Comidas muito salgadas podem prejudicar seu coração em apenas 30 minutos

Se você gosta da sua batata frita ou da pipoca super salgada, tome cuidado. Um estudo feito por pesquisadores australianos revela que 30 minutos após comer aquele lanche com pitadas extras de sal, claras mudanças já podem ser vistas em suas artérias. E mais: os efeitos atingem até mesmo as pessoas com pressão arterial normal.

Para realizar o estudo, os cientistas reuniram um grupo de 16 voluntários, todos saudáveis. A oito deles foi distribuída uma sopa de tomate com pouco sal, enquanto os outros oito receberam uma sopa dez vezes mais salgada.

Depois da refeição, os voluntários foram convidados a colocar seus braços em um medidor de pressão arterial, que infla e corta temporariamente o fluxo sanguíneo. Enquanto o medidor desinflava, uma máquina ultra-som foi usada para avaliar o quanto os vasos sanguíneos se dilatavam quando o sangue voltava a circular.

Dessa forma, os pesquisadores puderam perceber que as artérias das pessoas que consumiram a sopa com elevado teor de sal dilatou aproximadamente metade do que as artérias daqueles que comeram a versão com baixo volume de sal. O experimento foi repetido invertendo-se o grupo que recebia a sopa salgada, e o resultado continuou o mesmo.

Em resumo, o sal prejudica a capacidade de dilatação das paredes das artérias. Segundo o pesquisador responsável pelo estudo, Kacie M. Dickinson, o fenômeno é similar às respostas vistas após refeições ricas em gorduras saturadas, as quais prejudicam os vasos sanguíneos a longo prazo.

A grande suspeita é de que o sal, assim como a gordura, possa bloquear a liberação de óxido nítrico, quando o coração bombeia sangue pelas artérias. Esse gás é importante porque faz com que as paredes dos vasos relaxem e se dilatem, melhorando o fluxo sanguíneo.

Os efeitos de comer um lanche super salgado passam em cerca de duas horas. No entanto, outros estudos mostram que, ao longo dos anos, esse tipo de disfunção arterial e a não liberação do óxido nítrico podem ocasionar quadros permanentes, como pressão alta ou a aterosclerose – acumulação de gordura nos vasos sanguíneos, levando a ataques cardíacos e derrames.

Para os médicos, o estudo serve como um alerta: excesso de sal faz mal à saúde e, assim como tudo na vida, deve ser consumido com moderação. [msnbc.com]

Por: Nayara BranteEm: 1.02.2011 | Em Bem-estar, Principal  | Tags: , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

6 respostas para “Comidas muito salgadas podem prejudicar seu coração em apenas 30 minutos”

  1. Devemos usar bastante ervas e temperos em substituição ao sal de cozinha. Além de diminuirmos o sódio que é prejudicial, ganhamos em sabor e nutrientes antioxidantes, que só fazem bem ao corpo.

  2. O ruim é que a maioria das pessoas não tem noção dos males do sal.
    Ontem mesmo, na padaria, eu pedi para experimentar o queijo antes de comprar e comentei que não queria se tivesse sal a mais.
    Uma mulher comentou: “ainda bem que minha pressão é baixa e posso comer sal à vontade”
    As pessoas acham que apenas quem tem hipertensão é que deve controlar o sal.

    Com um tópico intitulado “Tem sal até no doce” eu comentei em alguns foruns sobre a necessidade da verificação do sódio nos alimentos. Não é apenas em alimentos salgados que existe sódio, mas em muitos alimentos doces.
    Não adianta controlar apenas o sal de cozinha quando se faz uso de alimentos industrializados.

Deixe uma resposta