As primeiras fotos de Marte pela sonda Curiosity

Publicado em 8.08.2012

No último dia 5 de agosto, cientistas e leigos do mundo todo acompanharam o pouso da sonda espacial Curiosity, da NASA, em Marte. A arriscada operação foi um “milagre da engenharia”, nas palavras do cientista John Grotzinger, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena (EUA).

Uma vez em solo marciano, a sonda pode finalmente iniciar a primeira fase de sua missão: descobrir se o planeta vermelho tem (ou já teve) os ingredientes necessários para o surgimento de vida.

O pouso foi feito na cratera Gale, em cujo centro está localizado o Aeolins Mons (também conhecido como Monte Sharp), uma montanha de 5 km de altitude para a qual a Curiosity irá se dirigir durante a missão.

Solo de história

Formada a partir do impacto de um meteorito ou cometa, Gale aparentemente esteve cheia de água durante centenas de milhões de anos – como indica sua geologia. Nesse caso, as camadas de solo do Monte Sharp devem ajudar os cientistas a entender melhor o fenômeno.

A Curiosity posou a aproximadamente 6,5 km do Monte e, embora haja grandes expectativas em relação a ele, não há pressa para sair do local de pouso: ainda é preciso testar os equipamentos e, além disso, há bastante material para ser analisado nas proximidades. “O que temos aqui é um paraíso para geólogos”, diz Grotzinger.

Seca misteriosa

Perto do local de pouso está o fim de um leque anuvial – depósito de detritos formado quando uma corrente de água chega a uma área plana, perde velocidade e se espalha. Isso significa que, nesse local, pode haver partículas trazidas da parede mais próxima da cratera (a 28 km de distância), o que facilitaria bastante a coleta de amostras.

Comparar as partículas do leque com as do Monte Sharp pode nos ajudar a entender o que aconteceu com a água que inundava a cratera: se o material do leque for mais recente, por exemplo, é um sinal de que houve períodos de seca e de inundação, ao invés de uma única e definitiva “seca total”.

Laboratório sobre rodas

Para realizar uma análise detalhada das condições de Marte, a sonda conta com uma série de equipamentos sofisticados: entre eles, uma câmera de alta resolução, um laser para quebrar rochas e permitir um exame detalhado de suas partículas, e um laboratório de química para avaliar que tipo de material é encontrado no planeta.

Com esses e outros instrumentos, a Curiosity poderá buscar partículas orgânicas e elementos químicos que tornariam possível o surgimento de vida microscópica em Marte.

Outro mistério a ser investigado na missão é o da atmosfera do planeta vermelho: observações feitas em órbita sugerem que lá ocorrem emissões de gás metano, o que significa que Marte é geologicamente ativo ou que há (ou havia) organismos produzindo o gás.

Sem perder tempo, a NASA já começou a divulgar fotos de Marte tiradas pela Curiosity. Para conferir o material, clique aqui.[New Scientist]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

1. MENTIRA!
    é tudo mito, eu já ñ acredito mais a nenhuma merda q este tal de “NASA” diz
    a 1° vez dizeram, ahh ñ porq fomos na “Lua”, lá ñ tem ar!, e ñ tem miuta clareza, no sei que, no sei que, pusemos lá uma bandeira, eeh,,,,
    o q admirava-me é q, se na lua eles dizia q ñ tem ar, e como a bandeira soprava?
    tão a ver nem?
    e dpois vieram fala mais, aahh discurbimos mais q a Lua esta agora rodéado de uma camada de fogo, {esta parte nem entendi nada}
    e hoje em dia estão a querer falar porq foram no planeta “Marte”, e lá tem arvores, solo, etc,,,, no sei que, no sei que,,,,,
    meus Amigos esse NASA, é tudo truque, nunca foram a nenhum planeta, todos nós estamos mesmo aqui no planeta Terra, ninguém já saiu fora da Terra….eu ñ acredito nisso, e tudo mito!

essa foi a minha opiñiao!
    bjs pra quém leu
    q Deus abençoi-vos

• ihhh segura tua onda maluco… pesquisa ae q essas questoes todas foram respondidas e mostradas

• a conexao com a sonda é bem limitada.. na ordem dos bits por segundo (em torno de 600bps)

UMA foto boa demora aas vezes varios dias pra chegar

2. Agora é só esperar pra ver…
    Aposto que vamos encontrar pelo menos vestígios de vidas passadas. Mesmo que sejam microscópicas. Quem sabe algumas bactérias que possam “voltar á vida”. Como as extremófilas terrestres?

3. Esse planeta nunca seguraria água em sua superfície com a atmosfera fina que possui hoje. Se houve água lá por milhões de anos e os sinais ainda estão presentes, é sinal claro de que a água abandonou esse planeta a muito pouco tempo atrás, e não a centenas de milhões ou bilhões de anos como eles insistem…

• Mas está sendo demonstrada a possibilidade de a obliquidade de Marte levá-lo a ciclos de aquecimento e resfriamento, sendo que eles seriam os responsáveis por água em períodos recentes da história geológica do planeta. E não adianta dizer que a pressão atmosférica impediria isso de ocorrer: com mais calor, há mais CO2 e água evaporando das regiões polares e contribuindo para engrossar a atmosfera.

Vivo e PayPal lançam serviço de envio e recebimento de pagamentos por celular