Cientista da ‘Hipótese Gaia’ volta atrás em suas previsões alarmistas sobre o aquecimento global

Publicado em 26.04.2012

Inglês do condado de Hertfordshire, o médico e ambientalista James Lovelock, 92 anos, conhecido pela hipótese Gaia – que postula que a biosfera é uma entidade autorreguladora com capacidade de manter o planeta saudável – e por ter previsto o fim do mundo a partir da mudança climática, volta atrás.

Segundo ele, suas próprias projeções foram alarmistas. Contudo, cientistas que compartilham das ideias do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) correram ao auxílio de suas ideologias, ressaltando que a afirmação de Lovelock não nega a realidade do aquecimento global e que suas previsões eram baseadas em alguns mal entendidos científicos gerais sobre o aquecimento do planeta.

“O clima está fazendo mais um de seus joguinhos usuais”, conta Lovelock. “Não tem nada muito diferente, fora do normal acontecendo”.

Embora o aquecimento esperado não tenha alcançado as expectativas de Lovelock, é evidente que esteja acontecendo, na opinião da maioria dos cientistas. As temperaturas globais mostram que o mundo está se aquecendo.

Para entender a repercussão da afirmação de Lovelock, basta avaliar suas antigas previsões, como a feita em uma coluna do diário inglês The Independent, em 2006. “Antes do fim desse século, bilhões de nós morrerão e os poucos que sobreviverem estarão no Ártico, onde o clima permanecerá tolerável”, escreveu o cientista inglês.

Ainda estamos por aqui, certo? [LiveScience]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Na mitologia grega, (ou ainda Gaia, Géia, Gea ou Gê) era a titânide (ou titanesa) da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, no princípio surge o Caos, e do Caos nascem Gaia, Tártaro, Eros (o amor), Érebo e Nix (a noite).[1]
    Índice [mostrar]
    [editar]Na mitologia

    Gaia gera sozinha Urano, Ponto e as Óreas (as montanhas).[1] Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses “bem-aventurados”.[1]
    Com Urano, Gaia gerou os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Téia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.[2]

    não é?

    Thumb up 5
  2. A forma com que os cientistas apresentam o efeito estufa, é muito exagerada, + ou – uns 70%(não me lembro muito do numero, mas era por volta de 70) das medições de temperatura feita pelos cientistas, são feitas dentro de centros urbanos, que é óbvio que é bem mais quente, noto isso aqui na minha região, na cidade é um forno lazarento,(aqui isso é 25°c), já na zona rural você pode ficar no sol que esta fresco, notei a mesmo coisa em vários outros lugares, não estou dizendo que o aquecimento global é mentira, estou dizendo que ele é menos intenso do que os cientistas dizem, é claro que as geleiras estão diminuindo, clima desregulado (mais intensamento no hemisfério norte), e assim por diante, mas não tão exagerado como dizem os cientistas! Aqui onde eu moro as temperaturas no inverno chega a -3°c(ficou claro onde moro), ano passado tivemos a temperatura mais baixa da década -3,9°C, em conclusão, o efeito estufa existe sim, mas bem menos intenso do que diz os cientistas!

    Thumb up 4
  3. isso é normal e natural
    com os humanos ou não na terra
    essa mudança iria acontecer de qualquer forma
    não temos o dominio da situação
    nós podemos nos adaptar as mudanças
    mais evitar é impossivel

    Thumb up 9
    • Com certeza, já foi provado que o efeito estufa é natural, mas o homem esta acelerando ele, mas ai vem o ponto de interrogação, dizem “o homem está acelerando o efeito estufa”, mas eles nunca falam quanto esta acelerando, mas da forma que eles falam parece que o homem está praticamente fazendo o efeito estufa, fui procurar na net os números que representam quanto o homem influencia no clima, deu trabalho mais achei, eu imaginava encontrar algo em torno 20% a 30%, mas na verdade toda a destruição causada pelo homem só influencia em 4% nas mudanças climáticas, o resto é natural do planeta, como erupção, queda de meteoritos, peido da vaca (:D), etc! Um exemplo, uma erupção vulcânica tipo a do Chile (aquela que ocorreu no meio do ano passado) libera o monóxido de carbono em 2 dias o que uma usina de carvão levaria 20 anos para liberar, notaram agora!?

      PS:. porque (num sei se porque de pergunta é separado) que ninguém vota em comentários inteligentes e construtivos, só em comentários com elogio, escrito bem ou puxando saco?
      PS 2:. não estou dizem que o meu é bom, notei isso em outros comentários!

      Thumb up 12
    • E como é que você descobre se está acontecendo ou não um aquecimento global?

      Thumb up 3
    • Pela média, oq não implica q td o planeta vai estar aquecido. O q s tem verificado é q a taxa de desertificação, seca e aquecimento de muitas regiões do globo estão aumentando. Em outros casos, os invernos estão estranhamente rigorosos.

      Thumb up 1
    • Calor é a quantidade de energia presente no ambiente, não a temperatura do mesmo. Você tem que considerar a pressão atmosférica, a humidade do ar e então ler a temperatura. Você pode ter temperaturas altíssimas em uma região, mas com quantidade de calor baixas. É como aqueles dias no Brasil que a temperatura está abaixo dos 25, mas a sensação de calor ultrapassa os 30 devido à alta humidade relativa do ar.

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hiding-piggy-back
Metade dos casais comete traições… financeiras

O mundo agora é tão ...

Fechar