Como reverter o envelhecimento celular

Por , em 23.09.2013

Conforme nossas células se dividem, seu DNA sofre desgaste. De acordo com estudo recente, contudo, seria possível reverter parcialmente esse processo, garantindo mais alguns anos de vida – e menos doenças para se preocupar.

Um dos sinais do envelhecimento celular (e de todos os problemas que ele traz) é o encurtamento dos telômeros, estruturas que ficam nas extremidades dos nossos cromossomos e evitam que ocorram mutações no DNA durante o processo de divisão das células.

A equipe de pesquisadores analisou 35 homens com câncer de próstata, observando o comprimento dos telômeros de algumas de suas células. Cinco anos mais tarde, repetiram as análises e descobriram que, em 10 participantes que adotaram hábitos de vida mais saudáveis (como uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos), os telômeros ficaram em média 10% mais longos do que no início do estudo – uma reversão parcial do envelhecimento celular. Por outro lado, nos outros 25 participantes, que não mudaram seus hábitos, os telômeros ficaram em média 3% mais curtos.

“Se forem validadas por estudos randomizados, controlados e em larga escala, essas mudanças de estilo de vida podem significativamente reduzir o risco de diversas doenças e mortalidade prematura”, destaca Dean Ornish, líder da equipe de pesquisadores e professor da Universidade da Califórnia (EUA). Outras pesquisas mostraram que há um vínculo entre o encurtamento de telômeros e um aumento nas chances de se desenvolver diversos tipos de câncer, doenças cardíacas e outras enfermidades.

Embora ainda seja cedo para tirar conclusões (afinal, o estudo foi feito em pequena escala), dietas equilibradas e uma rotina saudável de exercícios já tiveram benefícios comprovados por outros estudos.

Ornish ressalta a importância de reconhecer o quanto da nossa saúde depende das atitudes que adotamos. “Nossos genes e nossos telômeros são uma predisposição, mas não são necessariamente nosso destino”. [BBC]