Assista o primeiro helicóptero movido a pedaladas levantar voo

Por , em 14.07.2013

O vídeo apresentado a seguir é algo inédito na história da aeronáutica. Uma equipe de engenheiros da Universidade de Toronto (Canadá) ganhou um prêmio de 250 mil dólares (aproximadamente R$565 mil) depois de construir e voar pela primeira vez com a força da tração humana.

Depois de ficar parada nos últimos 33 anos, a competição de Helicópteros Movidos por Pessoas Igor I. Sikorsky foi finalmente vencido por um grupo de estudantes universitários, ex-alunos e voluntários. A Sociedade do Helicóptero Americana presenteou os vencedores com o cheque.

Chamada Atlas, a engenhoca requer uma pessoa para pedalar uma bicicleta de fibra de carbono personalizada, com quatro pás de rotor maciças feitas a partir de tubos de carbono girando lentamente, levantando a bibicleta. A máquina pesa apenas 52 kg, tem quatro rotores de 20,4 m, e se estende por uma largura de 58 m.

Este é um clipe que mostra uma tentativa anterior de voo, um pouco frustrada, com uma queda assustadora:

A equipe foi capaz de fazer o Atlas subir a 3,3 metros por 64 segundos. Para ganhar o prêmio, é necessário atingir uma altura de 3 metros durante 60 segundos e, ao mesmo tempo, é preciso dirigir o helicóptero de tal forma que ele permaneça dentro de um quadrado de 10 por 10 metros. A equipe levou 15 segundos para colocar o Atlas a 3,3 metros de altitude.

O voo de teste foi realizado em um centro de futebol de salão, perto de Toronto.

7 comentários

  • Ronildo William:

    Iradoooooo essa engenhoca!!!!

  • Jonatas Almeida da Silva:

    Queria um desses pra ir pro serviço no verão.
    😀
    Tomara que não seja fake dessa vez, como aquele do Holandês voador, rsrsrsrs

  • Lucas Stassi:

    não sei pq, mas isso ta com cara de fake que nem aquele cara que tinha feito “asas”

  • Michel Lopes:

    queria um desse :c

  • Falcone Big:

    SENSACIONAL!!!!!!

  • Gabriel Cardoso:

    Putz, que incrível!

  • Tibulace:

    Excelente matéria, é com competições como essa, valendo DINHEIRO, que o progresso é feito, na VELOCIDADE DO POSSÍVEL.Gostaria que o texto mostrasse, a POTÊNCIA MECÂNICA que o piloto estava desenvolvendo, para conseguir DECOLAR esse helicóptero, seguramente uns 8 HP.Por esse motivo, é EXTENUANTE essa maneira de voar!

Deixe seu comentário!