Busca por bóson de Higgs se afina sem resultados: a partícula de Deus existe mesmo?

Por , em 27.11.2011

Recentemente, físicos do laboratório CERN focaram sua pesquisa para o bóson de Higgs, a partícula que muitos pensam que deu forma ao universo após o Big Bang, e agora estão restritos a uma faixa estreita do espectro de massa para tentar encontrá-la.

Cientistas estão sugerindo que, se a partícula não for encontrada até meados de dezembro, provavelmente vai ficar comprovado que ela não existe, e algum outro mecanismo para explicar como a matéria nasceu no cosmos terá que ser procurado.

GeV, ou giga elétron-volts, é um termo usado na física para quantificar campos de energia das partículas. A procura por Higgs no Grande Colisor de Hádrons (LHC) e no Tevatron (agora fechado, no laboratório Fermilab dos EUA) variou até 476 GeV.

A região de maior massa já foi praticamente descartada, mas o bóson de Higgs ainda poderia estar em qualquer lugar na faixa entre 114 e 141 GeV. Físicos como o italiano Tomasso Dorigo, que trabalha com o CERN, agora dizem que, se existir, o Higgs deve ser encontrado em cerca de 120 GeV, enquanto o pesquisador britânico independente Philip Gibbs chuta 140 GeV em seu site, vixra.org /.

As últimas descobertas sobre a partícula Higgs foram compiladas por duas equipes de pesquisa, ATLAS e CMS, e ambas estão trabalhando duro para tentar completar a análise de dados do colisor até o início de dezembro.

O Conselho do CERN se reúne entre 12 de dezembro e 16 de dezembro e qualquer sinal concreto do Higgs – cuja existência foi postulada há quatro décadas pelo cientista britânico Peter Higgs – será relatado durante a sessão.

A faixa de baixa massa, onde os cientistas sempre pensaram que iriam encontrar a partícula, é também aquela em que seria mais difícil de encontrá-la. Sendo assim, parece pouco provável que ela seja descoberta em breve, e pode ser que realmente não exista.

A partícula é parte do modelo padrão da física de partículas que procura explicar como o universo funciona em seu nível mais básico, mas ela é quase o único elemento do modelo cuja existência ainda não foi provada.

Se não for encontrada, os cientistas precisarão explorar o próximo conjunto de possibilidades para explicar o universo.[Reuters]

45 comentários

  • Lokman:

    Apesar de ser mais difícil de procurar na faixa de baixa massa,poderiam estar procurando na faixa dos 30Gev.

  • Juliana Avelino:

    A história desse nome é de uma brincadeira que o Leon Lederman, prêmio Nobel de Física, fez num grupo de físicos que estavam numa espécie de workshop, discutindo sobre o que o Higgs resolveria. Resolveria isso, aquilo… Aí o Lederman disse: “Pô, já que vocês acham tudo isso, essa é a partícula de Deus, vai resolver todos os problemas”. Mas ele disse isso de gozação, depois fez um livro com esse título e nele fala isso

  • Campos:

    Para ser mais sintético sugiro ler o artigo “As 5 maiores implicações em encontrar o bóson de Higgs”.

  • Gilson Francisco de Lima:

    Para entender a origem do universo será preciso desenvolver uma nova área na física, a física da criação. As respostas que os pesquisadores estão procurando na busca por bóson de Higgs, já foram publicadas pelo físico Gilson Lima, em 2010, na revista Proficientia, do Instituto Federal de Mato Grosso. O artigo intitulado O Viajante Interestelar o criador e a criação: um tratamento corpuscular para a luz, consiste em uma nova teoria da criação, colocada a disposição dos interessados, para que possamos começar a entender como a partícula criadora se relaciona com o criador e com a criação. As ondas eletromagnéticas (luz) são apresentadas como o agente propulsor da criação e da extinção no universo. As dificuldades em provar a existência de partículas que promovem a criação e a extinção no universo, são devidas ao fato que a ciência negar a criação, ou seja, na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma. Provavelmente no universo da criação só poderemos ver e sentir as coisas que acreditamos e será preciso muita fé para nos colocarmos diante de Deus.

  • Simas:

    Aline Laitarte
    Pelo amor de seu Deus, não fale em biblia neste comentário científico. Voce está apenas zoando e não dizendo nada. religião é acreditar ciencia é raciocinar. Estamos aqui para discutir ciencia. Se acreditassemos em religião ficariamos calados e o mundo contimuara como séculos atráz.

  • Aline Laitarte:

    É simples pessoas, não precisa discutir tanto:
    Se vcs querem entender a criação de tudo e como tudo passou a existir do nada.. leiam a Biblia, basta ler o primeiro livro, Gênesis.
    Agora se querem estudar a parte física de tudo que está espalhado pelo universo, estudem, afinal Deus deu cérebro, sabedoria e inteligência a TODOS od homens, e eles tem obrigação de pelo menos estudar para usar um pouco desta sabedoria…
    Ao invés de ficarem vendo novela, jogando video game, assistindo jogo, bebendo, fumando, falando besteira, fofocando…
    Estudem! Isso vos fará crescer de alguma forma.
    Agora se quiserem conhecer de perto a Deus, serví-Lo e um dia morar com Ele no Céu, vendo-O face a face, busquem a Ele, orem, peçam para Ele vos mostrar o caminho, pois ele é o ÚNICO CAMINHO QUE LEVA A VIDA ETERNA!
    PODEM ACREDITAR!!!

    • Renato:

      Opa! Se o Gênesis fosse tão cheio de credibilidade, não surgiriam as teorias sobre formação do universo até o surgimento do homem.
      A verdade não foi colocada numa coletânea de livros antigos qualquer, ele vem sendo descoberta.
      Alguns homens, com seu conhecimento limitado ao seu tempo, escrevem sobre as coisas de um forma que eles entendem, de uma forma que eles acham que é. Mas isso não merece título de verdade. E vamos parar com o papo de inspiração divina, tá um pouco atrasado, pois para mim não se parece inspiração divina condenar e mandar matar os outros. Parece sim, um ato de crueldade e ganância humanas.
      Tanta ganância como pedir para um pobre pai de família dar praticamente todo seu salário para que seu “discípulo de Deus” possa comprar a tão sonhada limusine, e depois coloque uma das célebres frases: “Isso foi um presente de Deus”
      E ainda acreditar que seu gênero foi feito de uma costela, que foi responsável pela condenação da humanidade e ainda que deve ser submisso às vontades masculinas, me parece um tanto de ignorância e falta de amor próprio.

    • André Rodrigues:

      Renato, li sobre a matéria do hypescience.com a respeito do Bósson de Higgs. Achei interessante o seu comentário, por isso quero que você dê uma olhada nesse blog: http://andrerodriguesdejesus.blogspot.com.br/2013/03/descobertas-da-nasa-provam-que.html

    • aguiarubra:

      Esse caminho é o da $imonia e todo aquele que possui o mínimo de bom senso passa longe desse tipo de convite.

  • Campos:

    Oiced Mocam
    Tudo no Universo são matéria e energia, Concordo com você. Filamentos de energia vibrante ou cordas. Discordo deste argumento. Seria a Força da Gravidade Eletromagnética . Concordo também. Tudo com exceção da vibração. A matéria é 99,9 por cento de espaço vazio e também concordo. Só não concordo com a vibração. Acho que o melhor seria rotação ou spin, pelo fato de tudo girar no universo e se atrair. A rotação seria mais cabível porque daria massa as partículas, caso não ser possível com a vibração. Se apoiar na teoria das cordas, pode levar a erros, pois ela é apoiada na teoria do big bang, como muitas outras. Alem do mais é igualmente muito complicada e o universo deve ser mais simples do que se imagina. Esta teoria tem tudo o que os físicos desejam: muito cálculo matemático, dimensões extra, etc. por que não foi aceita?

  • Prof. João:

    A religião está preocupada com a ciência, a ciência está preocupada com a verdade.

  • francisco helio souza santos:

    POSTEI ISSO AQUI MESMO NO SITE EM OUTRO TOPICO,MAIS ACHEI UMA BRECHA PARA POSTAR AQUI TAMBÉM POR ACHAR SER RELEVANTE AO ASSUNTO.

    ‘Porque será que a bíblia tem respostas exatas para todas estas duvidas? pq será que esta lá explicito de tal forma que assombra até as vezes???..
    Será mesmo que DEUS é um refugio de nossa mente inconsciente para acharmos resposta para tudo que não se tem resposta? ou ele existe mesmo e fica rindo de todos nos cientistas em uma passagem bíblica que diz assim….
    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    1 Coríntios 1:27
    Sinceramente acho,,acho não tenho certeza que este ser existe que a bíblia fala,e ele existe de tal forma e com tanta magnitude que a muitos anos quando a bíblia foi criada e não existia telescópios potentíssimos para se estudar as estrelas nem buracos negros ele já informava em sua palavra que esta discussão entre nos existiria,,sem querer ser fanático religioso,,mais é de se assombrar como todas as coisas que não se acha resposta se colocam tão subitamente remediadas quando lemos a biblia,,é muito assustador mesmo,,e isso mim leva a ser redundante em crer na existência de um DEUS que ver tudo de cima e vê os vermezinhos de jacó dele lá embaixo com tamanhas duvidas que nunca serão sanadas,,só para mostrar que ele é DEUS,,E NOS NÃO SOMOS NADA,,REFLITAM CIENTISTAS!!

    • Felipe.S:

      mandar os cientistas refletir? na boa não tem nada de buraco negro planeta habitavel na biblia, nada nada…

      É o mesmo com as profecias biblicas depois dos fatos tipo 11 de setembro, e os cientistas sabem muito bem o que são.

      Você que acha que a imagem de um deus, os cientistas sabem dizer eu não sei…

      você diz eu sei e ta na bíblia, isso quando convém né? na idade média por exemplo por que não se falava em buraco negro na bíblia? simples porque não havia a astronomia pra se falar, os religiosos nem sabem que antigamente ninguém sabia o que era buraco negro e vem falar que a bíblia previa? se não fosse PELA CIÊNCIA TU NÃO ESTARIA DIGITANDO AQUI AGORA.

    • francisco helio souza santos:

      Felipe.S vc já leu ((Gênesis 1?)) repara lá se fala alguma coisa sobre o assunto ou não? faz assim mim manda teu e-mail pessoal se for possível, será um prazer trocar informações com vc meu irmão..

  • elisvaldo:

    tudo ja esta na bilbia

  • Campos:

    O HLC é um destruidor de partículas e não um criador de matérias, para explicar o nascimento do universo ou o big bang. Se fosse, surgiria a pergunta: De onde surgiram as partículas que se chocaram? Como o HLC primitivo foi montado para chocar estas partículas? Ou como foi feito este choque? A matéria se desintegrou (surgiram a matéria e a antimatéria, que se aniquilaram e resultaram em energia, ou nada. Após isto, teve que se transformar novamente em matéria para encher o universo). Como é possível?

  • MARCOS BO:

    VIVEMOS,,,TODAVIA NOS PERGUNTANDO,,,,PENSO Q, A RESPOSTA, QUE PROCURAMOS, NAO ESTA A FRENTE DO QUE VEMOS, MAS SIM, ATRAZ DE NOSSA VISAO

  • Mario:

    Felipe.S, que bom que não muda isso prova que a religião tem personalidde própria. pelo jeito vc já mudou né?

    • Felipe.S:

      Personalidade própria?

      E o papa dizendo que o big bang é de deus? isso quer dizer que é personalidade própria?

      cara não fala bestera.

  • Felipe.S:

    A ciência se molda junto com a tecnologia que a humanidade fornece,já a religião ta a mesma coisa em 2000 anos..

  • Livre Pensador:

    “Não, nossa ciência não é uma ilusão. Ilusão seria imaginar que aquilo que a ciência não nos pode dar podemos conseguir em outro lugar.”
    — Sigmund Freud”

    “Se conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorantes que poderemos solucioná-los.”

    — Isaac Asimov

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.”
    — André Cancian

    “A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada — que é todo o conceito — enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.”
    — Jason Stock

    • Toinho:

      Por que tenho limites para gostar do sue comentário?
      Simplesmente perfeito!

  • Ricardo Reno:

    A ciência não é uma crença e sim um método. Não tem o menor problema em descartar resultados, pois lida com teorias e hipóteses e não com dogmas.

    • Jorginho:

      Nesse caso Ricardo, ela não nos dá certeza de nada!
      Quer um exemplo?
      Se somos meramente átomos. Voltaremos ser energia “diluída”, dissipada para um espaço qualquer; tornando ser o que nunca fomos! Ao menos essa é a mente daqueles que imaginam sermos apenas átomos.
      Se a ciência muda de postura, devemos confiar nela cegamente?
      Só os tolos assim fazem!

      Sem mais.

    • Toinho:

      Quem sabe…
      Mas diversas observações foram feitas, está claro que somos comprovadamente átomos.

  • Toni Rocha:

    Não é a partícula de Deus, e sim partícula-Deus (ou partícula divina).

  • Espectro:

    “…provavelmente vai ficar comprovado que ela não existe”

    Me parece uma afirmação equivocada. Não existe maneira de provar que alguma coisa não existe, pois sempre haverá o argumento que não foi procurada no lugar correto.
    No máximo pode-se afirmar que existe uma grande probabilidade de não existir.

    Paz e prosperidade!

  • magoado:

    E a busca continua ……..eh eh eh
    E nem quem está a anos na ciência sabe o que está buscando!!!

  • Gui Melo:

    Gente, A “Particula de Deus” não tem nada a ver com Deus (Cristo, Jeová, Jesus etc.etc.) vamos debater coisas mais úteis.

  • Theo:

    A Natasha deu mas noticias hoje por causa do corinthians hahaha

  • Glauco:

    Essa tal partícula de Deus já foi desvendada pelo C.W. Leadbeater e pela Madame Besant no início do século passado, mas o nome dela era outro. Se tivessem prestado atenção no trabalho deles de Química Oculta, já teriam ganho muito tempo nessa pesquisa.

    • Glauco Fumado:

      Faço química oculta direto. Três pelos de rato, quatro patas de aranha e “voilà”

  • Jorginho:

    Estou torcendo que encontre algo, antes que algo nos encontre!
    Só espero que eles não foda o planeta com essas experiências…
    Na verdade eles preparam para montar um acelerador muito mais potemte!
    Haja bilhões!!!

  • Romário Huebra:

    Ainda naum acabou a procura, ele aida pode estar na última faixa do espectro de massa.

  • gloria:

    Depois de encontrar isso q esse cientitas está procurando e nem sabe bem o q é ,e onde está. Ele vai procurar cabelo em ovo, , pé em cobra e couro de lobisomem, já dizia o Nei Matogroso.

    • CAIPIRÃO:

      Aí,Glória; te negativaram, mais eu gostei do seu comentário,e tenho uma sugestão pros físicos procurarem–Procurem também a partícula do Capeta,essa eu quero ver alguém querer encontrar…

    • —:

      e quem disse que a ”particula de deus” tem haver com alguma religião?

    • CASTOR:

      ¬¬

      se vc é religioso …
      no minimo pense assim … “a ciencia explica a forma com que Deus trabalha”
      ou então saia do site

    • Bovidino:

      Se você não é religioso, no mínimo pensa assim:
      A ciência é boa para resolver nossos problemas materiais, criando máquinas e técnicas cada vez mais sofisticadas, apesar de não ter resolvido muita coisa ainda em função de sua subserviência ao capital.
      Todavia, nunca conseguiu explicar a forma com que Deus trabalha.
      Não precisa sair do site.

    • Ju:

      “apesar de não ter resolvido muita coisa ainda”
      Com base em que vc fala isso(?) já resolvemos muitas coisas sim e continuamos a resolver, tudo é questão de ponto de vista.
      “Todavia, nunca conseguiu explicar a forma com que Deus trabalha.”
      (!?)E a genética, a neurociência, a biotecnologia, a geofísica, as engenharias, a química…

    • aguiarubra:

      P.: “…tudo é questão de ponto de vista…”

      Comentário: do ponto de vi$ta de multinacionais como a “Mon$anto”, vc e eu somos apenas “ratos de laboratório” para os transgênicos “científicos” com o qual eles fizeram “coisas” como milho e soja prá gente comer, sem saber ao certo quais as consequências ao organismo num futuro bem próximo!

      Mas o que é mais triste é ver como certas pessoas andam cegas e com a inteligência mutilada diante da bancarrota internacional, que apesar de ter lançado os paises “mais científicos” do 1º mundo numa crise (a partir de 2008), não conseguem entender que a Ciência não existe “independentemente” das demandas de meia dúzia multinacionais que dirigem (e governam!)o mundo, diretamente “decidindo” o que acontece com cada ser vivo (não só o humano) existente.

      “Cientificamente” polui-se cada vez mais o meio ambiente, trazendo inúmeras consequencias à saúde dos povos (que “Medicina” dá conta disso????), enquanto melhora-se a potência e precisão de armas de extinção em massa, “potencia” essa propiciada por habilíssimos técno-cientistas do complexo industrial-militar.

      P.: “…E a genética, a neurociência, a biotecnologia, a geofísica, as engenharias, a química…”

      Comentário: não estão aí para o bem dos seres humanos em geral. Só servem para enriquecer “Craig Venter’s” por aí.

      Quando estiverem suficientemente desenvolvidas, farão os sonhos de Hitler virar a mais triste realidade.

      Assista “Admirável Mundo Novo” e “Gattaca – a experiência genética”, que deixaram de ser ficção científica e já está gerando legislação específica em Bioética.

      Vai descobrir que a Ciência que vc (e eu) tanto apreciamos são como “conto de fadas” perto do “lado negro” que as sustenta.

    • Toinho:

      Explicamos só algumas partes, estamos tentando entender as outras…

    • aguiarubra:

      Aquilo que se tenta entender está ficando cada vez mais inacessível e as “lacunas” se alargarão tanto se o Bóson de Higgs não existir, que terão que fechar a Física (e toda o resto da Ciência) prá balanço, porque os fundamentos terão desaparecido feito bolhas de sabão nos pesadelos dos cientístas.

    • Toinho:

      Sempre pensei assim!

    • Campos:

      Eu tenho uma explicação para isto. Por ser muito longa, sugiro ler o blog: “Olhando o Universo”. Realmente o boson de higgs não é uma partícula e sim uma força e por este motivo não pode ser detectada, como a matéria escura. Estes e outros mistérios da natureza, não podem serem explicados com a teoria padrão.

Deixe seu comentário!