O universo em um clique

Até bebês entendem que crimes merecem punição

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 1.12.2011 as 15:00

Share

Tudo bem se você for contar uma história para um bebê que não envolva um final com todos os personagens felizes para sempre. Se os vilões se derem mal, os bebês certamente ficarão satisfeitos com isso.

Isso é o que sugere um novo estudo, que diz que até mesmo crianças a partir de oito meses de idade querem ver os malfeitores punidos. Em contraste, os bebês mais novos preferem ver as pessoas sendo gentis umas com as outras – mesmo que a bondade seja para uma pessoa que mereceria um belo castigo.

“Este estudo ajuda a responder questões que têm intrigado psicólogos evolucionistas há décadas”, afirmou Kiley Hamlin, psicólogo na Universidade da Colúmbia Britânica. “As conclusões sugerem que, já a partir de oito meses, nós observamos as pessoas que poderiam nos colocar em perigo”.

No estudo, foram dramatizadas cenas com fantoches que mostravam diferentes comportamentos, e os bebês deviam escolher seus bonecos preferidos. As crianças com menos de oito meses preferiam os personagens bonzinhos. Já os mais velhos foram mais exigentes: tendiam a escolher o personagem que castigava um malfeitor a um que praticava uma boa ação para um personagem de pouca visibilidade na história.

Esses resultados revelam que os bebês desenvolvem um senso de justiça entre cinco e oito meses de idade. Embora este senso de justiça possa ser aprendido, a idade precoce em que ele se desenvolve sugere que o desejo de punição pode ser algo parcialmente inato. [LiveScience]

Stephanie D’Ornelas é estudante de jornalismo, tem 19 anos e adora um café e um bom livro. Também escreve para o Jornal Comunicação da UFPR.

Site

8 comentários

  1. Victória /

    Que bom que o criador nos deu o dom de diferencia o bem do mau.Muito interessantemente este estudo e ajuda a nos entendemos sobre a mente numa idade dessas!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. GUILHERME /

    VEJA NESTE ARTIGO, COMO JÁ NASCEMOS TENDO UMA NOÇÃO ENTRE O CERTO E O ERRADO.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. Luan /

    Isso tem um nome:
    HEREDITARIEDADE, que basicamente é a transmissão dos genes com caracteres físicos e morais aos seus descendentes.
    O mais incrível é que o subconsciente já começa a se manifestar desde cedo…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. Pedr@o /

    Até os BBS querem justiça , o povo brasileiro anseia este ato há decadas e nao acontece,veja bem os politicos aprontam e nao sao punidos e voltam a pilantrar novamente é o caso da prisao hoje de Marcos Valerio ja ta aprontando de novo entao Exma SRA Presindente nós tamos de olho neste bando, QUEREMOS LEIS QUE SEJAM PARA TODOS, E NAO PROTEGER A , B OU C O POVO JA NAO SUPORTA MAIS TANTA INJUSTIÇA!!!!!!!!!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. Jonatas /

    Muito legal essa pesquisa, pra entender o perfil psicológico humano, uma boa forma é começar em seus primeiros passos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  6. As vezes acho que falta em algumas pessoas senso de justiça

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  7. Austregon /

    Só no Brasil é que falta senso de justiça…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 14
    • Flor de Lis /

      Pois é…até os bebês tem senso de justiça. Boa lição para nossos legisladores e juristas.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.