Chicletes grudam no estômago por sete anos?

Publicado em 1.08.2011

A doutora Wendy Sue Swanson estima que, pelo menos duas vezes por ano, alguma criança nervosa lhe pergunta o que realmente acontece quando se engole um chiclete. Sorte para todos nós, eles não ficam grudados no nosso estômago por sete anos, conforme reza a lenda.

A resposta, apesar do que seus pais podem ter-lhe dito quando você era criança, é exatamente o que você achou que seria.

“O chiclete é decomposto como todos os outros alimentos, mas algumas partes (resinas de goma) se movem através de seu intestino após os açúcares serem absorvidos”, explica a pediatra Wendy.

“Esses resíduos podem levar algumas horas ou dias a mais do que outros alimentos para serem digeridos, mas acabarão sendo expulsos do mesmo jeito, quando você defecar”, complementa.

De fato, existe uma má notícia: o chiclete representa um risco de asfixia, o que pode até ser a razão pela qual seus pais criaram tantos mitos urbanos para lhe dissuadir de engolir seu Bubbaloo de morango.

Ainda assim, parece um pedaço de goma de mascar engolido não vai criar uma “árvore de chiclete” no seu estômago ou ter quaisquer outros efeitos secundários que você possa ter ouvido. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Tava na cara que era mito, porque ia ter logo esse tempo assim definido, sete anos? acho que seria uma data incerta, e logo o sete, o mesmo do mito sobre quebrar espelhos.

    Thumb up 3
  2. Eu nem sei por que dão chicletes para as crianças…
    no minimo os adultos incentivam mascando chicletes ,
    junto das crianças,visto que as crianças aprendem vendo os pais fazer primeiro..!!!

    Thumb up 1
  3. Mais mesmo assim, não engolindo o chiclete faz mal do mesmo jeito. A explicação é obvia, quando se masiga quauquer coisa, o nosso intestino produz sucos gástricos com receio de ‘triturar’ (ñ axei a palavra certa) o alimento. Ai não chega nada ao estômago e a pessoa pode ter várias complicações como úlceras devido a acidez dos sucos.

    Thumb up 2
  4. Pais, cês estão fazendo errado. Educar a criança com lendas urbanas não vai adiantar de nada! Contem a verdade, mas expliquem que engolir chiclete é errado. Não que seja proibido, é claro!
    Aliás, se for proibido, pior ainda. A criança vai querer desafiar os pais, afinal, ”o que é proibido é mais gostoso”. E é chiclete…

    Thumb up 4
  5. Mentir sobre o chiclete ñ pode!Mas ,sobre natal, ceu , inferno, Deus, jesus,arvore de natal, cegonha,espirito santo,papai noel,ovo de pascoa, coelhinho de pascoa,democracia,felicidade,santos, papai do ceu, bicho papão ,e outras besteiras pode?

    Thumb up 20
  6. Ah, e na minha opinião, pelo menos, não custa nada dizer às crianças – cada vez melhor informadas, inclusive – que engolir o chiclete pode fazer mal e que não vale a pena correr esse risco, afinal é um alimento sem muito valor nutritivo. Creio q elas são mais capazes de entender, aceitar e respeitar isso do que se manter “mortas de medo” pelos tais 7 anos (q me parece confusão com o papo do espelho…) ou por “árvores de chiclete” na pança!

    Nossas crianças crescerão tendo o google à disposição, assim como nós tivemos bibliotecas e nossos pais enciclopédias…

    Thumb up 2
  7. Sabedoria popular é uma obstrução para a humanidade, não há como negar isso.

    Tinha dor de cabeça, não tomava refrigerante, mas minha avó me fazia virar uma lata de coca quente, minha taxa de glicose explodia e por pouco tempo resolvia, mas segundo ela era um remédio, como tinha dor de cabeça direto provavelmente destrui minha saúde quando tinha 8 anos. Gripe? Ela fazia um xarope quase sólido, de tanto açucar, e eu bebia. Cortou? Põe açucar.Ginjo que não ouço minha avó, mas é sempre isso, só sai besteira da boca do povo.

    Thumb up 2
  8. Minha vó sempre me fazia tomar uma colher de azeite quando engolia um chiclete, pois segundo ela, isso evitava que o chiclete ficasse grudado no estomago…

    Thumb up 3
  9. Mentira, é preciso mesmo criar uma matéria pra dizer que, quando você come um chiclete, ele não faz uma pedra de chiclete no seu corpo ?

    Thumb up 4
    • penso que ninguém gosta de ficar com chiclete grudada no cabelo durante uma semana, heim?

      Thumb up 4
  10. É por isso que não se deve acreditar em tudo que se escuta por aí. Principalmente quando é vindo da boca do povo.

    Thumb up 20
    • Não é bem assim não. Sabedoria popular é muito importane. Pode não ficar 7 anos no estômago, mas faz mal e pode causar asfixia, logo vale dizer que fica lá 7 anos. Eu falarei isso pra meu filho, mesmo sabendo que não é.

      “Quando todo mundo diz que é, possas crer que é” (Diamba)

      Thumb up 8
    • Educar é bom, criar o filho com mentiras não é. Vale a pena tentar assustar a criança com histórias de pessoas que ficaram engasgadas com chiclete, mas nunca mentir.

      Isto porque, se ela descobre a mentira, você perde o crédito diante da criança e, na hora de falar algo importante, ela não vai te levar a sério.

      Thumb up 13

Envie um comentário

Leia o post anterior:
enceladus
Lua fornece água para Saturno

Uma das luas de Satu...

Fechar