As 10 melhores maneiras de parecer mais inteligente

Publicado em 23.06.2008

Nós todos queremos parecer mais inteligentes próximos de conhecidos, colegas de trabalho e parentes, mas comumente não temos tempo para nos dedicarmos e realmente alcançarmos isto.

Para sua sorte há certas maneiras de fazer com que você pareça mais inteligente (além de usar óculos) com um mínimo de esforço.

10. Aprenda um tópico para detonar

Parecer inteligente - Revista HypeScience

A maioria dos “tópicos quentes” são debatidos por pessoas com muito pouco conhecimento do assunto. Um belo exemplo disso é o aquecimento global. Todos os leigos dizem que temos que mudar nossos hábitos para prevenir que seu bisneto viva usando regatas e protetor solar fator 1.000.000, mas poucos sabem o que é “aquecimento global antropogênico”. Passe um pouco de tempo aprendendo o que os especialistas de verdade dizem sobre este tópico e você não irá errar. Tente lembrar-se de alguns nomes de autores para que possa parafraseá-los.

9. Melhore o seu vocabulário

Parecer inteligente - Revista HypeScience

A maneira mais simples de fazer isto é inscrever-se em uma lista do tipo “palavra do dia”. Assegure-se de que você memorizou a pronúncia e escrita corretas da palavra ou frase. Talvez você devesse começar por “egocentrista”.

8. Conhecimentos obscuros

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Ao desenvolver conhecimento sobre alguma área bastante obscura há grande possibilidade de que você nunca encontre outra possea com o mesmo “know-how”. Isso significa que você pode tagarelar por horas e não importa quantos erros você cometer: ninguém saberá e você parecerá ultra-esperto. Você pode passar algum tempo, por exemplo, estudando dinastias egípcias (ou algum personagem interessante como Semenkhkaré) ou alguns escritos dos filósofos pré-socráticos. Você também pode ler alguns dos primeiros autores cristãos como Inácio de Antioquia. Tenha certeza que a maioria dos criacionistas fundamentalistas nunca leu os “pais da Igreja” o que o tornará imbatível em um debate contra os fanáticos.

7. Conhecimentos gerais

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Isso pode ser feito de maneira simples através de leitura de fatos como a lista dos 10 Cientistas ‘destruídos’ por seus próprios experimentos ou qualquer uma de nossas listas. Com tempo você terá acumulado tantos fatos que ninguém ousará enfrentá-lo em um debate no happy hour de sexta-feira. Caramba! Eu me sinto mais inteligente só de falar nisso! Mas se você quiser dar um passo adiante, assine agora nosso newsletter e receba estas informações diariamente no seu e-mail.

6. Faça perguntas

Parecer inteligente - Revista HypeScience

A melhor maneira de usar este truque é fazer perguntas cujas respostas você já sabe. É uma forma de ironia que, quando usada da maneira correta — quando a outra pessoas está questionando respostas –, você pode fazer uma pergunta que faça parecer que você aceitou o que ele está dizendo, absorveu, e precisa de mais esclarecimentos sobre o tópico. Adicionalmente, quando você está discutindo um assunto com alguém que claramente sabe menos do que você, é possível fazer perguntas que você saberá que irão fazê-lo emudecer. Isso é particularmente positivo quando você tem uma platéia, pois todos irão respeitá-lo. Certifique-se de ser humilde quando o seu interlocutor tombar à sua frente. Você parecerá um perfeito idiota se ficar esfregando o erro na cara dele.

5. Aprenda sobre bons livros

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Procure notas curtas sobre livros clássicos. Você aprenderá apenas o suficiente para parecer que você leu o livro. Para um livro clássico decente isso é possível ser feito em 30 minutos ou menos. E, quem sabe, você poderá acabar se entusiasmando tanto que acabe lendo mesmo o livro e ganhar alguma ilustração real.

4. Assista filmes

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Assista alguns filmes clássicos que são bons e ruins. Eles não precisam ser filmes mudos, em preto e branco, etc. (apensar de Charles Chaplin ser uma excelente e divertida dica). Apenas assista bons filmes Você pode começar pela lista dos Top-rated (mais votados) do imdb.com. Também assista a filmes ruins. Alguém que possa falar sobre um ou dois bons filmes irá soar inteligente ou apenas um espertalhão. Mas alguém que possa falar sobre filmes bons e ruins e justificar a causa pela qual os classifica assim, soará inteligente.

3. Aprenda citações

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Um grande autor disse uma vez: “A maioria das pessoas são outras pessoas. Seus pensamentos são a opinião de outros, suas vidas uma imitação, suas paixões uma citação.” Apesar de ser correto, não é um pensamento preciso quando você quer parecer esperto. A maioria das pessoas irá respeitá-lo absolutamente se você puder citar uma frase de um poema famoso, um grande drama, um comentário esperto de algum mestre literário. Há milhões de sites que o ajudarão a aprender algumas frases poéticas. Mas certifique-se de que a sua fonte é confiável, do contrário você poderá levar uma invertida ao citar algo que o autor não disse. Um bom exemplo disso é a frase “Imaginação é tudo. Ela é a prévia daquilo que a vida atrai.” Atribuída a Einstein no filme-panacéia-besteirol O Segredo. Se alguém for inteligente de verdade e souber que você está errado, você parecerá um belo idiota.

2. Use palavras que você realmente conhece

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Nada fará você parecer mais imbecil do que uma linguagem rebuscada. Concentre-se no que você conhece! Algumas pessoas irão objetar com o argumento que livros podem ensiná-lo novas palavras, mas você está arriscando um terrível erro. O mínimo que você deve fazer para estar seguro é olhar sempre no dicionário. Baixe e instale um agora mesmo. Recomendamos o Houaiss. Mesmo que seja necessária uma sentença adicional inteira para explicar o conceito, vale à pena. Para você não parecer um estúpido completo use palavras cujas você sabe 100% a pronúncia e o significado. É possível encontrar profissionais que trabalham com internet pronunciarem termos do seu próprio jargão técnico (do idioma inglês) sem o mínimo de pronúncia correta e isso causa uma péssima impressão.

1. Cale-se

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Simplesmente feche a matraca e não perca a oportunidade de ficar calado antes de falar bobagem. Quanto menos você falar, menos errará. Ah, e não se esqueça de sorrir e concordar com a cabeça.

Bônus

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Você percebeu que fingir ser inteligente é trabalhoso e inclui o risco de fazer você parecer ainda mais burro do que é, portanto você poderá escolher por simplesmente tentar dedicar um pouco mais de esforço para verdadeiramente aprender coisas novas e não sentir-se uma farsa o tempo todo.

Ah! E assine já o nosso newsletter, pois você aprenderá a contrariar, muitas vezes, o senso comum e justificar-se plenamente mostrando grande domínio sobre vários assuntos.

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

52 Comentários

  1. O desserviço que vocês prestam para a Igreja Católica é pueril. Como se os que leêm suas publicações fossem todos anti-religiosos. Meus queridos, vocês estão sendo parciais demais.Um pouco de Apologética Cristã séria talvez mudem seus conceitos. Ou melhor, pré-conceitos infantis.

    Thumb up 4
  2. Muitas pessoas ainda não sabem o verdadeiro significado de “Nerd”, e isso irrita que é. Nerd é uma pessoa que tem um conhecimento avançado sobre determinado assunto (as vezes em vários) e que se orgulham disso independentemente dos que os outros acham, até porque os grandes “Nerds” são lembrados e respeitados como Charles Darvin, Einstein entre outros.

    Thumb up 55
  3. Não se auto-titule NERD, pois se você fosse um de verdade não faria isso, e outra, não da para se tornar um NERD de maneira alguma ,ACEITEM isso, talvez consiga se tornar um CDF, não se escolhe ser um Nerd, tanto que a maioria dos Nerds não querem ser do jeito que são, porque grande parte deles tem tiques nervosos horríveis e tenham certeza! Isso é bastante triste e doloroso na adolescência, ainda mais quando encontramos a garota dos nossos sonhos podem ter certeza que 92,99% das garotas preferem os, bonitos, sarados, descolados e populares, o Nerd só começa a ficar famoso quando chega no ensino médio 8)

    Thumb up 18
  4. Primeiro:Nerd não é elogio é ofensa.
    segundo: intelectual e mais correto ou culto.
    Terceiro:vocês tem que estudar muito até chegar a ser como nos.
    thanks a atenção!

    Thumb up 28
    • Realmente não é do meu agrado ver pessoas se alto denominando nerds sem mesmo saber o real sentido da palavra. Realmente o termo que mais se encaixa no padrão de alguém inteligentemente ‘acima da média’ é intelectual, como nossa cara Victória especificou. Ser nerd não é uma escolha, e não significa que você tem tremores, tics nervosos ou algo do tipo. Você apenas absorve as coisas com mais facilidade, de modo auto-didata. Por outro lado ser CDF é questão de escolha e esforço triplo pra entender ou aplicar algo.

      Thumb up 5
  5. todo “mundo”acha q e facil ser nerd,nao e nao eu sou e lutei muito pra chegar onde eu cheguei e eu tenho orgulho de ser o q sou.

    Thumb up 16
  6. estudar é difícil então por isso eu prefiro pso parecer inteligente assim não há tanta pressão sobre agente, estas dicas são demais e iram me ajudar a parecer e a sentir mais inteligente.

    obrigado

    Thumb up 8
    • Parecer simplesmente inteligente não importa o que é realmente importante é estudar não adianta passar algo que você não é seja você mesmo.

      Thumb up 18
    • eu gostei muito da sua opniao

      Thumb up 4
  7. No final das contas se você achar que parecer inteligente é tão importante quanto ser um tente ver sua inteligência com um espelho no qual o quê você está vendo é o que você realmente é,então se você sentir uma pessoa mais inteligente irá se esforçar cada dia, para que não só se pareça inteligente,aja como um mas sim seja um.

    Conhecimento é apenas uma das poucas coisas que com o tempo não envelhecem e não perdem seu valor e embora você não se considere tão inteligente quanto gostaria o importante é se dedicar, não ter medo de errar e muito menos perguntar quando tiver duvidas.

    Parabéns pelo post,
    Obrigado.

    Thumb up 17
  8. O que adianta parecermos inteligentes,para impressionar alguém, mas na hora de fazer avaliações “quebrar a cara” então o melhor conselho é, estude!

    Thumb up 26
  9. ESSE ULTIMO, O CALE-SE É UMA PESSIMA DICA PARA QUEM É TIMIDO (COMO EU) POIS É JUSTAMENTE SE FORÇANDO A FALAR COM OS OUTROS, MESMO COISAS SEM SENTIDO, QUE COMEÇAMOS A GANHAR MAIS AUTO CONFIANÇA PARA DIALOGAR.

    Thumb up 13
  10. A. 4 passos p vc ser inteligente

    1.Passo – Saber que nao e melhor nem pior que ninguem.

    2.Passo – Nao guarde duvidas. Nao sabe ? Pergute!

    3.Passo – Aprender a pensar – REFLETIR.

    4.Passo – Saber escutar e uma arte.

    Thumb up 61
  11. voce sabe como é dificil ser amigo(a)de um(a)nerd pois é enquanto voce mais tenta ser amigo(a)dessa pessoa mais parece que a pessoa nao quer saber de papo,isso ja aconteceu comigo e enquanto voce esta perdendo seu tempo querendo fazer amisades com os nerds,as patricinhas do colegio ou faculdade mais tentam arruinar sua vida pois é cvomo voces ja sabem que estou falando de minha vida isso avonteceu sim comigo ate tentei tomar medisas de tempo falando para a cordenaçao,so que nao acreditaram em mim prefiriram acreditar na vilã da historia como todos falam,ja que estou falando ainda sobre as patricinhas vou falar uma coisa:um dia eu estava dentro de aulaentao aconteceu o que ja estava previsto um menino perguntou onde eu mora e ru nao queria diser por que estavamos em aula e ele ficou fasendo essa pergunta varias veses ate ele falar que eu estava com medo de falar so por que ele achava que morava na parangaba e entao uma meninas ou seja patrinha enterroupeu e falou mas eu moro na parangaba e entao o menino pegou e falou que eu morava na faixa pobre de parangaba e ja a ela falou que morava na faixa nobre e sem saber o que estava falando me chamou de prostitilta e que minha vida era ficar nas ruas com os peitos de fora parecendo que estava falando sou ou nao sou uma vagaba pois é isso sujou mais ainda o meu nome no turno da tarde so que no estante a professora ouviu a converssa e falou se ele sabia o que era {prostitulta} ele pegou e falou que nao sabia o que era issoe mandou ele para a cordenaçaopois é era so isso a nao ser um bando de patricinhas me chamando de falssa mais agora so uma pessoa acha isso por que todas as outras sao minhas amigas,pois era so isso que poderia falar delas,a sim quase que me esquesia voces me ajudaram muito amigas…

    Thumb up 9
  12. Bem, não era o que eu queria…
    eu estou passando por uma situação dificil na minha vida, eu preciso estudar mais, maas infelismente eu não consigo, na escola eu fico converssando não consigo ficar calada :( não sei me controlar, eu estou viciada em pc, e as provas de final de ano está chegando e eu não estou conseguindo esudar EU NÃO SEI POR QUEEEEE! :(

    Thumb up 14
  13. nossa amei as dicas.. agora vou sim buscar ler mais.. e principalmente aperfeiçoar meu vocabulário!

    vcs estao de parabens.. !
    continuem assim!
    fiquem com deus!
    beijinhos♥

    Thumb up 12
  14. Amei essas dicas. sou uma pessoa que gosta de estar por dentro das novidades e de fato, esse site proporciona ideias que mostram como ‘parecer’ inteligênte. gostei.

    Thumb up 9
  15. é bom ser inteligente.aquando converso o com pessoas elas ficam sem jeito diante de mim e eu fico sem jeito de ante dela porque ela não gosta das coisas que eu gosto.Tento passar meu conhecimento para elas mas elas nãO QUEREM.Sou diferente das outras pessoas.

    Thumb up 5
  16. eu diego moro em recife tenho 17 anos,mas não me acho inteligente porquer,além de estar atrasado nos estudos eu estudo em escola do governo,estou na oitava serie mas pra mim é como se eu estivesse na terceira serie.e não é só isso tenho uma memória muito fraca e quero ficar mas inteligente,o que eu devo fazer?algem pode me dar uma dica?mandem a resposta pelo meu orkut pegem ai diegodabatera@hotmail.com beleza eu conto com vocês..

    Thumb up 10
  17. Vai aí uma dica para ser e não simplesmente parecer um tanto mais esperto na frente de pessoas cultas: Se espelhe no famoso filósofo Socrátes: Seja humilde! Haja com simplicidade! Admita para si mesmo que precisa aprender mais e quando surgirem os momentos criticos diga: “Só sei que sei que nada sei”. MAS QUERO APRENDER! Agindo dessa forma você só terá a ganhar e não parecerá nem um pouco burro, pois as pessoas realmente inteligentes adoram ensinar o que sabem. Depois que você aprender o que lhe foi ensinado passe adiante com a humildade de sempre e prepare-se para receber os mesmos sentimentos de admiração e respeito que você doou a seu mestre! Lembre-se: Podemos plantar tudo o que quisermos com a consciencia de que seremos obrigados a faser a colheita!

    Thumb up 9
  18. Caso você:
    Não entre em espiral com tanto conhecimento.
    Seu cérebro não torre.
    Seja um cidadão do bem.
    Tenha uma boa plataforma.
    Às vezes coma mortadela.
    Não seja abandonado por seu cônjuge
    Consiga falar em voz alta todo esse texto.
    Não tenha errado a pronúncia.
    E, ainda, consiga passá-lo para o plural.
    Você é uma pessoa inteligente.

    (De um Nordestino Arretado!)

    Thumb up 6
  19. A numero 1 funciona melhor sem mexer a cabeça, com olhar atento de quem está duvidando de tudo mas está registrando para verificar depois ou com cara de paisagem meditando o mantra:
    É MELHOR FICAR CALADO E PARECER BURRO DO QUE ABRIR A BOCA E ACABAR COM A DÚVIDA.

    Thumb up 3
  20. “Ninguém é tão sábio que ñ tenha nada a aprender, e nem tão burro que ñ tenha nada a ensinar.” Portanto, inteligência ñ é dominar todas as áreas do conhecimento, mas sim ser pertinente em uma que lhe faça desenvolver o talento que está inserido em seu próprio ser. Legal a matéria, mas ñ sou a favor de fingir que sei de tudo um pouco, prefiro mostrar que de um pouco sei quase tudo…..Um forte abraço dessa bainambucana…..rsrsrsrrs

    Thumb up 5
  21. Encontrei uma vez nesse site superinsteressante uma página com pensamentos e citações. Fui olhar novamente e não encontrei mais. Onde posso encontrar ??? Ah ! piadas também

    Thumb up 4
  22. Com o mundo midializado fica difícil acompanhar as novidades cotidianas. A dica é aprofunde o conhecimento no que gosta e verá o resultado.

    Thumb up 4
  23. A inteligência quem enxerga são as outras pessoas. Vejo inteligência em todos aqui, pois mostram que gostam de ler e opinar sobre o que leram. Ou seja a capacidade de aumentar o conhecimento é que determina o quanto se é inteligente. Quem é mais inteligente? Um professor que ensina as teorias que foram resultado de pesquisas e trabalhos de outras pessoas ou um sapateiro que não sabe ler mas ninguém faz o serviço tão perfeito como ele no país em que vive. Os dois são inteligentes pois tem capacidade de aprender. Acho que não existe ser humano em sã consciência “burro”. Acho que existem pessoas com níveis de inteligência adequada ao mundo que vivem. Acho porque não tenho certeza. É apenas uma opinião. Abs.

    Thumb up 8
  24. Legal nos manter bem informados, obrigado porque “O mundo sem informação é o caos”.
    Um abraço

    Thumb up 4
  25. O próprio tema já demonstra uma falta de inteligência, pois os itens abordados tratam de conhecimento e informação e não sobre inteligência, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Thumb up 4
  26. Inteligência não é aparência. Na realidade o que se tenta “ensinar” aqui é a enganação profunda na tentativa de encobrir a falta de conhecimento. Inteligência é uma coisa, conhecimento outra coisa. A maioria das pessoas é inteligente, o que lhes falta realmente é berço, conhecimento. Grandes especialistas em determinados assuntos, são totalmente obtusos em outros, pelo singelo motivo de gastarem todo o seu tempo se especializando. Ora, meus amigos e amigas. O que faz uma pessoa “parecer” inteligente é a cultura geral, que alavanca qualquer assunto. E cultura geral a gente somente adquire lendo e lendo muito. Agora temos a internet, que é uma fonte inesgotável de conhecimento, quando bem utilizada.

    Thumb up 6
  27. Não concordo que parecer inteligente ajude, pois pode ser um modo de se próprio contradizer e ao invés de melhor só piorar sua aparência perantes aos outros.

    Thumb up 3
    • que ser inteligente ,faz igual a eu fica 24 hors lendo livros e depois faz pergunta pra vc mesmo ,ai vc vai fica uma fera e tambem como ovo cruuuuu ajuda muito .

      Thumb up 2
    • vou tentar pra voce ser nerd fica 8 horas eestudando e depois voce fala para uma pessoa intelignete fazer perguntas quando voce tiver preparado e se voce acertar voce fica tentando 2 horas treinando as perguntas e respostas para voce se dar bem como ovo cuzido
      obrigada meu nome e Meiriane

      Thumb up 2
  28. O importante não é parecer inteligente e sim estar fundamentado na hora de entrar em uma discussão, seja ela qualquer for. Pois não há coisa mais vexatória que alguém que tenta aparecer falando bobagens.

    Thumb up 3
  29. Quando pessoas burras tentam parecer inteligentes isso só faz com que pareçam ainda mais burras. E patéticas ainda por cima. Dar uma de intelectualóide é ridículo.

    Thumb up 3
  30. Querer simplesmente “parecer” inteligente é uma péssima idéia. E quando mudarem de assunto, hã? Seus argumentos vão diminuir e diminuir… Recomendo – não para parecer inteligente, mas para não dar aspecto de infame – que você apenas não diga o que não sabe. Se alguém disser algo que não é do seu conhecimento, apenas concorde (pelo menos até você pesquisar sobre o assunto e ter argumentos para uma discusssão “inteligente”).
    Todos gostam de ter a razão, por isso, mesmo que a outra pessoa esteja errada e você saiba disso, não diga nada a menos que você tenha bons argumentos. Ou então espere uma discussão tola.
    Enfim, o melhor jeito em minha opinião para soar inteligência é ler bastante, sobre tudo. Lendo você se torna mais eloqüente e confiante, se expressando cada vez melhor e com mais facilidade. E quem se expressa melhor é considerado “mais inteligente”. Apoteótico, não?

    Thumb up 5
  31. Tâmara,

    Se a elocução acima foi fruto do teu espírito zombeteiro, estás de parabéns!

    Entretanto, se ela foi expressa e produzida no calor em que arde a Santa Ignorância, perdoo-te!

    Porém, se estás a zombar das altas prosopopéias do HypeSciense, ver-mi-ei na contingência de erguer bem alto meu metafélico braço, dar-ti-ei tamanhas braçadas em em tuas massas encefálicas, que as reduzirei ao pó e as deixarei expostas sob o sol, chuva e sereno do solo pátrio!!!

    Sinceramente,

    Walder

    Thumb up 5
  32. oi eu adorei as noiticias alem de mim manter infomada eu aplendimuito parabens para todos que estão coraborando!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 6
  33. Interessante esse aprender a se ilustrar, mas quem quiser realmente se aprofundar na humildade do conhecimento, pode começar a ler Carlos Bernardo González Pecotche, mencionado, por acaso, na CITAÇÃO DO DIA e na página ao lado das dez dicas para ser inteligente!
    Fui procurar informações no site http://www.logosofia.org. e encontrei coisas interessantíssimas para o newsletter.
    Abraços e parabéns.
    César

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
energia-solar-1
Invenção de 2.000 anos revoluciona a produção energética

Um novo tipo de cole...

Fechar