Bóson de Higgs: “partícula de Deus” pode ter sido encontrada

Publicado em 14.12.2011

ATUALIZAÇÃO: Sim o Higgs de Boson foi encontrado. Leia aqui.

Uma das partículas mais procuradas da física – o bóson de Higgs – pode ter sido vislumbrada recente.

Pesquisadores do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), em Genebra, acreditam que a encontraram, mas ainda não tem dados suficientes para reivindicar uma descoberta.

A partícula é supostamente o meio pelo qual tudo no universo obtém sua massa. Os cientistas dizem que dois experimentos no LHC encontraram sinais do Higgs na mesma massa.

Encontrar o Higgs seria um dos maiores avanços científicos dos últimos 60 anos. A partícula é crucial para que os físicos dêem sentido ao universo, mas ela nunca foi observada por experimentos.

Este bloco de construção básico do universo é um componente significativo do Modelo Padrão da Física – o “livro de instruções” que descreve como as partículas e as forças interagem.

Duas experiências separadas no LHC – Atlas e CMS – fizeram buscas independentes para encontrar o bóson de Higgs. Como o modelo padrão não prediz uma massa exata para o Higgs, os físicos têm de usar aceleradores de partículas como o LHC para sistematicamente procurá-lo através de uma área de pesquisa ampla.

Os chefes dos experimentos Atlas e CMS disseram ver “picos” em seus dados em aproximadamente a mesma massa: 124 a 125 giga elétron-volts (GeV, o que é cerca de 130 vezes mais pesado que os prótons encontrados no núcleo atômico).

“O excesso pode ser devido a uma flutuação, mas também poderia ser algo mais interessante. Não podemos excluir nada nesse estágio”, disse Fabiola Gianotti, a porta-voz do experimento Atlas.

“A significância estatística não é grande o suficiente para dizer nada conclusivo. A partir de hoje, o que vemos é consistente tanto com uma flutuação (falha) ou com a presença do bóson”, disse Guido Tonelli, porta-voz do experimento CMS.

Nenhum dos picos vistos pelos experimentos está muito acima dos “dois sigma” de nível de certeza. O nível “cinco sigma” é necessário para reivindicar uma descoberta, ou seja, há menos de uma chance em um milhão dos dados atuais serem um acaso estatístico.

Se de fato existir, o Higgs é uma partícula de vida muito curta com rápida decomposição – ou transformação – em partículas mais estáveis. Existem várias maneiras diferentes disso acontecer, o que fornece aos cientistas rotas diferentes para pesquisar o bóson.

Segundo pesquisadores, provavelmente dentro de um ano vamos saber se a partícula de Higgs existe. O simples fato de que ambos Atlas e CMS parecem estar vendo um ponto de dados na mesma massa tem sido suficiente para causar uma excitação enorme na comunidade física.[BBC]

1. Encontraram uma partícula. Não se sabe ainda que partícula é esta. Não é o boson de higgs, porque o boson não é uma partícula e sim uma energia (energia gravitacional quantica), como existe a energia gravitacional dos corpos celestes, galáctica e a energia gravitacional do universo. Se o boson deu massa as partículas do universo, quem deu massa ao boson de higgs? O boson é uma força gravitacional que a partícula adquire ao girar, isto é: ao seu spin.

2. o bosão de higgs , chamado particula de DEUS.
    é um engano , com relação a sua essencia.
    a particula da criação não está escondida na matéria ,
    e sim no espaço.
    porque a velocidade da luz é limitada e não infinita ?
    porque o espaço possui também unidades.
    e como a permissibilidade e permeabilidade do vacuo não é zero
    portanto a velocidade da luz é limitada.
    o espaço é composto por uma quantidade extremamente grande
    dessas unidades.
    se você quizer saber o valor é simples:
    o raio do universo é de aprox, 96 bilhões de anos luz
    a velocidade da luz é de aprox. 300.000.000 m/s
    o volume de uma esfera se calcula por:
    3/4 de pi * Raio ao cubo , e o valor dessas unidades de espaço é o numero da medida plank(em metros)
    com esse calculo você tera o tamanho do universo em unidades plank
    essa constante só é constante no nosso universo.
    em cada universo ela possui um valor diferente , que pode ir de:
    aprox. zero até aprox. infinito.
    no universo em que ela é aprox. zero a velocidade da luz é aprox. zero.
    no universo que ela é aprox. infinita a velocidade la luz é aprox. infinita.
    no universo em que a velocidade da luz é aprox. zero , não ha praticamente matéria.
    no universo em que a velocidade da luz é aprox. infinito ,
    a quantidade de matéria é tão grande , que ele é praticamente um enorme buraco negro.
    em suma , a particula de DEUS não é o bozão de higgs.
    DEUS VIVE FORA DO UNIVERSO, no universo ele apenas se manifesta de uma forma que nós podemos entender.
    é como se nos morassemos dentro do cerebro de DEUS.

• Alguns Milhões de Anos se passaram e tem coisas que não mudam e, pelo jeito… não mudarão tão cedo para muitos:

- Acreditava-se que os Deuses moravam nas Arvores (tradição celta de festas pagãs que deu origem a tradições natalinas das festividades cristãs). Quando chegaram as alturas e nada encontraram, mudou o ponto de vista… “Os Deuses estão acima das árvores”. Após esta conclusão, acreditava-se que os Deuses moravam no topo dos Montes mais altos onde era impossivel o Homem chegar (A mitologia Grega relata bem isso sobre os Deuses do Olimpo). Quando chegaram até o mais alto dos montes e nada encontraram, mudou novamente o Ponto de vista… “Os Deuses estão acima dos Montes”. Após esta conclusão, acreditava-se que os Deuses moravam nas Núvens. Quando chegaram as nuvens e nada encontraram, mudou novamente o ponto de vista… “Os Deuses estão acima das Núvens…” então, acreditava-se que eles estariam no céu, acima do manto azul que nos cobria. Quando chegaram aos céus, ultrapassaram e encontraram uma imensidão sem fim com planetas e lá não encontraram os Deuses, agora precisa ser mudado o ponto de vista novamente para onde seria impossivel do homem chegar (hoje, é claro) ou seja, para fora do universo. Sim, PARA FORA porque dizer que os Deuses moram em outro planeta, daria sustentação para vida extra-terrestre. O engraçado é que esta mudança de ponto de vista, ocorre não somente para cima, como também na crença paralela ou seja, que estão em dimensões paralelas.

Porque será que as pessoas não acreditam que “OS DEUSES” habita(m) dentro de cada um…??? cada ser humano é a moradia DELE(s)… a soma de seres humanos, faz com que ELE(s) aumente (“Onde tiver mais de um homem falando em MEU NOME, ali estarei…”). A manifestação da Fé, que não é contestada por ninguem e por nada, é nada mais que a manifestação DELE em cada um… se a fé, fosse uma manifestação somente humana, a teriamos todos os dias, a toda hora, em qualquer momento e para qualquer situação, até para levantar um carro com as mãos (isso é comprovado principalmente em situações extremas onde o ser humano se supera e não tem explicação… alguem ja ouviu falar de mãe que chegou a levantar um caro para salvar um filho debaixo dele?).

Ah, outro lembrete… ELE não vive em um átomo e nem em uma particula.

• Se não encontraram Deus em lugar nenhum é porque não têm olhos de ver.

• P.: “…é como se nos morassemos dentro do cerebro de DEUS…”

Comentário: eu acho que moramos onde deus costuma soltar um barro…

3. pra quem não sabe a ciencia não foi inventada para desbancar Deus mas sim um forma de abrimos nossas mentes e descobrir coisas novas saber como evoluimos ou como de alguma forma surgiu o universo tem muito cientista que segue uma religião
    pessoas com mentes pequenas só fazem criticas é por isso q esse mundo só tem gente burra vivem presas a costumes…
    costumes deixam as pessoas muito ingnorante a ponto de onfender que nos ajuda…

4. Ou seja,muito antes da transição quark hádron e não muito próximo à transição eletrofraca.

5. O CÉU ESTRELADO

Um livro grandioso está aberto aos nossos olhos, e todo observador paciente pode ler nele a palavra do enigma, o segredo da vida eterna.

Aí se vê que uma Vontade dispôs a ordem majestosa em que se agitam todos os destinos, se movem todas as existências, palpitam todos os corações.

Ó Alma! aprende primeiro a suprema lição que desce dos espaços sobre as frontes apreensivas. O Sol está escondido no horizonte; seus alvores de púrpura tingem ainda o céu; luz serena indica que, além, um astro se velou aos nossos olhos. A noite estende acima de nossas cabeças seu zimbório constelado de estrelas.

Nosso pensamento se recolhe e procura o segredo das coisas. Voltemo-nos para o Oriente. A Via-Láctea expande, qual imensa fita, suas miríades de estrelas, tão aconchegadas, tão longínquas, que parecem formar uma contínua massa. Por toda parte, à medida que a noite se torna mais densa, outras estrelas aparecem, outros planetas se acendem qual se fossem lâmpadas suspensas no santuário divino. Através das profundezas insondáveis, esses mundos permutam os seus raios de prata; impressionam-nos a distância, e nos falam uma linguagem muda.

Eles não brilham todos com o mesmo fulgor: a potente Sírius não se pode comparar à longínqua Capela. Suas vibrações gastaram séculos a chegar até o nosso olhar, e cada um de seus raios vale por um cântico, uma verdadeira melodia de luz, uma voz penetrante. Esses cânticos se resumem assim: “Nós também somos focos de vida, de sofrimento, de evolução. Almas, aos milhares, cumprem, em nós, destinos semelhantes aos vossos.”

Entretanto, todos não têm a mesma linguagem, porque uns são moradas de paz e de felicidade, e outros, mundos de luta, de expiação, de reparação pela dor. Uns parecem dizer: Eu te conheci, Alma humana, Alma terrestre; eu te conheci e hei de te tornar a ver! Eu te abriguei em meu seio outrora, e tu voltarás a mim. Eu te espero, para, por tua vez, guiares os seres que se agitam em minha superfície!

E depois, mais longe ainda, essa estrela que parece perdida no fundo dos abismos do céu e cuja luz trêmula é apenas perceptível, essa estrela nos dirá: Eu sei que tu passarás pelas terras que formam meu cortejo, e que eu inundo com os meus raios; eu sei que tu aí sofrerás e te tornarás melhor. Apressa a tua ascensão. Eu serei e sou já para contigo uma vera amiga, porque até mim chegou o teu apelo, tua interrogação, tua prece a Deus.

Assim, todas as estrelas nos cantam seu poema de vida e amor, todas nos fazem ouvir uma evocação poderosa do passado ou do futuro. Elas são as “moradas” de nosso Pai, os estádios, os marcos soberbos das estrelas do Infinito, e nós aí passaremos, aí viveremos todos para entrar um dia na luz eterna e divina.

Espaços e mundos! que maravilhas nos reservais? Imensidades sidéreas, profundezas sem limites, dais a impressão da majestade divina. Em vós, por toda parte e sempre, está a harmonia, o esplendor, a beleza! Diante de vós, todos os orgulhos caem, todas as vanglórias se desvanecem. Aqui, percorrendo suas órbitas imensas, estão astros de fogo perto dos quais o nosso Sol não é mais que simples facho. Cada um deles arrasta em seu séquito um imponente cortejo de esferas que são outros tantos teatros da evolução. Ali, e assim na Terra, seres sensíveis vivem, amam, choram. Suas provações e suas lutas comuns criam entre si laços de afeto que crescerão pouco a pouco. E é assim que as Almas começam a sentir os primeiros eflúvios desse amor que Deus quer dar a conhecer a todos. Mais longe, no insondável abismo, movem-se mundos maravilhosos, habitados por Almas puras, que conheceram o sofrimento, o sacrifício, e chegaram aos cimos da perfeição; Almas que contemplam Deus em sua glória, e vão, sem jamais cansar, de astro em astro, de sistema em sistema, levar os apelos divinos.

Todas essas estrelas parecem sorrir, qual se fossem amigas esquecidas. Seus mistérios nos atraem. Sentimos que são a herança que Deus nos reserva. Mais tarde, nos séculos futuros, conheceremos essas maravilhas que nosso pensamento apenas toca. Percorreremos esse infinito que a palavra não pode descrever em uma linguagem limitada.

Há, sem dúvida, nessa ascensão, degraus que não podemos contar, tão numerosos são; mas nossos guias nos ajudarão a subi-los, ensinando-nos a soletrar as letras de ouro e de fogo, a divina linguagem da luz e do amor. Então o tempo não terá mais medida para nós. As distâncias não mais existirão. Não pensaremos mais nos caminhos obscuros, tortuosos, escarpados, que seguimos no passado, e aspiraremos às alegrias serenas dos seres que nos tiverem precedido e que traçam, por meio de jorros de luz, nossos caminhos sem fim. Os mundos em que houvermos vivido terão passado; não serão mais que poeira e detritos; mas nós guardaremos a deliciosa impressão das venturas colhidas em suas superfícies, das efusões do coração que começaram a unir-nos a outras almas irmãs. Conservaremos a muito cara e dolorosa lembrança dos males partilhados, e não seremos mais separados daqueles que tivermos amado, porque os laços são entre as Almas os mesmos que entre as estrelas. Através dos séculos e dos lugares celestes, subiremos juntos para Deus, o grande foco de amor que atrai todas as criaturas! (Léon Denis – O Grande Enigma).

6. quero ver se eles descobrem oque tem a pos a morte! kkkkkkkkkkkkkkk so crendo mesmo meu filho! nada mais!

• Vander, é simples… não vão descobrir o que acontece depois da morte pois nada acontece… morreu, zé-fí-ní, escafedeu-se. Somos enquanto existimos. Zilhoes de citações foram criadas para acalentar e saciar a sensação de vazio do ser humano de que ele só existe enquanto vida. Daí vc pode dizer: Mas e os relatos de pessoas que viram Luz em estados quase morte? Oras… voce passa 9 meses dentro de um utero escuro e a primeira coisa que voce vê qdo sai dele é Luz… e é baseado nessa passagem de todo ser humano que criaram a teoria de que iremos para um lugar de Luz. Aproveite sua vida, viva pois ela é unica. Reencarnação? Nunca ouvi dizer de um personagem da Biblia reencarnado, nem o barrabaz… nem sequer alguem da população para relatar sua vivencia. Alias, existe um Projeto Cientifico (procurei para citar aqui e nao encontrei) que iniciou 1 a 2 anos depois da dissipação do Espiritismo e se eu não me engano, encerra em 2020. O Projeto consiste em comprovar que as lembranças que temos hoje num estado hipnotico ou num transe espirita, nada mais é do que lembranças de nossos antepassados que foram transportadas para nós através de nossos genes. Utilizaram 100 voluntários, acompanharam datas e horas de cada um deles, principalmente momentos onde os estados emocionais eram acima do corriqueiro ou seja, vivencias que eram transportadas para seus inconscientes. Catalogaram tudo… local, quem estava perto, enfim, o que aquela pessoa estava vivendo naquele momento. isso foi feito por alguns anos da vida de cada um dos voluntários. A outra parte do projeto, é pegar cada um de seus descencentes (netos, bisnetos e tataranetos), colocarem em transe hipnótico e, através da regressão, leva-los até aquela data e hora e ver o que eles descrevem. Se estas descrições destes descendentes for parecidas com a vivencia de seu antepassado, estará provado que carregamos geneticamente estas vivencias. Por outro lado, a ciencia estará criando um problema, principalmente para os que acreditam em reencarnação.

• Como prova algo que não existe?
      Acho que não tem como amigo.

• Que morte, existe isso?

7. Credo,isso é coisa do capeta! Os cientistas irão pro inferno!! kkkkkkkkkkkkkkkkk!

• Cara , acho um desrespeito ao site e a todos os que comentam o assunto, vc e outros colocarem religião no meio de um assunto ciêntifico, dá até pra acreditar que é medo que a ciência descubra algo errado na religião.

na boa cada um na sua! sem essa de querer empurar coisas que não são do tema. não seja preconceituoso, a maioria (se não todos)aqui tem religião e vc não iria querer que eu ou outro te empurrasse pra nossa igreja.
      lembra a ciência não desmente DEUS, mas vezes desmente o Homem!

• Eu aprendi e agora entendo que Deus está em toda parte, não pode ser visto e é o criador de tudo inclusive dos cientistas pesquisadores e suas máquinas maravilhosas. Pra mim massa é a energia criativa de Deus concentrada. Como se Deus tivesse se expandido em um big bang e iniciado a evolução de seu projeto.A partir da energia surgiram todos os áotmos e com eles as moléculas que podem se combinar formando tudo no universo. Deus é energia criadora. Igrejas são conveniências humanas para buscá-lo.

• Não viaja Zenobio

8. Oh pessoal do hypes!Porque vcs tirarão o nosso direito de negativar? Se todos me reprovarem me negativando não fara diferença nenhuma pra mim,e acredito que mais pessoas pensam da mesma forma. Vcs poem um tema POLEMICO e NOS COMENTAMOS,É MAIS DO QUE JUSTO.ABRAÇOS

9. Caramba ,Karakas,.O tema descambou pra pregação religiosidade mas que saco, pessoal vamos debater Ciência probabilidades só porque um cara publicou um livro e escreveu partícula de deus ,o tema vai ficar divagando em crenças em versículos e pregação eu não estou em nenhum templo,sinagoga ou qualquer igrejola ,.Daqui a pouco eu me converto AFF..Se houver se tiver um autor do universo ,acho mais plausível administradores do que sempre existiu Matéria e Energia que poderiam ser uma civilização muito mas muito mais avançada que estariam a organizar o cosmo e sem esta bajulice de religiões criando divindades para adorarem e puxar o saco de ditas criaturas ..vamos focar as possibilidades e o desfecho destas experiências ,que é o tema em questão …

• Assim como não sabes o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre; assim não sabes as obras de Deus, que criou todas as coisas.
      O DEUS VIVO TE DÁ TAMBÉM A VIDA E A TODA A HUMANIDADE, CRIATURAS VISIVEIS E INVISÍVEIS. SE VOCÊ CRER ELE É DEUS E SE NÃO ELE CONTINUA SENDO DEUS.
      Aliás este espaço é reservado para que as pessoas comentem; independente do que elas sejam. O pais é democrático e diga-se de passagem o tema foi criado para gerar polemica; pelo que me consta. Ora, se os homens não conseguem resolver seus próprios problemas, quanto mais tentar descobrir DEUS DESTA FORMA. O homem por mais inteligente que seja; apesar de ter criado toda tecnologia, que inclusive foi dada por Deus, construir o computador, que tem capacidade para armazenar informações de maneira que para muitos causa espanto; digo com certeza; ELE NÃO CONSEGUE MAPEAR TODA A CAPACIDADE QUE EXISTE EM UMA SÓ CÉLULA DO NOSSO DO CORPO HUMANO.
      NÃO ME LEVE A MAL, AMIGO.

• Eu fico decepcionado com os comentários, pois expressam o total desconhecimento sobre o assunto. O fato de se chamar o Bóson de Higgs de “partícula de deus”, não tem nada a ver com a igreja ou a fé na religião. Se trata da confirmação de uma teoria científica: Porquê a matéria têm MASSA!
      O autor escreveu sobre o assunto, e mudou o nome de seu livro de PARTÍCULA MALDITA, para PARTÍCULA DE DEUS, com medo de ser mal interpretado!
      Mas então eu pergunto, e se a teoria se confirmar?
      INFORMAÇÃO!!!

10. Acredito que não só o boson de higgs mas os neutrinos que dizem que é mais rápido que a luz possam dá uma explicaão a várias teorias como as viagens no tempo.

11. A história desse nome é de uma brincadeira que o Leon Lederman, prêmio Nobel de Física, fez num grupo de físicos que estavam numa espécie de workshop, discutindo sobre o que o Higgs resolveria. Resolveria isso, aquilo… Aí o Lederman disse: “Pô, já que vocês acham tudo isso, essa é a partícula de Deus, vai resolver todos os problemas”. Mas ele disse isso de gozação, depois fez um livro com esse título e nele fala isso

12. difícil acreditar na cobra falante…
    esquecemos as religiões e vamos focar na ciência, por favor.

a pesquisa é incrível, mais um detalhe e teremos muita pesquisa cientifica sendo validada, antes apenas teoria.

isso nos dará um chão, aonde pisar para as próximas teorias.
    vamos começar a brincar com o tempo/espaço em todas as dimensões

• Ok. Querem provar que Deus existe dessa maneira para que?. Será que isso vai alterar alguma coisa na vida, que acontece sem que haja necessidade da intervenção humana? Aliás existimos juntamente com seres visíveis e invisíveis sem que haja necessidade de coisa alguma. O homem não consegue resolver nem mesmo seus próprios problemas mesquinhos. Quanto mais se meter em coisas que não viu. Ora; o Deus Poderoso tudo criou sem que houvesse necessidade de coisa alguma ou ajuda de ninguém. Porém o ser humano que é a imagem e semelhança Dele, foi feito pelas suas próprias mãos. Aí está a diferença entre os (homens e animais). DEUS É ESPÍRITO, E SE ALGUÉM QUISER ENCONTRÁ-LO É SÓ BUSCÁ-LO EM ESPÍRITO E EM VERDADE.

• Mantenho minha posição de Ateu, mas conheci uma parte do evangélio porque vim de família religiosa, parte católica e parte espírita, duas interpretações distintas dos ensinamentos de cristo. Eu sou programador de computadores, multimídia, 3d, jogos, essas coisas. Softwares geralmente não se contróem sozinhos, e mesmo quando o fazem, um programador anterior os progetou e então da no mesmo. No mundo real, percebo claramente uma certa “inteligência” por tráz das coisas. Se não acreditar em Deus, você terá que acreditar no acaso, no aleatório, erros e combinações aleatórias até dar certo, a combinação dos átomos, das moléculas, dos sistemas orgânicos, e da vida. O código genético mapeado, é a coisa mais formidável a que temos acesso, levamos gerações e ainda levaremos mais gerações até entende-lo, e isso é uma singularidade, a complexidade de uma inteligência ou aleatoriedade oculta por trás dele, chega a ser uma bela questão. O que quero dizer em fim, eu não acredito na bíblia e não conheço nenhuma prova de que Deus existe, e nem de que não existe. Mas sabem, a muito tempo já imaginei esse tal “Grande Programador”.
      Sou o ateu mais estranho que já viram, porque não sou antireligioso, e acho o mundo espiritual uma grande probabilidade, é só uma questão de vibração existencial, essa é a nossa, não quer dizer que não possam haver outras afinal, há 11 dimensões, e pode haver mais. Tirem suas conclusões, porque eu não tenho nenhuma a apresentar, a não ser essa. Feliz 2012.

• Jonatas,

então você não é ateu rs
      é algo entre Deísta e Agnóstico rs

• Sou ateu sim, não acredito em Deus até descobrir por mim mesmo que ele existe.

• Jonatas,
      sem querer rotular rs mas por tudo o que vc fala vc está mais pra agnóstico ou deísta do que ateu, já cogita a possibilidade de algo ou alguém poder provar-lhe o contrário, veja as definições (fonte: Wikipedia):

Agnóstico: (…)No sentido popular, um agnóstico é alguém que não acredita nem descrê na existência de um Deus, ao passo que um ateu não acredita na existência de um Deus. Em sentido estrito, no entanto, o agnosticismo é a visão de que a razão humana é incapaz de proporcionar fundamentos racionais suficientes para justificar o conhecimento da existência ou não de Deus(…)

Ateu: Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais. Num sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não existem divindades.

• Amigo, não quero de maneira nenhuma te ofender nas suas convicções. Só gostaria que v. pensasse um pouco mais, e analisasse ; que todas as coisas que o ser humano cria OU descobre, na realidade já existia deste tempos mais remotos, e se acaso ele criar alguma coisa é exatamente à partir de algo que anteriormente já existia, ou seja; toda a matéria existente já existe desde o princípio da criação do mundo sejam eles visíveis ou invisíveis. Você ou qualquer ser humano existente nunca viu a DEUS, PORÉM se quisermos fazer alguma prova sobre sua existencia é somente buscá-lo em espírito e em verdade, porque Ele é Espírito, é por isso que muitas pessoas não querem crer Nele. Os seus mandamentos não são pesados e nem penosos, porém os homens colocam muitas cargas nos ombros dos outros e não ajudam a carregá-las. Ora se crermos naquilo que vemos, então isso não seria fé, portanto;é necessáio crer Nele se quizer alcançar a salvação.
      Deus te abençõe Jonatas.

• Ofensa nenhuma percebi. Severo, espero que entenda minha posição. Sou ateísta pelas religiões por pura falta lógica nelas. Esses dízimos, doutrinas antigas, tudo isso. Amigo eu sou cientista em tudo, e o Deus criador que poderia existir em minha concepção seria diferente. Ele criou os humanos, lhes deu inteligência pra se desenvolverem e evoluir, e então descobri-lo. Não se me entende, mas ele teria nos dados a capacidade de decifrar o mecanismo do universo, a ciência, e então encontrá-lo diretamente por nossa propria capaciadade, como um pai, que quer ver seu filho crescer e evoluir. É o que penso.

• Somos, eu e vc, agnósticos teistas: se não cremos em Deus, também não acreditamos que tudo proveio do nada pq. sabemos que o nada não existe.

Então, se há algo responsável por tudo o que existe, deixamos esta questão eternamente em aberto, já que não há como responder a isso de maneira objetiva.

Resta-nos esperimentar aquele “senso de mistério” que é o cerne da pesquisa científica, como bem disse Albert Einstein.

• Nós também somos animais, só que racionais, alguns nem tanto, mas, estamos evoluindo.

Mentira1