Os pássaros estão encolhendo. Saiba por quê

Por , em 5.12.2019

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior.

“Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As espécies eram bastante diversas, mas respondiam de maneira semelhante. Essa consistência foi chocante”, disse o principal autor do estudo, Brian Weeks, professor de meio ambiente e sustentabilidade na Universidade de Michigan (EUA).

O estudo

Segundo Weeks, para entender como a mudança climática afeta os pássaros, é preciso levar em consideração três fatores: mudanças na faixa geográfica; eventos como migração e nascimento; e morfologia corporal.

Ele e sua equipe analisaram70.716 espécimes de 52 espécies de aves migratórias norte-americanas que morreram chocando-se contra prédios em Chicago, coletadas ao longo de 40 anos.

Os resultados indicaram que, de 1978 a 2016, o comprimento do osso da perna das aves (uma medida comum do tamanho corporal) diminuiu 2,4%, enquanto o comprimento das asas aumentou 1,3%.

Aquecimento global

Os cientistas não sabem exatamente por que, mas o aquecimento do planeta é o responsável pelo encolhimento dos pássaros.

Uma hipótese é de que animais menores são melhores em se refrescar, perdendo o calor corporal mais rapidamente.

Uma vez que a migração é um processo que custa muita energia, os pássaros teriam maior chance de sobrevivência caso compensassem a perda de tamanho corporal com uma asa maior.  

“Esforço hercúleo”

Weeks afirmou à BBC que esse estudo só foi possível graças ao “esforço hercúleo” de Dave Willard, um dos autores da pesquisa e ornitólogo do Field Museum em Chicago.

Willard começou a coleta de pássaros mortos por colisões com prédios em 1978, sem ter essa pesquisa exata em mente. Ele mediu todos os 70.716 espécimes usando os mesmos métodos, o “padrão ouro” para analisar esse tipo de dados.

Os resultados, ainda que sem explicação definitiva, estão alinhados com outras descobertas. Por exemplo, dois estudos concluíram que cabras alpinas e salamandras estão encolhendo em tamanho como resposta à mudança climática.

Um artigo sobre a nova pesquisa foi publicado na revista científica Ecology Letters. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (33 votos, média: 4,58 de 5)

1 comentário

  • ENAX:

    A evolução das aves permite que elas fiquem mais inteligentes, ou seja, somente as menores continuam se chocando com os prédios e as maiores não. Sugiro que a pesquisa verifique as aves que não se chocaram com os prédios, aí seria possível concluir com mais precisão…

Deixe seu comentário!