As 10 melhores invenções do ano

Publicado em 10.07.2011

De estudantes a cientistas, sempre há quem tenha boas ideias, sejam para tratar doenças ou salvar o planeta. Há até mesmo invenções criativas com o único objetivo de divertir as pessoas. Não importa qual é o propósito: o brilho das invenções e a dedicação de quem está por trás delas é inspiradoras. Abaixo, você confere 10 invenções que se destacaram esse ano, cada um delas com um desafio diferente e soluções engenhosas.

1 – Mão mecânica habilidosa

Mark Stark criou a “Stark Hard” para ajudar seu amigo Dave Vogt, que nasceu sem a mão esquerda. A prótese é muito mais barata do que as versões eletrônicas, que chegam a custar milhares de dólares. Ela foi montada com plástico, mas é tão boa quanto qualquer outra. Com a alternativa, confortável e acessível, Dave pode pegar bolas e copos de vinho com a firmeza de uma mão natural.

2 – Uma luva que salva vidas

A luva BodyGuard serve para auto-proteção e tem diversas funções que poderiam salvar a vida de uma pessoa em uma situação de risco, como em um ataque de um animal selvagem. Com ela, nenhum assaltante teria chances de vencer um confronto com um policial em uma luta. O modelo de demonstração tem três quilos, e é envolto por um material resistente que se estende por todo o antebraço. Ele também é equipado com uma câmera, laser, lanterna e muito espaço para futuras melhorias.

3 – Impressora de bolso

Já pensou em fazer impressões de textos e imagens em qualquer lugar, longe do computador? Com a PrintBrush isso é possível. A mini-impressora pesa pouco mais de 450 gramas, se encaixando facilmente até em uma bolsa de laptop. Uma de suas vantagens é que ela imprime em qualquer superfície plana, desde madeira até tecido ou plástico. A PrintBrush deve ser lançada no início de 2012, com uma câmera de 5 megapixels incluída. As fotos poderão ser impressas logo em seguida.

4 – Inovação no snowboard

Aaron Coret e seu amigo Stephen Slen encontraram uma solução para a prática do snowboard de maneira mais segura e confortável. Eles construíram uma prancha almofadada e melhor planejada, depois que Aaron sofreu um acidente praticando o esporte.

5 – Óculos de sol inteligente

Ao contrário de óculos de sol comuns, os óculos criados por Chris Mullin bloqueiam o brilho intenso do sol instantaneamente. As lentes de cristal líquido escurecem mais nas regiões em que a luz do sol é mais brilhante. Uma boa pedida para um dia ensolarado na praia, não?

6 – Detetive de pragas

O “Detective Bed Bug” foi construído inspirado no nariz canino e fareja percevejos rapidamente. Há planos para criar modelos que possam detectar outras pragas, incluindo ratos e baratas.

7 – A caneta mágica do pré-natal

Estudantes universitários desenvolveram uma maneira de detectar possíveis complicações nas gestações precocemente, de maneira barata e acessível. Uma caneta criada por eles, que custa menos de dois reais, é uma alternativa para fazer as marcações no pré-natal, feitas habitualmente com testes inacessíveis para o padrão de alguns hospitais, mas necessários para a prevenção de problemas que o bebê possa ter.

8 – Lixo zero

O ZLD (Zero Liquid Discharge – ou, zero descarga de líquido) é uma tecnologia que oxida completamente o esgoto de navios e aviões, fazendo com que os elementos orgânicos evaporem. Após a evaporação, o lixo sai sem prejudicar o meio ambiente, de forma inodora. O sistema ZLD também pode ser utilizado para eliminar resíduos líquidos e produzir água de alta pureza para reutilização em fábricas ou residências.

9 – Bodyboard motorizado

O Kymera Body Board é uma solução para se divertir no lago ou no mar com velocidade, mas sem precisar de um barco. A última versão do bodyboard motorizado atinge velocidades de 40 quilômetros por hora.

10 – O espelho médico

Esse espelho não vai dizer que não existe ninguém mais belo do que você. Mas ele pode informar algo tão valioso quanto: o seu ritmo cardíaco. A webcam instalada atrás do espelho capta variações na luz refletiva em seu rosto e um algoritmo consegue traduzir isso em batimentos cardíacos. Mesmo que o espelho não aumente sua autoestima, vai te manter com a saúde em dia![MSN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

    • o Hulk ou o Super-Homem… mas ele não precisam, né?

      Thumb up 2
  1. Se for pro bem da humanidade são bem vindas as invenções,só que tem que ser accessível à todos,o que é improvável.

    Thumb up 3
  2. mark stark primo de toni stark um constroi uma prótese de mão robotica super avançada e outro cria um traje indestrutivel.

    coencidencia????

    Thumb up 9
    • rsrsrs, é verdadee, quem sabe esse Mark Stark não se transforma no Tony Stark no futuro, e cria aquela Armadura incrível…

      Thumb up 3
  3. Pondo a mão na consciencia e porque ate somos conciderados de racionais, porque nao limitarmos a zero ou muito próximo a destruição daquele que ate agora ainda parece ser o único planeta habitável.
    Bem haja a inteligência que pode tornar possível o sonho daqueles que longe dos demais interagem com a mãe natureza.
    E responsabilidade dos governos e dos homens divulgar todas as técnicas que defendam o ambiente.
    Se somos os destruidores teremos de assumir.
    Os ETs nao nos vão ensinar o caminho da fuga…,…

    Thumb up 2
  4. Ai tem…
    Esse tal “Lixo Zero” não pode ser verdade, de alguma forma acaba sim prejudicando o meio ambiente, este gás pode ser inodoro mas isto não quer dizer que seja realmente neutro. O que será que compõe este Gás?
    Caso contrário este já estaria sendo divulgado como a grande solução do século para o derramamento de esgoto na natureza…

    Thumb up 11
  5. Sem duvida so prestou a do lixo, o resto mesmo é so lixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Thumb up 1
  6. Para mim, a melhor foi a 2, o Body Guard. Sério, se isso ficar mais leve e ser vestida no corpo inteiro, a policia terá seus robocops !

    Thumb up 7
    • Concordo, poderia ter evitado muitas mortes!!!

      Indignação: Jogadores ganhão milhões, cientistas – médicos – polícias trabalham muito e ganham pouco, pelo belo trabalho que fazem…

      Abraço

      Thumb up 23
    • Lucas, concordo com sua indignação… Basta ver o caso dos bombeiros ocorrido recentemente… essa é só uma das tantas provas das desigualdades no mundo em que vivemos.

      Thumb up 11
    • Não só jogadores de futebol, como modêlos, deputados, senadores etc….
      Todavia, jogadores que ganham milhões são poucos, a maioria ganha salário mínimo.
      Mas a culpa é do povão que adora ficar torcendo por um bando de marmanjos, compram ingressos para os jogos e ainda soltam fogos e brigam quando seu time perde.
      Essa ignorância e o culto aos ídolos é que deve ser combatida.

      Thumb up 12
  7. A mais interessante é a “8- Lixo Zero” está de parabéns, é criativa e realmente útil.

    Thumb up 8
  8. a do espelho naum traz nenhma vantagem, sem contar qe deve sair mais caro comprar isso doqe um medidor de batimento cardiacos.

    Thumb up 15
  9. Lega, mas o “óculos de sol” já existe há bastante tempo, é assim que os soldadores se protegem contra os raios UV emitidos pelo metal líquido.

    Thumb up 7

Envie um comentário