Cientistas criam máquina que lê a mente

Publicado em 2.02.2012

A tentativa de criar equipamentos que leiam os pensamentos não é uma novidade tão grande. Em 2009, pesquisadores americanos desenvolveram um aparelho que traduzia parte dos pensamentos humanos para uma linguagem visual, com imagens. Agora, uma nova empreitada nos EUA resultou em um equipamento que capta fragmentos do que as pessoas pensam, ao decodificar a atividade cerebral que acontece de acordo com o que elas ouvem.

Tal equipamento, conforme explicam os neurocientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley (a mesma que conduziu os estudos de 2009), tem o mérito de traduzir os pensamentos em palavras. Quinze pacientes com epilepsia, incapazes de falar, tiveram o cérebro acoplado ao aparelho, e o experimento decodificava a atividade no giro temporal, uma saliência no córtex cerebral próxima aos ouvidos, responsável por reconhecer o que escutamos.

Cada palavra que os pacientes ouviam era traduzida para linguagem verbal, que a máquina captava através da mente. Tudo foi feito a partir de eletrodos e um computador que ajustava a frequência das ondas cerebrais. A maioria das palavras que os pacientes tinham pensado (após terem ouvido) foi traduzida claramente, embora algumas tenham ficado difíceis de entender.

Os cientistas explicam, no entanto, que este é apenas um primeiro passo. O ideal é captar e verbalizar toda a atividade cerebral registrada em pacientes que não podem falar, e não apenas aquilo que eles ouvem. Embora a realização desse plano ainda esteja distante, o princípio já parece ser correto. [Guardian]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

28 Comentários

  1. Boa tarde,
    Gostaria de receber informações, aplicações do iGuess da Apple lançado em abril de 2011.
    Obrigada,
    Karol

    Thumb up 0
  2. Eu acredito que a tecnologia e a ciência sempre irão criar coisas que não acreditamos serem possíveis agora, mas que só precisam de mais tempo para isso, o ser humano sempre vai achar uma soluçao para seus problemas, com nosso conhecimento não temos limites.

    Thumb up 0
  3. NÃO FIQUEM TRISTES, POI MESMO QUE ESTE APARELHO FUNCIONASE CORRETAMENTE, NÃO PODERIA SER USADO A NÃO SER EM CASOS DE EXTREMA NECESSIDADE, COMO, MUDOS, DOENTES, PESSOAS MUITO MACHUCADAS QUE NÃO CONSEGUAM FALAR, E EM LADROES PARA PERCEBER A VERDADE.
    POIS ESTAMOS PROTEGIDOS PELA LEI DO NOSSO PAIS,
    NIGUEM PODERÁ SER SUBMETIDO A TORTURA CRUEL E DESUMANA,ETC.
    TEMOS O DIREITO DE IR E VIR
    NAO SOMOS OBRIGADOS A FAZER OU DEIXAR DE AFZER, A NÃO SER EM VIRTUDE DE LEI.

    Thumb up 1
    • Cara notlirmara,
      Pelo que você escreveu e como escreveu, dá pra ler a sua mente. Tudo maiúsculo, além de ser falta de educação, você pensa que todo mundo é cego. Pelo conteúdo, dá para perceber que você pensa que lei foi feita para ser cumprida. Será? A teoria na prática é outra.

      Thumb up 6
  4. Não me parece verdade, porque o complexo das membranas cerebrais são mais embaraçosas do que uma simples máquina de trazer por casa possa resolver, e ainda por cima a mente do ser humano é e será sempre fechada, só o próprio é que tem a chave do seu pensamento, se assim não fosse, a morte física não exestia.
    A tecnologia é real, logo existe, não vai para além de isso.
    Estejam à vontade, porque o teu pensamento é único e impernitável, ninguém nem nenhuma máquina vai pernitar em ele.
    Pensar vai ser sempre livre, não liguem a balelas, pensem completamente à vontade, tu és o único dono do teu pensamento.
    Ainda bem…Eu não me deixo levar por mentiras baratas.

    Thumb up 4
    • Meu caro, claro que não é correta essa sua visão, poderemos chegar a ser capazes de ler pensamentos, qual o problema, vc quando verbaliza/escreve esta simplesmente tornando seu pensamento conhecido, que preocupação tola, tá preocupado com o que? É um mais um grande passo da ciência.

      Thumb up 1
  5. Acredito que seja possível, mas utilizando a glândula pineal, que é cristalizada, funcionando como um transdutor em conjunto com algum equipamento adequado, lembrando que existem equipamentos de escuta que usam laser que captam as vibrações de uma janela de vidro por exemplo hahahahahah

    Thumb up 3
  6. Não vai demorar muito , se a humanidade não se destruir- se antes ,avançará há um tal nível tecnológico que será possível SIM ler o que você pensa , deseja , sonha e ESCONDE , eu já postei aqui no Hipersciense sobre psicopatas com o cérebro mapeado ,estas pesquisas tem sim implicações sérias pois futuramente , todo ramo tecnológico vai mudar é uma questão de tempo até fazerem uma interface homem máquina , um exemplo disso , não precisaremos carregar pra cima ou pra baixo celulares pra falar com alguém ou usar as mãos para digitar nos computadores e assim por diante , tudo isso vai acontecer num momento futuro , ” já está escrito num livro conhecido de todos ” para quem entendeu está última

    Thumb up 1
    • Não entendi a historia do grande livro, que livro é esse, só espero que não venha com proselitismo religioso, tudo menos essa bobagem.

      Thumb up 0
  7. Porque será que desde o fínal da guerra fria governo e cientistas americanos estão numa espreita corrida para desenvolver tecnologia capaz de ler e “manipular” mente humana,porque tanto interesse hein?!..é mais que obvio.

    Thumb up 2
  8. É bom que o plano fique como está ! se conseguir traduzir em palavras e imagens o que nos pensamos,,,,,,,o mundo vai virar um pandemônio !

    Thumb up 2
  9. Considerando que o cérebro é um receptor de pensamentos e que a qualidade e o conteúdo desses pensamentos, dependem do estado vibracional sutil do indivíduo, TALVEZ seja possível que aparelhos sofisticados e sensíveis, possam fazer uma ligação paralela para captá-los e traduzí-los. Todavia, me parece que o experimento em questão, apenas fez interferências no cérebro, atravéz de estímulos externos, cuja resposta é apenas o retorno da indução desses estímulos e não exatamente o que o indíviduo estaria pensando.

    Thumb up 5
    • “Considerando que o cérebro é um receptor de pensamentos…”

      Sim, considerando isso você pode concluir aquilo. Mas considerando que o cérebro não é um receptor de pensamentos, e sim o gerador deles, sua inferência carece verdade.

      “Quando estiver estudando qualquer assunto, ou considerando qualquer filosofia, pergunte-se somente isso: Quais são os fatos e o que verdade os fatos sustentam”
      Bertrand Russel

      youtube.com/watch?v=1PT90dAA49Q&feature=player_embedded

      Thumb up 0
    • Meu caro,
      Nesse caso, não há fatos e muito menos verdades.
      São apenas crenças. A ciência, ainda não tem ‘ciência’ sobre a origem dos pensamentos.
      Por isso é que usei, ‘considerando-se que’ pois até o momento é uma hipótese viável.

      Thumb up 1
    • “…A Ciência é um modo de pensar…”; “…há uma nova onda de razão passando pelo mundo…”: isso no primeiro mundo! Vide:

      - BBC Brasil Notícias: 1% da população adulta detém 40% da riqueza mundial http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=bbc%20brasil%20not%C3%ADcias%201%25%20dos%20adultos%20det%C3%A9m&source=web&cd=4&ved=0CDkQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.bbc.co.uk%2Fportuguese%2Fnoticias%2F2009%2F03%2F090324_desigualdadeestudo_rw.shtml&ei=a8EtT76EG8nXgQegvdzzDw&usg=AFQjCNHjlqiOhg3OBbBkEojO4savmJSuUw

      Isso são os fatos. O resto (a Ciência para o 3º mundo) é mais um conto de fadas nos prometendo “prosperidade”…Mas o que temos, como fato, é:

      - Entrevista com o Marcola
      - Zeitgeist 1, 2, 3
      - A História das Coisas
      - A Servidão Moderna
      - Vozes contra a globalização
      - Invenção do Contemporâneo:

      —> Série: A Psicanálise do Século XXI. Lacan para os desesperados da crise

      Há uma expectativa crítica em relação à psicanálise no ar, que poderia assim ser enunciada:

      “E agora você, e agora Lacan, que nos contou as vantagens da pós-modernidade, da queda dos padrões, da liberdade de escolha: o que fazer com esta crise que se abateu sobre o mundo e pede novas regulações?”.

      Vídeos das palestras de Campinas
      –> Novas subjetivações e o mal estar na contemporaneidade – Joel Birman
      –> Jacques Lacan e a psicanálise do século XXI – Jorge Forbes
      –> Mal-estar na globalização – Lacan e as luzes – Alain Grosrichard
      –> A psicanálise do século XXI. Lacan para desesperados da crise – Vídeo de abertura do módulo

      Thumb up 2
    • Andy, mandou muito bem, as pessoas tem o hábito de acreditar sem checar e falam sem pensar, pensando muito ainda se erra muito, agora sem fazer esse exercício fica pior, mandou bem o cérebro é um produtor de pensamentos, que são materiais, só que não entendemos como. por enquanto.

      Thumb up 0
    • Marco Aurélio,
      (…….as pessoas falam sem pensar,……. pensamentos, que são materiais,…………)

      Realmente as pessoas falam sem ‘pensar’.
      ‘Pensamentos materiais’ é nova. Me manda aí meio quilo de pensamento novo que esse tá estragado.

      Thumb up 3
  10. Duvido que na prática funcione. Somente Deus tem acesso a nossa mente, ele que nos rege e governa.

    Thumb up 2
    • Ja existe e funciona! Aplicação pura de PDS e Sinais. Viva fourier!!!

      Thumb up 0
    • fala sério, mais um doidinho com esse troll de deus….vai ler o livrinho da idade do bronze, isso aqui é ciência a área de mitologia de cobra falante é em outro lugar.

      Thumb up 0
    • Pois é; ao que parece, calar não nos deixará a salvo. Não mais!

      Thumb up 5
  11. Se isso é algo como a noticia de que o Craig Venter tinha “criado vida” em laboratório (e, na verdade, ele usou leveduras – seres vivos – prá “arrumar” e injetar DNA “sintético”, imitando um processo realizado cotidianamente por bacteriófagos)então vou esperar prá ver como é isso de ‘máquinas lerem a mente’.

    Por enquanto, vou procurar, na literatura espírita, qual livro de André Luis onde os espíritos fazem isso antes de 1940: eles “leem pensamentos” com máquinas, desde vidas passadas!!!

    Será que os americanos vão fazer da literatura de ficção uma realidade tecnológica???

    Thumb up 2
  12. Não há nada de fantástico nisso.O cérebro é composto de redes neurais que funcionam por processos eletroquímicos,é só uma questão de tempo a leitura dos pensamentos e com todas as consequências disto…

    Thumb up 5
    • Caro Autregon vc esta certo é só questão de tempo, lentamente a ciência vai descobrindo tudo ligado ao plano material/real e o misticismo dos deuses lacunares vai encolhendo, afinal quem iria aguentar mais uma idade das trevas/medievais.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
landfill
Esperança ambiental: fungo amazônico que come plástico pode solucionar problemas de lixo

Se você não está con...

Fechar