Artigo falso gerado por computador é aceito para publicação em revista científica de matemática

Por , em 23.10.2012

Nem todas as revistas científicas que encontramos em bancas são confiáveis. Criadores de uma ferramenta online chamada Mathgen, que gera automaticamente trabalhos matemáticos cheios de frases aleatórias, queriam descobrir até que ponto as publicações científicas são verídicas.

Eles enviaram um artigo falso criado por computador a revista de estudos matemáticos Advances in Pure Mathematics, e voilà: apenas dez dias depois, a obra foi aceita para publicação.

Os editores da revista pediram apenas alguns pequenos esclarecimentos à autora do artigo, que, por sua vez, não existe. A obra seria de autoria de uma inexistente professora de matemática chamada Marcie Rathke, da também inexistente Universidade do Sul da Dakota do Norte em Hoople.

No entanto, apesar do estudo falso ter sido aprovado, a revista impõe uma taxa de publicação de cerca de US$ 500 (R$ 1.000). E certamente a professora Marcie Rathke não vai ter fundos suficientes para essa despesa… Triste, não é? O texto completo que foi aceito na revista está disponível em PDF aqui (em inglês). Produza você mesmo o seu artigo matemático sem sentido no Mathgen. [Gizmodo/That’s Mathematics!]

• Igor Dias:

No inicio desse ano uma “revista Cientifica Texana” publicou um artigo que descredenciava o padrão evolutivo convencional e “provava” o design Inteligente. Ou seja, não é a primeira vez que revistas, supostamente, serias publicam bobagens…

• Paulo Galliza:

Que segurança tem um leitor depois de uma leitura em Revista Científica? Qual o limite para se considerar seguro um artigo de revista Científica para ulterior publicação de trabalhos científicos? Até que ponto posso confiar em revistas e artigos publicados? Um artigo falso pode destruir o mundo num efeito dominó em muito pouco tempo!

• a sa:

isso prova que a maioria das revistas seja elas científicas ou não, não sabem se é verdade o que elas publicam.

Bom, com os últimas descobertas na física quântica, talvez seja bem provável que o artigo aleatório se encaixe em alguma realidade… rssss

• Marco Antônio Pulizzi Cipriano:

Isto prova nem tudo o que é publicado e verídico, as as pessoas que publicam se acham melhores do que as que não publicam ,já passei por isto na pós algumas pessoas me perguntavam, se tenho alguns artigo publicado, sempre disse que não e a maioria me olhavam com desdenho .