Como o Facebook está rumando para a dominação total do mundo

Publicado em 7.08.2013

ku-bigpic

De maneira lenta, gradual e segura, a rede social Facebook está prestes a dominar o planeta. Desde o mês passado, o Império de Mark Zuckerberg pode orgulhosamente ser considerada a rede social reinante em 127 dos 137 países pesquisados. E dá-lhe prints de termômetros e citações de Clarice Lispector.

Além disso, é uma grande evolução considerando o posto do Facebook apenas três anos atrás. Como você pode observar pelas figuras, a rede mal conseguia dominar um continente inteiro e praticamente inexistia em países asiáticos. Agora, o Facebook está mesmo ultrapassando o saudoso Orkut, a rede social uma vez superpopular entre nós, brasileiros, e paraguaios e indianos. Quem não lembra da nossa fase de scraps, depoimentos não aceitáveis e buddy poke?

O Qzone ainda é, claro, dominante na China, onde as pessoas têm que se contentar com sua própria versão de sites populares em um país notório por sua restrição à internet. O curioso caso é do Irã, arqui-rival dos Estados Unidos, país Natal de Zuck, onde o Face já foi dominante, e agora perdeu seu reinado.

Vale a pena ressaltar também o fim da diversidade de redes sociais espalhadas pelo globo. Se em junho de 2009 o mapa mundi apontava 17 sites de relacionamentos relevantes mundialmente, em junho deste ano são apenas seis. E, com exceção da Rússia, da China e do Irã, que possuem sua própria rede social nacional, existem apenas outros dois sites que tentam ainda se manter vivos no Leste Europeu frente à ameaça do FB.

ku-xlarge

Nesse ritmo – Facebook já possui cerca de 1,2 bilhões de usuários ativos mensais –, é só uma questão de tempo até que todos os países do planeta sejam pintados de azul. Depois, vai ser só esperar sua decadência. Porque se a História nos ensinou alguma coisa até agora, foi que todo império surge, conquista territórios, atinge seu auge, e entra em declínio. Sua hora também vai chegar, Zuck. [Gizmondo]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. Numa declaração do Obama: – …… Que qualquer pessoa poderia ser presa, não pelo que ela fez, mas pelo que ela poderia fazer ……
    Detalhe sem processo, nem ordem judicial.
    Veja youtube Raquel Madow + Prolonged detention

    Acima: Ficção filme Minority Report virando realidade.

    Como que alguém poderia ser considerado ameaça?
    Basta uma má interpretação do tradutor eletrônico nos programas citados por Snowden e PAH, … Tu és uma ameaça….

    E aí, e aí meu amigo, você pode ser “preso” (raptado) em qualquer aeroporto, em qualquer lugar do mundo que tenha bases americanas e ir parar numa guantánamo qqer.

    E o Facebook, ??? É um dos lugares onde você é espionado e talvez mal interpretado. Logo o risco é seu. Capixe

    E com esse comentário, talvez eu já esteja na lista negra. Por isso não viajo

    Thumb up 1
  2. A minha experiencia com o Facebook não foi muito agradável, mas reputo parte disso por não ter sabido utilizar e também por algumas reações e entendimentos.Tenho comigo que algumas pessoas exageram no uso da ferramenta e tudo que é exagero é maléfico.

    Thumb up 1
  3. Eu não tenho cadastro no facebook desde que surgiu, alias nem orkut tive. Hoje estou no skype por trabalho e uso dois email’s o antigo hotmail que hoje é outlook e o gmail. E terei que fazer um cadastro no facebook para criar uma pagina. Sei que vai ajudar bastante na divulgação de meu trabalho.
    Penso que a rede social que poderá desbancar o facebook nos proximos anos talvez seja o Pinterest (estou lá…rs), se não pode surgir outra tem uma tal de rede social chamada rippln seus idealizadores prometem desbancar o facebook, não sei, mas talvez isso demore e o facebook pode durar anos ainda vamos ver.

    Thumb up 4
  4. Só para esclarecer uma questão: no texto dá a entender que a China usa o Qzone por falta de opção. Afirmo com toda certeza que não é, até porque o facebook não é censurado lá.

    Morei na China e minha esposa é chinesa. Apesar de não ter Qzone, ela tem e termino usando um pouco e acompanhando. Muitos recursos que o facebook não tem, muitos detalhes que atendem perfeitamente o povo chinês (principal alvo) que o facebook não tem, e, o mais curioso, a grande maioria destes joguinhos que de vez em quando fazem sucesso no facebook minha esposa jogava no Qzone um ano antes. Eu ainda morava na China (2007) quando ela me tirava do sério com aquela fazenda horrível…

    Outro detalhe é que o Qzone pertence ao QQ, um programa de bate-papo e que também deixa o MSN (saudades, hein?) e o Skype muito pra trás.

    Thumb up 18
  5. Não tenho perfil nesse tal de “Feicebuqui”… será que sou normal??? =P

    Seus usuários parecem não conseguir viver longe disso; quando ficam certo tempo sem se conectarem; ficam parecendo verdadeiros viciados em abstinência! Ao menos alguns conhecidos que tenho e um irmão meu aqui em casa parecem(viciados) kkk

    Thumb up 20
    • Prezado Genioso Irreligioso,
      Tens total razão. Esse pessoal do “feicebook” estão ficando anti-sociais, pois passam o tempo todo tocando na telinha do celular. Estão mastigando a comida e fissurados.
      Eles não conversam com mais ninguém. Quando se reúnem em um bar ou algo do gênero, em vezes de conversarem entre si, conversam na telinha.
      Mas… não esquenta! TUDO tem começo, meio e fim. TODOS os modismos foram assim.
      Esta necessidade é criada na cabeça das pessoas, mas um dia morre, por mais que protestem e digam que não. Tenho 60 anos e já vi nascer e morrer uma enormidade de modismos…
      Trabalho com computadores desde que chegaram por aqui (1985) e com a internet desde 1996. Todos o início de ano eu leio um gurú estúpido dizer que o desktop “morrerá” naquele ano… fazem 5 anos que leio isso… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Bando de idiotas que querem empurrar guela abaixo das pessoas suas ideias….kkkkkkkkk

      Thumb up 4

Envie um comentário