Bebê chinês nasceu com o coração fora do corpo [vídeo]

Publicado em 25.03.2011

Um bebê chinês de dois meses está lutando para sobreviver, pois sofre de um defeito congênito que fez seu coração se desenvolver fora do corpo. Apenas oito em cada um milhão de crianças nascem com esta estranha condição, chamada ectopia cordis, a maioria deles não sobrevive aos primeiros dias.

Cirurgiões chineses estão se preparando para um procedimento delicadíssimo que será a única chance da criança, que recebeu o nome de Xin Xin, se manter viva. Eles primeiro terão de abrir espaço da caixa toráxica do bebê, e depois tentarão mover o coração, do abdômen, para dentro do peito.

Apesar do perigo, esta operação é a única chance para Xin Xin. “De qualquer jeito, as chances de sobrevivência são muito baixas, próximas a zero, se não ocorrer a cirurgia”, disse o pediatra Eliot Rosencranz, da Universidade de Miami, que já operou recém-nascidos que sofriam de ectopia cordis. “As chances são remotas, porque os tecidos expostos infeccionam”. Além dos problemas que poderiam ser causados por bactérias, ainda há a questão da manipulação do órgão. O nosso coração está protegido por ossos e músculos. Se o coração de Xin Xin ficar para fora de seu corpo, “qualquer contato ou impactos serão fatais para ele”, explicou o médico que cuida de seu caso, Zhang Yuping.

Ectopia cordis acontece geralmente durante a terceira senama de gestação quando o tecido mesenquimal começa a tomar forma de esterno, um osso chato que conecta os dois lados da caixa torácica, sobre o coração. Possivelmente por defeitos cromossômicos, o esterno destes fetos falha na hora de fundir, deixando o coração se desenvolver fora do peito. “Nós não acreditamos quando o médico nos contou que o sinal negro na barriga do nosso filho era o seu coração até que o vimos bater”, disse o pai de Xin Xin, Luo Rongyun.

Os fetos com problemas raros geralmente nascem mortos ou morrem logo após o parto. Xin Xin está vivo mesmo depois de dois mese, então, parece haver esperança em seu caso. Mesmo assim, a cirurgia será muito difícil. “Em casos mais moderados, os ossos do peito, os músculos e a pele podem ser fechados para cobrir o defeito em um só passo. Contudo, na maioria das vezes, é preciso fazer em várias etapas. Primeiro, cobre-se o coração com pele e, depois, uma nova operação é feita para mover ossos e músculos”, explicou Rosencranz.

É preciso manter a esperança. Um exemplo de sucesso foi o caso do americano Christopher Wall. Ele passou por 15 cirurgias altamente arriscadas durante seus primeiros 18 meses para tentar colocar seu coração para dentro. Apesar do órgão não ter ficado exatamente onde precisava ficar, ele alcançou os 35 anos de idade usando uma placa sobre seu coração. Wall entrou para o Guiness livro dos recordes por ser a pessoa a viver mais tempo com ectopia cordis. [LifesLittleMysteries]

Abaixo segue um vídeo de uma criança que nasceu com o mesmo raro problema em 2009. Não assista caso seja sensível a conteúdo gráfico.

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

38 Comentários

  1. Esse site está sendo destruído, antigamente as pessoas vinham e comentavam cientificamente sobre os casos em pauta, já presenciei por várias vezes, pessoas qualificadas contribuindo de forma inteligente e científica com seus argumentos.

    Entretanto, atualmente, quando paro para ler os comentários de alguma matéria, fica parecendo que estou em um culto religioso, que muitas vezes tentam desqualificar os cientistas e isso, certamente, está afastando quem tinha algo de construtivo pra partilhar com o site.

    Thumb up 2
  2. minha mae esta com dor no peito, ansia de vomito, dores musculares e leve inchaço no rosto. esses sintomas sao indicios de que?
    obrigada.

    Thumb up 2
    • VocÊ tem que levar ela pra um hospital o mais rápido possível….

      Thumb up 4
    • gostaria de saber se o bebe conseguil sobreviver!alguem poderia postar essa informação?

      Thumb up 7
  3. DEUS É DONO DE TODO O PODER, É O PAI DA MEDICINA. QUEM CRER PODERAR DESFRUTAR DOS SEUS MILAGRES….

    ESPERO QUE ESSE BEBE SEJE UM, PROVANDO O VERDADEIRO PODER…

    FIQUEM COM DEUS

    Thumb up 27
    • Deus ?
      Você só pode ta louco
      se existisse realmente um ser tão bom e unipotente
      você acha realmente que ele faria uma simples criança como essa nascer com uma deformidade tão grave ?

      Thumb up 6
    • Porque não? Para tudo tem um propósito.
      Deus existe e é tão bom que ele deixa vc ter opiniões e escolher para onde vc quer ir ele é tão bom que jogou satanás a terra só para não destruí-lo para que o homem através de suas opiniões escolhesse o caminho que gostaria de seguir.

      Thumb up 3
    • achas isso um milagre de Deus?
      achas q Deus é o pai da ciência?

      Thumb up 0
    • Com certeza é o pai e essa Criança pode ter vindo assim para alimentar a fé dela e dos pais.Tudo tem um proposito debaixo do sol não é atoa que o homem aprende com seus erros e conquistas.

      Thumb up 2
  4. a esperança é a última que morre?…
    no meu caso quero estar vivo mesmo que não haja mais esperança, pois de nada vale uma esperança ao vento.

    Thumb up 4
  5. espero que tudo de certo.Esta nas mãos dos medicos e depois e nas de deus.

    Thumb up 8
    • mt bizarro.

      Thumb up 1
  6. A esperança é a última q morre. Talvez esse bebê veio c a missão de provar q a medicina está cada vez mais avançada e ele é um desafio p os cirurgiões. Com a graça de Deus e Ele guiando as mãos dos médicos, o bebê sairá vitorioso. Tenhamos fé. E, se alguém tiver notícias depois da cirurgia, por favor comente conosco.

    Thumb up 17
  7. Se o maior problema é infeccionar o coração com bactérias, deveriam recorrer a outros métodos para cobrir o coração do rapaz, até ganhar uma idade que possa resistir a outras cirurgias pesadíssimas e de altos riscos. Deixem o garoto viver + 1 boucado, tenho muito medo dessa cirurgia.

    Que deus o abençõe!

    Thumb up 5
  8. bom e triste pensar que pessoas desejem mal ao bebe mas o que espero é que os cirugistas resolvam tudo o bebe fique bem e que vivas uns bons 80 anos cheio de saude

    Thumb up 17
  9. Não sou especialista, mas creio que não há chances. Quando criança, aprendi que o nosso coração ele é do tamanho da mão fechada. O coração desse bebê parece que se desenvolveu rápido demais e está maior do que deveria ser. Pelo vídeo, parece que não vai caber dentro não.

    Thumb up 2
  10. QUE DEUS EM SUA INFINITA BONDADE GUIE AS MÃOS DESTES CIRURGIÕES PARA QUE ESTA CRIANÇA SOBREVIVA COM SAÚDE !BOA SORTE E QUE DEUS TE ILUMINE !

    Thumb up 26
  11. Boa sorte na cirurgia, a ciência é capaz!

    É um tipo de vídeo que não quero ver, mas imagino que esteja o coração a bater bem à vista.

    Thumb up 13
  12. nossa é o fim dos tempos…
    meus irmaos se arependam enquanto há tempo
    JESUS está voltando….

    Thumb up 5
    • deus vai deixar essa criança muito bem e otima sua cirurgia conserteza vai ser um sucesso e que deus abençoe esse anjinho que acabou de nacer e sei que tem muitas pessoas que desejam o mau para essa pequena criança ou brincao com isso temos como exemplo algumas notas ruims nas pessoas que desejam muita sorte a esse pequenino sao pessoas que nao tem sentimentos mas eu estou rezando para que tudo de certo na vida dele e tambem creça com muita saude

      Thumb up 5
  13. Já tinha visto uma reportagem sobra a vida de Christopher Wall, mas felizmente as cirurgias tem tido cada vez mais sucesso. Vamos torcer por essa criança.
    Concordo com o Carlos Machado. Uma nova forma de comentar seria muito mais produtivo do que apenas pontuar. E talvez reduzisse os comentários infames (como o do ‘Troll’, aliás o nome é muito apropriado ao respectivo comentário).

    Thumb up 15
  14. esse troll é um palhaço, to torcendo pra ti cara q teu filho nasça assim cara, so pra ti nao fica tirando com as tristezas dos outros, isso e muito serio muita tristeza, e tu fica ai ainda falando coisas, queria ve se fosse contigo na tua familia… Deus ainda ta guardando a tua horinha meu filho, tua desgraça ainda ta por vir. e eu vo rir de ti aqui no hypescience contando tua triste historia tambem seu babacão.

    Thumb up 3
    • Se vc rir vai está tendo o mesmo comportamento dele não se iguale que também pode acontecer com vc.

      Thumb up 0
  15. VAMOS COLOCAR OS MÉDICOS NAS MÃOS DE DEUS PARA QUE A CIRURGIA DESSE ANJINHO DE CERTO.

    Thumb up 13
  16. Nunca tinha visto esse tipo de má formação. Mas já vi ectopia de bexiga e de intestino. Ambas são dificilimas de corrigir. Ocorre muitas infecções, pois o órgão fica exposto ao meio ambiente.

    Thumb up 20
  17. Eu nem sei o que dizer. É algo que nunca tinha visto antes. Aliás, é algo que eu nunca pensei que existisse.

    Espero que a cirurgia tenha sucesso e que o bebê se recupere logo.

    Thumb up 42
  18. Bom ja que nao tem nenhuma opção de Fale Conosco neste site vou escreve aqui mesmo.

    Sugiro uma nova forma de comentar neste site, usar outro meio, em que possamos responder os comentários de usuários e assim criar debates unificados em um único comentário, sem termos q ficar lendo infinitos comentários desnecessários, isso é apenas uma sugestão de melhoria, isso vai tornar debates mais interessantes.

    Contudo eu acho que o Hypescience já deve ter pensado nisso.

    Exemplos :
    http://intensedebate.com/home

    ele é excelente.

    Thumb up 40

Envie um comentário