Computador molecular imita o cérebro humano

Publicado em 27.04.2010

Um computador superfino, com apenas duas moléculas de largura, pode resolver problemas complexos e se parece com o cérebro humano. Além de tudo, esse processador também pode se consertar, se for necessário.

Computadores modernos são muito rápidos e podem carregar mais de 10 milhões de arquivos de informação por segundo. No entanto, ao contrário do cérebro, eles só podem fazer uma coisa de cada vez.

Os neurônios do cérebro conseguem “disparar” mil unidades de informação por segundo, o que os tornaria mais lentos do que os computadores. Mas eles conseguem trabalhar simultaneamente o que os torna capazes de processar tarefas bem mais complexas do que os computadores.

As conexões entre os neurônios, também conhecida como sinapses, podem se tornar mais fortes ou mais fracas dependendo da maneira com que o cérebro resolve os problemas. Dessa forma aprendemos e retemos algumas informações.

Agora uma equipe de cientistas internacional (dos Estados Unidos e do Japão) criaram um computador com duas moléculas de largura e que tem propriedades similares às do cérebro. Os cientistas depositaram moléculas eletrocondutoras sobre uma camada de ouro que, espontaneamente, se organizaram em duas camadas de moléculas.

Sem nenhum tipo de fiação, cada molécula conseguia interagir com sua vizinha através de um campo eletromagnético. Elas dividiam informação continuamente, muitas vezes provocando mudanças no estado de outras moléculas. Cerca de 300 moléculas puderam interagir ao mesmo tempo, como em um cérebro.

Além disso, assim como o cérebro, esse computador molecular consegue “se curar”, já que as moléculas que o formam podem se reorganizar sem nenhuma ajuda.

A princípio, esse tipo de computador conseguiria resolver problemas que os computadores atuais acham muito difíceis de solucionar, por sua capacidade de realizar tarefas mutuamente. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Para quem precisa de mais detalhes, a ideia proposta acima é um hardware especializado para executar uma das assim chamadas redes neurais. Para saber como funciona, pesquise esse termo.
    Hoje as simulamos com computadores comuns e software. Mas o hardware acima permitiria eficiência muito acima do padrão atual a um menor consumo de recursos, maquinário e energia.

    Thumb up 0
  2. Será que esse pc com chip de cérebro precisa dormir pra guardar as informações? Imagine aí, vc faz um download, bota o pc pra dormir…termina um texto no word, bota o pc pra dormir…não vai dar certo…XD
    aeuhaeuheauheauhueahahe
    zue -_-

    Thumb up 1
  3. Homem Vitruviano, com cérebro positrônico, chamado Adão?

    Acho que o mais apropriado seria chamá-lo de e-Adão…. ou para compará-lo realmente com o Homem Vitruviano poderíamos acrescentar o V de Vitruviano… ficaria mais ou menos assim: ve-Adão……. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……..

    Essa notícia me fez lembrar dos filmes A.I – Inteligência Artificial e O Homem Bi-Centenário……

    Thumb up 0
  4. Agora sim é oficial…
    Com os computadores quânticos e agora mais essa!!
    Dentro de alguns anos, talvez uns 10, teremos computadores que que trabalham com 4 estados de bit ,ao contrário dos computadores atuais que trabalham com 2 (0’s e 1’s), o que torna a processamento duas vezes mais rápido, e ainda que seja capaz de realizar tarefas simultâneas!!
    A soma disso tudo supera, possivelmente até mainframes caríssimos!!
    Vai ser uma evolução e tanto!

    Thumb up 3
  5. para isso que existe a computaçao paralela

    pega um servidor com algumas centenas dos i7980x + hd5970 + gtx480 ai quero ver se tem algum cerebro que possa competir com esse supercomputador

    heheheh

    Thumb up 1
  6. Legal.

    Pelo ritmo das pesquisas nessa área,um dia teremos um Homem Vitruviano com Cérebro Positrônico chamado Adão:)

    Thumb up 2
  7. ainda estao falando de computadores quanticos
    e me aparece um molecular a tecnologia esta evoluindo mais rapido q eu pensava

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
insonia
Mito: ficar sem dormir aumenta seu peso?

Esse é para os inson...

Fechar