As 10 melhores maneiras de parecer mais inteligente

Publicado em 23.06.2008

Nós todos queremos parecer mais inteligentes próximos de conhecidos, colegas de trabalho e parentes, mas comumente não temos tempo para nos dedicarmos e realmente alcançarmos isto.

Para sua sorte há certas maneiras de fazer com que você pareça mais inteligente (além de usar óculos) com um mínimo de esforço.

10. Aprenda um tópico para detonar

Parecer inteligente - Revista HypeScience

A maioria dos “tópicos quentes” são debatidos por pessoas com muito pouco conhecimento do assunto. Um belo exemplo disso é o aquecimento global. Todos os leigos dizem que temos que mudar nossos hábitos para prevenir que seu bisneto viva usando regatas e protetor solar fator 1.000.000, mas poucos sabem o que é “aquecimento global antropogênico”. Passe um pouco de tempo aprendendo o que os especialistas de verdade dizem sobre este tópico e você não irá errar. Tente lembrar-se de alguns nomes de autores para que possa parafraseá-los.

9. Melhore o seu vocabulário

Parecer inteligente - Revista HypeScience

A maneira mais simples de fazer isto é inscrever-se em uma lista do tipo “palavra do dia”. Assegure-se de que você memorizou a pronúncia e escrita corretas da palavra ou frase. Talvez você devesse começar por “egocentrista”.

8. Conhecimentos obscuros

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Ao desenvolver conhecimento sobre alguma área bastante obscura há grande possibilidade de que você nunca encontre outra possea com o mesmo “know-how”. Isso significa que você pode tagarelar por horas e não importa quantos erros você cometer: ninguém saberá e você parecerá ultra-esperto. Você pode passar algum tempo, por exemplo, estudando dinastias egípcias (ou algum personagem interessante como Semenkhkaré) ou alguns escritos dos filósofos pré-socráticos. Você também pode ler alguns dos primeiros autores cristãos como Inácio de Antioquia. Tenha certeza que a maioria dos criacionistas fundamentalistas nunca leu os “pais da Igreja” o que o tornará imbatível em um debate contra os fanáticos.

7. Conhecimentos gerais

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Isso pode ser feito de maneira simples através de leitura de fatos como a lista dos 10 Cientistas ‘destruídos’ por seus próprios experimentos ou qualquer uma de nossas listas. Com tempo você terá acumulado tantos fatos que ninguém ousará enfrentá-lo em um debate no happy hour de sexta-feira. Caramba! Eu me sinto mais inteligente só de falar nisso! Mas se você quiser dar um passo adiante, assine agora nosso newsletter e receba estas informações diariamente no seu e-mail.

6. Faça perguntas

Parecer inteligente - Revista HypeScience

A melhor maneira de usar este truque é fazer perguntas cujas respostas você já sabe. É uma forma de ironia que, quando usada da maneira correta — quando a outra pessoas está questionando respostas –, você pode fazer uma pergunta que faça parecer que você aceitou o que ele está dizendo, absorveu, e precisa de mais esclarecimentos sobre o tópico. Adicionalmente, quando você está discutindo um assunto com alguém que claramente sabe menos do que você, é possível fazer perguntas que você saberá que irão fazê-lo emudecer. Isso é particularmente positivo quando você tem uma platéia, pois todos irão respeitá-lo. Certifique-se de ser humilde quando o seu interlocutor tombar à sua frente. Você parecerá um perfeito idiota se ficar esfregando o erro na cara dele.

5. Aprenda sobre bons livros

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Procure notas curtas sobre livros clássicos. Você aprenderá apenas o suficiente para parecer que você leu o livro. Para um livro clássico decente isso é possível ser feito em 30 minutos ou menos. E, quem sabe, você poderá acabar se entusiasmando tanto que acabe lendo mesmo o livro e ganhar alguma ilustração real.

4. Assista filmes

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Assista alguns filmes clássicos que são bons e ruins. Eles não precisam ser filmes mudos, em preto e branco, etc. (apensar de Charles Chaplin ser uma excelente e divertida dica). Apenas assista bons filmes Você pode começar pela lista dos Top-rated (mais votados) do imdb.com. Também assista a filmes ruins. Alguém que possa falar sobre um ou dois bons filmes irá soar inteligente ou apenas um espertalhão. Mas alguém que possa falar sobre filmes bons e ruins e justificar a causa pela qual os classifica assim, soará inteligente.

3. Aprenda citações

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Um grande autor disse uma vez: “A maioria das pessoas são outras pessoas. Seus pensamentos são a opinião de outros, suas vidas uma imitação, suas paixões uma citação.” Apesar de ser correto, não é um pensamento preciso quando você quer parecer esperto. A maioria das pessoas irá respeitá-lo absolutamente se você puder citar uma frase de um poema famoso, um grande drama, um comentário esperto de algum mestre literário. Há milhões de sites que o ajudarão a aprender algumas frases poéticas. Mas certifique-se de que a sua fonte é confiável, do contrário você poderá levar uma invertida ao citar algo que o autor não disse. Um bom exemplo disso é a frase “Imaginação é tudo. Ela é a prévia daquilo que a vida atrai.” Atribuída a Einstein no filme-panacéia-besteirol O Segredo. Se alguém for inteligente de verdade e souber que você está errado, você parecerá um belo idiota.

2. Use palavras que você realmente conhece

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Nada fará você parecer mais imbecil do que uma linguagem rebuscada. Concentre-se no que você conhece! Algumas pessoas irão objetar com o argumento que livros podem ensiná-lo novas palavras, mas você está arriscando um terrível erro. O mínimo que você deve fazer para estar seguro é olhar sempre no dicionário. Baixe e instale um agora mesmo. Recomendamos o Houaiss. Mesmo que seja necessária uma sentença adicional inteira para explicar o conceito, vale à pena. Para você não parecer um estúpido completo use palavras cujas você sabe 100% a pronúncia e o significado. É possível encontrar profissionais que trabalham com internet pronunciarem termos do seu próprio jargão técnico (do idioma inglês) sem o mínimo de pronúncia correta e isso causa uma péssima impressão.

1. Cale-se

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Simplesmente feche a matraca e não perca a oportunidade de ficar calado antes de falar bobagem. Quanto menos você falar, menos errará. Ah, e não se esqueça de sorrir e concordar com a cabeça.

Bônus

Parecer inteligente - Revista HypeScience

Você percebeu que fingir ser inteligente é trabalhoso e inclui o risco de fazer você parecer ainda mais burro do que é, portanto você poderá escolher por simplesmente tentar dedicar um pouco mais de esforço para verdadeiramente aprender coisas novas e não sentir-se uma farsa o tempo todo.

Ah! E assine já o nosso newsletter, pois você aprenderá a contrariar, muitas vezes, o senso comum e justificar-se plenamente mostrando grande domínio sobre vários assuntos.

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

52 Comentários

  1. O desserviço que vocês prestam para a Igreja Católica é pueril. Como se os que leêm suas publicações fossem todos anti-religiosos. Meus queridos, vocês estão sendo parciais demais.Um pouco de Apologética Cristã séria talvez mudem seus conceitos. Ou melhor, pré-conceitos infantis.

    Thumb up 3
  2. Muitas pessoas ainda não sabem o verdadeiro significado de “Nerd”, e isso irrita que é. Nerd é uma pessoa que tem um conhecimento avançado sobre determinado assunto (as vezes em vários) e que se orgulham disso independentemente dos que os outros acham, até porque os grandes “Nerds” são lembrados e respeitados como Charles Darvin, Einstein entre outros.

    Thumb up 52
  3. Não se auto-titule NERD, pois se você fosse um de verdade não faria isso, e outra, não da para se tornar um NERD de maneira alguma ,ACEITEM isso, talvez consiga se tornar um CDF, não se escolhe ser um Nerd, tanto que a maioria dos Nerds não querem ser do jeito que são, porque grande parte deles tem tiques nervosos horríveis e tenham certeza! Isso é bastante triste e doloroso na adolescência, ainda mais quando encontramos a garota dos nossos sonhos podem ter certeza que 92,99% das garotas preferem os, bonitos, sarados, descolados e populares, o Nerd só começa a ficar famoso quando chega no ensino médio 8)

    Thumb up 18
  4. Primeiro:Nerd não é elogio é ofensa.
    segundo: intelectual e mais correto ou culto.
    Terceiro:vocês tem que estudar muito até chegar a ser como nos.
    thanks a atenção!

    Thumb up 27
    • Realmente não é do meu agrado ver pessoas se alto denominando nerds sem mesmo saber o real sentido da palavra. Realmente o termo que mais se encaixa no padrão de alguém inteligentemente ‘acima da média’ é intelectual, como nossa cara Victória especificou. Ser nerd não é uma escolha, e não significa que você tem tremores, tics nervosos ou algo do tipo. Você apenas absorve as coisas com mais facilidade, de modo auto-didata. Por outro lado ser CDF é questão de escolha e esforço triplo pra entender ou aplicar algo.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
energia-solar-1
Invenção de 2.000 anos revoluciona a produção energética

Um novo tipo de cole...

Fechar