinha ate uma foto velha eu nunca acreditei mais sempre fiquei com isso na cabeca ,bom se nao e a arca que esta la ,que povo colocou aquilo no meio do gelo ?
    so estou comecando a Crer em Deus agora…..

    Thumb up 9
  71. Adalberto.

    Problema SEU de ser crente.

    Infelizmente essa civilização ainda se perde em contos de fadas e deus com a forma humana,

    talves esse “deus’ ,assim como os humanos, tenha um anus para defecar na cabeça de seus seguidores. – Vc já imaginou deus defecando??? deve ser bastante engraçado uma feses divina kkk

    Cada um tem plenos direitos de acreditar (OU NÃO) na bobagem que quiser, mas com certeza, quando a dor de barriga lhe ataca, é no médico da ciência que os cristãos se apegam.

    Thumb up 3
  72. não sei em que acreditar, esses dias tenho estado tão confusa.ouço algo de um lado, isso do outro.Deus existe mesmo?, o que aconteceu com os antigo deuses egípcios, gregos, britânicos, eram só ídolos, invenção, imaginação?

    Thumb up 5
  73. Cesar, a decisão de corrigir seus passos com relação a sua salvação é particular seu, ninguém pode obriga-lo a fazer aquilo que vc não quer, se Deus que tem poder pra isso ele não o fará, porque a escolha quem tem que fazer é a própria pessoa, ninguem é obrigado o livre arbitrio dar a qualquer um o direito de escolha as consequencias cada um colherá, mesmo que morra e no dia da resurreição se for lhe dado a segunda chance, terá de ter um postura a nível de merecer vida eterna

    Thumb up 3
  74. Como sempre, os cristãos fazendo ameaças veladas… “Vocês vão ver quando meu irmão maior vier, ele vai dar uma surra em vocês.” Só que o “irmão maior” deles morreu faz 2.000 anos… E NUNCA MAIS DEU AS CARAS. Por que será? Será que é por que ele ESTÁ MORTO, E BEM MORTO?

    Thumb up 2
  75. Bom, não sou fã de comentar em blogs, muito menos em noticias, mas sempre leio os comentários.
    Diante de tanta heresia, quero deixar meu registro.
    Sou evangélico creio em DEUS, e na bíblia, sinceramente acho difícil ser a arca apesar de acreditar no dilúvio.
    Alguns acham que JESUS era apenas um revolucionário.
    Convido esses ateus, a verem a trilogia “Deixados Para Traz” depois deverem esperem e verão se DEUS existe ou não, se a bíblia é verdade ou não.
    Fiquem na paz de DEUS.

    Thumb up 3
  76. _E muito fácil com qualquer vago argumento derrubar conceitos biblicos, dificil é respoder a exatidão das profecias contidadas nela muitas ja cumpridas outras atuais e mais a caminho de cumprir,o cristão só cre na biblia porque ele entende que Deus tem que ter deixado um caminho para chegar ate ele, se ja que não existe uma prova consistente de sua existencia a não ser a criação, e se ele deixou algum recurso para melhor conhece-lo, só poderia ser ela, e entendendo que seu poder esta acima de qualquer outro poder, é natural que ele a proteja contra tentativas de mudar seu conteúdo de forma a causar confusão,mantendo á fidedigna para encaminhar os fiéis ate a ele, visto que seremos condenados baseado no que ela testifica, ou será que existe uma outra forma de conhece-lo? eu não conheço outra, desta forma fica uma coisa apoiada em outra se ele existe ele tem que nos mostrar como podemos viver sem o contrariar seus modos justos, razões pela qual a biblia é conhecida no mundo todo e em vários idiomas se houvesse varias opções de livros sagrados espalhados em todo planeta causaria tremenda confusão ninguem saberia o que seguir,embora existe milhares de igrejas e crenças diferentes muitas delas fazendo uso da biblia mas não aceitam a verdade como seus guia desviando assim da verdadeira conduta cristâ.como por exemplo arrebatamento para o céu dos escolhidos, ensino de inferno de fogo, e alma imortal, e Trindade divina que se quer consta na biblia.

    Thumb up 3
  77. Pessoal, o estudo do antigo testamento nao devera ser levado á letra pois nao passa de uma compilaçao de antigos textos que serviu para explicar factos cuja origem era ignorada pela populaçao em geral. A arca de noé podera ser mais um desses casos cuja origem ate pode ser verdadeira, mas com o passar do tempo foi adulterada por autores que acrescentariam sempre um ponto ou uma virgula para embelezar um simples caso de sobrevivencia que poderia ter existido por aquela altura. O diluvio nao seria mundial como pensamos hoje mas sim no mundo conhecido de entao – o medio oriente. Desse modo penso que alguem poderia ter construido um barquinho de juncos e ter sobrevivido a uma inundaçao local e depois da historia ter sido contada e recontada diversas vezes, cada um dos povos de entao terá metido o coitado do noé como seu ascendente fazendo de um simples pescador o escolhido por Deus para ser o novo Adao. Nao concordam?

    Thumb up 6
  78. Evidências?
    Que evidências?
    O grupo até agora apresentou uma duzia de fotos e um video que qualquer um pode fazer!
    Publicar sua descoberta arqueológica em um periódico científico eles não querem!

    Nessa história toda as únicas evidências que eu vejo são de pessoas sem nenhum senso crítico ou do que seja arqueologia.

    Thumb up 3
  79. _O que me parece que para a ignorancia ixacerbada é impossivel faze-lo enxergar de um outro modo daquele em que ele esta acostumado. evidencias incontestaveis não são suficientes para esses, por isso eu digo que são cegos por condição imposta a eles próprios, e não andam por caminhos das razões objetivas,são cegos a ponto de pensarem que consegue ferir as pessoas que pensam diferente deles, o fato do homem ter permanecido no solo da terra se deve ao fato de um únco homem temer a Deus Noé e sua familia de sete pessoas, pois Deus estava magoado com tanta maldade do homem e por isso executou uma de suas centenças em escala global.

    Thumb up 2
  80. Olá a todos !
    O dilúvio é um acontecimento presente e descrito em muitas culturas, como a suméria – que narrava a epopéia de Gilgamesh – e outras, só mudando as personagens.
    Sendo assim, pode ter realmente acontecido. Agora, estes pedaços de madeira encontrados no Ararat serem parte da arca de Noé, aí já não sei …
    Abraços

    Thumb up 0
  81. O mito da Arca e do dilúvio é bem mais antigo que o povo judeu, e provavelmente foi assimilado e incorporado pelos judeus como seu, como tantos outros: ex a torre de babel.
    É inconsebível alguém que estudou alguma coisa na vida e sabe ler e etc etc, acredite que as milhôes e milhóes de expécies só de insetos da Amazônia tenham feito uma peregrinação até a Palestina…..isso é só um ex. mínimo. Agora se vamos falar de milagre divino para o feito, por que a trabalheira…..por que ? Deus não estalou e seu dedo espiritual a não matou todos os seres humanos de uma vez rápida e objetivamente

    Thumb up 3
  82. Respeito em primeiro lugar, antes de expressar qualquer opinião, é preciso pensar muito bem, vivemos em um país livre, mas liberdade de expressão não quer dizer ignorar a cultura, a religião, a política ou muito menos a história de forma geral, mas se nada disso importar, tenha ao menos receio de falar algo que não conheça com afinco, porque pior do que a ignorância é a soberba. Para quem acha que Jesus é um fanfarrão, meu caro estude, e se abomina a bíblia, procure outros livros como referência, porque não é só ela que fala dele, o maior líder de todos os tempos, e se não acredita em sua divindade, não tem problema, respeite ao menos o grande homem que ele foi. Os artefatos encontrados na Turquia podem ou não fazer parte da arca de Noé, caso seja comprovada a sua veracidade muitos ainda assim continuarão a ignorar a história do berço de nossa civilização, e se ás suspeitas não se confirmarem nenhuma fé ficará menor por isso.

    “O amor é tudo.” Jesus Cristo

    Thumb up 4
  83. para os CRIACIONISTAS o carbono 14 é falho, so serve para justificar uma arca pedida de algum pescador desvalido. – o Criacionismo é tão “util” para a humanidade quanto uma bicicleta para um peixe para se locomover hehehehe

    Thumb up 2
  84. A arca faz parte das reliquias do mundo tido como cristão,o santo sudario,o cravo da cruz d Jesus q tem no vaticano dentro de uma redoma de vidro,a capela de belem construida no mesmo lugar onde Jesus nasceu até a mangedora é a mesma!Me engana q eu gosto!O santo graal(calice q jesus usou na ultima ceia)Tem quem acredita,forjam evidencias p/”reforçar a fé.E as lascas de madeiras q estão em muitas igrejas catolicas,disse um padre a minha avó q são pedaços da cruz de Jesus,e ela acreditou!

    Thumb up 3
  85. Pô pessoal… “palavra de Deus”, “eu acredito no dilúvio”… afff
    como tem gente com a auto estima baixa hein!?
    Os critãos seguem uma ideologia judaica e um ícone revolucionário ( assim como Che Guevara) chamado de Cristo…
    O povo que escreveu a bíblia, escreveu de acordo com o entendimento deles…
    Podem ter certeza que já tivemos pessoas que fizeram muito mais e que sofreram muito mais que este fanfarrão chamado Jesus.
    Enquanto o clero revindica o centro do Universo em seus umbigos, os tolos acreditam…

    Thumb up 1
  86. acredito nas historias da biblia, mas esta arca esta muito to estranha , principalmente aquele ossoalho qque parece ter caido um monte de bolinhas de isopor.

    Thumb up 1
  87. Fico impressionado como nos dias de hoje existe tantos tolos acreditando emlendas e fantasias, parece até uma necessidade do ser humano.
    Gente, deus não existe, e a bíblia é o maior dos folclores.
    Acordem!!!!!

    Thumb up 2
  88. eu acredito no diluvio, so nao acredito nessa doidera. Dizer,QUE HOUVE UMA IMUNDACAO COMO FOI O DILUVIO E NAO ALTERAR O LEITOS DOS RIOS COMO O TRIGUE E O EUFRATES isso e doidera, e tem mais como um diluvio que cobriu a terra e um barco sem leme que ficou flutuando em o so oceano unido so percorreu centenas de kilomentro ate possar no monte arate. Porque? Existe corrente marinha que movimenta objetos como troncos que em semanas pecorreria a mesma distancia da pecorrida da arca, e tem mais cade as grandes cidades , cade a cidades dos anjos ? A biblia fala que existia cidades proximo do jardimdo eden construida pelos filhos de Adao e uma dela era de exporacao de ouro e por sinal e dito que o ouro da quela regiao era bom e essa regiao e proximo do eden porque nao se fala nada delas .Nao existe porque nao foi no oriente medio que o eden ficava, Como disse eu acredito no diluvio nao da forma que e dita.

    Thumb up 2
  89. CHICO LOBO, A Bíblia contém assuntos bem próximos dos fatos que aconteceram na época. Evidentemente, não com toda clareza de linguajar. Há metáforas e metáforas encobrindo certos assuntos e, que além da forma como a língua era expressada naquela época, tem os fatores de uso de parábolas para expressar ou transimit alguma mensagem.
    Criticaram o seu post e quem fez disse acreditar na Palavra de Deus. Bom, será que era Deus mesmo? Daqui dois mil anos, se nossa sociedade continuar do jeito que está caminhando, dirão que o quê o Edir Macedo escreveu é a Palvra de Deus.

    Thumb up 2
  90. Eu acredito na Arca de Noé ela é veridica esta na palavra de Deus não é conto de fadas ou fabulas é verdadeira.

    Thumb up 4
  91. Wanderson amigo.

    Não é por falta de ler a biblia que tenho essa minha opinião. Puro engano seu.

    Li a biblia, e muito… alias, sou filho de evangélicos que me fizeram ler esse conto de fadas desde quando aprendi a ler.

    Um dia, eu acordei… e notei que o conhecimento vai muito alem desse livro de fabulas…

    Estudei historia, arqueologia, palentologia, zoologia, geologia, fisica, astronomia, enfim… cheguei á conclusão que o que falta aos humanos é ESTUDO, CULTURA…

    QUEM FICA INDO ATRAZ DO QUE OS SACERDOTES VOMITAM EM SUAS ORELHAS, JAMAIS ENTENDERÃO A VERDADE COMO ELA É DE FATO,

    Thumb up 3
  92. é impressionante como as pessoas estão com as mentes fechadas, com certeza por não se interessarem em ler a bíblia, onde todas as profecias referentes aos nossos tempos estão sendo cumpridas, o próprio Senhor Jesus revelou que haveriam muitas descobertas no tempo do fim pra provar a existência de Deus e fazer com que os homens creiam nEle como o verdadeiro Deus, e a arca de noé é uma dessas evidências, assim como inúmeras outras descobertas vem se concretizando… algumas pessoas cientistas dizem, ´´impossível de se manter animais carnívoros dentro de uma arca sem que eles devorem os outros´´, ora se Deus mandou construir a arca ele cuidou de providenciar que os animais fossem ate elas e ficassem mansos até o fim do dilúvio, agora quem não acredita que Deus tem poder para isso, aí é outra história. Eu acredito plenamente nestes fatos até pq Deus confirma isso no livro de apocalipse dizendo que os animais selvagens viveram em harmonia com os demais, leiam a bíblia e acompanhem os fatos atuais que a venda dos olhos de vocês com certeza… leiam o mito da caverna, é exatamente o que está acontecendo com a humanidade nestes últimos tempos!
    abraço a todos!

    Thumb up 2
  93. nos dez mandamentos diz nao tomaras o nome do teu deus em vã e isso o que vcs estao fazendo comentaristas e gozando da palavra de deus.e a arca existiu sim!!!

    Thumb up 2
  94. Ok… beleza, eu não acredito na arca, ou em Noé, ou em qualquer outra coisa que envolva catástrofes biblicas, mas realmente há alguma coisa debaixo de todo aquele gelo e eu adoraria ser capaz de descobrir o que é.
    Se é uma arca ou não, eu adoraria que alguém desenterrasse pra gente ver o que é XD

    Thumb up 2
  95. olá caros
    essa ñ é a arca de noé simplismente
    pois:
    1é um espaço tão pequeno q não caberia um boi ali
    e
    2 Diz no livro Sagrado que arca ficou em um dos pontos mais altos do planeta.
    e se queiser saber mais pesquise.desculpe estou com pressa.

    UNB
    Universidade de Brasília

    Thumb up 3
  96. Pode ser que sim, pode ser que não…

    Mas o que não pode ser é dizer logo de cara que NÃO EXISTE, que é IMPOSSÍVEL e etc…

    Você estava lá para saber se realmente não existe?? Não?

    Então fica quietinho e, se preferir, continue no conforto da sua ignorância: não abra sua mente

    Thumb up 0
  97. OI SONIA!!!

    QUE BOM PODERMOS FALAR SOBRE ISSO.
    PRA DIZER A VERDADE,NA ÉPOCA QUE EU DEVERIA CRER QUE PAPAI NOEL EXISTIA NÃO PUDE,ERA MUITO POBRE.
    PORTANTO ELE NUNCA CHEGOU PRA MIM.
    NAQUELA ÉPOCA CREIO EU ELES SE VIRAVAM,NÃO TINHA GELADEIRA,DE ALGUM JEITO ELES CONSERVAVAM SEUS ALIMENTOS.SE A ARCA EXISTIU OU NÃO NÃO SEI.
    MAS SE NEGAR A ARCA TEREI QUE NEGAR A BÍBLIA.
    COMO NÃO ME ATREVO A FAZER.
    SE QUALQUER MODO,CADA UM TEM SEU PONTO DE VISTA,MUITOS ASSUNTOS VIRÃO PARA TROCARMOS OPINIÃO.
    ESPERO QUE POSSAMOS CONVERSAR MAIS.
    UM ABRAÇO

    Thumb up 0
  98. Essa arca jamais existiu, é uma lenda, é uma questão de raciocínio lógico. Ex: animais carnívoros: onde estaria essas carnes refrigeradas sem estragar, e muitos outros detalhes. Qdo eu era criança acreditava em papai noel, agora cresci e vi que era mentira.
    Agora que existe um ser superior e que controla td é aceitável, mas arca de noé, rsrsrsr… não não, as madeiras já teriam podrecidos.

    Thumb up 0
  99. Como achado arqueológico acho muito válido todo o esforço para entender o que é aquilo, não acredito que seja a arca como defendem alguns, mas respeito a opinião dos que acreditam. A questão é que se há algum artefato que sobreviveu ao grande dilúvio já é interessante por si só. Religião não tem nada a ver com isto e muitos menos os contos da bíblia, o que conta realmente neste caso porque uma estrutura desta esta fazendo dentro de um buraco e com que razão foi construída, isto vale a pena discutir.

    Thumb up 0
  100. Gente,se é a arca ou não é sómente uma hipótese.
    Se for a arca eu gostaria de ver,afinal é biblico,qualquer coisa que diz respeito ao desconhecido é válido,ninguem precisa pagar por isso,apenas olhe e deixe quem quizer estudar a respeito.
    Agora,não vamos debochar,se não acreditamos em algo,não deveríamos de ter a curiosidade de clicar para abrir.Simplismente deixariam para quem ao menos acreditassem que o que tem nas escrituras sagradas pode ter sido encontrada,qual o problema.
    Tem tanta coisa sem importãncia por aí,não é mesmo.

    Thumb up 0
  101. Se é ou não a Arca eu não sei, mas se realmente existe algo enterrado lá em cima, merece ser estudado.

    Thumb up 0
  102. Não sejam mesquinhos de disserem que a arca jamais existiu, falar sobre algo que não sabem é burrice !!!

    Thumb up 0
  103. Olá.
    A verdade existe…..mas muita coisa é inventada….. até a verdade.
    Amém.

    Thumb up 0
  104. qual o beneficio que essa arca encontrada trara em nossas vidas de hoje ?
    oque ela irá falar para nos ,a nossa vinda para esse mundo ou o que?
    vamos saber como deixar madeiras para termos daqui uns 4500 anos.
    na verdade não acredito que seja a arca

    Thumb up 0
  105. E se for a tal arca? e daí? vai mudar o que?
    Sua vida vai melhorar? Deus vai estar lá para recebê-los!
    Grande coisa nessa porcaria de Noé!
    Pensemos em coisas mais interessantes! Já imaginou se cai um disco voador em plena Av. Paulista? ou no Congreso? cadê as ogivas nucleares do Irã e da Coréia?
    E as armas secretas dos nazistas? e a ligação da Nasa com os etes?
    Morte para a humanidade!

    Thumb up 0
  106. houve e haverá muita opinião de ignorante “tomém” ! hahaha !
    peralá… haverá ou hararát muita opinião ? hararei de saber…

    Thumb up 0
  107. O que eu não consigo entender é a razão de simplesmente não querer acreditar na Bíblia…
    Qualquer coisa escrita por um cientista toma ares de verdade, mesmo que seja tão somente teorias e suposições… da mesma forma qualquer coisa que esteja escrito na Bíblia é tido como mentira, enganação, conto de fada, etc.

    Sinceramente, não entendo como mentes tão abertas para algumas “verdades” estão sempre fechadas para A VERDADE!

    “… e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará! (Jo 8:32)”

    Thumb up 0
  108. estranho ….agnostico defendendo católico…… e ainda por cima acusando outro grupo religioso sem saber se são eles,caiu no mesmo erro destes. acho que vc tá com pezinho no catolicismo e não quer sair do armário.tbm acho que não se deve acusar ninguem sem motivo justo.vc é agnostico mesmo ou anti-crente?pilantra existe em qualquer religião

    Thumb up 0
  109. Em um dos comentários acima, alguém disse que, no período de 4.800 a.C. (época em que dizer ser a suposta arca) se trataria de um povo selvagem e primitivo, nômade. Mas devo dizer que em 4.800 a.C. já estaríamos no Neolítico (agricultura, domesticação e criação de animais, fabricação de roupas, culto à mulher e à fertilidade da mesma e do solo) que só termina com o surgimento da escrita.
    Pois bem, se Noé viveu neste período, deveria ter uma comunidade a sua volta composta basicamente por sua família (mulher, filhos). E deveria ter conhecimento básico de coisas precidas com barcos ou canoas, talvez morasse perto de um grande rio. Digamos que ele fosse um observador da natureza e de seus ciclos, creio que se ele recebeu o “chamado” pra a construção da arca, foi devido a sua intuição (como um “toque divino” em sua mente talvez) e sabedoria. Percebendo que o nível das águas aumentára mais nos últimos ciclos de estações, decidiu construir com a ajuda de seus filhos, uma espécie de canoa bem grande, onde eles pudessem proteger o que fosse necessário para sua permanência naquele local ou simplesmente sua subexistência, como: as pessoas, os grãos, os animais domesticados e criados -bois, cabras, cães- e provavelmente outros que não representassem risco de vida à eles.
    Eis que um dia acontece o que todos sabem (chove pra cacete, o nível dos rios sobem muito) e Noé vira o herói da humanidade local.
    Por que eu falei tanto?…rsrs… primeiro pra dizer que tanto céticos quanto religiosos (se não levarem as escrituras tão ao pé da letra) tem razão. Acredito na história de Noé, mas não como diz exatamente na bíblia. E acredito que Deus se comunica com as pessoas por meios sutís, quase perspicazes. Se for mesmo a tal famosa embarcação, vou achar maravilhoso, mas se não for, não vai mudar minha fé.

    E desculpem pelo testamento!rsrs…

    Thumb up 0
  110. É impressionante o ceticismo das pessoas de hoje. Duvidam mesmo que a prova esteja debaixo de seu nariz. Eu acredito que realmente se trate da arca de Noé. O que uma estrutura enorme de madeira estaria fazendo a 4 mil metros no Ararate? O único registro histórico que pode explicar isso é o relato bíblico do dilúvio.

    Thumb up 0
  111. Lú, acontece que segmentos que não tem alicerce, não tem estruturas e são formados por fanáticos só procuram razões para suas lógicas nas guerras que empreendem. Argumentos fálidos que não convencem ninguém só leva à luta para imposição de suas idéias. Hoje ouvimos e lemos, diante da usura, dos reinos materiais, uma luta verbal. Logo, não demorará para vermos lutas sangrentas.
    Como disse o Raul Seixas: todo mundo explica tudo, como o avião pode voar…
    Tenho percebido que uma guerra está declarada e tenho a certeza que todos estão errados aos olhos do Verdadeiro Deus, o Deus do Amor, do Perdão, da Compaixão como Cristo ensinou para a humanidade. Basta-nos ver que existem um segmento que idolatra o que é de Cesar criticando o outro seguimento que idolatra a Serpente de Ouro. Diga-me que está certo nas alturas desse campeonato?

    Thumb up 0
  112. Eu sou agnóstica,e bastante cética,mas não entendi o porquê de falarem tanto dos católicos como se fossem eles reponsáveis por tudo,não só nessa matéria mas em outra vi nos comentários pessoas falando dos católicos,e nas duas matérias está explícito que são evangélicos!!!

    Thumb up 0
  113. O que realmente importa de tudo contido nas sagradas escrituras que é de acesso a todos, ainda está em oculto para muitos.

    Thumb up 0
  114. não sei o que os religiosos fazem na internet
    se me lembro não seria a reliosidade que é contra a ciencia, avanço da humanidade e tecnologia?…computadores, internet, telefones, hospital…
    tudo isso esses religiosos não deveriam ter o direito de usar, ou são todos hipocritas…
    não acredito na arca de noé e Daniel, também prefiro o titanic

    Thumb up 0
  115. Assisti no Discovery uma possibilidade que o dilúvio poderia ter sido a inundação que aconteceu no mediterrâneo, já que ele era habitado… imagine o estreito de gibraltar deixando entrar a água do oceano atlântico? Isso inclui até o problema com atlântida… muitas lendas bíblicas já são contadas de uma forma ou de outra antes mesmo de cristo, coisas faladas por outros povos e homens… pode ser que os textos tenham sido escrito como uma forma de juntar tais lendas em um único documento… talvez até via oral… A Arca realmente deve ter existido, mas não da forma que foi descrita, pois realmente seria um grande barco, fora o peso da sua estrutura, teria o preso dos animais e do movimento para aguentar…

    Thumb up 0
  116. Acho tudo isso uma enorme palhaçada. E acho incrível que pessoas mesmo vivendo no mundo de hoje em que a informação é “dada” sem mesmo ser solicitada ainda acreditem em coisas absurdas assim.

    Thumb up 0
  117. chico lobo e rodrigo vão (insira nesse espaço o pior palavrão q vc conhece). Gente como vc’s so publicam essas coisas quando podem ser anonimos(fala na cara).

    Thumb up 0
  118. Eu acredito sim que essa é a Arca verdadeira. É a prova que o Senhor enviou para mostrar a esses ímpios ateus que a bíblia não é um conto de fadas, e sim um relato histórico fidedigno para mostrar a grandeza do nosso Senhor Jesus.

    Thumb up 0
  119. tem que ser muito estupido pra acreditar nessa arca, me desculpem os religiosos, mas ta cansando o obscurantismo crescente nesse país.

    Thumb up 0
  120. Interessante.É lógico que o dilúvio que aconteceu não foi geral e sim circunscrito,como falou o Frangolino pois os povos daquela época eram semi-selvagens e na maioria nomades que tinham suas idéias primitivas sobre os fenômenos da natureza e que,evidentemente não tinham tecnologia e nem tão pouco conhecimento sobre a região que habitavam.
    Todos os livros sagrados de todos os povos contém relatos sobre catástrofes naturais como não poderia deixar de ser,por que a terra continua a mesma com vulcões,terremotos,maremotos…e continuará assim mesmo se nós desaparecermos algum dia.

    Um exemplo disso tudo é a lenda indígena de Tamandaré,o repovoador,contada pelos índios da Amazônia,considerado por alguns como “o Noé primitivo”.Segundo a lenda,uma grande enchente inundou toda a floresta e uma única tribo se salvou na copa das árvores mais altas quando um deles chamado Tamandaré teve uma visão do deus Tupã que o explicou como fazer uma grande jangada e salvar sua tribo(!)

    A similaridade das lendas em si não comprova nada,só que houveram e sempre haverão mudanças climáticas e geológicas que atingem direta ou indiretamente os povos atravéz da história.

    Em suma.

    Se realmente for uma arca,o que encontraram no monte Ararat,ótimo para a arqueologia,se é a arca de Noé,duvido muito.

    Thumb up 0
  121. O Titanic ainda tem uma historia mais elegante e e muito mais bonito que essa tal Arca…

    Thumb up 0
  122. Quem tem dúvidas ainda??A humanidade caminha para a auto-destruição achando-se muito inteligente , acreditam na farsa do aquecimento global ,em ataques terroristas( wtc) ,em elo perdido(nunca se achará o que não existiu),e assim por diante A Bíblia é um livro histórico e que contém a verdade de Deus, quer ver? Galileu Galilei descobriu que a terra era redonda. Mentira , pois, no livro de Isaias 40:22 está escrito que O Senhor Deus está assentado sobre o CÍRCULO da terra , há diversos minerais e elementos químicos existentes em nosso corpo que também estão presente no barro ,isso prova que O Senhor realmente nos formou do barro e nos deu seu sopro de vida(espírito) , Deus nos ama e quer nos reconciliar com Ele através de Jesus , porém a escolha é sua , a arca é apenas uma dentre tantas outras das EVIDÊNCIAS , que o mundo quer esconder : – )

    Thumb up 0
  123. Há 4800 anos um dilúvio global???
    Só para pessoas ingênuas acreditar em uma sandice dessas… Se isso realmente tivesse ocorrido nesse período, ainda teríamos vestígios, muitos seres marinhos seriam extintos devido a dessalinização, entre outras coisas….
    Isso é coisa de evangélico mesmo só podia… afinal, depois eles saem por aí vendendo os pedacinhos da arca…. afff

    Thumb up 0
  124. Chico Nóbrega- A questão não é o que alguem acredita. Isso não importa. O que importa é a verdade. E o problema desse tipo de mentiras, essas tais descobertas é que ficam criando uma imagem de cientistas, de pessoas que se preocupam com fatos, mas na verdade é somente para justificar suas próprias crenças religiosas.

    Uma coisa engraçada sobre esse tipo de “descoberta” é o teste de carbono 14. Quando descobriram que aquele tal pano que teria coberto o corpo Jesus era na verdade do século XIII ou XIV (não tenho certeza qual século seria) muitos desses “pesquisadores” atiram todo tipo de comentarios dizendo que o teste não é confiavel, mas da mesma forma usam para justificar essa “descoberta”. (se é que realmente fizeram testes no tal barco, é bem provavel que seja mais uma invenção para justificar as crenças religiosas.

    Segunda, como pode haver feno dentro de um navio em 4800? Ele deveria ter entrado em decomposição non?

    E por ultimo. Porque só tentam buscar por esse tipo de reliquia relacionada ao cristianismo? Porque não procuram por artefatos relacionados a outras culturas e religiões que não possuem uma doutrina de um deus único? A resposta é obvia: simplismente porque essas pessoas já possuem essas crenças, e procuram maneiras de justifica-las, mesmo que tenham que distorcer ou forjar provas.

    Thumb up 0
  125. Não importa se é ou não a famosa arca de Noé, só o fato de ser um achado arqueológico já é muito legal. Prá quem gosta dessa ciência qualquer artefato encontrado, tem grande relevância. De qualquer forma, há que se fazer muitos testes antes de uma confirmação. Concordo com o Chico Nóbrega: respeito é fundamental…….

    Thumb up 0
  126. Engraçado! Tem gente que perde um tempão visitando sites e lendo assuntos que não fazem parte de suas preferências ou idéias e mandam os outros trabalharem. Vai ler o Estadão, a Folha, o Globo e etc. Quem sabe lendo esses outros lixos possa estar trabalhando para aumentar seus contra-cheques.

    Thumb up 0
  127. Engraçado! Tem gente que perde um tempão lendo sites relativos a assuntos que não faz parte de seus menus de idéias e mandam os outros trabalharem. Vai ler o Estão, o Globo, a Folha e etc. Quem sabe lendo esses meios de comunicação tendendiosas e sem interatividades rende-lhes alguns extras no contra-cheque.

    Thumb up 0
  128. meu que palhaçada… o povo não tem o ki fazer e fika criando paginas de site falando ki encontrou a arca de noé… Vamus trabalhar gente…kk

    Thumb up 0
  129. A questão é a seguinte. Independente do que se acha, se existiu ou não arca, se é essa ou não, o que não se pode é considerar quem acredita em tolo, cego ou coisas assim. Da mesma forma que alguns tem opinião formada sobre a consistência dos fatos, outros tem plena convicção de que não passam de coincidências e de “forçadas de barra” pra que sirvam de prova pro que se quer provar. Céticos ou religiosos, ninguém tem o direito de desrespeitar ninguém. E se for a arca? E se quem não acredita vai pro inferno? Se a pessoa não acredita em Deus, ela não quer que Deus a salve, certo? Então, se Deus existir, quando essa pessoa morrer, vai pro inferno, se Deus não existir, quando morrer, essa pessoa e todas as outras simplesmente deixam de existir. É uma questão de acreditar, não de provar, então deixem de ser crianças tolas e de, com palavras, tentar desacreditar uns aos outros.
    fikdik ;)

    Thumb up 0
  130. Eu acredito na inteira bíblia, acredito que ouve o diluvio, mas nao acho que esta e a arca. E mesmo que seja, como disse o Rodrigo (comentario 7 ), nao passa de um monte de madeira que podera ser usada para fins lucrativos.

    Thumb up 0
  131. O que leva os incultos da atualidade a crer em certos fatos que podem ter ou não acontecido é a questão de interpretação de textos que fora escrito para numa determinada era para uma determinada cultura. Sabemos que existem muita simbologia nas formas de expressão daqueles tempos. Usavam-se, também, metáforas e falavam-se muito por parábolas.
    De tempos em tempos passando por muitas gerações a forma de transmissão de idéias vão sofrendo mudanças; ora tornando-se mais evidentes, ora tornando-se mais ocultas. Como exemplos podemos notar a música “Debaixo dos caracóis de seus cabelos” que Roberto Carlos fez para o Caetano que estava exilado na Inglaterra. A linguagem simbólica transmite uma idéia de esperança para Caetano quando nós vivíamos a ditadura militar que proibia até respirar pensamentos contra o sistema.
    Então, tudo é relativo e as religiões usam certos termos bíblicos como esteio de seus crescimentos e como meios de arrecadações para suas sustentabilidades.

    Thumb up 0
  132. Mesmo que seja ela…
    grande B@sta
    primeiro Deus não quer q ninguem fique adorando nada
    nada da terra. nada dos ceus
    ai eles decidem que é ela mesmo,
    começa a rola uma grana danada
    vem um monte de catolico fazer cha com madeira da arca
    falando que eh sagrada e talz
    ai faz um monte de imagem, santos e cacete todo pra grana dinheiro

    Thumb up 0
  133. Já têm denúncias de fraude de um ex-indegrante evangélico da equipe. Aliás a equipe ‘cientifica’ é toda de uma congregação religiosa cristã que se auto denomina ‘O movimento científico-criacionista’, que afirma inclusive que a Terra têm menos de 6.000 anos.
    As madeiras forma implantadas ali, vindas do mar negro segundo o ex-integrante Randall Price.
    Aliás…nunca houve nem dilúvio e muito menos arca.

    http://michaelsheiser.com/PaleoBabble/2010/04/noahs-ark-paleobabble-update

    Thumb up 0
  134. Wilson, o dia que vc começar a duvidar mais dos dogmas, vai se aproximar da verdade e impedirá que as pessoas te façam acreditar em lendas.

    Thumb up 0
  135. Com certeza, esses pesquisadores estão diante de um grande achado arqueologico, mas a cegueira da reigião está impedindo deles verem o verdadeiro valor do achado para confundirem com uma arca que sequer existiu.

    Thumb up 0
  136. Eu creio sim que a arca existiu pois jamais duvido da escritura sagrada.
    Só que se alguém conseguiu encontrá-la, esse alguém é previlegiado, porque eu não consigo nem sair do Brasil para descobrir alguma coisa la fora.
    Parabens a esta pessoa.

    Thumb up 0
  137. Eu só sei uma coisa, a bíblia é um completo plágio.
    Nesse caso especificamente, da arca, é um plágio da epopéia de Gilgamesh, escrita muito antes.
    Mas todas as crianças gostam e precisam acreditar em contos de fadas.

    Thumb up 0
  138. O grande problema dessas expedições é serem charlatãs, já começaram errado não divulgando a descoberta em um periódico de arqueologia com peer review.
    Assim fica fácil dizer que encontrou alguma coisa e não provar…posso fazer o mesmo com qualquer “grande tesouro”.

    Segundo que a história do dilúvio por sí só já faz com que não passe de uma lenda, o dilúvio global é biologicamente, atmosfericamente, geologicamente e zoologicamente impossível de ter ocorrido.

    Uma pessoa que leve essa lenda com real é no mínimo leiga e no máximo extremamente desonesta…

    Thumb up 0
  139. A arca de Noé existeu porque a Biblia afirma que existiu.
    Se não acreditarmos na Biblia, somos os seres mais inferiores desta galaxia ou do universo e não é isso que DEUS fala a nosso respeito.
    Não viemos de uma ameba e sim da criação pelas mãos de DEUS. Está escrito na Bíblia. Fomos criados à sua imagem e semelhança, portanto somos semelhantes à Ele.
    Assim, é verdadeiro o que a Bíblia afirma.
    A Arca existiu! e está em algum ponto do planeta e pode perfeitamente ser os indicios do monte Ararat originário da arca.
    A Biblia afirma: Se creres e obedeceres verás a glória de DEUS.

    Thumb up 0
  140. Eu como religioso acredito que a arca existiu de fato,mas o diluvio em questão embora tenha realmente ocorrido,e arqueologos realmente atestam que o fato de fato ocorreu foi locaL E NÃO total,acontece que naquela época o mundo conhecido para aquele povo era apenas uma pequena parte da europa,onorte da africa e os limites orientais de canaã hoje a o libano e o diluvio ocorreu entre o rio tigre e eufrates,se esse diluvio ocorresse em escala global nem uma arca do tamanho de uma cidade seria capaz de abrigar tantos animais,não haveria água doce nem comida suficiente para eles.

    Thumb up 0
  141. Dificil de engolir sou muito cetico neste ponto, realmente nao creio que esta e a arca…

    Thumb up 0

Envie um comentário