O universo em um clique

Batatas reduzem pressão arterial em pessoas com obesidade e pressão alta

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 11.09.2011 as 17:00

Share

Esqueça o estereótipo da batata de um alimento que faz engordar e do qual devemos fugir para mantermos uma dieta adequada. Cientistas descobriram que apenas uma porção do tubérculo por dia reduz a pressão arterial quase tanto como aveia, e o melhor: sem causar ganho de peso.

Mas não se empolgue muito. A pesquisa não foi feita com batatas fritas, que continuam gordurosas e uma vilã para nossa saúde, mas com batatas cozidas sem óleo em um forno de microondas. Embora os pesquisadores tenham utilizado batata roxa, eles acreditam que as demais variedades do tubérculo também têm efeitos similares.

A batata, mais do que qualquer outro vegetal, possui uma má e injusta reputação, que tem levado muitas pessoas preocupadas com a saúde a bani-la de sua dieta.

É o que explica Joe Vinson, pesquisador-chefe do estudo. Basta mencionar a batata e as pessoas logo pensam “engorda, tem muito carboidrato e calorias demais”. Na realidade, quando preparada sem fritura e servida sem manteiga, margarina ou afins, uma batata tem apenas 110 calorias e dezenas de fitoquímicos saudáveis e vitaminas. Os cientistas esperam que a pesquisa ajude a mudar essa imagem nutricional.

No novo estudo, 18 pacientes com sobrepeso ou obesidade e com pressão arterial elevada comeram de seis a oito batatas roxas (cada um do tamanho de uma bola de golfe) com pele duas vezes por dia durante um mês. Os cientistas então monitoraram a pressão do sangue dos pacientes, tanto sistólica (o número mais alto em uma leitura da pressão arterial como em “120/80″) e diastólica.

A pressão arterial diastólica caiu em média 4,3% e a pressão sistólica diminuiu 3,5%. Nenhum dos participantes do estudo apresentou ganho de peso.

Outros estudos já haviam identificado substâncias presentes na batata cujos efeitos no organismo são semelhantes aos princípios ativos dos medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta. Alguns fitoquímicos das batatas que auxiliam na diminuição da pressão arterial também são encontrados, em menor quantidade, no brócolis, no espinafre e na couve de Bruxelas.

Infelizmente para os fãs de fast-food, as batatas fritas não apresentam a mesma benesse. As altas temperaturas de cozimento destroem a maioria das substâncias saudáveis da batata, deixando apenas amido, gordura e minerais. Cozinhar batatas no microondas, o caso das do experimento, parece ser a melhor maneira de preservar os nutrientes. [ScienceDaily]

Stephanie D’Ornelas é estudante de jornalismo, tem 19 anos e adora um café e um bom livro. Também escreve para o Jornal Comunicação da UFPR.

Site

10 comentários

  1. gloria /

    Claro q emagreceram só comeram a porção de batatas duas vezes no dia ñ comendo mais nada, o resto do tempo passaram fome ñ comeram nem uma migalhinha.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. José Calasans. /

    Umas batatas cozidas e temperedas,vai muito bem com umas loirinhas geladas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Everton Carlos da Costa Cardoso /

    A pesquisa está correta. Eu já havia lido sobre esse assunto na internet. Só não me lembro em qual site li sobre esse famoso tubérculo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 11
  4. Rai /

    É bem interessante… mas mesmo com diferentes tipos de preparações, quem vai aguentar comer 6 a 8 batatas ao dia, todos os dias?? E a variedade e o equilíbrio entre os diferentes tipos de alimento que devem compor a dieta?
    Quanto tempo durou esse experimento?? De que outros alimentos era composta a dieta? Outros alimentos teriam influência em reduzir a P.A.? Foi calculada uma dieta individual, de forma a não permitir o ganho de peso? Acredito que os pesquisadores não foram, simplesmente, acrescentando as batatas à dieta, algum outro alimento teve seu consumo reduzido. Depois vou procurar o artigo e ler de forma a ter certeza se é viável.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. marcos /

    e por isso que naqueles filmes de navios, os marinheiros aparecem descascando kilos e mais kilos de batatas…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. clarice /

    a batata só é vilã qdo frita, isto é a fritura que é a vilã…
    além desssas propriedades da reportagem…. também é ótima pra quem tem problemas estomacais como eu…..
    é só tomar o “suco” da batada crua…..
    (ralar ou bater no liquidificador) coar e pronto….
    substitui na hora a Ranitidina,Omeprazol,e ou outro anti-ácidos estomacais…(as vezes eu como um bom pedaço crua que não é tão ruim)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  7. clarice /

    exelente matária…..a batata só é vilã q

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Roberto /

    Esta dica é batata!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. Lu Senne /

    Oba! Então posso comer batatas todos os dias e ainda manter minha pressão arterial normal. Legal!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  10. vou botar na minha dieta batata

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.