As 10 mais engenhosas e bizarras tecnologias que funcionam com energia solar

Publicado em 16.12.2010

Em tempos de preocupação com a crise de energia no planeta, várias tecnologias aderiram ao uso da energia solar. Confira as 10 mais engenhosas e bizarras delas:

1. Cinema

Falamos sobre ele aqui. Ele é o menor cinema movido a energia solar, pode receber até oito pessoas por sessão e serve para chamar a atenção de grandes empresas de cinemas para que tentem usar uma energia mais limpa e renovável.

2. Avião

O Pathfinder é um avião pilotado remotamente que mostrou que a energia solar pode ser usada em aviões com segurança. Suas asas são painéis que possibilitam que o avião fique sem descer ao chão por muito tempo. A única desvantagem é a velocidade, que ainda é muito baixa: 40 km/h.

3. Scooter

Terry Hope, que ia trabalhar em um cruzeiro, não obteve permissão de levar sua scooter elétrica a bordo. A única maneira de levar uma era se ela coubesse em uma mala e se pudesse ser recarregada sem o uso de tomadas. Então ele criou esse veículo elétrico híbrido, que pode ser recarregado com energia cinética ou com energia solar.

4. O maior navio “solar” do mundo

Criado na Alemanha o PlanetSolar é o maior navio movido à energia solar do mundo. Ele mede 31×15 metros e está sendo testado nesse mês.

5. Caveira iluminada

Cansado de andar por aí com uma caveira que precisa de pilhas para se iluminar? Que tal uma caveira que usa energia solar? Ela tem um sensor que faz com que seus olhos brilhem cada vez que alguém passa por ela.

6. Biquíni solar

Roupas que coletam energia solar? Bom, se você já vai para a praia tomar Sol que tal recarregar seu iPod no processo? Colete energia com o biquíni feito de painéis solares e recarregue seus gadgets. O lado ruim é que esse biquíni não é muito fashion e você não pode entrar na água com ele.

7. Refrigerador

Essa tecnologia foi criada por Emily Cummins para ajudar as pessoas da África a manter seus alimentos refrigerados sem a necessidade da energia elétrica. Isso quer dizer que a carne e outros alimentos podem ser melhor conservados, evitando doenças e aumentando a quantidade de alimentos disponíveis por lá.

8. TV de LEDs

Essa TV de 52 polegadas usa a energia obtida através do painel solar que fica a sua frente. Só resta saber se o reflexo do sol não atrapalha a imagem.

9. Luzes de natal

Sem dúvida o consumo de energia aumenta muito com a chegada do Natal. Então que tal contribuir para o consumo consciente e usar energia solar para iluminar sua casa? Outra vantagem dessas luzes é que elas não precisam ficar ligadas à tomada nenhuma – então aquela maçaroca tradicional de fios é evitada.

10. Túmulo

Uma lápide capaz de salvar todas as suas informações de redes sociais, blogs e outras informações online para que seus amigos “deixados para trás” possam acessar. E seus amigos podem colocar mais fotos e outras lembranças dos tempos que passaram com você. [Oddee]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

24 Comentários

  1. Adorei a invenção que é:

    Criado na Alemanha o PlanetSolar é o maior navio movido à energia solar do mundo. Ele mede 31×15 metros e está sendo testado nesse mês.

    Thumb up 2
  2. tem milhões de pessoas morrendo de fome na áfrica.
    a 7 é uma boua invenção, mas e o preço? se a pessoa não tem dinheiro nem pra comprar comida como vai comprar uma coisa dessas?ela tem de ser distribuida!mas isso ainda não resolve o problema de fome… apenas armazena comida q eles não tem.

    Thumb up 2
  3. Interessante as engenhocas,porém eu fico com a sétima.Que 2011 entre no mercado brasilaeiro.

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Santa Claus
Acredite ou não, o Natal já foi proibido – e por cristãos

Os puritanos, cristã...

Fechar