Cetose: Como emagrecer sem passar fome

Publicado em 17.04.2012

Você pagaria para andar com um tubo de alimentação no seu nariz? Muita gente está pagando.

Esse é mais um regime de perda de peso extremo, que se tornou famoso nos EUA através das noivas, que chegam a pagar 1.500 dólares (2.750 reais) para ter um tubo de alimentação inserido no nariz.

A partir desse tubo, elas sobrevivem por 10 dias recebendo uma pasta de proteína e gordura que pinga lentamente para o seu corpo durante as horas.

Esse plano de 800 calorias é suficiente para colocar seu corpo em profunda cetose. A cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962, e é um estágio no catabolismo que ocorre quando o pâncreas converte proteína em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para gerar energia.

Muitos consideram a cetose uma situação biocelular anormal, causada pela presença de corpos cetônicos no sangue. Doenças como a dengue e a diabetes, se não controladas, podem produzir cetose (e nesse caso, os corpos cetônicos podem ser considerados perigosos).

Esse estágio pode ser induzido por uma dieta sem carboidratos, como a dieta das proteínas. Ou seja, o tubinho de proteínas no seu nariz lhe levará a um estado de cetose, que queima toda a sua gordura e nenhum músculo.

A liberação prolongada da pasta mantém a pessoa com uma sensação de satisfação durante todo o dia, o que significa que ela é capaz de entrar em um vestido de noiva menor no grande dia.

Segundo o Dr. Oliver Di Pietro, esse tratamento começou na Europa, e já foi feito lá mais de cem mil vezes. Agora ele o usa nos EUA. É possível perder até 9 quilos em 10 dias sem passar fome e sem sentir dor.

Claro que, tudo que é bom demais para ser verdade, é bom demais para ser verdade. Existem inconvenientes.

O acúmulo de cetonas ou corpos cetônicos no seu corpo dá a respiração um odor desagradável, fazendo a pessoa inteira cheirar como acetona (sim, o remover de esmaltes). Além disso, tem a constipação. E para manter o peso depois, também é outra história. Mas perigos reais parecem estar fora de cogitação.

Sendo assim, tem gente que não liga para nada dos inconvenientes, se isso significar ter a aparência de alguém que acabou de escapar de uma clínica de transtorno alimentar. E, por incrível que pareça, o procedimento é totalmente legal nos EUA. Vai encarar?[Gizmodo]


Clique duas vezes em “cc” para ativar legendas em português.

Natasha Romanzoti

é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. No meu caso estou com cetose, mas de modo natural. Estava muito gordo a alguns dias por isso decidi fazer uma dieta pesada, e não comer e fazer muitos exercícios. Até que comecei a sentir um gosto doce na boca que não sai nem escovando dentes ou outra coisa (há uns 3 dias), depois de pesquisar soube que pode ser resultado da queima de gordura. Fica a pergunta, é bom ou não? preciso parar ou continuar? ainda estou em dúvida se é seguro.

  2. estou fazendo dieta cetogênica há mais de um mês e não estou com esse hálito horroroso… sempre pergunto para meu marido por via das dúvidas… eu não colocaria uma sonda, mas me alimento com dieta de muita proteína, baixíssimo carboidrato e faço pouco exercicios por falta de tempo… minha muscular aumentou, minha gordura corporal diminuiu 5 kg, não sinto mais fome e cansaço, não estou tomando nenhum remédio, e meu exame de sangue deu níveis ótimos, principalmente de colesterol, que antes era altíssimo, coisa que nenhuma dietinha orientada por nutricionista conseguiu em tão pouco tempo… e olha que já fui a vários…

  3. Cetose não deixa um hálito ruim, deixa um hálito HORROROSO!
    Quem já passou pela experiência de emagrecer através de dieta sabe disso.

  4. As pessoas que fazem este tipo de “tratamento” são aquelas que gostam de comprar tudo feito, resultados máximos, esforço zero. Mas nem tudo é um mar de rosas, depois muito provavelmente se não souberem seguir uma dieta vão ganhar mais gordura do que a que tinham, pois o corpo tão habituadinho às gorduras que tinha não se vai deixar ficar sem elas tão facilmente sem depois dar alguma luta.

  5. Este tipo dieta é totalmente perigoso, pois as cetonas são toxicas, sem contar que a pessoa retoma seu peso e ganha até mais. Este tipo de dieta é indicado para pessoas que precisam perder muito peso para uma cirurgia, por exemplo, e não para tais casos, sem contar que a pessoa cheira realmente mal e fica com um hálito horroroso.
    O ideal é se fazer a reeducação alimentar com um nutricionista ou nutrólogo, que são os profissionais que são capacitados para indicar uma dieta balanceada para cada caso.

    • cara, chega dar nojo de ler isso: “O ideal é se fazer a reeducação alimentar com um nutricionista ou nutrólogo, que são os profissionais que são capacitados para indicar uma dieta balanceada para cada caso.”
      Por que vc acha que novos remédios e métodos são criados aos montes para ajudar as pessoas a emagrecerem, pq esse conceito ideal de emagrecimento que vc colocou, que só existe em contos de fadas, é extremamente difícil de ser colocado em prática, experimenta perder uns 20 kgs sem tomar algum supressor de apetite para ver o sofrimento…

  6. Realmente nós somos muito imediatistas mesmo. Mas é viável e útil em certas ocasiões, embora não resolva o problema de forma definitiva, pois é presiso disciplina alimentar e exercícios o que é mais demorado… Porém mais saudável.

Envie um comentário