Asteróide, meteoro e cometa. Qual a diferença?

Publicado em 7.11.2010

Se você é uma daquelas pessoas que “entende quando escuta, mas se tiver que explicar não sabe”, nós podemos ajudar – pelo menos, no que diz respeito ao que está no céu. Essas palavras comuns no título do artigo significam claramente coisas diferentes. Mas quem sabe dizer o que é que realmente é diferente entre elas?

Pois bem, um asteróide é um corpo de rocha que orbita o sol. Ele tem diâmetro menor do que 1.000 quilômetros, e é normalmente composto de carbono e metais. A maioria dos asteróides do nosso sistema solar vive no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.

Apesar de existirem milhões de asteróides no cinturão, muitos deles com diâmetro superior a 100 km, a massa de todos eles juntos ainda seria inferior a 5% da nossa lua.

Já os cometas, como o Harley, são bolas de poeira e gelo. Eles se formam no Cinturão de Kuiper ou na Nuvem de Oort. Os cometas também orbitam o Sol, mas suas órbitas são muito maiores do que as dos asteróides, que são geralmente mais elípticas. Conforme os cometas se aproximam do sol, a energia solar começa a evaporar seu gelo, e isso é o que cria a sua famosa cauda.

O espaço, entretanto, ainda comporta outras coisas. Existem também diferenças substanciais entre os meteoróides, os meteoros e os meteoritos. Um meteoróide é um objeto sólido que se desloca no espaço interplanetário, de tamanho consideravelmente menor do que um asteróide e significativamente maior do que um átomo.

Já um meteoro, na maioria dos casos, são restos de uma colisão de asteróides, ou simplesmente um meteoróide que entrou na atmosfera da Terra. Quando isso acontece, eles queimam-se tipicamente e criam estrias no céu. Esse processo foi o que deu ao meteoro seu apelido de “estrela cadente”. Por fim, um meteorito é um meteoro que sobreviveu a essa queima na atmosfera e aterrissou no planeta. [LifesLittleMysteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Certamente acho que o mundo vai acabar com a aceleração do efeito estufa ´´quente´´ , e com um impacto de um meteorito , asteroide ..sei lá algum desses , eu tenho certeza disso tenho umas visões reais sobre isso.
    um deles é do impacto de um meteoro com a terra inesperado , que as pessoas morreram principalmente pelo forte tsuname e pela erupção de milhares de vulções…..foi como se as pessoas ficassem sem respirar devido a uma extensa camada de poeira sobre a atmosfera terrestre ……..

    Thumb up 1
  2. eu gostaria de sabe ser o meteorito tem valor real
    estou com uma duvida eu acho que tenho certeza que eu achei um meteorito.
    por favor me responder muito obrigado pela sua atenção

    Thumb up 7
  3. O texto acima tambem está em português
    Querido Cesar (garoto wikipedia) que tal deixar o site nos informar ?
    Grande Internet cheia de pseudo-especialistas…

    Thumb up 6
  4. Na lingua portuguesa:

    um meteoro é um fenômeno atmosférico (vem do grego “metéoros”), como um arco-íris, um relâmpago, um vendaval, uma bola de fogo que atravessa o céu;

    um meteoroide é um fragmento de rocha ou metal menores que asteróides, e que vagueiam pelo espaço.

    um meteorito é um pedaço de rocha ou metal que caiu do espaço;

    um micrometeorito é um meteorito pequeno (do tamanho de um grão de arroz ou menor).

    Antes que corrijam o nome do cometa, existem vários cometas de nome semelhante: Halley, Harley, Hartley. São cometas diferentes, e não o mesmo cometa com nome escrito errado.

    Thumb up 34

Envie um comentário