Cientistas estão oficialmente tentando clonar mamutes

Publicado em 17.01.2011

Usando uma técnica que permitiu a clonagem de tecido de um rato (que estava congelado a 16 anos), cientistas agora tentam clonar um mamute.

Segundo eles, é possível que eles tenham sucesso nos próximos cinco anos. O médico responsável, Akira Iritani, disse que espera ter nos braços um bebê mamute em 2016.

Várias tentativas de clonar os mamutes existiram, mas até agora todas falharam por causa da degradação natural do tecido de mamute disponível. Por estar parcialmente decomposto, apesar de congelado, é difícil achar algum pedaço de mamute que esteja disponível para clonagem.

A técnica do dr. Iritani conseguiu clonar um rato a partir de tecido congelado por 16 anos. No entanto, isso não é nada comparado aos milhares de anos em que o tecido do mamute foi congelado.

Ele planeja colocar células do mamute em um óvulo de um elefante fêmea atual. Depois ele implantará o óvulo no corpo da fêmea e irá esperar que corra tudo bem na gravidez.

O problema é que os mamutes estão extintos por razões ambientais – e se o médico não encontrar uma maneira de fazer o pequeno mamute se adaptar, mesmo que a clonagem funcione, o filhote pode não sobreviver. Além disso vai haver um grande debate ético, não só sobre a clonagem em si mas sobre a forma de criação do pequeno clone – por exemplo, ele deverá ser exposto ou mantido em laboratório?

Para concluir seu projeto, o Dr. Iratani precisa correr: apesar de 2016 ser uma data distante, a gestação dos elefantes atuais dura um ano e meio, e estima-se que os mamutes também precisem desse tempo. E a clonagem de animais comuns, como gado, funciona só 30% das vezes, então Iratani também terá que repetir seu experimento algumas vezes se pretende mesmo produzir um pequeno mamute.

Qual é sua opinião sobre o assunto, leitor? A clonagem de um mamute é um marco para a ciência ou apenas um capricho desnecessário? [io9]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

87 Comentários

  1. Acho bom eles tentarem clonar um mamute. Mas onde ele vai viver? Como vão o fazer reproduzir sem uma fêmea? Vão clonar uma?
    O Mamute foi extinto pela raça humana e por causa do clima que mudou muito do nada, mas e se o Mamute querer caçar os humanos? Tudo bem que ele não é carnívoro (eu acho ‘-‘ ) mas isso não muda o fato dele ser perigoso, a não ser que ele seja que nem o Many do filme A Era do Gelo que cuida de bebês ( quero um pra mim quando tiver filhos kkk )

    Thumb up 2
  2. O poblema eh que os mamutes eram mamiferos, como eles vao conseguir clonalo usando elefantes que sao anfibios?

    Thumb up 8
    • Elefante são anfíbios?????? Eles são mamíferos proboscídeos elefantídeos!!!

      Thumb up 23
    • AUHAUAHUAHAUHUHAUHAAHAUHAUA!!!!!

      Thumb up 1
  3. Nada contra os Mamutes, mas e os animais em extinção? O Panda Gigante, a Tartaruga Gigante de Galápagos, tantos outros? Poque é tão difícil salva-los da extinção se pensam até em trazer de volta um extinto? e onde vão morar esses paquidermes?

    Thumb up 14
  4. Os Mamutes foram desimados da face da terra por fatores humanos,não vejo mal nenhum em traze-los de volta.

    Thumb up 23
  5. Seria maravilhoso que todos os animais que se extinguiram pudessem reviver, tigre da tasmânia, baleias, mamutes, dinossauros, gostaria que gastassem muito tempo, energia mental, dinheiro, e deixassem humanos morrerem de fome , guerras, doenças, falta de saneamento básico, contraindo gripes e pneumonias dentro de latas de sardinha chamadas ônibus, adolescentes usando drogas por falta de opção de lazer, ah cansei.

    Thumb up 7
  6. Eu acho que é um marco para a ciência,pois talvez eles desapareceram não só pelo clima ou ambiente,mas por uma caça constante,onde não deu tempo o suficiente para a reprodução,quase como faziam com as baleias,sendo sua extinção provocada e não extinta naturalmente.Sua carne,seu couro,seu marfim,enfim,o mamute era tudo de bom para os habitantes da época e eles achavam que os mamutes nunca acabariam,mas se enganaram e infelizmente ele extinguiu.Agora os ciêntistas tem a chance de dar a vida novamente a um animal que não era para ser extinto e dar o prazer pra nós ficarmos fascinados com ele.

    Thumb up 12
  7. Realmente seria incrível se cientistas fizessem a clonagem de animais extintos a séculos como o mamute, mas como ja foi dito, eles devem mesmo é se preocupar com os animais, que estão prestes a extinção e depois deveriam pensar nisso, realmente seria um grande passo na ciência, a clonagem do mamute, mas eles devem se lembra que o mamute foi extinto, por causa das condições climáticas, se eles fizerem a clonagem de um mamute eles terão que fazer com que o mamute se acostume com o clima,com o ambiente para que ele possa sobreviver, então a clonagem de um mamute não é tão simples, a ciência esta muito avançada, mas eles ainda não são capazes de fazer a clonagem de um animal extinto a tanto tempo como a mamute, mas é possível, acredito que um dia eles terão sucesso, e isso será um grande passo na ciência e na humanidade.

    Thumb up 4
  8. Haha ta bom! Faz cinco anos que estão dizendo que “dentro de cinco anos irão clonar o mamute”. Atualizem-se.

    Thumb up 1
  9. Eu acho correto por que se nao fosse o homem os mamutes nao estariam extintos. quem sabe nos nao nos consentiazamos sobre esse assunto Pois podem tentar clonar pois voces algum dia vao conseguir a ciencia esta muito avançada

    Thumb up 4
  10. não sei vocês, mas eu acho que deveríamos primeiro cuidar das espécies que ainda estão vivas e depois pensar em clonar aquelas que já se foram

    Thumb up 3
  11. Questões éticas são ótimas para o avanço da Filosofia, mas o que seria da ciência se continuássemos a proibir a utilização de corpos humanos para dissecação como se fazia na época de Leonardo.
    Espero um dia ver um mamute de carne e osso.

    Thumb up 10
  12. Eu sou a favor da clonagem de animais extintos, porque muitos desses animais foram extintos pelos próprios homens e seria legal traze-los de volta não só espécies recentes como também espécies pré-históricas como o Mamute.

    Thumb up 14
    • Não sou a favor de clonar o mamute se ele ficou em extinsão deve ser por um motivo talvéz ele não consiga sobreviver em nosso mundo de hoje e mesmo se consegui-se se sentiria muito sozinho já que eles sempre viviam em bando “talvez o mamute não quera ser clonado”.

      Thumb up 1
    • consegui-se
      essa doeu nos ossos

      Thumb up 3
  13. Tomara que eles consigam clonar o mamute, e depois que eles conseguirem para ter uma especie de mamute que se pareça mais com mamutes e não com elefantes eles vão colocando os óvulos nas fêmeas de mamutes que forem nascendo, isso se eles conseguirem clonar os mamutes(tenho certeza que vão conseguir).

    Thumb up 8
  14. Eu acho bom e valida a tentativa, pois embora muita gente diga que o mamute foi extinto por causa da natureza, existem provas que o homem ajudou na extinção dele.

    Levando em conta que seria um grande avanço genetico, pois assim também conseguiriamos entender melhor os fosseis de animais, já que existe uma diferença com ele vivo e com ele morto.

    E a ideia de ele morar em lugares ao norte como Canada, Siberia, ou até mesmo Alaska (embora um pouco inviavel, mas também valido) é uma ótima ideia, ja que representaria seu habitat natural.

    Thumb up 9
  15. VAI SER UM AVANÇO NOTÁVEL E UMA MARCO MUITO GRANDE NA HISTÓRIA, COM MIL CERTEZAS!

    Thumb up 11
  16. nossa isso parasse coisa de cientista maluco muito legal ja penssou seria muito daora prinssipalmente se clonassen um dinossauro ja penssou

    Thumb up 3
  17. acho um otimo projeto seria imteresamte se daqui a ums 20 ou 30 anos houvesem mamutes em ambiemte selvagem apesar de que a adaptaçao seria dificil e hipotetica

    Thumb up 4
  18. isso seria um grande marco na história da ciêcia…
    acho q ñ só mamutes mais outros animais extintos tabém deveriam sem clonado,principalmente os q foram estintos pelo homem,se possivel.
    a ciêcia é maravilhosa!

    Thumb up 9
  19. Eu acho uma ótima idéia, pois se clonarem um mamute logo mais poderam clonar animais que foram ou estão em risco de extinção por culpa do homem, os mamutes poderiam ficar na Sibéria, Greolândia, Canadá.

    Thumb up 10
  20. Olha um mamute eu não digo nada, pois ele é um herbivoro se for solto na tundra Siberiana ou Canadense ele não irá incomodar ninguem, mas sabemos que se isso acontecer isso não vai parar, não foi só esse mamute que encontraram congelado, mas acharam um Tigre dente de sabre, que é um carnívoro extremamente perigoso, agora imagine um animal desses solto perto da sua casa, vivo na nossa época, sem o seu predador para preda-lo… pois é e fora que aí entra um monte de valores éticos, porque trazer um sistema de vida extinto de volta a vida iria desequilibrar completamente a natureza atual, esses animais tiveram sua chance, e não morreram por desmatamento ou por causa de uma represa, e sim porque a natureza os escolheu para a extinção.

    Thumb up 3
    • “esses animais tiveram sua chance, e não morreram por desmatamento ou por causa de uma represa, e sim porque a natureza os escolheu para a extinção.”
      Ian Malcolm
      rsrsrs

      Thumb up 5
    • Na verdade os mamutes estão ou não em extição?Espliquem.

      Thumb up 0
    • sim e.e

      Thumb up 1
    • é tão perigoso de se soltar um tigre dentes de sabre quanto soltar um leão
      por que você não vai por aí contra todos os leões então? ;)

      Thumb up 2
  21. Esta possibilidade é unica mais pode afetar cidades de grandes regiões, imagina o TIRANOSAUROREX vivo ia destruir casas,predios,hospitais, e etc…
    É perigoso tbm pq pode cair em mãos erradas, eu achei a ideia fabulosa mais tbm, muito perigosa!!!

    Thumb up 2
  22. Se existe uma possibilidade de recriar um animal extinto a milhares de anos vale muito a pena investir nesse estudo, pode ser a única forma de reviver a maioria dos animais extintos se uma grande catástrofe ocorrer futuramente no planeta a clonagem pode ser a única forma de recuperar a fauna

    Thumb up 25
  23. Bom, já li num site sobre vegetarianismo que a maior parte do sabor que apreciamos nas carnes vem dos temperos, é por isso que comer um bife sem sal ou nenhum outro tempero é tão sem graça.
    Minha opinião é que a divulgação de que “a experiencia não foi bem sucedida” é mais uma jogada dos que tem interesse seja financeiro ou de outro tipo no atual estado de coisas. Tipo o do pessoal da indústria farmaceutica ou de petróleo.
    Afinal: “Business are business”

    Thumb up 5
  24. Tony Amorim, verdade.

    A algum tempo, na super interessante, li uma matéria onde cientistas produziram células do tecido muscular com proteínas organizadas da mesma forma que muitos músculos encontrados na maioria dos corpos de mamíferos. Ou seja, era carne mesmo como nós a conhecemos. O problema é que ela não tinha sabor algum, pois o que o animal come, o tipo de nutriente que passa em cada região do boi/galinha e os outros tecidos como a gordura era o que dava o sabor que nós conhecemos. Nunca mais encontrei nada sobre essa pesquisa.

    Thumb up 8
  25. Germano.
    Há algum tempo li um artigo de que devido a pressões dos ambientalistas e defensores dos direitos dos animais, os pesquisadores estariam estudando meios de cultivar células animais em laboratório de modo que não seria preciso matar a galinha, só tirar uma amostra, a qual seria colocada numa solução nutriente e literalmente a carne seria cultivada mesmo, como numa cultura de bactérias.
    Achei interessante a iniciativa, e ecologicamente correta já que de um único boi, obter-se-ai muito mais carne e o coitado do boi ainda teria direito a uma “aposentadoria” com morte de causas naturais. Só que de lá pra cá, a idéia meio que “esfriou” pois nunca mais vi notícia nenhuma sobre isso.

    Thumb up 7
  26. E por que não clonar seres humanos já que são seres vivos como qualquer outro? Pessoas “produzem” carne e ovos, como se eles fosse objetos, mas são seres vivos. E nós os compramos como sendo também objetos nas prateleiras do supermercados.

    Pior, muita gente tem peninha em ver o animal a ser consumido sendo abatido. Ou a pobre galinha passar a vida numa jaula apenas pondo ovos ate morrer, transformada numa máquina.

    Além disso, nós não nos orgulhamos da nossa incrível capacidade de nos adaptar melhor que qualquer outra espécie? Então nos adaptaremos bem legal, ética e cientificamente aos nossos amigos clones.

    Paremos com o falso moralismo.

    Thumb up 2
  27. Só mais uma coisa:

    “5º Concordo que é necessário leis sobre clonagem, mas lidar com isso como urgência agora, em fases pré-eliminares, não é muito bom”

    Problema é que a ciência corre a passo de lebre e nossa legislação, atrazada mais de 10 anos, a passo de lesma. E essa não é só uma tendencia brasileira, acontece em todo o mundo.

    Thumb up 2
  28. Bem, quanto as bombas já esperava essa resposta, e por esse ponto de vista sou obrigado a concordar… Só discordo totalmente em dois pontos, e parcialmente no terceiro:

    1 – O governo brasileiro não está, de forma nenhuma, isolado dos outros, mesmo um governo fechado como o da China é fortemente inserido no cenário mundial, isso é óbvio, imagina a participação do Brasil.

    2 – Está tudo ligado se não diretamente, pelo menos indiretamente. Políticas socias e educacionais passam necessariamente pela área científica e tecnológica e é claro que qualquer ação em qualquer lugar vai gerar consequencias, algumas previsíveis, outras não, é impossível pra qualquer um ter certeza disso.

    Corroborando tudo o que foi dito acima: é a economia que move o mundo, a fonte de energia que alimenta todos os sistemas e subsistemas políticos, sociais, científicos e qualquer outro que se pode imaginar, até o vaticano é movido a ouro e prata. Igenuidade negar o óbvio.

    3 – A raça humana tende a ser altamente corruptível, mesmo com leis claras ainda tende a transgredi-las imagina sem isso… Pois é, o perigo em questão é que se não definirem logo claramente “as regras do jogo”, logo vamos estar clonando seres humanos, mas por que parar por aí? Por que não melhorar o projeto? afinal podemos fazer tudo… logo vamos ter os “Ubermenschs” e descartar “as raças inferiores” esse contexto histórico parece familiar? Bem, talvez isso no fundo seja bom a longo prazo… É a lei natural do mais forte, quanto a isso eu reconheço e não pretendo ir contra. Ainda sou indeciso nessa questão.

    Mas antes de me achar um fanático, ou pior, um fanático inofensivo, conheça um pouco Tony Amorim:

    Sou estudante de Direito, faço cursinho de espanhol e frances pra preencher o tempo livre, já sou formado em inglês e com especialização em docência superior, tenho alguma experiencia e conhecimento de mundo suficiente pra saber do que estou falando.
    Pretendo ter uma influência um pouco mais “direta” a médio prazo, estou estudando e me preparando pesado pra prestar o concurso da Rio Branco daqui a uns 6 anos, em outras palavras, vou estar bem próximo das esferas diplomáticas de poder, estou aproveitando este tempo também pra colher informações e formar minhas próprias opiniões pra tomar minhas decisões no futuro, as pessoas deveriam ter mais cuidado com o que me dizem ou do que me convencem, tudo isso pode me influenciar um bocado.

    “please to meet you, hope you guess my name”

    Thumb up 2
  29. pagar impostos e trabalhar, é mover a economia, a economia como um todo é a nível mundial

    Thumb up 2
  30. Ok Ok gnt vamus parar de discutir?
    A gnt so posta aqui as nossas opiniões ok? Não devemos tentar fazer com q outras pessoas aceitem elas e mudem as suas proprias….

    Daki a pouco so me falta alguem aparecer ai e flar pra fazer um clone de Jesus pra ver se Ele acaba com a baixaria…

    Abrass

    Thumb up 1
  31. Tony Amorim :

    1º “Salvar o planeta” só depende de iniciativa política e social. Tecnologia já temos muitas, mas o governo não aplica e a sociedade não cobra.

    2º Até onde eu sei você paga imposto para o governo brasileiro, não para essa organização científica, e é pouquíssimo provável que tenha apoio do governo brasileiro. Então ao que parece não tem dinheiro seu envolvido.

    3º As bombas atômicas impediram que a guerra se prolongasse por anos e impediu uma invasão americana a uma ilha super-populosa, o que causaria mais de 10 milhões de mortes entre/civis e militares, em troco de “apenas” 500.00., incluindo as doenças até hoje [ minha estimativa de 10 milhões é lógica e é baseada numa comparação do que aconteceu na europa e no fato inegável de que os japoneses não iriam se render ]

    4º Não vejo nenhum perigo iminente num clone de mamute.

    5º Concordo que é necessário leis sobre clonagem, mas lidar com isso como urgência agora, em fases pré-eliminares, não é muito bom.

    Thumb up 2
  32. Já vi que perdi meu tempo, aqui não dá pra falar sério mesmo…
    Então lá vai a minha piada:
    Se brincar de Deus é falar com amigo imaginário, então foi isso que andei fazendo o tempo todo por aqui.

    Thumb up 2
  33. nossa que maravilha, será excelente, podiam acrecentar tiranossauro rex, juntamente com o mamute.defendo que eles veam morar no brasil. precisamente ao lado do congresso nacional.gente imagina que estrago fariam se resolvessem visitar os parlamentares, kkkkkkk. se precisarem de dinheiro eu passo todas as minhas economias e salário. desde que morem ao lado do congresso nacional ok.

    Thumb up 2
  34. É o mesmo que construir uma casa começando pelo teto e deixando por último os alicerces. como issso vai se sustentar? Trazer de volta espécies extintas sem a preocupação de salvar o planeta primeiro, é só pra que elas morram junto com a gente logo depois.
    Se acaso não existe vida inteligente fora da terra, então não existe mesmo inteligência em todo o universo.

    Thumb up 3
  35. 1 Se o dinheiro é meu? Sim, parte dele é, eu trablho e contribuo como qualquer um a aqui

    2 Desnecessário No MOMENTO, por que tem coisas mas importantes do que isso a fazer

    3 Quanto ao brincar de Deus é uma questão de maturidade, afinal a bomba atômica foi inventada ANTES dos governos saberem lidar com ela, e deu a merda que deu. Mesmo caso aqui, ainda não tem LEIS claras sobre como trabalhar com isso, nunca é bom atropelar os bois.

    Thumb up 1
  36. Será que daqui algumas gerações terão placas nos zoológicos dizendo : ” Não alimente o dinossauro ” ?

    Tony Amorim :

    1º Dinheiro é seu ? Então não reclame

    2º Desnecessário ? Isso é crucial para o desenvolvimento da clonagem, que é super importante, seja para trazer espécies extintas de volta a vida, seja para clonar humanos.

    3º “Brincar de Deus” é quando alguém conversa com amigos imaginários.

    Santoro :

    Aquecimento global é um fato, o derretimento das calotas, o aumento da temperatura, pode não ser tão alarmante quanto alguns sugerem, mas o fato é que a Terra está esquentando e grande parte disso é culpa nossa.

    Thumb up 5
  37. Quero incluir carne de mamute em minha dieta o/
    Concordo com a opnião do rapaz sobre Aquecimento Global ser uma grande desculpa esfarrapada para frear nosso crescimento. Além do mas, nosso planeta já passou por situações muito piores e em épocas que já haviam formas de vida.

    Thumb up 4
  38. Bem, será um marco , creio…sei que muitos serão contra, por causa da etica e moral.Mas o que é etica e moral? Isso muda conforme o seculo:seculo passado, uma mulher andar com saia curta era falta de etica, moral e ainda envolvia assuntos religiosos.Hoje em dia…normal…Por isso não ligo.Agora clonar humanos seria outra coisa….

    Mas ja que tem tanta gente falando de assuntos que nem pesquisaram direito falo o seguinte:
    Vamus esperar o LHC fazer um buraco negro e vamus morrer todos de mãos dadas e felizes??? kkkkkk

    Thumb up 1
  39. isso é otimo cientificamente falando independente da utilidade é um marco na clonagem e biotecnologia espero que tudo de certo.

    Thumb up 6
  40. Hitler e Menguele, dentre outros, também achavam o “brincar de Deus” uma retórica vazia. É um termo originário lá da Ética, dispensemos a ética pra ver o que acontece…

    Thumb up 2
  41. É primeiro um mamute, depois dinossauros, pronto estamos voltando ao passado. Capricho da ciência, esses cara ja sabem de tudo e ficam manipulando os humanos.

    Thumb up 3
  42. Além disso, hoje em dia, é muito comum a interdisciplinaridade, médicos que também são biólogos, adovogados que também são professores, pesquisadores com dois ou tres mestrados ou mesmo doutorados.

    Thumb up 2
  43. A manipulação genética de bactérias de modo a devorar lixo e demais resíduos tóxicos, passa necessariamente pela área deles;

    A manipulação genética para achar a cura de doenças também;

    A manipulação genétitica de micro-organismos de modo a gerar eletricidade por fotossíntese passa pela área deles

    A manipulação genética de bactérias para armazenmento de dados, como visto num artigo aqui, também tem haver com a área deles

    O céu é o limite… Mas há muito desperdício de recursos com coisas inúteis.

    Thumb up 3
  44. Facil fazer eles sobreviver, mandar eles para o ppolo norte ou sul(não sei qual)

    Thumb up 2
  45. eu prefiro que eles comessem..a clonar os que foram extintos nas ultimas décadas antes de ir tão longe, afinal tem muitos animais que não conhecemos que foram extintos a poucos anos atrás

    Thumb up 8
  46. Seria bom ter uma noção visual do que eram os mumutes, ao invés de ficar vendo os fosseis e montagens em 3d daquilo que seriam os antigos mamutes. E até iria bem + distante, pq que não clonam tb os DINOSSAUROS??

    Thumb up 3
  47. Tem muitos comentaários falando que clonagem é brincar com deus. Estão errados, brincar com deus é o que eu fazia quando criança quando conversava com meu amigo imaginário.

    Thumb up 3
  48. Pra mim, deveriam começar clonando dinossauros, todo mundo tem dúvidas e paixões relacionados a estes seres e a diferença de tempo entre estes e os mamutes são de alguns milhares de anos apenas, e milhar por milhar, vamos ficar com milhões.

    Thumb up 5
  49. Santoro é neh realmente o aqueçimento global e um fato mentiroso neh

    Agora intaum os degelos dos polos articos, os ursos polares em extinção, Os niveis do mar aumentando, e todas as emissões de gases poluentes que são liberadas pelos nossos automeveis e muitas endustrias como de papel, aço, petroquímica e indústria de alimentos, carne e derivados, por incrível que pareça. Não poluem certo?!

    E vc acha que é td uma ideia da emprensa e que querem que o nosso pais naum evolua de classe… Ah manow nem falo nada, Da pra sentir na pele as mudanças, sei que este topico naum é sobre aqueçimento global mas no caso do mamute vc acha que ele teria chance de sobreviver e estas condiçoes climaticas? Será mesmo?

    E eu naum sou contra nem a favor, ja que naum irei ganhar nada com isso =/

    Thumb up 2
  50. acho desnecessário. nos mal cuidamos das espécies em risco de extinção, como vamos fazer para cuidar de um pequeno mamute e fazer ele se acustumar com nosso planeta atual?

    Thumb up 1
  51. Com certeza é uma experiência válida e util!

    E respondendo aos que comentaram de aquecimento global, procurem ler um pouco mais sobre o assunto, e não ouvir somente o que a mídia diz a respeito. Nosso planeta funciona em ciclos, ou seja, temos períodos quentes e frios. Hoje estamos num ciclo de aquecimento, mas amanha poderemos estar no frio.

    O slogan “Aquecimento Global” serve apenas para frear o crescimento dos países emergentes como nós! E enquanto acreditarmos nessa baboseira, vamos continuar no TERCEIRO MUNDO!

    Thumb up 12
  52. Por um lado é um avanço para a ciência moderna de hoje, mas este avanço pode trazer vários problemas como os da seleção natural, pois estará interfirindo no processo celetivo das espécies. Os mamutes já tiveram o seu tempo e isto é fato. Isto pode acarretar em um grande impacto.

    Thumb up 0
  53. Acho uma experiência válida.

    Afina, quem não gostaria de ir a um zoo e ver um mamute ao vivo? :D

    Thumb up 18
  54. É uma experiência fascinante. Que tal se clonar também os Neandertais? Vermos como se comportam? Estudá-los… São humanos também, mas de outra espécie. Olha a ética…

    Thumb up 17
  55. Acho desnecessário, o que temos que fazer é conservar as espécies que ainda existem, antes que também virem fósseis.

    Thumb up 8
  56. Acho que deois desse trabalho todo ele vai virar churrasco.To loco pra provar carne de mamute.

    Thumb up 6
  57. Humm, poderiam pegar o “santo sudário” colher uma amostra de sangue e clonar jesus cristo. Isto é, se ele tivesse existido.

    Brincadeirinha.

    Thumb up 2
  58. Muito legal!! Se conseguirem isso, o q acho q irão, vai ser um marco. Não e a clonagem de uma ovelha, e a clonagem de um animal q estava congelado a milhares de anos. Isso abre um leque enorme de possibilidades. Sou totalmente a favor! Vai chegar um dia, espero eu, em q as pessoas deixem de lado a retórica vazia de criticar o q foi classificado como “brincar de Deus” e aceitem a realidade dos descobrimentos incríveis q a lucidez e o bom senso podem trazer para todos, inclusive para os outros animais.

    Thumb up 15
  59. Não vejo como capricho…
    Afinal… se o “aquecimento global” realmente existir … em alguns milhares de anos, repovoaremos o planeta com as espécies extintas….

    Thumb up 20
  60. Nem para os nossos animais em extinçao, estamos dando chance de sobreviverem no seu ambiente,pois nós somos os causadores desta loucura no planeta.Agora um cientista perder seus anos de estudo para nao ajudar o planeta ou a populaçao este deveria ser banido,por que quando os nazitas faziam experiencias em humanos, todos os condenaram e com suas razões ,e agora hem? Estamos vendo nosso planeta terra virar em agua e nada fazem para se, nao reverter mas prolongar para que possamos ter a chance de ainda sermos usuarios dele ,se nao seremos igual aos dinosauros..e bem feito para nós que temos a chance na mao e nao fazemos absolutamente nada, para reverter a situação so nos resta ficarmos olhando alem da terra, nossos semelhantes serem arrazados pela natureza…que nao perdoa.

    Thumb up 1
  61. Eu concordo plenamente com a experiência… mas tenho uma dúvida: os mamutes não eram bem maiores que os elefetantes atuais? caso ocorra tudo bem e a elefoa consiga engravidar, o bebe mamute seria maior q um elefante normal… isso poderia ser prejudicial pra mamãe elefoa de alguma forma?
    Espero que eles clonem os dinossauros tb e os soltem em brasília…

    Thumb up 25
  62. @Tony Amorim
    Amigo, cada um em sua área. Estes são geneticistas ou biólogos. Quem tem que cuidar de meios para reverter o aquecimento global e danos na camada de ozônio não são bem esses. É o mesmo que falar que um Advogado, ao invés de defender um assassino, tem que achar meios de melhorar as vendas em um supermercado.

    Thumb up 19
  63. Trata-se de priorizar o básico, depois de resolvido isso aí sim, a gente pode ir brincar de Deus…

    Thumb up 5
  64. Capricho desnecessário, esse pessoal faria melhor investindo num meio de reverter o aquecimento global e os danos na camada de ozônio, bem como no desenvolvimento sustentável. A meu ver, são problemas muito mais urgentes no momento.

    Thumb up 7
  65. como pode clonar uma especie que já estinguiu,só porque vc tem o dna mais não e possivel a não ser que vc tenha resto perfeitos congelados ..mais não acredito que tenha partes do corpo de um mamunte bom…e se vc conseguir clona a uma posibilidade mais e só uma msm assim vai nascer defeituooso vc deve saber porque ?? né …

    Thumb up 1
  66. Rafael, embora o óvulo seja implantado em uma elefante fêmea, o que determina a espécie de um organismo é seu código genético.

    Como o processo de clonagem injeta um genoma completo no óvulo (ao contrário da reprodução, onde o genoma do pai é combinado com o genoma da mãe), o resultado será “100% mamute” logo na primeira geração.

    É uma empreitada difícil e existem vários problemas éticos envolvidos… será que propositadamente expor um mamute às condições atuais da Terra (clima alterado, composição atmosférica alterada por poluição, novos microorganismos, ausência de outros membros da espécie, etc) não pode ser considerado “mal trato a animais”? E esse é só um dos lados da questão!

    Thumb up 14
  67. em breve, um velociraptor estará abrindo a porta de sua cozinha! hauhsusshsusasushs….

    Thumb up 18
  68. Bacana esse avanço todo, mais as células do mamute seram implantadas em uma elefante, não sairá um mamute logo de primeira. Seram necessárias quantas gerações para se ter um mamute “puro” ??

    Thumb up 3
  69. Incrível, não vejo a hora de isso acontecer. Espero realmente que ele consiga.

    Thumb up 25

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar

Shares