Cientistas estão oficialmente tentando clonar mamutes

Publicado em 17.01.2011

Usando uma técnica que permitiu a clonagem de tecido de um rato (que estava congelado a 16 anos), cientistas agora tentam clonar um mamute.

Segundo eles, é possível que eles tenham sucesso nos próximos cinco anos. O médico responsável, Akira Iritani, disse que espera ter nos braços um bebê mamute em 2016.

Várias tentativas de clonar os mamutes existiram, mas até agora todas falharam por causa da degradação natural do tecido de mamute disponível. Por estar parcialmente decomposto, apesar de congelado, é difícil achar algum pedaço de mamute que esteja disponível para clonagem.

A técnica do dr. Iritani conseguiu clonar um rato a partir de tecido congelado por 16 anos. No entanto, isso não é nada comparado aos milhares de anos em que o tecido do mamute foi congelado.

Ele planeja colocar células do mamute em um óvulo de um elefante fêmea atual. Depois ele implantará o óvulo no corpo da fêmea e irá esperar que corra tudo bem na gravidez.

O problema é que os mamutes estão extintos por razões ambientais – e se o médico não encontrar uma maneira de fazer o pequeno mamute se adaptar, mesmo que a clonagem funcione, o filhote pode não sobreviver. Além disso vai haver um grande debate ético, não só sobre a clonagem em si mas sobre a forma de criação do pequeno clone – por exemplo, ele deverá ser exposto ou mantido em laboratório?

Para concluir seu projeto, o Dr. Iratani precisa correr: apesar de 2016 ser uma data distante, a gestação dos elefantes atuais dura um ano e meio, e estima-se que os mamutes também precisem desse tempo. E a clonagem de animais comuns, como gado, funciona só 30% das vezes, então Iratani também terá que repetir seu experimento algumas vezes se pretende mesmo produzir um pequeno mamute.

Qual é sua opinião sobre o assunto, leitor? A clonagem de um mamute é um marco para a ciência ou apenas um capricho desnecessário? [io9]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

87 Comentários

  1. Acho bom eles tentarem clonar um mamute. Mas onde ele vai viver? Como vão o fazer reproduzir sem uma fêmea? Vão clonar uma?
    O Mamute foi extinto pela raça humana e por causa do clima que mudou muito do nada, mas e se o Mamute querer caçar os humanos? Tudo bem que ele não é carnívoro (eu acho ‘-’ ) mas isso não muda o fato dele ser perigoso, a não ser que ele seja que nem o Many do filme A Era do Gelo que cuida de bebês ( quero um pra mim quando tiver filhos kkk )

    Thumb up 1
  2. O poblema eh que os mamutes eram mamiferos, como eles vao conseguir clonalo usando elefantes que sao anfibios?

    Thumb up 8
    • Elefante são anfíbios?????? Eles são mamíferos proboscídeos elefantídeos!!!

      Thumb up 23
    • AUHAUAHUAHAUHUHAUHAAHAUHAUA!!!!!

      Thumb up 0
  3. Nada contra os Mamutes, mas e os animais em extinção? O Panda Gigante, a Tartaruga Gigante de Galápagos, tantos outros? Poque é tão difícil salva-los da extinção se pensam até em trazer de volta um extinto? e onde vão morar esses paquidermes?

    Thumb up 12
  4. Os Mamutes foram desimados da face da terra por fatores humanos,não vejo mal nenhum em traze-los de volta.

    Thumb up 23
  5. Seria maravilhoso que todos os animais que se extinguiram pudessem reviver, tigre da tasmânia, baleias, mamutes, dinossauros, gostaria que gastassem muito tempo, energia mental, dinheiro, e deixassem humanos morrerem de fome , guerras, doenças, falta de saneamento básico, contraindo gripes e pneumonias dentro de latas de sardinha chamadas ônibus, adolescentes usando drogas por falta de opção de lazer, ah cansei.

    Thumb up 7
  6. Eu acho que é um marco para a ciência,pois talvez eles desapareceram não só pelo clima ou ambiente,mas por uma caça constante,onde não deu tempo o suficiente para a reprodução,quase como faziam com as baleias,sendo sua extinção provocada e não extinta naturalmente.Sua carne,seu couro,seu marfim,enfim,o mamute era tudo de bom para os habitantes da época e eles achavam que os mamutes nunca acabariam,mas se enganaram e infelizmente ele extinguiu.Agora os ciêntistas tem a chance de dar a vida novamente a um animal que não era para ser extinto e dar o prazer pra nós ficarmos fascinados com ele.

    Thumb up 12
  7. Realmente seria incrível se cientistas fizessem a clonagem de animais extintos a séculos como o mamute, mas como ja foi dito, eles devem mesmo é se preocupar com os animais, que estão prestes a extinção e depois deveriam pensar nisso, realmente seria um grande passo na ciência, a clonagem do mamute, mas eles devem se lembra que o mamute foi extinto, por causa das condições climáticas, se eles fizerem a clonagem de um mamute eles terão que fazer com que o mamute se acostume com o clima,com o ambiente para que ele possa sobreviver, então a clonagem de um mamute não é tão simples, a ciência esta muito avançada, mas eles ainda não são capazes de fazer a clonagem de um animal extinto a tanto tempo como a mamute, mas é possível, acredito que um dia eles terão sucesso, e isso será um grande passo na ciência e na humanidade.

    Thumb up 4
  8. Haha ta bom! Faz cinco anos que estão dizendo que “dentro de cinco anos irão clonar o mamute”. Atualizem-se.

    Thumb up 1
  9. Eu acho correto por que se nao fosse o homem os mamutes nao estariam extintos. quem sabe nos nao nos consentiazamos sobre esse assunto Pois podem tentar clonar pois voces algum dia vao conseguir a ciencia esta muito avançada

    Thumb up 4
  10. não sei vocês, mas eu acho que deveríamos primeiro cuidar das espécies que ainda estão vivas e depois pensar em clonar aquelas que já se foram

    Thumb up 3
  11. Questões éticas são ótimas para o avanço da Filosofia, mas o que seria da ciência se continuássemos a proibir a utilização de corpos humanos para dissecação como se fazia na época de Leonardo.
    Espero um dia ver um mamute de carne e osso.

    Thumb up 10
  12. Eu sou a favor da clonagem de animais extintos, porque muitos desses animais foram extintos pelos próprios homens e seria legal traze-los de volta não só espécies recentes como também espécies pré-históricas como o Mamute.

    Thumb up 14
    • Não sou a favor de clonar o mamute se ele ficou em extinsão deve ser por um motivo talvéz ele não consiga sobreviver em nosso mundo de hoje e mesmo se consegui-se se sentiria muito sozinho já que eles sempre viviam em bando “talvez o mamute não quera ser clonado”.

      Thumb up 1
    • consegui-se
      essa doeu nos ossos

      Thumb up 3
  13. Tomara que eles consigam clonar o mamute, e depois que eles conseguirem para ter uma especie de mamute que se pareça mais com mamutes e não com elefantes eles vão colocando os óvulos nas fêmeas de mamutes que forem nascendo, isso se eles conseguirem clonar os mamutes(tenho certeza que vão conseguir).

    Thumb up 8
  14. Eu acho bom e valida a tentativa, pois embora muita gente diga que o mamute foi extinto por causa da natureza, existem provas que o homem ajudou na extinção dele.

    Levando em conta que seria um grande avanço genetico, pois assim também conseguiriamos entender melhor os fosseis de animais, já que existe uma diferença com ele vivo e com ele morto.

    E a ideia de ele morar em lugares ao norte como Canada, Siberia, ou até mesmo Alaska (embora um pouco inviavel, mas também valido) é uma ótima ideia, ja que representaria seu habitat natural.

    Thumb up 9
  15. VAI SER UM AVANÇO NOTÁVEL E UMA MARCO MUITO GRANDE NA HISTÓRIA, COM MIL CERTEZAS!

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
neandertal
Por que o nariz dos Neandertais era tão grande?

O enigma continua se...

Fechar