Ciúmes e inveja no trabalho: veja como os sentimentos afetam homens e mulheres

Publicado em 7.05.2012

Mulher é um bicho ciumento mesmo. Invejoso também. Ninguém pode negar! Por isso que não é surpresa que um estudo tenha descoberto que a competição sexual no trabalho afeta mais mulheres do que homens.

Mas ser ameaçado por alguém com mais habilidades do que você pode irritar qualquer pessoa, homem ou mulher. O mesmo estudo concluiu que, no ambiente de trabalho, as habilidades de um rival provocaram inveja e ciúmes em ambos os sexos de forma igual.

Em uma análise simples: mulheres têm mais vontade de arrancar os cabelos das outras mulheres com quem trabalham, mas nem mesmo os homens são capazes de ignorar pessoas com mais qualidades do que eles.

A pesquisa foi liderada por Rosario Zurriaga, pesquisadora da Universidade de Valência, na Espanha, e conduzida também na Universidade de Palermo, na Argentina e na Universidade de Groningen, na Holanda.

Os cientistas alertam que não é possível ter certeza que os resultados são os mesmos fora desses três países (mas obter os mesmos resultados em três países diferentes já fala muito, não?).

Eles mediram, entre outras coisas, a rivalidade intrassexual, que eles definiram como a concorrência com outras pessoas do mesmo sexo causado pelo desejo de obter e manter o acesso ao sexo oposto, em 114 pessoas, divididos entre homens e mulheres.

Eles também separaram duas emoções, ciúme e inveja. O ciúme foi considerado uma ameaça ou perda de conquistas em um relacionamento devido à interferência de um rival, que pode implicar em uma perda ou ameaça de perda. A inveja foi considerada uma resposta ao sucesso, habilidades ou qualidades de rivais que as pessoas desejam ter, envolvendo comparação com a pessoa invejada.

Claro – óbvio e sem dúvida – que a competição sexual provocou mais ciúmes e inveja nas mulheres.

“As mulheres com alto nível de competição intrassexual são mais ciumentas se a rival for mais atrativa, e são mais invejosas se a rival for mais poderosa e dominante”, disse Zurriaga.

Nos homens, nenhuma característica dos rivais que provoca inveja e ciúmes causou competição intrassexual (porque sempre as mulheres são as que arranjam confusão?).

A surpresa foi que as habilidades sociais dos rivais provocaram ciúmes e inveja em ambos os sexos. Pode ser que beleza não esteja tanto na mesa dos problemas masculinos, mas quando ameaçados, nem mesmo eles conseguem fugir do monstrinho verde da inveja.

“Nossa pesquisa pretende esclarecer o papel das emoções como a inveja e o ciúme no trabalho. Esses sentimentos podem causar estresse nos trabalhadores e afetar negativamente a qualidade de vida no trabalho”, explica Zurriaga.

E o único jeito de superar esses sentimentos é se os trabalhadores modificarem sua percepção de perda, ameaça e comparação com os outros. Tenho a impressão de que a tarefa será mais difícil para as damas.[ScienceDaily, LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Não achei a pesquisa sexista, apenas constatou que no geral, não todas, as mulheres sentem ciúmes e inveja mais facilmente, isso é fácil de se comprovar, quem nunca começou num trabalho novo e se deparou com uma ou mais mulheres, que vc nunca viu na vida, te medindo de cima a baixo com um olhar de desaprovação? Ou não pegou ou ficou sabendo que essas mesmas mulheres que te olharam assim, comentou algo ruim de vc com outras pessoas, sem nunca ter nem mesmo falado contigo? O que acha que deve ser isso? Ora é fruto de pura inveja e ciúmes, já que na cabeça dessas mulheres vc tem algo que elas não possuem então passa a ser uma inimiga, elas agem como se defendessem o “território” de intrusos, só que isso é algo irracional e nem sempre baseado em informações verdadeiras. Com homens isto ocorre também,mas, a maioria se baseia em informações mais concretas, não vai sair por ai tendo inveja ou ciúmes de alguém no trabalho, só porque o cara é boa pinta, vai precisar de mais informações para considerar este outro homem uma ameaça. A única maneira de não sentirmos ciúmes e inveja do outro, é não nos compararmos com ninguém e valorizar o que temos de bom, nossos talentos e dons e neutralizar o que temos de ruim,esperar para ter mais informações reais antes de julgar os outros, quem busca esse caminho acaba se livrando dessa paranoia que é o ciúmes e a inveja. Mas, como vivemos numa sociedade doente, muitos chefes acham que essa inveja e ciúmes podem tornar seus funcionários mais competitivos, é uma faca de dois gumes, com certeza!

    Thumb up 2
  2. Qual a necessidade de escrever dessa forma parcialmente sexista? Qual é o fundamento científico de dizer “mulher é ciumenta e invejosa mesmo”? Por que, como mulher, a autora do artigo sente essa necessidade de se auto-depreciar dessa forma? Não entendo…

    Thumb up 5
    • Se você não entende minha querida Carina, vou lhe explicar. Vamos às hipóteses. Mulher que é Mulher nao deprecia-se assim. É um homem se passando por mulher, ou um gay enrustido. Ou mesmo um homem invejoso. Esse site me faz rir por isso, eu só vejo coisas engraçadas aqui. Por esse motivo você não deve levar tão a sério, nem mesmo se caso não ver que o moderador postou a sua resposta. Sabe-se que isso também pode acontecer se nao agradar a eles/elas/ilos.. sei lá. (risos). Bem, infelizmente eu nao tenho a pesquisa aqui de cunho importante que revelou como os homens reagem ao ciúme e inveja. O homem sente tanto quanto a mulher inveja, tanto do mesmo sexo ou diferente. A diferença é que ele enibe mais esse comportamento, tentando não demonstrar esse sentimento. Por ser mais objetivo e o tempo todo agindo racionalmente, ele pode ser mais maquiavélico e ser fingido, o que é perigo já que passa por uma pessoa falsa. Não vê os políticos que estão sempre sorrindo e falando bonito? É bem relacionado e talz. Já as mulheres demonstram mais emoção de tristeza, raiva, e também inveja e ciúme. Lembrando que na pesquisa disse que o ciúme no homem causa agressividade e na mulher também. E é claro, tudo que acontece tem a ver com os fatores genéticos, sociológicos, no ambiente em que a pessoa vida, trabalha e foi criada, no ambientem em que a pessoa está sendo formada e talz. Aliás, tudo isso influi para se criar um bom ser humano ou deturpá-lo, seja mulher, seja homem. Mas o mais fácil é fazermos de santos e conhecedores da verdade absoluta e apontarmos o dedo na cara dos outros e acusar. E depois quando aparece o troco na vida da gente a gente reclama. Por isso todo cuidado é pouco com o “aqui se faz aqui se paga”, rs. Bjos, espero que eu tenha lhe respondido!

      Thumb up 3
  3. E o mais importante: O SEU CHEFE sabe de tudo isto e usa estes comportamentos para aumentar a produtividade! Ou seja estes comportamentos são utilizados e muita das vezes incentivado e provocado pelo seu próprio chefe como meio de manter todos em guerra e assim se preocupar SOMENTE com a produtividade e ser sempre o centro das atenções e mediador dos problemas que ELE mesmo provocou, passando assim a imagem de líder, mediador e justo. CARA DE PAU!

    Thumb up 5
  4. relacionamentos de trabalho é um ó também!
    é igual ao um vizinho intrometido, temos que só fala o básico mais sem muita timidade.
    -oi, bom dia, boa tarde e boa noite e mais nada.

    Thumb up 5
  5. Ciúmes e inveja são fatores de desencadeamento de stress. Seja no ambiente de trabalho ou não. As pessoas, deveriam ser melhor redirecionadas, isto tem a ver também com a baixo auto-estima. Um bom trabalho com avaliações periódicas destes fatores, para combatê-los, melhoraria e muito essa situação desagradável.

    Thumb up 1
  6. Sempre as mulheres…. Por experiencia própria, quando estou quieto no meu canto, sou um funcionário comum, colega de trabalho, etc. Quando estou fazendo algo a mais, mostrando serviço mesmo, parece que sou um alvo. Isso é só um resumo, tenho mais provas a favor dessa pesquisa.

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
43133
Vida agitada de embrião: cérebro desperta antes do nascimento

Com 80% de desenvolv...

Fechar