Cientistas encontram galáxia com mais matéria escura até agora

Por , em 10.08.2011

Astrônomos descobriram uma galáxia que abriga mais matéria escura do que qualquer outra já vista.

A Segue 1 orbita a Via Láctea e tem um pequeno grupo de cerca de mil estrelas, pouco perceptíveis. Enquanto a maioria dessas estrelas parece ter quase a massa do sol, a galáxia como um todo pesa 600 mil vezes mais do que nosso astro rei. Isso significa que a massa comum das estrelas é amplamente superada pela da matéria escura.

Os astrônomos observaram a Segue 1 com o telescópio Keck II, no Havaí. A galáxia anã tem massa 3,4 mil vezes maior do que pode ser explicado observando apenas suas estrelas visíveis. Em outras palavras, ela é como uma enorme nuvem de matéria escura salpicada de estrelas.

A Segue 1 é interessante não apenas por causa de sua natureza sombria, mas também porque ela tem uma coleção de estrelas quase primordiais.

Uma maneira de saber há quanto tempo uma estrela foi formada é a partir de seu conteúdo de elemento pesado, que pode ser observado a partir dos comprimentos de onda de luz emitidos por uma estrela.

As estrelas muito velhas ou primitivas surgiram quando o universo era jovem e algumas grandes estrelas tinham crescido o suficiente para se fundir com átomos leves como hidrogênio e hélio, e com elementos pesados, como ferro e oxigênio. Essas estrelas antigas se formaram a partir de nuvens de gases primordiais, com pouca quantidade de elementos pesados.

Os pesquisadores conseguiram coletar dados sobre o ferro de seis estrelas de Segue 1 com o telescópio Keck II, e uma sétima estrela foi medida por uma equipe australiana que utilizou um telescópio no Chile. A pesquisa sugeriu que três dessas estrelas são algumas das mais antigas conhecidas.

Os pesquisadores esperam que Segue 1 ajude a entender a natureza da misteriosa matéria escura. Eles suspeitam que existam outras galáxias anãs ainda mais sombrias pairando em torno da Via Láctea, à espera de serem descobertas. [Space]

Dúvidas, MUITAS DUVIDAS. É isto que gera a teoria padrão. Já pensaram se a teoria padrão estiver errada? Veja o blog: “Olhando o Universo” e terá um melhor entendimento do que é este Universo.

Rapaz que blog mais sem pé nem cabeça vc indica. Segundo a teoria do cara ninguem existiria então por pensar nisto?

• Barracuda:

Ótima dica.

• Lee:

Concordo com Glauco: “Achismo não serve para a ciência.”

De acordo com meu pensamento, esta galáxia deve ocupar praticamente o centro do universo, próximo a via láctea e portanto uma galáxia antiga, sua massa deve ser grande porque deve ser formada de muitas estrelas de neutrons, estrelas muitos velhas e talvez muitas apagadas (buracos negros planetários), etc. Sua velocidade de rotação deve ser bem maior que a da via láctez, porque tem mais massa e é menor. Enfim não vejo nada de extraordinário nisto.

• Sidney:

acho seu pensamento meio “equivocado”! […ocupar praticamente o centro do universo…] de onde você tirou isso?!

• Eric:

No texto diz que as estrelas primitivas surgiram quando o universo era jovem, e isso me fez pensar que todas as estrelas nascem, então, neste caso, houve uma primeira estrela que nasceu algum dia, certo? Então vou saber que no dia anterior o universo era vazio, sem estrelas e sem planetas, isso é possível? e se ele era completamente assim, como e de que forma começou a surgir tais corpos?

• leonardo:

um dia após o Big Bang não havia extrelas no céu, o surgimento de estrelas e galaxias demorou milhões de anos depois do Big Bang.

Agora o que tinha antes do Big Bang não se sabe, mas existe centenas de teorias sobre isso..

• ON:

na verdade o Big bang ainda é uma teoria!!
      mas não descarta não podemos possibilidade!!
      na minha ideia antes do universo avia o universo !!
      eu acho que um buraco negro enorme esplodio e tudo começou denovo!!
      meio patético mas… sacoméné!!!

• willian:

O nosso universo surgiu do Big Bang que por sua vez surgiu através da colisão (ou de várias colisões) de duas dimensões.

• Sr. Omar:

Qual a distância dessa galáxia? Faltou isso no texto.

• leonardo:

• Ozzy:

essas galaxias pequenas, como já li aqui no site, sao atraídas e sugadas para se juntarem a via lactea, isso dentro da alguns milhoes de anos assim como andromeda deve estar nos puxando para junto dela…

“(…)A matéria escura, invisível, nunca foi detectada diretamente, mas os cientistas acham que ela existe com base na força gravitacional que ela exerce sobre o resto do universo.(…)”

Achismo não serve para a ciência. Detectem capacitância elétrica nessas galáxias e essas energia e matéria escuras esotéricas nunca mais voltarão aos livros.

• Éderson:

Ainda tem que explicar aquela nave comprida no quadrante superior esquerdo…

• RiCh:

Aquilo não é uma nave. Deve ser uma galáxia vista mais ou menos de lado, um pouco virada para nossa direção. Ou um aglomerado de estrelas. Além do mais, teria que ser uma nave enorme para aparecer com esse tamanho numa foto de longas distâncias, né?

• Juquinha!!!:

Poh!quem apago a luz lá????