Estudo mostra o que acontece no cérebro daquele seu amigo

Por , em 30.08.2015

Todo mundo quer ganhar, seja no que for, mas como nós fazemos isso e em que medida diz muito sobre nós mesmos. Um estudo recente da Universidade de Pécs, na Hungria, mostra a neurociência por trás do egoísmo tão presente em algumas pessoas.

Chamados de “maquiavélicos” por psicólogos e de “políticos” pela maioria de nós, este tipo de personalidade é naturalmente ruim de se lidar. Eles fazem de tudo para chegar à frente e têm um desprezo pelos sentimentos de outras pessoas. O estudo mostra os detalhes surpreendentes do funcionamento interno dos cérebros egoístas e maquiavélicos.

No estudo, um grupo de pessoas, tanto com baixa como com alta pontuação na escala maquiavélica, jogou um jogo contra um computador, sem saber disso. O computador por vezes jogava de forma justa e às vezes não, mas quando jogava honestamente, o cérebro maquiavélico se iluminava em áreas chave. Os pesquisadores dizem que assim que alguém demonstra honestidade – neste caso, um computador – maquiavélicos começam a encontrar maneiras de explorar isso.

Maquiavélicos, no entanto, tendem a ver o pior das pessoas, presumindo que todos agem puramente por interesse próprio. O que é interessante, então, é que quando você mostra a pessoas calculistas o que elas esperam – que você está pronto para explorar suas vulnerabilidades para ganho próprio – não há nenhum sinal de surpresa. Já quando você responde ao comportamento egoísta com gentileza, seus cérebros começam imediatamente a planejar a melhor forma de tirar vantagem de você. Eles são, na verdade, babacas egoístas.

Enquanto tipos de personalidade como estes são certamente perturbadores, talvez com maior pesquisa, podemos começar a entender o porquê e também como ajudar maquiavélicos a serem mais humanos. Ou isso, ou eles vão acabar sozinhos em uma mansão murmurando “rosebud” a la Cidadão Kane. [Bigthink]

1 comentário

  • antoniovandre:

    Acho que um pouco de egoísmo é saudável. Sem ele o que nortearia a vida? O problema é prejudicar outras pessoas.

Deixe seu comentário!