O universo em um clique

Café faz você viver mais tempo

Por em 17.05.2012 as 16:00

Adora começar o dia com uma xícara de café? É um amante da bebida? Então você tem sorte: se bebe bastante café por dia, sua expectativa de vida é provavelmente maior que a minha.

Um novo estudo publicado no New England Journal of Medicine seguiu 400.000 pessoas entre 50 e 71 anos e concluiu que homens que tomam seis xícaras ou mais de café por dia têm 10% menos chance de morrer no período de 14 anos (da pesquisa), e mulheres que bebem 6 ou mais xícaras de café por dia eram 15% menos propensas a morrer no mesmo período.

Porém, tomar menos café que isso não tem o mesmo benefício. Por exemplo, tomar apenas uma xícara de café por dia diminui as chances de morte em 6% para homens e 5% para as mulheres.

Os pesquisadores levaram em conta fatores como dieta, exercícios, tabagismo, consumo de álcool, índice de massa corporal e estado civil nos participantes do estudo, e as chances menores de morte continuaram as mesmas.

Porém, eles admitem que é possível que pessoas que bebem bastante café sejam diferentes do resto da população de alguma forma ainda não identificada, que os tornam menos propensos a doenças e morte prematura. Ou seja, o café pode não ser o causador da melhor expectativa de vida.

O café parecia ter um efeito protetor em especial contra doenças crônicas, mas o benefício foi visto em quase todas as causas de morte como doenças cardíacas, doenças respiratórias, derrames, diabetes e infecções. Câncer foi a única grande causa de morte que não teve relação com o café.

Esse é um fato curioso, pois uma grande pesquisa sueca descobriu que beber seis ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de câncer de próstata fatal em até 60%.

O café é um tema muito polêmico na comunidade científica, já que existem vários estudos que clamam diversos benefícios de sua ingestão, como menor risco de diabetes tipo 2, mal de Parkinson e câncer de fígado e de mama, mas existem o mesmo tanto de pesquisas dizendo que não, muito pelo contrário, ou que essas afirmações não são comprovadas.

Também já foi dito que café causa alucinações e aumenta o risco de dor de cabeça. Por outro lado, dizem que o café pode melhorar a experiência sexual em pessoas que não são usuários habituais da bebida, e que duas xícaras de café podem reduzir significativamente a dor muscular pós-academia.

Mas uma coisa parece certa: vários estudos já demonstraram que o café possui antioxidantes, que são bons para nossa saúde. A opinião dos experts é de que café faz bem.

“O café contém mais de mil compostos que podem afetar o nosso risco de morte. O composto mais bem estudado é a cafeína, apesar de associações similares de café sem cafeína sugerirem que, se a relação entre o consumo de café e mortalidade for causal, outros compostos no café, por exemplo, os antioxidantes, incluindo os polifenóis, podem ser importantes”, disse o principal autor do estudo, o Dr. Neal Freedman, do Instituto Nacional de Câncer americano e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, em Rockville, Maryland, EUA.

Sendo assim: bom café da tarde a todos![Gizmodo, CNN, LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

13 comentários

  1. Estou lendo isso com meu café não mão.Vida longa aos cafeteiros!!
    Eu inclusa!! rs

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Então sou imortal! haha

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. Ah, eu bebo café o DIA INTEIRO!
    Sem contar o estimulante com 300mg de café E taurina que mandei manipular numa farmácia, para dar mais um gás nos meus treinos.
    Serei Matusalém? (isso se meu ESTÔMAGO AGUENTAR).

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. Serei eterna então, hehe :p

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. claudiohagra /

    Ótimo, vou tomar meu cafezinho agora!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. ines /

    Eu nao sei mesmo pq fazer essas pesquisas para depois dizer que poooooode ser..nada é provavel. a vá! Falam um coisa e depois volta atr®as, tem graça isso?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  7. Nunca vi alguém morrer porque tomou muito ou pouco café. O fato é que as pessoas morrem aos 50, 60, 80 ou 90 anos tomando café e não há nada que comprove a influência negativa desse líquido abençoado na vida das pessoas. Tudo que sei é que vou morrer apreciando o cafezinho.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  8. luysylva /

    cyber café kkk!
    eu tomo muito café adoro!
    tomo uma garrafa inteiro.
    sempre o café é polemico, depois vão dizem que o cafe faz mal; e depois que faz bem sempre haverá essa contrição sobre o café.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  9. Bovidino /

    Só não exagere no açucar. Prefira adoçante ou puro.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
    • Sim Bovidino, sua dica é muito boa, mesmo que alguns cientistas afirmam que o consumo de café diminui os riscos de diabetes, não podemos acreditar em tudo, pois não faz muito tempo que o café era um vilão para a saúde.
      Minha lógica me diz que somente alimentos processados ou industrializados oferecem riscos a saúde, pois mesmo que alguns alimentos tenham substâncias maléficas outros tem substâncias que as combatem. Resumindo, deve se alimentar com variedade.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  10. O meu alerta de artigo do Gmail com essa reportagem veio justamente na hora do cafézinho…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  11. Khajiit /

    Eu sou imortal!!!

    ahauheau, zuera, só tomo 2 ou 3 xícaras por dia

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  12. JHR /

    Legal…acho que preciso de uma cafezinho.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4

Reponder

Leia o post anterior:
original
Forma de usar internet pode indicar depressão

Segundo um novo estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, EUA, a forma como as pessoas usam a internet pode indicar se elas estão em maior risco de depressão ou não

Fechar