Até bebês entendem que crimes merecem punição

Publicado em 1.12.2011

Tudo bem se você for contar uma história para um bebê que não envolva um final com todos os personagens felizes para sempre. Se os vilões se derem mal, os bebês certamente ficarão satisfeitos com isso.

Isso é o que sugere um novo estudo, que diz que até mesmo crianças a partir de oito meses de idade querem ver os malfeitores punidos. Em contraste, os bebês mais novos preferem ver as pessoas sendo gentis umas com as outras – mesmo que a bondade seja para uma pessoa que mereceria um belo castigo.

“Este estudo ajuda a responder questões que têm intrigado psicólogos evolucionistas há décadas”, afirmou Kiley Hamlin, psicólogo na Universidade da Colúmbia Britânica. “As conclusões sugerem que, já a partir de oito meses, nós observamos as pessoas que poderiam nos colocar em perigo”.

No estudo, foram dramatizadas cenas com fantoches que mostravam diferentes comportamentos, e os bebês deviam escolher seus bonecos preferidos. As crianças com menos de oito meses preferiam os personagens bonzinhos. Já os mais velhos foram mais exigentes: tendiam a escolher o personagem que castigava um malfeitor a um que praticava uma boa ação para um personagem de pouca visibilidade na história.

Esses resultados revelam que os bebês desenvolvem um senso de justiça entre cinco e oito meses de idade. Embora este senso de justiça possa ser aprendido, a idade precoce em que ele se desenvolve sugere que o desejo de punição pode ser algo parcialmente inato. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Que bom que o criador nos deu o dom de diferencia o bem do mau.Muito interessantemente este estudo e ajuda a nos entendemos sobre a mente numa idade dessas!

    Thumb up 0
  2. VEJA NESTE ARTIGO, COMO JÁ NASCEMOS TENDO UMA NOÇÃO ENTRE O CERTO E O ERRADO.

    Thumb up 3
  3. Isso tem um nome:
    HEREDITARIEDADE, que basicamente é a transmissão dos genes com caracteres físicos e morais aos seus descendentes.
    O mais incrível é que o subconsciente já começa a se manifestar desde cedo…

    Thumb up 2
  4. Até os BBS querem justiça , o povo brasileiro anseia este ato há decadas e nao acontece,veja bem os politicos aprontam e nao sao punidos e voltam a pilantrar novamente é o caso da prisao hoje de Marcos Valerio ja ta aprontando de novo entao Exma SRA Presindente nós tamos de olho neste bando, QUEREMOS LEIS QUE SEJAM PARA TODOS, E NAO PROTEGER A , B OU C O POVO JA NAO SUPORTA MAIS TANTA INJUSTIÇA!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 1
  5. Muito legal essa pesquisa, pra entender o perfil psicológico humano, uma boa forma é começar em seus primeiros passos.

    Thumb up 5
    • Pois é…até os bebês tem senso de justiça. Boa lição para nossos legisladores e juristas.

      Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
xlarge_953e3be0da4c7ebb6f18ed0241a7c0d5
Novo dispositivo pode usar até sêmem para diagnosticar doenças

O exército americano...

Fechar