Arca de Noé encontrada? Talvez não

Publicado em 3.05.2010

Ultimamente vários sites têm dito que a Arca de Noé foi, finalmente, encontrada. Esses anos todos ela estaria sob o monte Ararat, na Turquia. A expedição que teria encontrado o artefato é um grupo de evangélicos que diz ter 99% de certeza que a estrutura de madeira encontrada ao lado da montanha é a Arca que abrigou inúmeros casais de animais e a família do profeta. Ela teria sido usada há 4800 anos durante uma enorme inundação, que afetou todo o planeta.

Mas especialistas vêem a descoberta com muito ceticismo. Eles estudam a região há anos e para eles é impossível que a Arca de Noé tenha sido encontrada. Alguns até mesmo usam a expressão “caco velho” para se referir à estrutura.

A busca por artefatos bíblicos acontece desde que a bíblia foi escrita. No livro, Deus pedia a Noé que construísse uma enorme arca (seria maior do que um campo de futebol) para abrigar animais enquanto uma inundação tomaria conta do planeta. Estudiosos da Bíblia afirmam que os montes Ararat seriam a parada final da arca, mas não há nada específico sobre qual dos montes seria o destino final.

O lugar se tornou um verdadeiro parque de diversões para caçadores da arca perdida, que, de tempos em tempos, dizem terem descoberto evidências do artefato. A penúltima foi em 2007, quando disseram ter encontrado a arca dentro de uma caverna estranha sob os montes.

Segundo os descobridores, testes de carbono mostraram que a madeira realmente data de 4800 anos atrás. Além disso, na estrutura havia alguns compartimentos com feno, o que sugere que poderiam abrigar animais.

Como não havia evidências de que a área era habitada, a explicação para a existência da estrutura logo virou a Arca de Noé.

E então, o que você acha? Será que a Arca de Noé realmente foi encontrada? Confira um vídeo sobre as evidências abaixo [MSNBC]:

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

220 Comentários

  1. A semente da fé é plantado da seguinte forma, primeiro entra em seu quarto senta em sua cama faça uma oração A deus peça esclarescimentos sobre as suas dúvidas e dê um tempo para que isso ocorra, Não esqueça de direcionar a oração ao pai e pedir ou agradescer tudo em nome do seu filho Jesus, quando alguem trouxer a ti algo a respeito não despreze, converse em secreto com Deus sobre novo acontecimento se este é o que o levará a conhecê-lo se isso for o que pediu terá progresso.

    Thumb up 6
    • Você deveria pedir para tirar suas duvidas de ortografia

      Thumb up 12
  2. Existe outro caminho, só um conduz a salvação, quem o encontrar jamais se disfará dele, Jesus disse: ainda que morra a salvação pertence aqueles que desfalecem na fé, o poder infinito de Deus pode retornar de volta a vida todos os que não o renegar nesse primeiro ciclo, a morte não é uma barreira para quem crê, estamos vivendo nos principios da alto realização por meio da fé; um curso nescessário para que refinamos nos caminho da salvação e ao mesmo tempo servimos para limpar a honra e o nome daquele que foi prejudicado na sua moral integridade o próprio criador, pois o homem imaginando ser dono de todo o conhecimento buscou se alienar da fonte principal de toda sabedoria e poder, fazendo mal uso do livre arbitrio assim como fez aquele anjo desertor que tomava conta do Édem, o tempo será um forte aliado para que as coisas entram novamente no curso natural o qual nunca deveria ter saído, o reino de Deus é a ferramenta usada para esse fim, perdido no início em que Deus colocou os dois primeiros seres humanos na terra, o poder da decisão é individual a cada pessoa, os relatos biblicos são infáticos quanto a isso, exemplo: “Estando dois trabalhando em um moinho um será levado e o outro deixado pra trás” pessoas de hábitos e obrigações as quais um não consegue se sair nelas sem o outro, não pode garantir que se salvarão juntas, os pais perderão os filhos o esposo a sua amada desde que não vivem na mesma fé, em contra partida os que seram salvos encontraram aconchego e uma familia muito maior no novo reino e com infinita felicidade e coisas a fazer e a aprender a cerca do nosso altíssimo soberano criador ele disse: a cerca do que aprender sobre mim nunca terá fim

    Thumb up 7
  3. Há.. para retificar uma falha de envio em resposta ao “Rômulo” os benefícios do sacrifício de cristo o filho de Deus como salvador somente cobrirá os que buscarem a salvação disponível a todos para isso terá de exercer fé, Ele disse: “Todo aquele que tiver fé não perecerá, mas alcançará a vida eterna” vida infindável em um mundo totalmente novo com ambundancia de paz e felicidade.

    Thumb up 2
    • ele só não disse a forma e de o modo de como exercitar a Fé. Também não disse em quem.

      Thumb up 2
    • Ele não exigiu como exercer a fé, mas disse que só há um Nome dado aos homens. Jesus.

      Thumb up 1
    • É! O inferno deve estar cheio. Antes de Jesus morreram muitos. Ah! Ainda morrerão para disputar uma vaga no fogo eterno porque ainda existem tribos na selva amazônica que não conhece toda cultura religiosa cristã.

      Thumb up 5
    • Antes de Cristo, Deus justificava os homens (salvava) de outras maneiras (embora sempre por Graça). Somente Jesus pode expiar nossos pecados na nova aliança, agora, como ele faz isso é um mistério (vide descrição da Graça abaixo). Uma forma de garantirmos seria crendo nEle (é necessário ter ouvido falar previamente) e aceitando-O como salvador, no entanto, não seria justo com aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de aprender. Para isso, “cada um será julgado conforme seu conhecimento” e a lei de Deus, que é o Amor, está posta no coração de todos os homens. Ainda, e mais abrangente, encontramos na Bíblia a descrição da “multiforme Graça” de Deus, a qual não segue uma regra “evangélica” usual (professar-se cristão).

      Thumb up 4
  4. Rômulo:
    Então o fato das escrituras declararem que Deus é onisciente e, portanto, conhecer o fim da história e saber quem será salvo, atribui a Deus a decisão dos homens??

    Cadê o Deus Justo e Misericordioso? Não são os homens lívres para escolher seu destino? Não foi o sacrifício de Cristo Jesus capaz de predestinar TODOS os homens à salvação?

    A confusão mental é a prova cabal do pouco conhecimento, “Deus é fiel” esta frase ja é bem conhecida, ele apenas determina que seja necessário julgar e dependendo da questão dar o veredicto cabe a cada um escolher de antemão qual veredicto merece, visto que no dito popular o homem é racional, embora eu tenha as minhas dúvidas, mas até onde sei ,ele sabe sim todas as besteiras que faz. Nada tem a ver com ferir a identidade de justo juiz que ele carrega não nem tão pouco ele se mostra uma má entidade, o que ele determinou é que td que no mundo há, é de propriedade dele, então decide ele qual fim dar a cada coisa baseado nas suas leis imutáveis universais se é que me entende, e também ele não fere a condição do livre arbítrio porque ele diz qual caminho devemos seguir e se por ventura trilhar-mos por outro qual será as conseqüências sofridas, e cita como ele a única fonte de poder e sabedoria absoluta, dado o poder acima da compreensão humana que possui se sou de fato inteligente não ousaria desafiá-lo, então porque devemos escolher seguir outro caminho se cujo caminho nos leva fatalmente ao exagero e perdas drásticas? Em contra partida o correto nos fornece o premio de vida eterna se tão somente buscá-lo como única luz da verdade e vida. Qual tolo trocaria uma fortuna por migalhas de pão? Qual cego buscaria outro cego para servir-lhe de guia? A mente humana tende a fornecer informações as quais nos agradam mais ao invés de buscar o conhecimento, queremos nos sentir apenas donas de nós mesmos e de fato somos tanto que escolhemos o nosso próprio futuro, pense por um instante se não servir a Deus:
    ®Não precisarei prestar o correto serviço sagrado.
    ®Não dedicarei meu tempo ócio ás orações.
    ®Não precisarei carregar um amigo o qual não posso ver e tocar.
    ®Não preciso dedicar tempo a prender e a ensinar.
    ®Supostamente posso cometer atos ilícitos e não sobrecarregar a minha consciência etc, etc ,etc
    Existe uma relativa vantagem em não servir a nenhum Deus
    Mas como ter uma vida realmente feliz se nos distanciamos da maior fonte de sabedoria e provedora da salvação, na concepção ninguém na sua sâ consciência pode viver
    caso escolha este lado viverá eternamente atormentado, quando digo eternamente não é porque ele será merecedor de vida eterna e sim porque o eterno para ele é enquanto vida tiver, pois para os que crêem a vida só de fato começa após a volta do Cristo.

    Thumb up 0
    • Então concordamos que a escolha da salvação cabe ao homem e não a Deus.

      Thumb up 3
  5. A questão hoje esta no dinheiro, quanto se da pela salvação, o dinheiro não salva, portanto não emprego o meu com esse intuito de me safar da condenação problema é de quem por livre e espontânea vontade faz isso, a discussão sobre de quem é a razão esta no mesmo patamar de antes, ou seja, ninguém sede terreno, ciência e religião ninguém prova nada a ninguém e esta td bem, já citei isso antes e volto a dizer, entre estar enganado por defender a existência de um supremo e debater e travar uma luta contra a existência de forma cega obsessiva, eu fico com a primeira afinal o que eu perco com isso, já que adotar a segunda opinião pode perder e muito, pois se opõe de forma sistemática e o pior que trava uma luta incansável ainda que em vão para provar o contrário em ambos os casos, com todo o avanço do homem, ainda assim nunca jamais será possível de convencê-lo de que caímos nesse mundinho por acaso ou trazido por um cometa, como já disseram, em igualdade de debate não existe tréguas, ninguém se convence e nem convence.A maior causa das guerras é a ignorância as armas de defesa é quem impõe respeito de um país contra o outro, mas a discussão religiosa ou científica é livre de sanções, o resultado disso é um debate incansável sem sucesso, eu aconselho a maioria que já fadigou-se desse debate inútil que se reserve para debates mais produtivos, cada cabeça a sua sentença cada qual escolhe o seu fim, e não existe nada que os façam mudar de opinião quando isso ocorrer já será muito tarde, não havendo tempo para arrependimentos aos endurecidos de coração, cada qual decide o seu fim, e não podem culpar a ninguém por isso,a não ser a si próprios pela decisão que tomaram por si. Já é relatado que Deus determina os vasos da destruição e os da salvação, então isso significa que ele já esta ciente de quantos serão destruídos e essa realidade não será mudada coletivamente, se assim fosse os evangelhos não seriam fidedignos, aquilo que esta assentado por escrito terá o seu cumprimento para testificar a verdade, o importante é que nos somos provedores das nossas sentenças, e ninguém mais pode receber parte da culpa ou mesmo integral, nem nossos pais nem esposas, nem filhos, nem avós nós sentenciamos a nós mesmos quer seja pela salvação quer pela destruição, uma vez escolhido e não retroceder e morrer na omissão de si mesmos, nem Deus recebe culpa ao executar o julgamento que é o de morte eterna, talvez esses nem mesmo poderão receber o dom de ressurreição para serem julgados, pois nem todos serão dignos deste privilégio.serem julgados segundo as suas obras sem experimentar o gosto de reviver novamente pela segunda e última vez.

    Thumb up 2
    • João Paulo,

      Então o fato das escrituras declararem que Deus é onisciente e, portanto, conhecer o fim da história e saber quem será salvo, atribui a Deus a decisão dos homens??

      Cadê o Deus Justo e Misericordioso? Não são os homens lívres para escolher seu destino? Não foi o sacrifício de Cristo Jesus capaz de predestinar TODOS os homens à salvação?

      Deus conhece todos os possíveis fins das veredas de sua criação e interfere quando necessário.

      Deus não determina quem vai pra onde! Deus oferece salvação gratuita a todos. Cabe, sim, aos homens escolher seu fim, embora Deus já o saiba. Há tempo e o tempo é sempre agora.

      Thumb up 5
    • Deus não determina quem vai pra onde! Deus oferece salvação gratuita a todos. Cabe, sim, aos homens escolher seu fim, embora Deus já o saiba. Há tempo e o tempo é sempre agora.
      ——————-
      Pôxa! Não determina quem vai pra onde, mas já sabe de antemão a escolha que fizeram.
      Pôxa eu ofereço delicosos sucos de frutas naturais aos meus filhos. Cabe, sim, a eles escolherem se quer de laranja, limão, carambola ou outros, embora eu sei que eles preferirão Coca-cola.
      Que bela oferta estou fazendo. Acho que eu deveria pegar um cinto e dar umas boas no lombo de meus filhos e fazê-los engolir meus sucos goela abaixo e bem antes de oferece, pois, se sou conhecedor dos gostos deles por que lhes oferecia algo que eles não aceitam?

      Thumb up 4
    • Os homens não são filhos de Deus, são filhos dos homens. Têm em si o inerente pecado original. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
      portanto, todos os homens são apenas criaturas degeneradas de Deus. Tornar-se filho de Deus implica aceitar o Nome e tornar-se co-herdeiro dEle.

      Deus é antes misericordioso e tardio em aplicar sua justiça (lê-se: escreveu não leu pau comeu), mas precisará ser justo a fim de galardear aqueles que amaram verdadeiramente.

      A onisciência de Deus conhece a escolha que tu irás fazer. Se em direção a Ele, Ele mesmo honrará a escolha. Caso em rebeldia tu continuares em teu futuro, continuarás como sempre esteves, livre. Embora Ele te dê novas chances todos os dias (misericórdia) para que percebas que Sua graça ainda está sobre ti, mas um dia você desfalece. Mesmo no dia em que, enfim será imputada a Justiça, Deus será justo contigo. Pois tu irás seguir a eternidade sem Ele, assim como tu escolheste durante toda tua vida.

      Na sua analogia, troque a “Coca-cola” por “Cicuta”. Acho que eu preferiria umas “cintadas”…Nossos “gostos” têm sua importância, mas não devem subverter a razão. Amor é razão e não sentimento.

      Ezio, tu tens filhos? Tu educas eles como? Teu pai o fez como contigo? Como que tu sugeres que um pai deva advertir seu filho para que o mesmo não se torne um corrupto, por exemplo? Ou não vale a pena ser idôneo?

      Thumb up 2
    • Muito inteligente seus argumentos e parabenizo por isto.
      Primeiramente, o homem não é filho de Deus, é filho do homem. Concordo plenamente, porém a Alma é de Deus e à Ele voltará quando purificada.
      Tenho um filho com vinte e quatro anos. Educo-o com exemplos diante dele. As coisas que não gostaria que ele fizesse não faço para que ele saiba. Uso a minha experiência de vida, meus erros e acertos e cobro dele responsabilidades pelos atos dele. Nunca assumí e nunca assumirei broncas que ele venha cometer e os sucessos que ele venha obter é crédito dele e jamais retirarei os seus méritos. Nuca fiz isso nenhuma vez na vida dele e nunca farei. Por outro lado tenho um filho que não me tráz problemas. Se não me ajuda com soluções, pelo menos não me tráz problemas. Sempre conversamos de igual para igual como seres humanos respeitadores. Também sigo os métodos que fui educado pelos meus pais que nunca me puniram e nunca os dei motivos para isto.
      O Deus que venero não é dogmático. Não é ditador e tão pouco falso. Não é um Ente de duas faces. Eu sou responsável pelos meus atos e as consequências não vêm de Deus e sim das Leis Universais.

      Thumb up 6
    • Ézio.
      Tens razão em venerar um Deus não-dogmático, pois Ele não o é. Deus é muito maior que a Bíblia, consequentemente, muitíssimo superior ao que os homens dizem que Ele é, quando se baseiam apenas na letra da Bíblia. Sua maior revelação é Cristo Jesus, o Nome. Tão somente “importar” Sua sabedoria leva qualquer homem ao conhecimento do supremo poder, a saber, o Amor. Crer nEle e em suas palavras tratam da justificação individual (purificação da alma).

      É verdade. Somos absolutamente responsáveis pelos nossos atos, assim como dignos por direito. O resultado tanto de um como do outro (consequências dos erros e méritos pelos acertos) são imediatamente dispensados (leis universais). A salvação, contudo, é eterna.

      Com Deus é 8 ou 80. Ele é luz e nEle não há trevas. A descrição bíblica tem apenas uma mensagem central: “se por um homem entrou o pecado no mundo, também por Um, todo o pecado foi extirpado” (Rm). Contudo, esta mensagem foi revelada aos poucos e ela era praticamente incompreensível para os bárbaros povos do antigo testamento. Estes, por sua vez, a compreenderam também aos poucos, o que justifica determinadas inconsistências (duas faces) do caráter de Deus, como frases ou intensões registradas que não condizem com o verdadeiro caráter dEle(revelado apenas por Jesus).

      Minha compreensão bíblica começou a ser adquirida quando tinha um ano a mais que seu filho e são agora 6 anos de confrontação de valores. O melhor exemplo que tive sobre como a mensagem foi revelada foi imaginando “um pai se agachando para falar com seu filho sobre um assunto muito complexo enquanto o filho toma nota”.

      Ézio, por fim, também parabenizo-o pela educação de seu filho (sou apenas um pouco mais velho que ele), nada mais contundente do que o exemplo. Do praticar provém a autoridade, por isso ele te respeita. Também te parabenizo por honrar teus pais naquilo que tu consideras correto de sua educação.

      O Senhor te abençoe.

      Thumb up 6
  6. meu amigo respeito sua fe mas seu comentario e sem fundamento procure se informar a respeito de especies de animais atualmente ja foram catalogadas 8,7 milhoes de especies de animais e esse numero pode ser maior ainda
    vc acha que as proporçoes da arca seriam suficientes para tantos animais so de insetos sao mais de 10 milhoes segundo a biblia a arca tinha 200 metros de comprimento 30 de altura e 26 de largura , para colocar todos os animais do planeta seria necessario uma arca maior

    pense bem
    e vai estudar

    Thumb up 4
    • Pra que estudar? Pra que ler a Bíbilia? Eu pago dízimo pra quê? Não é pro pastor me orientar? Sou ovelha e tenho lã e nem que no inverno tenha eu que passar frio, doarei minhãs lãs para a igreja. Assim ensinou o Filho de Deus, assim seguirei me depilando e dilapando meus bolsos. O que o pastor falar, vou seguir!

      Thumb up 6
    • Olá Alisson,

      Tanto eu como o Rômulo escrevemos muitos comentários aqui dando nossa explicação. Se este site não tivesse excluído nossos comentários (de forma inexplicável) eu pediria para você olhar alguns deles.
      Sei que não pareçe fazer sentido algumas coisas, mas acredite que é possivel.
      Peço que você apenas pare um pouco para ver o outro lado moeda.
      Confere isso: http://www.youtube.com/watch?v=ZcjuPnhcCTo
      http://www.drdino.com/noahs-flood-points/ (Em inglês)
      ou http://www.answersingenesis.org/get-answers#/topic/noahs-ark(idem)
      De uma olhada, vale a pena!

      Até mais!

      Thumb up 1
    • [Irony on]
      Dãããã….. Eu sou um jumento, preciso estudar…
      Milhões de insetos…. dãããã…

      Sim, pastor! Pegue meu dinheirinho, pegue minha lãzinha também…

      [Irony off]
      Desculpe, Prof. Helton. Sei que é digno teu trabalho de tentar desfazer o estereótipo do “crente” atual, mas eu não estou mais com paciência para esses amados do nosso Pai.

      ô! Alisson Estudado. Que que tu tens lido que eu não saiba? Procuraste ler tudo que já foi discutido aqui?

      PS.: acho que os nossos comentários anteriores estão aí ainda, não estão?!?!

      Thumb up 4
  7. Pois bem, pessoal.

    Poderíamos finalizar com estes 200 comentários, lembrando o que foi o dilúvio descrito na Bíblia (procure também por comentários meus abaixo):

    1) Tal evento é aludido na história de aproximadamente 150 civilizações antigas: sempre referindo-se a uma grande inundação, um grande barco e uma família de sobreviventes.

    2) O dilúvio não foi ocasionado por chuvas! Mas sim, por um gigantesco cataclisma sem paralelo na história deste planeta. A Bíblia descreve que “romperam-se as fontes do abismo (águas subterrâneas) e abriram-se as janelas do céu (precipitação secundária)”. Portanto, tal evento modificou o relevo do planeta com diferentes intensidades em regiões distintas. Há muitas evidências, lembro-vos dos continentes que submergiram (relevo submarino compatível com a presença de rios) e das cordilheiras que se levantaram (fosseis marinhos em muitos picos, inclusive Everest), das evidências geológicas (petróleo e carvão em grandes jazidas soterradas por lama com presença de fósseis de animais – inclusive pegadas de dinossauros, e vegetais – inclusive árvores inteiras; do Grand Canyon que obviamente não foi escavado pelo Colorado; das camadas de sedimentos que obdecem à reologia e não apresentam sinais de erosão entre elas) e acrescento a informação que ainda há MUITA quantidade de água sob o leito dos oceanos, rios (inclusive Amazonas) e continentes (há um “reservatório” sob a Ásia Oriental do tamanho do Oceano Artico).

    3) Como a arca foi construída (com quê engenharia? talvez a mesma que conseguiu erguer pirâmides), como ela resistiu, se está preservada, se já foi ou será encontrada, se Noé precisou levar insetos para dentro, sementes de árvores, peixes e todas as espécies conhecidas HOJE, como os carnívoros sobreviveram (pergunto: os carnívoros sempre foram carnívoros? pesquise por felinos vegetarianos descritos e répteis tidos como carnívoros, mas que, ao sofrerem isolamento geográfico tornaram-se vegetarianos), ou se TODA a vida foi exterminada com o dilúvio em TODA a Terra… enfim, quanto a tudo isso, poderíamos levantar uma série de cenários plausíveis ou obstáculo para tais.

    Thumb up 4
  8. amigos.

    A lenda do dilúvio bíblico foi criada para apagar os supostos vestígios de uma lenda anterior: do paraiso do Edem…

    Assim é a bíblia, principalmente no velho testamento: cria-se uma lenda mais recente para apagar as supostas provas de existência de outra anterior,

    E assim vai-se enganando os povos, gerações após gerações… fazendo com que se perca tempo discutindo o sexo dos anjos ao inves de pesquisar o real.

    Thumb up 2
  9. Opa! Acabei de ser informado por um Pastor,(desses menos radicais e idiota), via telefone quando já postava meu comentário, que Noé usou betume.
    Discuti com ele que o betume foi usado apenas para calefetação e não para preservação da madeira. Nóe não sabia quanto dias permanceria flutuando em sua nau. Tanto que se soubesse não teria soltado a rola para ver se ela trazia alguma prova incontestável de terra firme.
    Cabral foi mais inteligente. Mandava alguém como castigo pro caralho com uma luneta.

    Thumb up 3
  10. ARCA OU BAÚ DE NOÉ….
    Noé quando coonstruiu a Arca, usou um tratamento especial na madeira para que, no tempo, ela permenecesse conservada. Num sonho que tive, pude ver Noé gastanto seus últimos tostões na aquisição dos preservantes CCA (Arsenato de Cobre Cromado) e CCB (Borato de Cobre Cromato), ambos hirdossolúveis.
    O CCA é composto de CrO3 (Cromo), CuO (Cobre) e o As205 (Arsênio).
    O CCB ou sais de Wolman é composto com os igredientes ativos como o Cr03 (Cromo), o Cu0 (Cobre) e o B (Boro).
    Não precisei durante o sonho quanto pesava a Arca, mas acredito que Noé tenha gasto muito com esses preservantes, pois, para madeira que ficar soterrada o norma é que se use 9,5 Kg de qualquer desses produtos por metro cúbico de madeiras.
    Se Noé estivesse usado a madeira de Pinus, por exemplo, sem esses produtos químicos, ela duraria menos de um ano. Refiro ao Pinus por ser uma madeira muito leve e assim flutuaria bem com tantos casais de animais. Talvez tenha usado outro tipo de madeira e aplicado, também, esses produtos químicos e que não conseguí identicar no sonho, mas de qualquer forma, mesmo com o tratamento recebido poderia ser avaliada pela intensidade dos ataques biológicos e as interpéries da natureza.

    Thumb up 3
  11. A simbologia da arca esteve sempre ligada ao feminino e à fecundidade regeneradora do Universo, tanto no que diz respeito à Arca de Noé, na tradição judaico-cristã, como também relativamente à mitologia hindu, em que o peixe Vishnu salva numa arca flutuante o legislador do ciclo anual Manu. Os nomes hebraicos referentes à Arca da Aliança, tebah – caixa ou edifício de teto plano ou barco – e aron – baú de madeira ou caixão -, dão uma ideia, embora de dimensões variáveis, do recetáculo onde estariam guardados objetos sagrados dos quais alguns diziam ser as duas tábuas da lei, a vara de Aarão e um vaso cheio de maná que alimentaria o povo hebreu no deserto. Segundo a Bíblia, a arca era tão poderosa que chegava a provocar a morte daqueles que a tocavam e até dos crentes pelo simples facto de a olharem. Por essa razão, Deus decidiu abandoná-la no tempo de Jeremias, ordenando que todos se esquecessem dela e proibindo a construção de qualquer outra arca. Uma lenda diz ainda que a Arca da Aliança foi escondida por Jeremias e que voltará no começo de uma nova era. Associado à Arca da Aliança estava o assento da piedade, chamado em hebraico de kapporeth, que era uma espécie de prato dourado que se colocava na tampa da arca e que servia para aplicar a justiça.
    A Arca da Aliança da Bíblia foi inspirada nos santuários em forma de arca dos egípcios, dos acádios e dos caldeus, transportados por varas que eram enfiadas nos seus anéis laterais, e que eram utilizados para guardar símbolos ou fetiches sagrados de natureza sexual. O nome sânscrito para arca era argha, uma espécie de barco da lua, de conotação feminina, que guardava as sementes da vida durante o percurso da passagem de um universo para outro, ou seja, da desorganização do caos para o cosmos recriado. A Arca de Noé também tinha a mesma simbologia de fecundidade, de encerrar em si a semente da vida durante o período do dilúvio purificador e de recriar o universo. Segundo as escrituras gnósticas, Norea, a filha de Eva, lançou o seu sopro quente sobre a primeira arca construída por Noé, queimando-a.
    A arca é um dos símbolos mais ricos da tradição cristã. É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja. De alguma forma, representa também o cofre onde são guardados os tesouros do conhecimento e da vida na sua conservação e regeneração cíclicas.

    Arca – (Porto Editora, 2003-2011)

    Thumb up 6
  12. Para essas pessoas que acham que tudo a ciência explica, ou seja os que se dizem ateus, gostaria de ver qualquer um deles numa situação de extremo perigo de morte qual seria a reação deles, o que passaria na cabeça de um comedor de feijão que acha que Deus não está no controle de tudo e tenta explicar o inexplicável, creio em Deus e na sua palavra pel fé racional e inteligente e vivo muito bem, sou de bem com a vida e não me considero menos inteligente sendo evangelica.

    Thumb up 1
    • O que você faria numa situação de extremo perigo de morte? Como você reagiria? Prometeria que colocaria seu dízimo em dia para o pator abastecer o carango?
      Pelo visto os evangélicos não morrem; torna-me gnomos de jardins de igrejas.

      Thumb up 8
    • Ezio,
      não seja como Mais um daqueles que aparecem por aqui falando do que não entende e fazendo afirmações preconceituosas.

      leia os evangelhos e visite algumas igrejas sérias como a presbiteriana ou a Batista, não pense que todas são como a universal.

      Em relação a sua pergunta, é lógico que se tivermos discernimento não dariamos nosso dinheiro para oportunistas que fazem mau uso do dinheiro de uma igreja. Eu sou evangélico, porém só dou o dizimo na minha comunidade porque eu tenho visto ele sendo aplicado de forma honesta e para os fins certos. Se não eu meteria a boca no trobone e rasgaria o verbo contra a safadeza que eu visse.

      Thumb up 4
    • Somente um falso cristão teria a pretensão de barganhar com Deus.

      Todos morreremos, mas alguns morrerão sem Paz.

      Eu apenas clamaria ao Nome, se Ele achasse pertinente, eu seria poupado, se não, não seria.

      Thumb up 11
    • Quero ver se alguem da sua familia estivesse em grande perigo e muito doente correndo risco de morte,o que vc faria,iria só orar ou levaria ela num médico,provavelmente vc levaria no médico e ia orar,pra dizer q foi deus ,mas faz o teste se alguem de sua familia prescisar mto ,só ore e veja o q vai aconteçer.AH e podem negativar a vontade q isso não ira diminuir a sua ignorancia

      Thumb up 3
    • Renan,

      Cristãos não acreditam nos médicos? Ou na Aspirina? Poupe-me o senhor desta ignorância.

      Thumb up 6
  13. ta me explica uma coisa irmaos do darwin ..se nois viemos do evolucionismo homosapiens aquela coisarada toda porque que depois que evoluimos do macaco para o ser humano isso parou. nao era pra sermos mais evoluidos que isso?o ser humano é o fim da evoluçao??estranho né …ha e se nos viemos do macaco porque eles ainda existem ..nao era pra eles virarem humano tambem??

    Thumb up 5
    • Fique atenta se viver até daqui uns mil anos e verás que não haverá seres humanos que não seja robôs.Já podemos saber de algunsque realizam até cirurgias.
      A evolução da espécie caminha para o ser mecanizado e quando isto acontecer os humanódesserão os macacos.
      Com certeza as vacas estarão pulando de galho em galho e o galo cantando na madrugada para tirarleite de coelhos.

      Thumb up 10
  14. A expedição era composta por pesquisadores sérios.
    Encontraram uma estrutura de madeira com data equivalente com o que a tradição Judaica-Cristã afirma.
    Devido ao tamanho e estrutura do achado, seria bastanteeee coicidencia,além do mais pelo fato da suposta arca esta localizada a grande altitude, em um lugar inabitável, gelada e geograficamente perigosa.
    Também foram encontradas cordas e muito feno. sem falar que as divisões do achado nos lembra compartimentos.

    Sobre a epopéia de Gilgamesh, gostaria de dizer que de fato existem vestigios arqueológicos muito mais antigos do que fragmentos da Torá Judaica. Mas todos estudioso do Antigo Testamento sabem que a narrativa passou muitos séculos na tradição oral antes de ser transcrito para os pergaminhos.
    E a tradição oral hebraica era bastante rígida na época.
    De fato, a TRANSCRIÇÃO de uma narrativa diluviana mais antiga que conhecemos é a sumeriana.

    Acredito que o relato Judaico é mais antigo

    Lembro também que na maioria das mitologias dos mais variados povos ao redor do mundo voce poderá encontrar relatos sobre um díluvio que nos lembrará da narrativa de Gênesis. Isso me faz pensar na real possibilidade de todas essas versões terem derivação de um só lugar: O Dilúvio como o judaísmo e o cristianismo vêem (Que além do mais é o mais detalhado, pode ler).
    Defendo plenamente e racionalmente a historicidade desta narrativa. Pena que poucos estudiosos da Bíblia sabem e defendem isso em meio a um historicismo metido a neutro, laico e imparcial (Que muitas vezes pareçe ser ateista e não assim).

    Sobre a expedição vejam o site especial da equipe
    http://www.noahsarksearch.net/eng/release.php

    Thumb up 3
    • Aonde, professor, que grupos de pessoas que se esforçam para provar absurdos são pessoas sérias? Nem profissionais são, porque estes tem código de ética e honra, e moral. Mas, quem aidan está preocupado com estas besteiras bíblicas, por certo em nada evoluiu, parou no tempo de Noé, de seu “dilúvio” e de sua continuada pedagogia da EUGENIA. A bíblia é um mistério… Para aqueles que acreditam ainda em papai noel, voelhinho da páscoa, cosme e damião, saci-pererê, cobra-sem-cabeça e deuses como o de Moisés que é traiçoeiro, vingativo, perverso, confuso, enganador, intimidador, ameaçador, covarde, mentiroso, promíscuo, assassino e mandante de vários holocaustos… E ainda querem condenar Hitler, é mole? Agora imaginem um professor desses em sala-de-aulas, o que ensinará?

      Thumb up 9
    • Primeiro José Alfredo: Não parta para o lado pessoal, pois você esta me ofendendo. Aproveito para perguntar se você sabe mesmo o que é “código de ética, moral e honra”, pois se você entendesse isso e praticasse sempre não faria comentarios desses.

      Segundo, você não sabe muita coisa sobre a Bíblia. Aposto que lê raramente e que nunca pesquisou direito para saber o porque destas questões que de fato parecem inquietantes. Convido a procurar saber mais sobre essas questões polêmicas em relação ao Antigo Testamento e o Velho Testamento
      dá uma olhada nos link abaixo:
      http://logoshp.6te.net/apoloq1.htm
      e se você puder leia um livro chamado “não tenho fé suficiente para ser ateu”, vale a pena, é um livrasso que vai valar só sobre essas questões dificeis em relação a Bíblia. o autor é o filosofo Norman Geisler.

      Terceiro: Sobre a expedição, peço para você ler melhor os meus comentários anteriores.

      Agora, após ler minhaa explicações contidas nos meus comentários, pergunto a você: ENTÃO O QUE VOCÊ ACHA QUE FOI ESSE ACHADO. Se você algo absurdo eu não daria crédito. sei do que estou tratando, pois sou historiador e teólogo, e aprendi a ser crítico. Se fosse besteirol eu não daria crédito para uma expedição dessa a qual acompanho desde o ano passado.

      O Deus da ciência, do amor e da justiça te abençoe ricamente!

      Thumb up 3
  15. Author: Chico Lobo
    Comment:
    Se não houvesse religião, crenças em deuses lendários, sacerdotes, bíblia, igrejas para atrapalhar, os seres humanos já estariam viajando no cosmo extra estelar e colonizando outros planetas alem do sistema solar. – VIDE A LOUCURA COMETIDA PELOS CRISTÃOS NA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA POR VOLTA DO ANO 400 DC

    Sr.Chico lobo, vc conseguiu bater o recorde de besteiras neste site, ate hoje nao tinha conseguido ouvir algo do genero.

    Thumb up 4
    • querido João Paulo.

      Qual a besteira que disse? – sobre a história da biblioteca de Alexandria? ou da perseguição que os sacerdotes cristãos fizeram contra cientistas como Giordanno Brunno, galileu e milhares de outros menos famosos???? das mulheres que estudavam fitoterapia e eram queimadas vivas em fogueiras nas praças??? ou do engodo dos pastores da TV?

      Thumb up 1
    • Não foram os cristãos, foram os membros da religião romana, que, apesar de professar Cristo, nunca foram cristãos.

      Thumb up 8
  16. Coloquei um comentário expondo minha opinião completa nessa página. Tentei postalo três vezes mas o moderador simplesmente não “deixou passar”. Não coloquei nada de conteúdo impróprio. Simplesmente o que acho. Não sei se foi por causa dos meus argumentos…

    Mas site parcial é assim mesmo…Infelizmente.

    Thumb up 5
  17. Se não houvesse religião, crenças em deuses lendários, sacerdotes, bíblia, igrejas para atrapalhar, os seres humanos já estariam viajando no cosmo extra estelar e colonizando outros planetas alem do sistema solar. – VIDE A LOUCURA COMETIDA PELOS CRISTÃOS NA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA POR VOLTA DO ANO 400 DC.

    - Depois dessa barbárie cometida por aqueles que creem num deus de “amor” contra os cientistas da época e o conhecimento científico acumulado naquela biblioteca, a humanidade caiu na escuridão por 1.200 anos, até que um martir de coragem (Giordanno Brunno) ousou dizer coisas que contrariava a biblia e seus sacerdotes… a partir de então A LUZ SE FEZ de fato – e hoje, a ignorância que ainda perdura nas mentes entorpecidas pela religião dogmática tenta banalizar o conhecimento científico para tentar comprovar as lendas da religião já tão desmistificados pela ciência.

    Thumb up 9
    • Religião não é futil. Seguir os passos e os preceitos de Jesus leva a verdadeira justiça, ética e harmonia.

      Thumb up 6
    • CORRIGINDO: religião É FÚTIL. MAS SEGUIR OS PASSOS E OS PRECEITOS DE JESUS LEVA A VERDADEIRA JUSTIÇA, ÉTICA E HARMONIA.

      Thumb up 5
    • Deus é Deus de amor sim, e Ele nunca falha.
      Os religiosos que falham se aproximando da religiosidade vazia e barata e ao mesmo tempo se afastando de Deus.

      Sorte que meu referencial não é a igreja mas sim Jesus. Só nele posso me espelhar.

      Vale lembrar que muitos cristãos contribuiram bastante para o desenvolvimento da ciência. ver http://dialogue.adventist.org/articles/07_3_clausen_p.htm

      Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Transocean Deepwater Horizon Drilling rig oil slick, Gulf of Mex
A imensidão da mancha de petróleo no Golfo do México

Esta foto colorida, ...

Fechar