As 10 invenções mais revolucionárias do mundo

Publicado em 6.05.2008

Esta é uma lista com a qual muitos irão concordar e muitos irão discordar. Aqui foram escolhidas algumas das invenções que pensamos serem as que influenciaram mais profundamente a vida humana, começado pela menos, até a mais importante. Sinta-se livre em ampliar a lista ou conversar sobre nossas escolhas.

10. Encanamento moderno

Revista HypeScienceA habilidade de remover os dejetos e levar água limpa a locais com grandes densidades populacionais é o que torna a cidade moderna possível. Sem isso, obviamente, ainda teríamos cidades, mas não estas que conhecemos. Um prédio alto seria impossível sem banheiros ou encanamento. Removendo os prédios de apartamentos ou de escritórios do cenário, os densos centros urbanos do mundo teriam uma aparência e dinâmica muito diferentes, pois as implicações ocorreriam em cascata.

Outro aspecto importantíssimo é a saúde: Saneamento básico tem esse nome porque é fundamental para centros urbanos de qualquer tamanho, evitando a disseminação de doenças que aparecem concentradas nas fezes humanas e podem contaminar reservatórios, poços de água ou lençóis freáticos.

9. Prensa móvel

Revista HypeScienceA prensa móvel foi a primeira dos muitos meios de comunicação em massa mudando fundamentalmente a maneira de a informação ser coletada, armazenada, recuperada, descoberta e promovida. Teve implicações importantes na Reforma, Renascença e Revolução científica.

Johannes Gutenberg foi o inventor da primeira prensa móvel do ocidente, na Europa. Prensas para fazer azeite de oliva e vinho eram conhecidas na Europa desde os temos de o Império Romano e prensas para “encadernar” livros manuscritos também já eram utilizadas. Gutenberg foi o primeiro que converteu o conceito para a impressão de textos e seu processo proto-industrial de produção de impressões era muitas vezes mais eficiente e confiável comparado aos manuscritos feitos por copistas.

8. Automóvel

Revista HypeScienceO primeiro veículo auto-propelido para as ruas foi inventado em 1769 pelo mecânico francês Nicolas Joseph Cugnot. No entanto era um modelo movido à vapor. Em 1885, Karl Benz desenvolveu o primeiro automóvel prático movido por motor de combustão interna. Em 1885, Gottileb Daimler pegou a idéia do motor de combustão interna e deu um passo adiante, patenteando o que é conhecido hoje como o protótipo do motor moderno movido à gasolina e, em seguida, construiu o primeiro veículo de quatro rodas motorizado.

7. Pesticidas

Revista HypeScienceDesde antes de 2500 aC os humanos utilizam pesticidas para prevenir danos nas suas plantações. O primeiro pesticida conhecido era um pó primário de enxofre utilizado na Suméria há aproximadamente 4500 anos atrás. No século 15 eram aplicados elementos tóxicos como o arsênico, mercúrio e chumbo às plantações para matar os parasitas.

Em 1939, Paul Müller descobriu que o DDT era um inseticida bastante eficiente. Rapidamente tornou-se o pesticida mais utilizado no mundo até que, na década de 1960, descobriu-se que ele estava causando um grande efeito negativo na biodiversidade de alguns pássaros. Desde a década de 1950 o consumo de pesticidas foi aumentado em mais de 50%, com 2,5 milhões de toneladas de pesticida industrial sendo utilizados todos os anos.

6. Motor à vapor

Revista HypeScienceThomas Savery foi o militar inglês que inventou e patenteou, em 1968, o primeiro rude modelo de motor à vapor. Thomas Newcomen inventou o motor à vapor atmosférico em 1712 e a versão de James Watt liderou a Revolução Industrial. Seu regulador centrífuga permitia que o motor rodasse na taxa desejada e é uma modificação tão simples e elegante que pode ter sido umas das melhores idéias de todos os tempos.

5. Computadores

Revista HypeScienceCharles Babbage, em 1837, foi o primeiro a conceitualizar e desenhar um computador mecânico totalmente programável chamado de “O motor analítico”. Devido a suas finanças limitadas e inabilidade de efetuar melhoramentos no design Charles nunca construiu a máquina. Computadores automatizados de processamento de dados com cartões perfurados em grande escala foram utilizadas no censo dos EUA em 1890. Elas foram criadas por Herman Hollerith e fabricadas pela empresa Computing Tabulating Recording Corporation que em seguida tornou-se a IBM.

4. Transistores

Revista HypeScienceO transistor é o bloco fundamental dos circuitos que governam a operação de computadores, telefones celulares e todos os outros eletrônicos atuais. Em 16/12/1947, William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain tiveram sucesso ao montar o primeiro transistor prático de ponto de contato nos laboratórios da Bell, fabricante de dispositivos de comunicação e atual Alcatel-Lucent. Este trabalho foi a seqüência de esforços para produzir equipamentos de radar com microondas.

3. Plástico

Revista HypeScienceEm química e tecnologia, os plásticos são materiais de polímeros orgânicos sintéticos ou naturais que podem de adaptar-se à distintas formas, facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação de muitos produtos.

A matéria-prima da grande maioria dos plásticos é o petróleo, mas já existem alternativas de polímeros que impactam menos no meio ambiente derivados do milho, por exemplo.

O primeiro método de síntese viável e barato foi criado por Leo Hendrik Baekeland em 1909. Subseqüentemente muitos outros tipos de plásticos foram inventados como o vinil, poliéster, acrílico, silicone, polietileno, poliuretanos, etc. Todos com grande sucesso comercial. Em realidade é quase impossível olhar para um ponto da sua própria moradia onde não exista algum produto que contenha algum tipo de plástico, tornando-o um item onipresente na vida contemporânea.

2. Eletricidade coletável

Revista HypeScienceA eletricidade sempre esteve à nossa volta, mas o sistemas de dispositivos necessários para gerá-la e distribuí-la para edificações individuais foi uma invenção lançada inicialmente por Thomas Edison. Ele efetivamente transformou a eletricidade em um bem vendável e a Pearl Street, onde morava, foi a primeira estação de força do mundo.

A tecnologia da corrente alternada criada por Nikola Tesla tornou possível transmitir eletricidade a grandes distâncias, permitindo a criação de redes elétricas nacionais como as conhecidas hoje em dia.

1. Vacinas e antibióticos

Revista HypeScienceDoenças infecciosas poderiam haver dizimado a humanidade há três séculos atrás, quando a peste negra se disseminou em 1347 e acabou com quase metade da Europa em apenas dois anos. Bem mais tarde e também em menos de dois anos, em 1918, a Gripe Espanhola acabou com aproximadamente 75 milhões de vidas e varíola com 500 milhões, apenas no século 20. No final do século 19 a maior causa de óbitos no ocidente ocorria através da tuberculose.

Alguns pensam que os anciãos eram reverenciados porque poucos viviam até a velhice nas épocas passadas. Agora é comum viver além dos de 70 anos e as causas principais de óbito nos países desenvolvidos não estão ligadas a doenças causadas por micróbios.

[Fotes: 1, 2 e 3]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

73 Comentários

  1. Adoreiii , perfeito para meu tralho de escola, so faltou mais algumas invenções !

    Thumb up 21
  2. Não porque trabalho na area,mas a maior invenção foi o trnsistor o circuito integrado e seus componentes que o interligam,sem essa descoberta o que seria de nós,imagine voce sem internete.

    Thumb up 3
    • De fato o transistor foi muito importande, mas esta ideia de “temos um transistor! Ah agora podemos inventar o microcomputador!!” é um tanto perigosa.

      A internet não existiria se não fosse também pelas invenções dos grafos, do avanço das linguagens de programação, etc.

      Não se esqueça de que o “ancestral” mais antigo da internet, que foi a rede que interligava os computadores Whirlwind do projeto SAGE, nos EUA (criada bem antes da ARPANET), foi construída sem um transistor sequer!

      Thumb up 5
  3. acho que faltou as grandes invenções como o avião, a agricultura, o celular…

    Thumb up 19
  4. só pra constar andre luiz ….divulgue alguns dados sobre vc…por exemplo onde mora e quais sao suas invencoes

    Thumb up 5
  5. eu pensei numa invensão muito importante e que iria de ajudar a todos o povo de qualquer país em toda parte do mundo.
    voces sabiam que estou a pensar em fazer um MULTI-CAIXA BANCÁRIO PARA DEPOSITO DE DINHEIRO?….. éhhhhhh essa é a minha ideia………..

    Thumb up 3
  6. eu tenho 3 invenções de grande sucesso mas nao posso mostrala para vc qualquer vocês vão usar elas, então me aguardem…
    a unica coisa que falta para mim e alguem querer envestir em mim e chato ter que esperar não.

    Thumb up 2
  7. A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE FOI A CAMISINHA!SEM ELA NÓS TERIAMOS SIDO EXTERMINADOS POR DSTS FAZ MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIITO TEMPO XD

    Thumb up 9
  8. quen desse q a primeira invençao foi o fogo esta muito errado pq o fogo foi uma descomberta e nao uma invençao.mas eu nao concordo com o essa pesquisa pq a primeira ivençao foi a roda

    Thumb up 14
  9. COM CERTEZA A MAIOR INVENÇAO DO HOMEM FOI O CLORO,POIS SEM ELE A RAÇA HUMANA TERIA SE DIZIMADO COM A COLERA

    Thumb up 4
  10. Bom,achei bem interessante,e realmente,
    são as 10 melhores invenções!
    Tive que fazer um trabalho de português,sobre o que
    eu levaria do mundo de hoje para pessoas do séc.
    XVII,por exêmplo.
    E foi aqui que eu achei a solução para o meu
    trabalho!
    O que eu acho que foi a melhor invenção de todos os tempos,é a Eletrecidade Coletável.
    Imagino pessoas do séc.XVII com isso!
    Seria maravilhoso!

    Thumb up 7
  11. Sem ´duvida – O fogo,a roda,a prensa móvel,o encanamento para água e saneamento básico,a eletricidade,o rádio , o balão, o automóvel, o avião,a televisão.No meu entendimento os dez fundamentais inventos,os quais proporcionaram a existência da civilização atual.

    Thumb up 3
  12. E nao fez muito sentido
    para mim foi a webcam o computador e a energia eletrica eos celulares

    Thumb up 4
  13. também temos de lembrar do fogo uma das primeiras e uma das mais revolucionárias do mundo sem ela acho que não teríamos tudo isso , e a eletricidade foi um grande feito e a roda como disse ai em cima.

    Thumb up 8
  14. a melhor invençaõ foi sem duvidas a roda sem ela maioria dessas 10 invenções não teria sucesso ñ é so o carro q depende da roda a tv, os eletrodomesticos em geral depende muito dela,os computadores as maquinas.entre outras series de objetos.

    Thumb up 18
  15. O texto propõe uma lista das 10 invenções mais revolucionarias da historia do homem, sintetizando, por cada uma, as etapas do desenvolvimento e os novos benefícios que aportaram na vida quotidiana.
    No entanto, o artigo falta completamente de uma analise mais detalhada dos aspectos negativos ligados a um uso incorreto dessas invenções ao longo dos anos. O exemplo mais evidente dessa lacuna, é associado a descrição dos pesticidas. A contribuição deles em incrementar a produção agrícola mundial e na estabilização do mercado alimentar, particularmente a partir dos anos 40, é fora de discussão. Infelizmente, o grande impacto ambiental e na saúde humana e animal que o uso DDT teve, passa rapidamente em segundo plano. Esse problema foi, e ainda é, argumento de discussão da política ambiental de muitos países, e foi objeto da analise de um dos principais livros ambientalistas de todos os tempos (Silent Spring).
    Analogamente, as descrições das outras invenções teriam também que ser acompanhadas duma pesquisa mais aprofundada e mais critica dos prós e contras que derivaram da difusão delas em larga escala.

    Thumb up 17
  16. Na minha opinão as invenções foram bem escolhidas, pois são mesmo umas das invenções mais revolucionárias da história do ser humano. Mas acho que todas essas invenções tem um lado bom e um lado ruim, prós e contras, por isso penso que é difícil classificá-las. Acredito que as vacinas e os antibióticos merecem o primeiro lugar, porque salvaram e salvam milhares de vidas, mas já não sei como ordenar as outras invenções. Acho muito importante também o encanamento moderno, porque ele deixa a nossa vida bem mais higiênica, mas, por exemplo, o automóvel e as pesticidas são invenções que também tem influências ruins na terra como poluição e intoxicação dos alimentos.
    Tenho certeza que o homem tem que aprender lidar melhor com essas invenções e pensar muito bem quando realizar outras futuras, porque alguns dos impactos negativos dessas invenções estão por conta dos próprios homens.

    Nessa classificação feita nesse site aqui, faltam: a escrita, o papel higiênico, a internet, o avião, o rádio entre outras…Tem tantas coisas boas que aliviam as nossas vidas!

    Thumb up 0
  17. Eu gostaria de acresentar a produção do ferro na lista.
    O ferro é fundamental na nossa vida porque esta matéria é usada para as coisas imprescindíveis como carros, trens, prédios e fábricas. A maioria das invenções apresentadas acima também é de tal matéria. Como ela é uma matéria dos produtos e não a vemos diretamente, não percebemos a importância no dia-a-dia. Mas, com certeza, a contribuição dela para a vida moderna é relevante.
    O aço nos ajuda muito na construção ou fabricação com a característica dele, que é relativamente barata, durável e fácil para transformar em outra forma. O outro benefício de tal matéria é as enormes reservas subterrâneas. Assim, o ferro nos possibilitar a fabricação dos muita quantidade dos produtos com a menos dificuldade.
    Claro que outras invenções acima são indispensáveis para nós, mas não se esqueça da matéria que constitui a base delas.

    Thumb up 0
  18. Em geral eu acho que a lista foi muito bem feita e demonstra que as pessoas que escolheram essas 10 invenções pensaram muito cuidadosamente. Nenhuma dessas invenções é um objeto frívolo, luxo, ou sem muito valor. Ao contrário, a existência de cada uma das invenções mudaram a historia do mundo e têm contribuído ao progresso da sociedade para frente, ou seja para virar uma sociedade mais evoluída, modernizada, e eficiente. Há 5 delas com quais mais concordo. O encanamento moderno e também as vacinas e antibióticos são duas que contribuíram ao melhoramento do saneamento e da saúde pública, respectivamente. A prensa móvel com certeza foi introduzido ao mundo numa época muito revolucionária e adiantou a comunicação nacional e internacional enormemente. Similarmente, os computadores hoje em dia são máquinas completamente essencial ao processo de interconexão global e trazem muitos benéficos e oportunidades aos dedos da gente. Além desta lista, existe algumas outras invenções que valem ser mencionadas. Por exemplo, a avião é uma invenção importantíssima porque transformou o turismo e o potencial das empresas globais. A cartão de credito e mais uma invenção moderna que criou muitas possibilidades e também a conveniência. Finalmente, a linguagem de sinais e braile deram as pessoas surdas e cegas um jeito incrível de se expressar com o resto do mundo, mesmo com os suas deficiências.

    Thumb up 0
  19. Na minha opinião pessoal, a maior invenção revolucionária é computadores. Hoje em dia, nossa vida sem computadores é absolutamente inimaginável. Antigamente, o telefone era a melhor invencão na história humana para mim, mas agora como o Skype apareceu, mudei de idéia.

    Claro que computadores têm muitos aspectos ruins, por exemplo, nós estamos perdendo os relacionamentos intimos entre as pessoas pela conversa de cara a cara por causa do e-mail e telefone. E existe muitos sites de encontro que causarem uns incidentes graves.

    Mas, ao fim de tudo, computadores têm contribuido bastante a nossa vida cotidiana. Nós podemos saber quaisquer informacões que queremos instantemente como política, economia, cultura, tempo e valor de acões. Embora você more numa região interior e não tenha nada perto da sua casa, é possível que você compre várias coisas sem sair da sua casa. Eu acho que o maior mérito de computadores é que nós conseguimos trocar os e-mails com Excel, Words e Powerpoint facilmente que incluem muitas informacões úteis e importantes para nossos negócios. O e-mail faz nosso trabalho adiantar muito mais rápido que antes, na época sem computadores.

    Agora, nós devemos aproveitar a nossa grande invenção tanto quanto possível. Mas ao mesmo tempo, precisamos tomar cuidado do maus aspectos de computadores.

    Thumb up 0
  20. Olá pessoal!
    Bem, a lista ficou muito bem feita, mas foram citadas varias máquinas e coisas mecânicas e coisas que precisam de máquinas para serem feitas.
    Eu queria apenas citar que antes de citar qualquer máquina deveriam ter citado o torno mecânico, pois sem o torno mecânico não haveria nenhuma dessas máquinas que foram citadas aqui (eu tenho serteza)hehehe
    tudo que somos hoje e graça as invençoes relacionada com a medicina por que sem saude nao tariamos a qui comentado
    pior que isso e ninguen da valor pra quen inventou essas vacina tao importante para a umanidade
    pro exempro vcs ja viran pessoas ficaren na frente de hotel gritando o nome deles? nao jamais.. Mais se foce um cantor um jogador de futebol tarado e bebum teria a te fila ai o que vou falar la em casa
    muito obrigado.

    ABRAÇ RICARDO

    Thumb up 7
  21. EU E DEUS SOMOS UM, as invençoes todas transformaram o planeta terra em lixos modernos onde o planeta esta doente e por mais que se queira voltar ao tempo passado a natureza e mais forte e no futuro vamos ter um planeta transformado independente de nossa inteligencia de seres humanos e pela lei da ação e reação vamos ser responsaveis e nunca culpados pelos erros de hoje. Resumindo a lei da ação e reação e a ecologia perdida em condicionamentos errados.

    Thumb up 6
  22. Aí Gente para com isso ..não existe nada tão impressionante a não ser ele….o FAX….Deus me perdoe…vc rabisca uma folha de papel aki no brasil…coloka no fax… e ela sai igual lá no japão…em segundos……

    Thumb up 1
  23. sem dúvida nenhuma
    a melhor invençao de todos os
    tempos concerteza foi a internet,
    pois oque seria de nós sem ela?
    Século 21 nao vivi sem a internet
    Pois ela é muito usado ate mesmo
    porque existem coisas em
    que precisamos muito dela.
    Quem é que nao concorda?

    Hot debate. What do you think? 6 6

    Thumb up 4
  24. o desinfetante tambem foi uma invençao ultil pois tira o aroma depois do …

    Thumb up 1
  25. sem dúvida nenhuma
    a melhor invençao de todos os
    tempos concerteza foi o telefone,
    pois oque seria de nós sem ele?
    Século 21 nao vivi sem o telefone celular.
    Pois ele é muito usado ate mesmo
    porque existem emergencias pessoais em
    que precisamos muito dele.
    Quem é que nao concorda?

    Thumb up 14
  26. A maior descoberta da humanidade foi a de que não mais necessitariam depender dos caprichos da natureza para sobreviverem e que poderiam descer das árvores e cultivar o próprio alimento, deixando, portanto, de serem nômades coletores, mas, isto foi sua maior descoberta, enquanto sua maior invenção não foi a roda, nem a escrita, e muito menos a comunicação através da linguagem falada, mas, o DINHEIRO, que possibilitou o intercâmbio entre os povos mais distanciados entre si. … Quanto à sua pior invenção, foi a idéia de uma divindade, que tirava-lhe e responsabilidade de tentar explicar Quem somos.

    Thumb up 10
  27. uma invenção leva a outra, se o homem não tivesse inventado a astronomia, não teriamos inventado os foguetes, nem os satelites, se o homem não tivesse “inventado” o fogo, nem estariamos aqui provavelmente, a invenção da internet, meios de comunicação, escrita, ciências cognitivas, astrofisica, tudo leva a outras invenções, como a matematica leva a tudo, desde o sistema binario onde envolve escrita, etc… até mesmo bombas atomicas e biotecnologia…

    concordo com alguns, invenção do fogo em 1° lugar.

    Thumb up 5
  28. Bom o maior invento na minha opinião é o “fogo” pois sem ele v6 nem poderiam estar debatendo um assunto deste ou sequer estariam ai na frente do seu PC pois sem o fogo o homem ñ desenvolveria sua inteligência.
    O homem primitivo aprendendo a cozinhar seus alimentos, passou a comer alimentos mais macios, com isso perdendo menos tempo na sua digestão e podendo desenvolver mais outras partes do seu corpo como o seu cérebro ou inteligência se preferirem.
    Então em 1° Lugar o (FOGO)

    Thumb up 5
  29. Quem em uma cirurgia não concordaria comigo que a ANESTESIA é de longe a maior invenção do mundo.

    Thumb up 5
  30. Boa tarde,
    acho que os pesticidas não são tão colaboradores para o mundo pois pode prejudicar nossa saúde e matar agentes polonizadores acabando com a biodivesidade. Acho que o adubo orgânico seria uma opição melhor para nosso habitat para não cortar o ciclo da ecosistema.
    Atenciosamente, Talita.

    Thumb up 7
  31. Estive conhecendo esta equipe que divulgou neste site na feira dos inventores em Vitória ES organizado pela inventar do Sr. Vagner foi um sucesso na feira pois os projetos não alteras as caracteristicas dos motores e não é utilizado eletrólise é um sistema muito moderno legal mesmo Brasil está de parabens pois no mundo ninguém conseguiu fazer um automovel funcionar a HIDROGENIO sem alterar as carateristicas dos motores é impressionante, qualquer informação consulte no site dos clube dos inventores http://www.inventar.com.br

    Thumb up 1
  32. Brasil tem talentos o que falta é apoio é só acompanhar os projetos da equipe SYBERTRONIC que é o melhor projeto na area do segmento automotivo do momento, tantos que os pessoal partiram em carro elétrico que muito vergonhoso até divulgar como eles divulgam este projeto não funciona. O projeto da SYBERTRONIC não altera as caracteristicas dos motores.

    Thumb up 2
  33. A maior e a melhor invenção do homem, foi a escrita. Porque sem ela não estaríamos nos comunicando aqui.E nos tempos modernos, pode ser o celular c/ Wi-Fi. Ai juntou a fome c/ a vontade de comer! rsrs. Valeu.

    Thumb up 3
  34. Não consa ai, mas foi uma das maiores invenções…a escova de dente…imagine um beijo sem escovar os dente por meses? anos? ou quem sabe…séculos? rsrsrs…

    Thumb up 3
  35. Não seu se estou sendo muito ignorante mais acredito que faltou o fogo…por favor se eu estiver sendo muito burro me digam ae ^^

    esse sit é muito interessante parabéns!

    Thumb up 3
  36. O maior inventor para mim foi meu avô tudo o que ele utilizava de ferramentas e utensílios ele mesmo fabricava.

    Thumb up 8
  37. BEM O MAIOR INVENTOR NA MINHA OPINIÃO FOI RUTHERFORD,THOMSON E GOLDSTEIN, MAIS A MAIORES INVENÇÕES SÃO:
    1COMPUTADOR-JOHN ATANASOFT
    2AVIÃO-SANTOS DUMMOND
    3RÁDIO-JAMES CLERK
    4DVD-MATSUSHUTA LABS
    5CELULAS TRONCO- ERNERST MCCULLOCH
    6VIDEO GAME-NOLAND BUSHNELL
    7CELULAR-BELL LABS
    8GELADEIRA-JACOB PERKINS
    9MAQUINA DE COSTURAR-LANGMUIER FISHER
    10AUTOMOVEL-KARL BENZ

    Thumb up 2
  38. Olá pessoal!
    Bem, a lista ficou muito bem feita, mas foram citadas varias máquinas e coisas mecânicas e coisas que precisam de máquinas para serem feitas.
    Eu queria apenas citar que antes de citar qualquer máquina deveriam ter citado o torno mecânico, pois sem o torno mecânico não haveria nenhuma dessas máquinas que foram citadas aqui (eu acho).
    hehehe
    muito obrigado.

    Thumb up 3
  39. As 10 invenções mais revolucionárias… é bem difícil mesmo.

    Só lembrando: as maiores invenções são invisíveis (quer dizer, passam despercebidas). Por exemplo – sem pensar muito -, que grande impacto não foi criação do lápis, ou do fósforo, da lâmpada.

    Thumb up 3
  40. Acredito que essas invenções tenham sido escolhidas muito bem, mas não considero que sejam as melhores. Afinal, invenções de proporções globais não podem ser classificadas, ao meu ver. Vou postar uma lista do que “seria” para mim, se não concordarem com o que eu disse acima.

    10.: Motor (sistema mecânico);
    9.: Etanol (combustíveis em geral não-derivados de petróleo);
    8.: Telefone;
    7.: Eletricidade;
    6.: Calculadoras em geral;
    5.: Mídia gravável (CDs, DVDs, Vinil, etc.);
    4.: Rádio AM/FM;
    3.: Relógio;
    2.: Cálculos/matemática;
    1.: Letras.

    Só o que eu acho, pois todas as outras invenções se derivariam dessa.

    Thumb up 9
  41. Prensa móvel: Gutenberg não inventou a prensa para textos, ela já era utilizada séculos antes na China, ele apenas aperfeiçoou a invenção chinesa.

    Thumb up 4
  42. O papel não seria tão útil se não houvesse sido inventada a linguagem escrita. Está aí uma bela invenção.

  43. Desculpa gente. Faltaram as 3 maiores invenções do mundo. Pra falar a verdade, não acredito que elas tenham ficado de fora:
    1. A roda
    2. O papel
    3. A bússola
    E se alguém levantar a lebre que só valem invenções do “mundo moderno”, caraca, faltou:
    1. A eletricidade
    2. O rádio
    3. A Internet

    Thumb up 3
  44. Pois, a roda é talvez a mais importante invenção de sempre.
    Embora seja bastante primitiva e a maioria das invenções desta lista sejam relativamente modernas.

    Thumb up 1
  45. Gostei muito, soh q pensei que o primeiro lugar seria para a roda, agora fiquei aqui pensando que acho q ela não deveria figurar mesmo nesta lista, envista q esta lista fala sobre invenções, Afinal de contas a roda foi descoberta e aprimorada ou inventada????

    Thumb up 2
  46. Bem pensando, José. Talvez a roda tenha passado despercebida pela lista não só por ser tão óbvia, mas por ser uma verdade universal. Obrigado pelo comentário.

  47. Faltou uma invenção que, no meu modesto entendimento, viabilizou praticamente todas as demais mencionadas na lista das “10 mais”.
    Refiro-me à “roda”, talvez a invenção mais importante de todos os tempos.
    Abraços a todos,
    Verta.

    Thumb up 2
  48. Por favor corrijam-me se estiver errada, mas parace-me que o patente desse motor foi em séculos anteriores. “Thomas Savery foi o militar inglês que inventou e patenteou, em 1968, o primeiro rude modelo de motor à vapor. “

    Thumb up 3
  49. A escolha do site Hyper Science, foi muito feliz.Pois, ele diz tudo:uma grande ciência

    Thumb up 1

Trackbacks/Pingbacks

  1. Folha Da Web – Os 10 cientistas mais malucos do mundo - [...] moderno cientista ambiental e inventor do “mundo como super-organismo”, a hipótese de Gaia, esteve fazendo [...]

Envie um comentário