Cientistas criam imagens de rostos a partir de amostra de DNA

Por , em 26.03.2014

Os retratos falados podem ficar no passado. No futuro, investigadores poderão criar imagens do rosto de uma pessoa com uma simples amostra de DNA, que pode ser recolhida de um único fio de cabelo.

Em um novo estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, pesquisadores revelaram que é possível descobrir um grande conjunto de características faciais a partir de informações genéticas. Isso será útil para descobrir os suspeitos de um crime, por exemplo.

Os pesquisadores conseguiram criar imagens tridimensionais de faces, analisando genes que se correlacionam com determinadas características, como olhos e bocas.

Mas o processo ainda está longe da perfeição. Esse estudo analisou apenas um conjunto limitado de genes e populações, e há muitas características que interferem no rosto que não podem ser identificadas geneticamente, como idade e peso.

O mais importante é que foi demonstrado que existe um jeito de descobrir características básicas do rosto de uma pessoa a partir da obtenção de dados genéticos. O aprimoramento da técnica de reprodução facial poderá ser utilizado como mais uma ferramenta para determinar com precisão o autor de um crime. [Forbes]